Logo Passei Direto
Buscar

AOL 4 NUTRIÇÃO CLINICA

User badge image
Maria Alencar

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o excerto a seguir: "Há uma série de métodos para a avaliação da composição corporal, que variam segundo suas bases físicas, custo, acurácia, facilidade de utilização e de transporte do equipamento. Os métodos mais sofisticados e considerados mais precisos, como a pesagem hidrostática e a absorção do raio X de dupla energia (DEXA), permitem quantificar os componentes corporais, e a tomografia computadorizada e a ressonância magnética quantificam a gordura localizada."
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre obesidade, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O índice de massa corporal (IMC) é considerado a melhor medida para avaliação da composição corporal e para o diagnóstico nutricional.
II. ( ) O excesso de peso apresenta relação com o aumento do risco de desenvolvimento de comorbidades.
III. ( ) Medidas de IMC e pregas cutâneas, e dosagens de ureia, creatinina e proteína C reativa devem ser utilizados no diagnóstico de obesidade.
IV. ( ) A identificação do quadro de obesidade é importante para determinar as estratégias para perda de peso.
1. F, V, F, V.
2. F, V, V, F.
3. V, F, V, F.
4. V, V, F, F.
5. V, F, F, V.

Leia o excerto a seguir: "A terapia nutricional refere-se a um conjunto de procedimentos que visam reconstituir ou manter o estado nutricional de um indivíduo por meio de oferta de alimentos ou nutrientes para fins especiais. A administração da terapia nutricional é uma prática multiprofissional especializada, empregada em quase todos os tipos de doentes, sejam hospitalizados, ambulatoriais ou domiciliares."
Considerando essas informações e os conhecimentos adquiridos sobre terapia nutricional enteral e parenteral, analise as ferramentas a seguir e associe-as com suas respectivas características:
1. Dietas Oligoméricas.
2. Dietas poliméricas.
3. Nutrição parenteral periférica.
4. Nutrição parenteral total.
( ) Ocorre quando a solução estéril é administrada em uma veia central, em geral a veia cava superior.
( ) Por não atingir a necessidade nutricional total do paciente, é indicada por períodos curtos (7 a 10 dias).
( ) As proteínas são hidrolisadas, parcialmente resultando em dipeptídeos, tripeptídeos ou aminoácidos livres.
( ) Seus principais nutrientes (carboidrato, proteína e gordura) estão intactos.
1. 4, 3, 1, 2.
2. 3, 4, 1, 2.
3. 1, 4, 3, 2.
4. 2, 1, 4, 3.
5. 1, 3, 2, 4.

Leia o excerto a seguir: "Atualmente, porém, a ferramenta mais eficaz no tratamento e controle da obesidade mórbida é a intervenção cirúrgica. Apesar de ser invasiva, tem alcançado resultados satisfatórios, com redução superior a 50% do excesso de peso ou 30 a 40% do peso inicial. Estes benefícios são mantidos em longo prazo, determinando melhora nos parâmetros metabólicos, com efeito positivo no metabolismo dos lipídeos e carboidratos, diminuindo a resistência à insulina e, em muitos casos, contribuindo para o controle do diabetes tipo 2 (DM 2) e hiperlipidemias."
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cirurgia de redução do estômago e distúrbios nutricionais, pode-se afirmar que, apesar da cirurgia bariátrica ser considerada uma opção de tratamento para obesidade, ela pode originar outros problemas de saúde, porque:
1. dificulta a obtenção de energia (kcal) e desvia sítios de absorção de nutrientes, levando a deficiências nutricionais.
2. define que o paciente deverá permanecer em dieta líquida sem resíduo nos primeiros anos após a cirurgia.
3. impede totalmente a absorção de proteínas, fazendo com que paciente fique dependente de terapia nutricional parenteral.
4. implica que todos os pacientes deverão permanecer em terapia nutricional enteral até a normalização do perfil de colesterol no sangue.
5. aumenta as chances de os pacientes desenvolverem dermatite e alergia alimentar.

Havendo a impossibilidade de ingestão alimentar via oral, a terapia nutricional enteral (TNE) deve ser sempre a primeira indicação a ser feita, visto que deve-se priorizar a utilização do trato digestório. Essa terapia deve ser sempre indicada, pois é mais fisiológica, ou seja, é mais parecida com a fisiologia do organismo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre terapia nutricional enteral, pode-se afirmar que uma contraindicação da terapia nutricional enteral (TNE) é a presença de:
1. Fístula no trato gastrointestinal (TGI) de alto débito (>500 ml).
2. Depressão grave.
3. Acidente vascular cerebral (AVC).
4. Lesões orais.
5. Queimaduras.

Os pacientes com anorexia nervosa precisam restaurar a sua massa corporal para a sua recuperação. Entretanto, em sua maioria, eles são inflexíveis em relação às alterações no comportamento alimentar. Podem também serem hostis e desafiantes no início, por isso uma estratégia que deve ser utilizada pelo nutricionista com esses pacientes é a entrevista motivacional.
Considerando essas informações e os conhecimentos adquiridos sobre os princípios da entrevista motivacional, analise as ferramentas a seguir e associe-as com suas respectivas características:
1. Expressar empatia.
2. Desenvolver a discrepância.
3. Lidar com a resistência do paciente.
4. Apoiar a autoeficácia.
( ) O paciente deve apresentar argumentos para a mudança, não o conselheiro.
( ) A ambivalência por parte do paciente é normal.
( ) A crença do indivíduo na mudança é um importante motivador.
( ) Evitar argumentar com o paciente sobre mudanças.
1. 2, 1, 4, 3.
2. 2, 4, 3, 2.
3. 4, 3, 1, 2.
4. 4, 2, 3, 1.
5. 2, 3, 4, 1.

Leia o excerto a seguir: "A terapia nutricional enteral (TNE) tem sido empregada rotineiramente como alternativa bem-sucedida para melhorar as condições nutricionais nos pacientes hospitalizados. A manutenção e até mesmo a recuperação do estado nutricional vêm sendo encontradas com frequência entre pacientes que recebem TNE. Entretanto, a indicação da TNE deve seguir critérios bem definidos."
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre terapia nutricional enteral e parenteral, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A TNE deve ser indicada se a ingestão oral do paciente estiver inadequada com menos de 85% do seu valor energético total (VET).
II. ( ) As indicações de TNE devem ser realizadas se o paciente possuir o trato gastrointestinal íntegro e funcionando.
III. ( ) Uma das contraindicações da TNE é a presença do íleo paralítico.
IV. ( ) As sondas nasogástricas ou nasoentéricas são as mais indicadas quando o período de utilização é mais longo (superior a 6 semanas).
1. F, V, V, F.
2. F, V, F, V.
3. V, V, F, F.
4. V, V, F, V.
5. V, F, F, V.

Paciente P.J., sexo feminino, 54 anos, apresenta trato gastrointestinal funcionante, capacidade total de absorção, portador de câncer de pulmão, está fazendo quimioterapia há 3 meses. O paciente refere inapetência persistente, disfagia e odinofagia a alimentos sólidos. O médico e o nutricionista em consenso prescreveram a terapia nutricional enteral por um período mais longo (superior a 6 semanas), até o final do tratamento. Entretanto, o paciente está apresentando episódios de 5 evacuações líquidas por dia.
Considerando o caso clínico apresentado e o conteúdo estudado sobre terapia nutricional enteral, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Odinofagia significa dificuldade de deglutição, ou seja, dificuldade para engolir.
II. ( ) Para este paciente é indicado que a via de acesso da terapia nutricional seja por uma gastrostomia ou jejunostomia.
III. ( ) Disfagia é uma condição associada a baixa produção de saliva pelas glândulas salivares.
IV. ( ) Para melhorar os episódios de diarreia, o gotejamento da dieta deve ser reduzido.
1. F, V, F, V.
2. V, F, V, F.
3. V, V, F, F.
4. F, F, V, V.

A etiologia da obesidade é considerada complexa e multifatorial. Embora os mecanismos não tenham sido completamente elucidados, nos últimos anos tem sido destacada a interação de fatores genéticos e ambientais na obesidade.
Apesar de não compreendermos completamente as causas que desencadeiam o excesso de peso, alguns fatores são reconhecidos na prática clínica. Considerando o conteúdo estudado sobre obesidade, analise as afirmativas a seguir.
I. Hábitos alimentares e inatividade física estão relacionados com o ganho de peso.
II. As comunidades microbianas intestinais permanecem inalteradas na obesidade.
III. A genética e a alimentação dos pais podem contribuir diretamente para o desenvolvimento de obesidade infantil.
IV. A gordura saturada é considerada uma gordura saudável, sendo considerado seu consumo benéfico para a prevenção de obesidade.
1. I e III.
2. I e II.
3. II e III.
4. I e IV.
5. III e IV.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o excerto a seguir: "Há uma série de métodos para a avaliação da composição corporal, que variam segundo suas bases físicas, custo, acurácia, facilidade de utilização e de transporte do equipamento. Os métodos mais sofisticados e considerados mais precisos, como a pesagem hidrostática e a absorção do raio X de dupla energia (DEXA), permitem quantificar os componentes corporais, e a tomografia computadorizada e a ressonância magnética quantificam a gordura localizada."
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre obesidade, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O índice de massa corporal (IMC) é considerado a melhor medida para avaliação da composição corporal e para o diagnóstico nutricional.
II. ( ) O excesso de peso apresenta relação com o aumento do risco de desenvolvimento de comorbidades.
III. ( ) Medidas de IMC e pregas cutâneas, e dosagens de ureia, creatinina e proteína C reativa devem ser utilizados no diagnóstico de obesidade.
IV. ( ) A identificação do quadro de obesidade é importante para determinar as estratégias para perda de peso.
1. F, V, F, V.
2. F, V, V, F.
3. V, F, V, F.
4. V, V, F, F.
5. V, F, F, V.

Leia o excerto a seguir: "A terapia nutricional refere-se a um conjunto de procedimentos que visam reconstituir ou manter o estado nutricional de um indivíduo por meio de oferta de alimentos ou nutrientes para fins especiais. A administração da terapia nutricional é uma prática multiprofissional especializada, empregada em quase todos os tipos de doentes, sejam hospitalizados, ambulatoriais ou domiciliares."
Considerando essas informações e os conhecimentos adquiridos sobre terapia nutricional enteral e parenteral, analise as ferramentas a seguir e associe-as com suas respectivas características:
1. Dietas Oligoméricas.
2. Dietas poliméricas.
3. Nutrição parenteral periférica.
4. Nutrição parenteral total.
( ) Ocorre quando a solução estéril é administrada em uma veia central, em geral a veia cava superior.
( ) Por não atingir a necessidade nutricional total do paciente, é indicada por períodos curtos (7 a 10 dias).
( ) As proteínas são hidrolisadas, parcialmente resultando em dipeptídeos, tripeptídeos ou aminoácidos livres.
( ) Seus principais nutrientes (carboidrato, proteína e gordura) estão intactos.
1. 4, 3, 1, 2.
2. 3, 4, 1, 2.
3. 1, 4, 3, 2.
4. 2, 1, 4, 3.
5. 1, 3, 2, 4.

Leia o excerto a seguir: "Atualmente, porém, a ferramenta mais eficaz no tratamento e controle da obesidade mórbida é a intervenção cirúrgica. Apesar de ser invasiva, tem alcançado resultados satisfatórios, com redução superior a 50% do excesso de peso ou 30 a 40% do peso inicial. Estes benefícios são mantidos em longo prazo, determinando melhora nos parâmetros metabólicos, com efeito positivo no metabolismo dos lipídeos e carboidratos, diminuindo a resistência à insulina e, em muitos casos, contribuindo para o controle do diabetes tipo 2 (DM 2) e hiperlipidemias."
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cirurgia de redução do estômago e distúrbios nutricionais, pode-se afirmar que, apesar da cirurgia bariátrica ser considerada uma opção de tratamento para obesidade, ela pode originar outros problemas de saúde, porque:
1. dificulta a obtenção de energia (kcal) e desvia sítios de absorção de nutrientes, levando a deficiências nutricionais.
2. define que o paciente deverá permanecer em dieta líquida sem resíduo nos primeiros anos após a cirurgia.
3. impede totalmente a absorção de proteínas, fazendo com que paciente fique dependente de terapia nutricional parenteral.
4. implica que todos os pacientes deverão permanecer em terapia nutricional enteral até a normalização do perfil de colesterol no sangue.
5. aumenta as chances de os pacientes desenvolverem dermatite e alergia alimentar.

Havendo a impossibilidade de ingestão alimentar via oral, a terapia nutricional enteral (TNE) deve ser sempre a primeira indicação a ser feita, visto que deve-se priorizar a utilização do trato digestório. Essa terapia deve ser sempre indicada, pois é mais fisiológica, ou seja, é mais parecida com a fisiologia do organismo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre terapia nutricional enteral, pode-se afirmar que uma contraindicação da terapia nutricional enteral (TNE) é a presença de:
1. Fístula no trato gastrointestinal (TGI) de alto débito (>500 ml).
2. Depressão grave.
3. Acidente vascular cerebral (AVC).
4. Lesões orais.
5. Queimaduras.

Os pacientes com anorexia nervosa precisam restaurar a sua massa corporal para a sua recuperação. Entretanto, em sua maioria, eles são inflexíveis em relação às alterações no comportamento alimentar. Podem também serem hostis e desafiantes no início, por isso uma estratégia que deve ser utilizada pelo nutricionista com esses pacientes é a entrevista motivacional.
Considerando essas informações e os conhecimentos adquiridos sobre os princípios da entrevista motivacional, analise as ferramentas a seguir e associe-as com suas respectivas características:
1. Expressar empatia.
2. Desenvolver a discrepância.
3. Lidar com a resistência do paciente.
4. Apoiar a autoeficácia.
( ) O paciente deve apresentar argumentos para a mudança, não o conselheiro.
( ) A ambivalência por parte do paciente é normal.
( ) A crença do indivíduo na mudança é um importante motivador.
( ) Evitar argumentar com o paciente sobre mudanças.
1. 2, 1, 4, 3.
2. 2, 4, 3, 2.
3. 4, 3, 1, 2.
4. 4, 2, 3, 1.
5. 2, 3, 4, 1.

Leia o excerto a seguir: "A terapia nutricional enteral (TNE) tem sido empregada rotineiramente como alternativa bem-sucedida para melhorar as condições nutricionais nos pacientes hospitalizados. A manutenção e até mesmo a recuperação do estado nutricional vêm sendo encontradas com frequência entre pacientes que recebem TNE. Entretanto, a indicação da TNE deve seguir critérios bem definidos."
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre terapia nutricional enteral e parenteral, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A TNE deve ser indicada se a ingestão oral do paciente estiver inadequada com menos de 85% do seu valor energético total (VET).
II. ( ) As indicações de TNE devem ser realizadas se o paciente possuir o trato gastrointestinal íntegro e funcionando.
III. ( ) Uma das contraindicações da TNE é a presença do íleo paralítico.
IV. ( ) As sondas nasogástricas ou nasoentéricas são as mais indicadas quando o período de utilização é mais longo (superior a 6 semanas).
1. F, V, V, F.
2. F, V, F, V.
3. V, V, F, F.
4. V, V, F, V.
5. V, F, F, V.

Paciente P.J., sexo feminino, 54 anos, apresenta trato gastrointestinal funcionante, capacidade total de absorção, portador de câncer de pulmão, está fazendo quimioterapia há 3 meses. O paciente refere inapetência persistente, disfagia e odinofagia a alimentos sólidos. O médico e o nutricionista em consenso prescreveram a terapia nutricional enteral por um período mais longo (superior a 6 semanas), até o final do tratamento. Entretanto, o paciente está apresentando episódios de 5 evacuações líquidas por dia.
Considerando o caso clínico apresentado e o conteúdo estudado sobre terapia nutricional enteral, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Odinofagia significa dificuldade de deglutição, ou seja, dificuldade para engolir.
II. ( ) Para este paciente é indicado que a via de acesso da terapia nutricional seja por uma gastrostomia ou jejunostomia.
III. ( ) Disfagia é uma condição associada a baixa produção de saliva pelas glândulas salivares.
IV. ( ) Para melhorar os episódios de diarreia, o gotejamento da dieta deve ser reduzido.
1. F, V, F, V.
2. V, F, V, F.
3. V, V, F, F.
4. F, F, V, V.

A etiologia da obesidade é considerada complexa e multifatorial. Embora os mecanismos não tenham sido completamente elucidados, nos últimos anos tem sido destacada a interação de fatores genéticos e ambientais na obesidade.
Apesar de não compreendermos completamente as causas que desencadeiam o excesso de peso, alguns fatores são reconhecidos na prática clínica. Considerando o conteúdo estudado sobre obesidade, analise as afirmativas a seguir.
I. Hábitos alimentares e inatividade física estão relacionados com o ganho de peso.
II. As comunidades microbianas intestinais permanecem inalteradas na obesidade.
III. A genética e a alimentação dos pais podem contribuir diretamente para o desenvolvimento de obesidade infantil.
IV. A gordura saturada é considerada uma gordura saudável, sendo considerado seu consumo benéfico para a prevenção de obesidade.
1. I e III.
2. I e II.
3. II e III.
4. I e IV.
5. III e IV.

Prévia do material em texto

Nota final Enviado em: 04/03/23 11:02 (BRT)
10/10
As pontuações para a pergunta são exibidas depois de todas as notas serem publicadas
Conteúdo do exercício
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
O suporte nutricional via parenteral está indicado sempre que o paciente está impossibilitado de usar a via enteral por um tempo predefinido. Um outro fator a ser considerado é se o seu uso vai beneficiar o paciente. Assim, por exemplo, dentro do contingente de pacientes desnutridos, internados, nem sempre os pacientes terminais vão se beneficiar dessa terapêutica.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre terapia nutricional parenteral, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Na nutrição enteral periférica, a osmolalidade da solução é menor que 900 mOmsm/L.
II. ( ) Na solução da nutrição parenteral, cada grama de carboidrato fornece 4 kcal.
III. ( ) Na solução da nutrição parenteral cada grama de lipídio fornece 9 kcal.
IV. ( ) A nutrição parenteral periférica costuma alcançar 2.000 a 2500 kcal/dia.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 
V, F, V, F.
2. 
F, V, F, V.
3. 
V, V, F, F.
4. 
F, F, V, V.
5. 
V, V, V, F.
2. Pergunta 2
Leia o excerto a seguir:
“Há uma série de métodos para a avaliação da composição corporal, que variam segundo suas bases físicas, custo, acurácia, facilidade de utilização e de transporte do equipamento. Os métodos mais sofisticados e considerados mais precisos, como a pesagem hidrostática e a absorção do raio X de dupla energia (DEXA), permitem quantificar os componentes corporais, e a tomografia computadorizada e a ressonância magnética quantificam a gordura localizada”.
Fonte: REZENDE, F.; ROSADO, L.; et al. Revisão crítica dos métodos disponíveis para avaliar a composição corporal em grandes estudos populacionais e clínicos. Archivos Latinoamericanos de Nutrición, v. 57, n. 4, p. 327-334, 2007. Disponível em: <http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0004-06222007000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 31 ago. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre obesidade, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O índice de massa corporal (IMC) é considerado a melhor medida para avaliação da composição corporal e para o diagnóstico nutricional.
II. ( ) O excesso de peso apresenta relação com o aumento do risco de desenvolvimento de comorbidades.
III. ( ) Medidas de IMC e pregas cutâneas, e dosagens de ureia, creatinina e proteína C reativa devem ser utilizados no diagnóstico de obesidade.
IV. ( ) A identificação do quadro de obesidade é importante para determinar as estratégias para perda de peso.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 
F, V, F, V.
2. 
F, V, V, F.
3. 
V, F, V, F.
4. 
V, V, F, F.
5. 
V, F, F, V.
3. Pergunta 3
Leia o excerto a seguir:
“A terapia nutricional refere-se a um conjunto de procedimentos que visam reconstituir ou manter o estado nutricional de um indivíduo por meio de oferta de alimentos ou nutrientes para fins especiais. A administração da terapia nutricional é uma prática multiprofissional especializada, empregada em quase todos os tipos de doentes, sejam hospitalizados, ambulatoriais ou domiciliares.”
Fonte: WAITZBERG, D. L.; GAMA-RODRGUES, J.; CORREIA M. I.; Desnutrição Hospitalar no Brasil. In: WAITZBERG D. L. Nutrição oral, Enteral e Parenteral na Prática Clínica. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2000. p. 385 -397.
Considerando essas informações e os conhecimentos adquiridos sobre terapia nutricional enteral e parenteral, analise as ferramentas a seguir e associe-as com suas respectivas características:
1. Dietas Oligoméricas.
2. Dietas poliméricas.
3. Nutrição parenteral periférica.
4. Nutrição parenteral total.
( ) Ocorre quando a solução estéril é administrada em uma veia central, em geral a veia cava superior.
( ) Por não atingir a necessidade nutricional total do paciente, é indicada por períodos curtos (7 a 10 dias).
( ) As proteínas são hidrolisadas, parcialmente resultando em dipeptídeos, tripeptídeos ou aminoácidos livres.
( ) Seus principais nutrientes (carboidrato, proteína e gordura) estão intactos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 
4, 3, 1, 2.
2. 
3, 4, 1, 2.
3. 
1, 4, 3, 2.
4. 
2, 1, 4, 3.
5. 
1, 3, 2, 4.
4. Pergunta 4
Leia o excerto a seguir:
“Atualmente, porém, a ferramenta mais eficaz no tratamento e controle da obesidade mórbida é a intervenção cirúrgica. Apesar de ser invasiva, tem alcançado resultados satisfatórios, com redução superior a 50% do excesso de peso ou 30 a 40% do peso inicial. Estes benefícios são mantidos em longo prazo, determinando melhora nos parâmetros metabólicos, com efeito positivo no metabolismo dos lipídeos e carboidratos, diminuindo a resistência à insulina e, em muitos casos, contribuindo para o controle do diabetes tipo 2 (DM 2) e hiperlipidemias.”
Fonte: PEDROSA, I. V. ; BURGOS, M. G. P. A.; SOUZA, N. C.; MORAIS, C. N. Aspectos nutricionais em obesos antes e após a cirurgia bariátrica. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 36, n. 4, p. 316-322, 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ rcbc/v36n4/a08v36n4.pdf>. Acesso em: 2 set. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cirurgia de redução do estômago e distúrbios nutricionais, pode-se afirmar que, apesar da cirurgia bariátrica ser considerada uma opção de tratamento para obesidade, ela pode originar outros problemas de saúde, porque:
1. 
dificulta a obtenção de energia (kcal) e desvia sítios de absorção de nutrientes, levando a deficiências nutricionais.
2. 
define que o paciente deverá permanecer em dieta líquida sem resíduo nos primeiros anos após a cirurgia.
3. 
impede totalmente a absorção de proteínas, fazendo com que paciente fique dependente de terapia nutricional parenteral.
4. 
implica que todos os pacientes deverão permanecer em terapia nutricional enteral até a normalização do perfil de colesterol no sangue.
5. 
aumenta as chances de os pacientes desenvolverem dermatite e alergia alimentar.
5. Pergunta 5
O tratamento da obesidade pode envolver diversas abordagens, mas devem ser respeitadas as indicações e recomendações de cada tratamento. O objetivo é obter a melhor resposta para indivíduo, com perda de peso, mas sem acarretar prejuízos para sua saúde.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre obesidade, pode-se afirmar que o tratamento do excesso de peso necessita de uma abordagem multiprofissional, porque:
1. 
O tratamento inclui modificações no estilo de vida e, se necessário, a utilização de medicação para perda de peso.
2. 
Nas primeiras semanas é necessária a internação hospitalar, sendo acompanhado por vários profissionais.
3. 
O tratamento pode levar, em um primeiro momento, ao aumento exagerado de ganho de peso, para em seguida perder peso.
4. 
O tratamento pode induzir a desordens neuropsiquiátricas consideradas graves e deve ser acompanhado por profissionais.
5. 
O tratamento envolve a participação de profissionais da área de saúde mental, sendo desnecessário o acompanhamento de médicos e nutricionistas.
6. Pergunta 6
Havendo a impossibilidade de ingestão alimentar via oral, a terapia nutricional enteral (TNE) deve ser sempre a primeira indicação a ser feita, visto que deve-se priorizar a utilização do trato digestório. Essa terapia deve ser sempre indicada, pois é mais fisiológica, ou seja, é mais parecida com a fisiologia do organismo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre terapia nutricional enteral, pode-se afirmar que uma contraindicação da terapia nutricional enteral (TNE) é a presença de:
1. 
Fístula no trato gastrointestinal (TGI) de alto débito (>500 ml).
2. 
Depressão grave.
3. 
Acidente vascular cerebral (AVC).
4. 
Lesões orais.
5. 
Queimaduras.
7. Pergunta 7
Os pacientes com anorexia nervosa precisam restaurar a sua massa corporal para a sua recuperação. Entretanto,em sua maioria, eles são inflexíveis em relação às alterações no comportamento alimentar. Podem também serem hostis e desafiantes no início, por isso uma estratégia que deve ser utilizada pelo nutricionista com esses pacientes é a entrevista motivacional.
Considerando essas informações e os conhecimentos adquiridos sobre os princípios da entrevista motivacional, analise as ferramentas a seguir e associe-as com suas respectivas características:
1. Expressar empatia.
2. Desenvolver a discrepância.
3. Lidar com a resistência do paciente.
4. Apoiar a autoeficácia.
( ) O paciente deve apresentar argumentos para a mudança, não o conselheiro.
( ) A ambivalência por parte do paciente é normal.
( ) A crença do indivíduo na mudança é um importante motivador.
( ) Evitar argumentar com o paciente sobre mudanças.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 
2, 1, 4, 3.
2. 
2, 4, 3, 2.
3. 
4, 3, 1, 2.
4. 
4, 2, 3, 1.
5. 
2, 3, 4, 1.
8. Pergunta 8
Leia o excerto a seguir:
“A terapia nutricional enteral (TNE) tem sido empregada rotineiramente como alternativa bem-sucedida para melhorar as condições nutricionais nos pacientes hospitalizados. A manutenção e até mesmo a recuperação do estado nutricional vêm sendo encontradas com frequência entre pacientes que recebem TNE. Entretanto, a indicação da TNE deve seguir critérios bem definidos.”
Fonte: WORLD HEALTH ORGANIZATION. Physical status: the use and interpretation of anthropometry. Geneve, 1995. 452 p.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre terapia nutricional enteral e parenteral, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A TNE deve ser indicada se a ingestão oral do paciente estiver inadequada com menos de 85% do seu valor energético total (VET).
II. ( ) As indicações de TNE devem ser realizadas se o paciente possuir o trato gastrointestinal íntegro e funcionando.
III. ( ) Uma das contraindicações da TNE é a presença do íleo paralítico.
IV. ( ) As sondas nasogástricas ou nasoentéricas são as mais indicadas quando o período de utilização é mais longo (superior a 6 semanas).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 
F, V, V, F.
2. 
F, V, F, V.
3. 
V, V, F, F.
4. 
V, V, F, V.
5. 
V, F, F, V.
9. Pergunta 9
Paciente P.J., sexo feminino, 54 anos, apresenta trato gastrointestinal funcionante, capacidade total de absorção, portador de câncer de pulmão, está fazendo quimioterapia há 3 meses. O paciente refere inapetência persistente, disfagia e odinofagia a alimentos sólidos. O médico e o nutricionista em consenso prescreveram a terapia nutricional enteral por um período mais longo (superior a 6 semanas), até o final do tratamento. Entretanto, o paciente está apresentando episódios de 5 evacuações líquidas por dia.
Considerando o caso clínico apresentado e o conteúdo estudado sobre terapia nutricional enteral, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Odinofagia significa dificuldade de deglutição, ou seja, dificuldade para engolir.
II. ( ) Para este paciente é indicado que a via de acesso da terapia nutricional seja por uma gastrostomia ou jejunostomia.
III. ( ) Disfagia é uma condição associada a baixa produção de saliva pelas glândulas salivares.
IV. ( ) Para melhorar os episódios de diarreia, o gotejamento da dieta deve ser reduzido.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 
F, V, F, V.
2. 
V, F, V, F.
3. 
V, V, F, F.
4. 
F, F, V, V.
5. 
V, F, F, V.
10. Pergunta 10
A etiologia da obesidade é considerada complexa e multifatorial. Embora os mecanismos não tenham sido completamente elucidados, nos últimos anos tem sido destacada a interação de fatores genéticos e ambientais na obesidade.
Apesar de não compreendermos completamente as causas que desencadeiam o excesso de peso, alguns fatores são reconhecidos na prática clínica. Considerando o conteúdo estudado sobre obesidade, analise as afirmativas a seguir.
I. Hábitos alimentares e inatividade física estão relacionados com o ganho de peso.
II. As comunidades microbianas intestinais permanecem inalteradas na obesidade.
III. A genética e a alimentação dos pais podem contribuir diretamente para o desenvolvimento de obesidade infantil.
IV. A gordura saturada é considerada uma gordura saudável, sendo considerado seu consumo benéfico para a prevenção de obesidade.
Está correto apenas o que se afirma em:
1. 
I e III.
2. 
I e II.
3. 
II e III.
4. 
I e IV.
5. 
III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina