Buscar

a1 FENÔMENOS ELÉTRICOS, MAGNÉTICOS E OSCILATÓRIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PESSOAL QUEM PUDER DAR UMA MORAL E CURTIR MEU MATERIAL VAI AJUDAR MUITO, E VOU ESTAR SEMPRE ENVIANDO PRA VOCES !!!!!!
O painel de uma caminhonete “derreteu” depois do veículo ser atingido por um raio e pegar fogo na BR-020, no nordeste de Goiás. O motorista não se feriu.
 
A CNN conversou com Josimar, mecânico e amigo do dono do carro, que foi chamado para o local logo que aconteceu o incidente.
 
Segundo ele, o caso ocorreu na tarde sexta-feira (20/01), por volta das 13h30 [horário de Brasília].
 
“Meu amigo estava vindo da região de Simolândia e ouviu um barulho muito forte. Ele sentiu que a caminhonete desligou e o painel, buzina, limpador de para-brisa entrou em pane, tudo na parte elétrica da caminhonete”, contou.
Logo depois, ele teria ido para o acostamento após perceber que havia sinais de fumaça dentro do carro e saiu do veículo.
 
“O incêndio começou a se propagar dentro da caminhonete através do circuito elétrico da caminhonete. Como foi atingido por um raio e a camionete ficou fechada, logo o fogo se distinguiu”.
 
“A caminhonete deu pane total, pelo raio ter uma descarga muito grande comprometeu todo o sistema elétrico da caminhonete, toda a parte do chicote derreteu o painel, o volante, o banco, o teto e parte do forro do lado do motorista”, explicou.
 
Segundo Josimar, o amigo saiu sem nenhum ferimento: “apenas um susto mesmo. Ele está bem graças a Deus”.
Fonte: MAGALHÃES, Thaís. Caminhonete fica “derretida” após ser atingida por raio em Goiás. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/caminhonete-fica-derretida-apos-ser-atingida-por-raio-em-goias/. Acesso em 24/01/2023.
Raios são descargas elétricas que podem ser das nuvens para o solo, de nuvem para nuvem ou até mesmo do solo para a nuvem. Ocorrem quando o ar se torna condutor. Uma descarga elétrica é cerca de 30 mil Ampères, próximo de mil vezes a corrente elétrica que um chuveiro elétrico necessita.
De acordo com Josimar, seu amigo saiu sem nenhum ferimento. Explique por que estar dentro de um veículo durante uma tempestade é seguro. Justifique com base no que aprendeu sobre blindagem eletrostática.
 A blindagem eletrostática é também o fenômeno que faz com que o sinal dos celulares, por exemplo, perca intensidade ou até mesmo seja anulado quando estamos no elevador. Graças a esse fenômeno, ficamos seguros dentro dos carros durante uma tempestade de raios: a carroceria dos carros, que é fechada e feita de material condutor, garante que não sejamos expostos aos efeitos nocivos das descargas atmosféricas. Isso acontece porque, no interior de qualquer condutor fechado, o campo elétrico é nulo 
 Na tempestade de raios temos um objeto condutor, que se encontra com excesso de cargas positivas, as cargas encontram-se espaçadas o mais distante possível umas das outras, devido à repulsão eletrostática, mas também à mobilidade das cargas elétricas nos condutores. Em virtude desses dois fatores, nos materiais condutores, todas as cargas elétricas em excesso sempre ocupam a superfície do material, de modo que não haja desequilíbrio de cargas elétricas no interior do condutor.
Quando colocamos o objeto condutor na presença de um campo elétrico externo, algo interessante acontece: as cargas elétricas deslocam-se de acordo com o sentido do campo elétrico, dessa maneira, o campo elétrico produzido pelas cargas é anulado pelo campo elétrico externo.
Uma vez que o campo elétrico no interior do condutor é nulo, não há diferença de potencial entre quaisquer pontos do condutor, por isso não há movimentação de cargas. Desse modo, quando nos encontramos dentro de algum condutor fechado (nesse caso um veículo), ficamos protegidos de interferências elétricas provenientes do meio externo e de ondas eletromagnéticas.

Outros materiais