Buscar

Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1A amostra mínima é necessária para garantir que a pesquisa tenha confiabilidade estatística, ou seja, que o número de respondentes seja capaz de refletir, estatisticamente, a realidade. Qual a amostra mínima de indivíduos que deverão ser analisados em uma população de 3 000 indivíduos para que o erro amostral não seja maior que 5%?
Resposta esperada
.
Minha resposta
N = 3000 n0 = 1/ (EO)^2 n = N . n0 / N + n0 E0 = 5 PORCENTO n0= 1/(5/100)^2 n = 3000 . 400/ 3000 + 400 n0 = 1/E0 n0 = (100/5)^2 n = 1.200,000/ 3400 n0 = 20^2 n = 354.94 n0 = 400 Sendo assim a amostra mínima de indivíduos é de 352.
Formulário Ana - Estatística 2018
Clique para baixar o anexo da questão
2O desvio padrão baseia-se nos desvios em torno da média aritmética, e que a sua fórmula básica pode ser traduzida como: a raiz quadrada da média aritmética dos quadrados dos desvios. Com base no exposto, responda: a) Leia a sentença: "Quanto menor for o desvio padrão em relação à média, menor a homogeneidade da distribuição". Classifique essa sentença em verdadeiro ou falso, e justifique a sua resposta. b) Explique quando devemos utilizar desvio padrão populacional e quando devemos utilizar desvio padrão amostral. Depois, explique qual a diferença no cálculo dos dois desvios padrões (populacional e amostral).
Resposta esperada
a) Falso, pois quanto menor for o desvio padrão em relação à média, MAIOR a homogeneidade da distribuição, ou seja, mais agrupados os dados estarão em torno da média. Se o desvio padrão for grande, indica que os dados da distribuição estão muito dispersos, ou seja, estão longe da média. b) O desvio padrão amostral é utilizado quando estivermos falando de algumas partes (amostra, grupo), e o desvio padrão populacional é utilizado quando o problema fala de todos (população). A diferença no cálculo é o denominador (divisor). Na populacional dividimos pelo número total de elementos n, e na amostral dividimos por n – 1.
Minha resposta
A) Falso, se observado o desvio padrão menor do que a média, mais homogêneo será esta distribuição, pois quanto mais agrupados, os dados estarão próximos da média. Quanto maior o desvio padrão mais os dados estarão longe da média. B) B) Entende-se como desvio padrão amostral, quando utiliza se parte dos dados ou amostra de grupo. Por outro lado temos o desvio padrão populacional que, quando utilizado os dados totais. A diferença entre o cálculo amostral (n-1) e populacional (n) é o denominador (divisor), usando parte dos dados e usando todos os dados respectivamente.

Outros materiais