Buscar

Conceitos de Física Elétrica

Prévia do material em texto

1
A energia pode ser convertida em diferentes formas, incluindo a energia térmica, energia cinética, energia potencial e energia eletromagnética.
Com relação às ondas eletromagnéticas, assinale a alternativa CORRETA:
A
No vácuo, seu comprimento de onda independe da frequência desta.
B
O espectro eletromagnético se diferencia pela velocidade da onda no vácuo.
C
Consistem em intensidades de campo elétrico e magnético, oscilando na mesma frequência.
D
Não podem ser vistas a olho nú, independente de sua frequência.
Atenção: Esta questão foi cancelada, porém a pontuação foi considerada.
2O conceito de tensão senoidal implica numa tensão de forma alternada. É utilizada para alimentar muitos circuitos elétricos, determinando a forma e a intensidade das correntes alternadas que percorrem estes circuitos. Considere uma tensão senoidal, cujo valor de pico é de 120 V, aplicada sobre um resistor de 15 ohms. Levando em consideração os estudos feitos sobre geradores elétricos de corrente alternada, analise as sentenças a seguir: I- A tensão varia periodicamente, conforme o passar do tempo, nos casos de circuitos de corrente contínua e não de corrente alternada. II- O valor da potência média dissipada neste resistor é de 480 W, sendo a metade da potência máxima dissipada no resistor. III- O valor da potência média dissipada neste resistor é de 960 W, sendo a metade da potência máxima dissipada no resistor. IV- A tensão varia periodicamente, conforme o passar do tempo, nos casos de circuitos de corrente alternada e não de corrente contínua. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e II estão corretas.
B
As sentenças II e IV estão corretas.
C
As sentenças III e IV estão corretas.
D
As sentenças I e III estão corretas.
3
As máquinas de corrente contínua são constituídas por quatro partes principais: estator, rotor, comutadores e escovas.
Sobre a função do Comutador em máquinas de corrente contínua, assinale a alternativa CORRETA:
A
Serve para proteger as partes internas do motor.
B
É o fenômeno de conversão de energia que ocorre no espaço de ar.
C
É responsável pela geração de um campo eletromagnético estacionário no espaço de ar.
D
Converte a corrente alternada, que passa pela sua armadura, em corrente contínua, liberada através de seus terminais.
4Quase todos os dispositivos eletrônicos, como aparelhos de som, televisores, computadores pessoais, entre outros, utilizam transformadores. Estes são componentes capazes de aumentar ou reduzir ou manter valores de tensão, podendo ser classificados em transformadores abaixadores ou elevadores. Com relação a esses transformadores, assinale a alternativa CORRETA:
A
A tensão na bobina primária é menor que a tensão na bobina secundária no transformador abaixador.
B
O número de espiras da bobina secundária é menor que o número de espiras da bobina primária no transformador elevador.
C
O número de espiras da bobina primária é menor que o número de espiras da bobina secundária no transformador elevador.
D
A tensão na bobina secundária é menor que a tensão na bobina primária no transformador elevador.
5Existem duas classes de transformadores: eletrônicos, que atuam em níveis muito baixos de energia e de potência, que realizam milhares de watts de potência. Sobre as propriedades destes tipos de transformadores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os transformadores eletrônicos são utilizados em dispositivos e equipamentos, com o objetivo de reduzir o nível de tensão. ( ) Os transformadores de potência são utilizados na geração de energia, transmissão e sistemas de compartilhamento, para aumentar ou diminuir o grau da tensão para a qualidade esperada. ( ) Transformadores eletrônicos são geralmente utilizados em televisores, aparelhos de CD e computadores pessoais. ( ) O princípio de funcionamento dos transformadores eletrônicos e de potência são divergentes, pois a composição dos equipamentos é diferente. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - F.
B
V - V - V - F.
C
F - V - F - V.
D
F - V - V - V.
6
Esse é o nome de uma máquina elétrica que converte energia elétrica em energia mecânica.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
Reversores.
B
Inversores.
C
Geradores.
D
Motores.
7Um motor elétrico converte a energia elétrica de entrada em energia mecânica de saída. A principal aplicação de motores elétricos é no acionamento de equipamentos industriais ou domésticos. Com relação a componentes de um motor elétrico de corrente contínua, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Estator. II- Rotor. III- Comutador. ( ) Componente com função de inverter o sentido da corrente na bobina do rotor, para que os polos mudem e o giro do rotor continue. ( ) Componente interno ao motor, com movimento giratório ocasionado pela repulsão entre os polos fixo e móvel quando circula corrente pela bobina do rotor. ( ) Componente estático e externo do motor, com função de gerar um campo eletromagnético imóvel no entreferro e também dissipar calor. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
II - III - I.
B
III - II - I.
C
II - I - III.
D
I - II - III.
8
Eletricidade e magnetismo foram considerados fenômenos distintos e independentes por um longo tempo. Nas primeiras décadas do século XIX, as experiências com corrente elétrica por Oersted, Ampère e alguns outros, estabeleceram o fato de que a eletricidade e o magnetismo estão inter-relacionados. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Uma espira, na qual flui uma corrente elétrica, gera um campo magnético, cujas linhas de indução são paralelas ao plano da espira.
II- Um condutor muito longo, retilíneo e horizontal, quando percorrido por corrente elétrica, gera um campo magnético, cujas linhas de indução são retas horizontais.
III- O campo magnético, gerado por um ímã em forma de barra, não é uniforme.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
Somente a sentença III está correta.
D
Somente a sentença I está correta.
9
Essa é a frequência de um alternador de 12 polos funcionando a uma velocidade de 5000 rpm.
 
Sobre essa frequência, assinale a alternativa CORRETA:
A
500 Hz.
B
5000 Hz.
C
60000 Hz.
D
416,66 Hz.
10Todo transformador possui um enrolamento primário e um enrolamento secundário. Considerando um transformador com 2.000 espiras no enrolamento primário, deseja-se que, ao se aplicar 80 V no primário deste transformador, o secundário do mesmo gere uma tensão de 50 V. Neste caso, quantas espiras deverá ter o enrolamento secundário?
A
O enrolamento secundário deverá ter 12500 espiras.
B
O enrolamento secundário deverá ter 1250 espiras.
C
O enrolamento secundário deverá ter 2500 espiras.
D
O enrolamento secundário deverá ter 250 espiras.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes