Buscar

3 Exercicio O Homem e o Ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Instituto Esperança de Ensino Superior – IESPES
	Disciplina: Sociedade, Natureza e Diversidade Cultural
	Professora: Ma. Marijara Serique de Almeida Tavares
	Data:
	Curso/Semestre:
	Turno:
	Aluno (a): 
	Conteúdo: O Homem e o Ambiente (Google Classroom)
	ATIVIDADE
0,05 pts 1) Alguns fatores fazem com que determinado edifício se torne um lugar melhor para o usuário. Das alternativas abaixo, assinale a que atende às condições indicadas ao bem-estar das pessoas que utilizarão tal construção.
a) Deverão ser evitadas inspeções regulares para encontrar e corrigir quaisquer fontes de umidade indesejada e possíveis pontos de condensação dentro do envelope do edifício. Essas inspeções poderão ser realizadas de 10 em 10 anos.
b) Com relação à ventilação das edificações, devem ser consideradas taxas mínimas de ventilação e troca de ar de determinado ambiente. O ar deve ser purificado constantemente a fim de que a livre circulação possa remover até as nanopartículas de modo mais eficiente.
c) Barreiras de vapor devem ser evitadas a fim de limitar a entrada de vapor d’água, e os níveis de umidade devem ser estáveis para controlar os odores.
d) Todos os espaços de trabalho e moradia devem ter cortinas, buscando dificultar a visão direta para o exterior e evitar o ofuscamento.
e) Os ruídos externos devem ser controlados e medidas podem ser incorporadas para minimizar os ruídos produzidos internamente. Fontes de ruído devem estar acima de 35dB, e o tempo máximo de reverberação abaixo de 2,0s.
0,05 pts 2) Existem algumas soluções voltadas à sustentabilidade e que podem ser consideradas para minimizar os impactos da relação do homem com o meio ambiente na arquitetura. Entre elas, está:​​​​​​​
a) Desenvolvimento de projeto paisagístico funcional, com descarte total da água pluvial.
b) Coleta e separação somente de resíduos orgânicos.
c) Implantação de edificações com maior incidência solar no verão e menor no inverno.
d) Instalação de telhado verde modular sobre a cobertura a fim de aumentar o isolamento térmico e reduzir o consumo de energia.
e) Utilização de equipamentos de condicionamento de ar e iluminação artificiais sempre que possível.
0,05 pts 3) É cada vez mais preocupante a situação do nosso planeta. O homem consome os recursos naturais, não se preocupando com o futuro. A poluição e o consumo exagerado de água, por exemplo, afetam diretamente toda a população, e nós nem nos damos conta a respeito de como estamos errando. Nesse contexto, qual é a função da pegada ecológica?
a) Medir as emissões de gases de efeito estufa, emitidos na atmosfera durante o ciclo de vida de determinado produto, processos ou serviços. Consideram-se exemplos de atividades que geram emissões: queima de combustíveis fósseis, cultivo de arroz, criação de pastagem para o gado, desmatamento, queimadas e produção de cimento, entre outras.
b) Medir o impacto, rastros ou consequências deixadas pelas atividades humanas (comércio, indústria, agricultura, transportes, consumo) no meio ambiente. Quanto maior a pegada ecológica de determinada atividade, maior será o benefício devolvido ao meio ambiente. 
c) Medir o impacto, rastros ou consequências deixadas pelas atividades humanas (comércio, indústria, agricultura, transportes, consumo) no meio ambiente. Quanto maior a pegada ecológica de certa atividade, maiores são os danos causados ao meio ambiente. 
d) Medir o impacto, rastros ou consequências deixadas pelas atividades dos animais (comércio, indústria, agricultura, transportes, consumo) no meio ambiente. Quanto menor a pegada ecológica de uma atividade, mais danos causados ao meio ambiente. 
e) Indicar o volume de água gasto na produção de bens e serviços e ajudar na criação de estratégias voltadas à redução do consumo desse valioso recurso. A pegada hídrica de uma pessoa relaciona-se mais com o que ela consome do que com o que gasta em casa, lavando roupas, tomando banho ou escovando os dentes.
0,05 pts 4) O cuidado com o meio ambiente vai além de hábitos cotidianos. Com base no impacto gerado pelas construções e para não andar na contramão do desenvolvimento sustentável, o setor da construção civil desenvolveu diversas maneiras mais ambientalmente corretas de construção nos últimos anos. Pensando nisso, o conceito de construção sustentável é definido como:
a) Conjunto de boas práticas que deve estar presente em todas as fases do processo construtivo. Aspectos ambientais, sociais e econômicos precisam ser considerados em todas as decisões, desde a escolha do terreno e implantação adequada ao entorno, passando pela eficiente gestão do canteiro de obras, geração de resíduos, relação com os trabalhadores, definição dos materiais, de que modo afetará seus usuários e, por fim, sua manutenção e desmontagem.
b) Conjunto de práticas que podem ser adotadas somente a partir da execução da construção com o intuito de obter edificação que não agrida o meio ambiente, com melhor conforto térmico, sem a necessidade (ou com necessidade reduzida) de consumo de energia e que melhore a qualidade de vida dos seus moradores/usuários, além de utilizar materiais e técnicas que garantam maior eficiência energética.
c) Conjunto de boas práticas que deve estar presente em todas as fases do processo construtivo. Ela atua somente nos aspectos econômicos, os quais devem ser considerados em todas as decisões, desde a escolha do terreno e implantação adequada ao entorno, passando pela eficiente gestão do canteiro de obras, relação com os trabalhadores, escolha dos materiais e, por fim, sua manutenção e desmontagem para obter maior economia financeira.
d) Conjunto de boas práticas que deve estar presente em todas as fases do processo construtivo cujo intuito é obter maior rentabilidade com a edificação, explorando o terreno em que será implantada, mesmo que acarrete maior consumo de energia, e melhorar a qualidade de vida dos seus moradores/usuários por meio do uso de materiais ecológicos.
e) Conjunto de boas práticas que deve estar presente em todas as fases do processo construtivo. Aspectos ambientais devem ser considerados em todas as decisões, acima dos aspectos sociais e econômicos, desde a escolha do terreno e a implantação adequada ao entorno, passando pela eficiente gestão do canteiro de obras, geração de resíduos, relação com os trabalhadores, definição dos materiais, como afetará seus usuários e, por fim, sua manutenção e desmontagem.
0,05 pts 5) Há estreita conexão entre o processo de desenho e a análise do lugar de implantação dos projetos, sobretudo no que diz respeito à leitura das potencialidades locais e de elementos que elevem as novas tensões da relação homem-natureza. Explorar as relações entre homem e arquitetura trata-se, muitas vezes, de incorporar a noção de natureza ao pensar projetual como força de ação permanente que traz consigo características muito exploradas na composição da arquitetura. São elas:​​​​​​​
a) Texturas, sol e mar.
b) Cores, temperaturas e vias de acesso.
c) Texturas, cores e temperaturas.
d) Vias de acesso, contrastes e topografia.
e) Visuais, texturas e sol.

Continue navegando

Outros materiais