Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

1- https://www.psicanaliseclinica.com/avaliacao-psicopedagogica/#:~:text=A%20avalia%C3%A7%C3%A3o%20psicopedag%C3%B3gica%20se%20trata,respeito%20%C3%A0%20aquisi%C3%A7%C3%A3o%20de%20conhecimento
2- https://blog.rhemaeducacao.com.br/como-realizar-uma-avaliacao-psicopedagogica/
Aula 2 de Avaliação da Psicopedagogia
Avaliação psicopedagógica: o que é?
1 A avaliação psicopedagógica se trata de uma investigação do caminho da aprendizagem com um paciente, seja ele estudante ou não. O propósito aqui é compreender a origem de qualquer dificuldade experimentada por esta pessoa no que diz respeito à aquisição de conhecimento. Assim sendo, o processo depende do conceito de avaliação criado pelo psicopedagogo responsável.
Esse tipo de trabalho faz o mapeamento de como o processo de aprendizagem ocorre idealmente. Isso vai desde os meios utilizados até os obstáculos sentidos pelo paciente e que o levaram até a avaliação. Nesse contexto, vale notar que existe um processo padrão. Do contrário, não teríamos com o que fazer contraste para ver se a pessoa está passando por um percurso de aprendizado típico ou não.
Quanto ao padrão, profissionais que adotam a avaliação classificatória se guiam na definição de categorias de problemas que já foram discutidos. Por outro lado, se escolherem a avaliação diagnóstica, a avaliação vai identificar as causas dos problemas encontrados. Após isso, vão se orientar sobre a melhor maneira de trabalhar com o cliente em questão.
Objetivo
O propósito com a aplicação da avaliação psicopedagógica é compreender como o indivíduo aprende e com quais desvios pode estar lidando nesse percurso. A busca pela compreensão de como anda o processo vai trazer luz e tornar palpável as melhores saídas para lidar com esses problemas de aprendizado.
Outro ponto comum na avaliação é o uso da ludicidade para se conduzir o trabalho e a intervenção psicopedagógica. No caso das crianças, esse tipo de movimento se mostra bastante construtivo e positivo para que lidem com suas dificuldades de ensino. Assim, o lúdico pode ser cominado com atividades mais formais e testes na parte cognitiva.
Avaliação psicopedagógica: passo a passo
É claro que a avaliação psicopedagógica está sujeita à necessidade específica de cada indivíduo. Por isso que, em geral, o profissional deve ficar muito atento a: 
· Material de estudo,testes de desenvolvimento,e aplicação de diversas atividades de ensino.Esses são alguns dos pilares do estudo do desenvolvimento, dificuldades e áreas de competência.
Embora cada indivíduo seja um caso diferente, em alguns pontos a abordagem do estudo psicopedagógico vai acabar coincidindo. Dessa forma, o psicopedagogo conseguirá escolher uma vertente para trabalhar. 2 Por isso é que nós dizemos que A função do psicopedagogo é sair em busca de informações, vestígios, pistas e tudo mais que se refere ao processo ligado à habilidade de aprendizado do estudante. No entanto, esses dados seguem abordagem criteriosa que reforça a investigação e torna o trabalho bastante minucioso. 
Quais são as principais etapas de uma avaliação psicopedagógica?
Podemos dizer que ela começa por meio de uma entrevista feita com os pais do pequeno. Além disso, o psicopedagogo confere todo o material utilizado pelo aluno no contexto escolar: atividades de matemática, leitura e escrita. O especialista realiza aplicação de testes que tendem a avaliar o aspecto cognitivo e o nível de pensamento do estudante.  Nesse processo, o profissional exerce a observação direta do contexto que envolve a criança. Geralmente, a avaliação tem a intenção de encontrar respostas de questionamentos originados em queixas do próprio aluno, de sua família ou da escola do pequeno. Lembrando que boa parte desses relatos é proveniente das dificuldades de aprendizagem e tudo que está envolvido a este aspecto. 
O psicopedagogo pode utilizar a técnica da anamnese para facilitar a investigação sobre a história de vida da criança; assim como entrevistar o pequeno e realizar contato com os professores (nessa etapa, vocês podem relatar todos os pontos que levantaram suspeitas acerca do rendimento do aluno frente ao processo de aprendizagem). 
Quais são os instrumentos da avaliação psicopedagógica?
Lembrando que a anamnese é apenas uma das técnicas utilizadas pelos profissionais.  Eles também podem fazer o uso dos seguintes instrumentos: Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA), Provas Operatórias de Piaget, Teste de Desempenho Escolar, além disso, atividades de leitura e escrita; aritmética e interpretação de texto. Cada uma delas tem a função de traçar objetivos que possam trabalhar a dificuldade de aprendizagem de um aluno. 
– EOCA
Esta técnica pede que a criança mostre ao especialista o que ela sabe fazer, o que foi ensinado e o que aprendeu. Baseando-se em três pilares, o teste visa à formulação de hipóteses que resultarão em um diagnóstico;
– Provas Operatórias de Piaget
Elas ajudam o psicopedagogo na observação do nível do aspecto cognitivo do pequeno, além do conhecimento acerca do desenvolvimento da função lógica do estudante. 
– Teste de Desempenho Escolar
É um instrumento que possibilita a avaliação das capacidades que são essenciais para o desempenho no contexto da escola.
– Atividades de leitura e escrita; aritmética e interpretação de texto: Interessante ressaltar que nesta etapa a criança pode aproveitar o aspecto lúdico que muitas dessas atividades têm. Com isso, o psicopedagogo pode observar o nível de aprendizagem do pequeno e detectar alguma dificuldade que esteja em evidência. 
1- https://institutologos.com.br/instituto-clinica/avaliacao-psicopedagogica/#:~:text=Normalmente%20a%20escola%20encaminha%20crian%C3%A7as,de%20acordo%20com%20o%20esperado.
Aula 3
Avaliação Psicopedagógica
Normalmente a escola encaminha crianças e adolescente para Avaliação Psicopedagógica quando o desempenho escolar não está de acordo com o esperado. Ou o processo de leitura e escrita está aquém se comparado com as demais crianças da turma ou  apresenta dificuldades na compreensão de uma determinada disciplina ou ainda o aluno mantém um comportamento frente a aprendizagem desmotivado ou até  mesmo alienado.
A Avaliação é feita por um Psicopedagogo Clínico, que para sua análise utiliza os seguintes recursos: entrevista com professor (quando for o caso), entrevista com pais (quando criança ou adolescente), sessões com o paciente onde acontecerão sessões de conversas livres e entrevistas estruturadas e aplicação de testes padronizados e técnicas investigativas. Caso o Psicopedagogo tenha formação em Psicologia poderá utilizar em sua bateria de testes diversos instrumentos especializados de uso exclusivo do Psicólogo. As áreas avaliadas serão:
· Emocional
· Motora
· Pedagógica
· Cognitiva
· Neuro-Sensório- Motor
ÁREA EMOCIONAL
Avalia a condição afetiva do aprendiz frente a situações de aprendizagem nos âmbitos: escolar, familiar e pessoal. Objetivo:
· Investigar os conteúdos afetivos constitutivos do vinculo com a aprendizagem;
· Subsidiar a análise do papel que o aprendente ocupa no seu contexto social, as suas relações na família, na escola, bem como, os seus conflitos, desejos, sonhos, rejeições, tristezas, alegrias, dúvidas, medos, dentre outros significados, inclusive da área cognitiva.
ÁREA MOTORA
Analisa o perfil neuro-sensório motor do aprendiz.
Objetivos: Avaliar o estágio de desenvolvimento dos sistemas: nervoso, sensorial e motor.
ÁREA PEDAGÓGICA
Avalia o processo da gênese da escrita, da leitura e do cálculo. Objetivo: Observar o desenvolvimento da aprendizagem do aprendente, nos aspectos:
· Escrita
· Posição do papel, postura para escrever e segurar os instrumentos, erros ortográficos, velocidade da escrita, etapas de desenvolvimento do grafismo, qualidade da escrita, etc.
· Leitura
· Velocidade, ritmo, postura e dificuldades.
· Cálculo
· Relações de tamanho, conceito de permanência de quantidade, compreensão das quantidades e dos signos visuais (que são os números).
ÁREA COGNITIVA
Avalia o estágio de desenvolvimento cognitivo relacional do aprendente.Objetivo: Analisar o desenvolvimento do raciocínio lógico, o estágio das operações do pensamento, atenção e concentração.
DESENVOLVIMENTO NEURO-SENSÓRIO – MOTOR
· Lateralidade
· Esquema corporal
· Interação espacial (orientação espacial)
· Coordenação dinâmico-manual e viso-motora
· Coordenação motora ampla
· Coordenação motora fina
· Desenvolvimento da linguagem
· Desenvolvimento sensorial
· Orientação temporal No Diagnóstico Psicopedagógico é preciso atentar para os seguintes processos cognitivos básico da aprendizagem:
· Atenção
· Concentração
· Memória
· Percepção
· Autonomia
Ao final da Avaliação será entregue um laudo contendo o Diagnóstico, o Prognóstico e as indicações, assim como será papel do Psicopedagogo dar orientações para o paciente, para os pais, e para a escola acerca das melhores práticas para melhoria do quadro apresentado como queixa.

Mais conteúdos dessa disciplina