Buscar

resumo AV1 poluição ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

É da natureza humana gerar algum tipo de poluição seja resíduos líquidos, sólidos ou gasosos. Ao longo do tempo as pessoas estão tendo cada vez mais consciência dos perigos que a poluição oferecem e tentando diminuir os impactos causados e as consequências para a saúde humana e o meio ambiente, vamos conhecer seus principais poluentes e os efeitos que cada tipo de poluição consegue gerar no mundo.
A poluição do Ar é formada por fontes naturais (vulcões e neblinas) ou fontes artificiais produzida pela atividade humana, os poluentes mais comuns e mais falado é o Monóxido de Carbono (CO), Dióxido de Carbono (CO2), Clorofluorcarbonetos (CFCs), Dióxido de Enxofre (SO2), esses são exemplos de poluentes do ar fora uma gama enorme que existe e os principais efeitos causados na humanidade são irritações de modo geral, dificuldade de respiração, tosse, danos ao sistema imunológico, câncer, capacidade pulmonar limitada e assim como nos humanos, os animais sofrem com problemas de saúde causados pela poluição do ar.
A poluição da Água separa-se em duas categorias dependendo da origem, causas humanas como o descarte incorreto de produtos e o lançamento de produtos químicos e esgoto. Os tipos de poluição da água se divide em sedimentar, biológica, térmica e química. Os efeitos dessa poluição é um dos maiores perigos à saúde, afinal, não podemos sobreviver sem beber água e caso estiver poluída, pode causar problemas de saúde por conter nela micro-organismos como bactérias que causam uma serie de doenças. Os poluentes químicos acabam sendo consumidos acidentalmente por peixes e que por vez acabamos consumindo o mesmo e essa pratica no futuro podem surgir doenças por essa alta concentração de contaminação.
A poluição do solo introduz diversas substâncias químicas prejudiciais ao equilíbrio do meio ambiente, o uso de fertilizantes aumenta a toxidade do solo pois deixam metais pesados como chumbo e cádmio sendo um grande perigo para as plantações e com as chuvas esses poluentes também se espalham para lençóis freáticos, mananciais e cursos d’água. Pesticidas, herbicidas e inseticidas causa danos irreversíveis ao meio ambiente, o solo pode absorver essas substâncias, contaminando as plantações que crescem ali e o consumo posterior pode causar sérios danos a saúde humana e de animais. O descarte incorreto de resíduos sólidos seja doméstico, hospitalar, industrial e rural é altamente tóxico por sua variedade de produtos químicos encontrados neles e isso afeita drasticamente a saúde de pessoas, animais, plantas e todo o ecossistema.
A poluição radioativa é um efeito químico derivado de ondas de energia, apesar de ser um fenômeno natural essas ondas estão sendo intensificada pela ação humana. Todos os seus usos devem ser extremamente controlados

Outros materiais