Buscar

sodapdf-converted

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE REFLEXIVA
Disciplina: Parasitologia Geral
Profa. Maria Graciela Iecher Faria Nunes
Temática: Parasitas negligenciados
	Objetivos:
	Relembrar formas evolutivas e as características dos parasitas negligenciados
	Relembrar ciclos biológicos
	Contextualização/Problematização
As parasitoses negligenciadas são aquelas causadas por parasitas, consideradas endêmicas em populações de baixa renda. Essas enfermidades também apresentam indicadores inaceitáveis e investimentos reduzidos em pesquisas, produção de medicamentos e em seu controle. Estas enfermidades, fazem parte das doenças negligenciadas, incapacitam ou matam milhões de pessoas e representam uma necessidade médica importante que permanece não atendida.
Dentre essas doenças, as infecções por geohelmintos, para fim de controle, são agrupadas pela semelhança em sua distribuição geográfica, pelos grupos vulneráveis que acometem, pela similaridade no tratamento utilizando, pelos mesmos medicamentos, pela possibilidade de utilizar as mesmas ferramentas diagnósticas, e ainda, por afetarem a saúde humana seguindo mecanismos similares e vinculados à intensidade da infecção. No Brasil, as geohelmintoses estão presentes em todas as Unidades Federadas, apresentando um quadro intensificado nas zonas rurais e na periferia dos centros urbanos e nas regiões norte e nordeste, onde se registram uma elevação dos números de casos. Segundo dados do “Inquérito Nacional de Prevalência da Esquistossomose e geohelmintoses (INPEG)”, 2010 a 2015, foram diagnosticados 5.192 casos de ancilostomídeos (2,73%), 11.531 de ascaridíase (6,00%) e 10.654 (5,41%) de T. trichiura. As geohelmintoses não são doenças de notificação compulsória, deste modo, os dados disponíveis são provenientes de inquéritos realizados pelas equipes do Programa de Controle da Esquistossomose/PCE, nas áreas endêmicas para a esquistossomose, e detectados de forma passiva pelas unidades de saúde.
Já esquistossomose está presente no Brasil de forma mais intensificada em 19 Unidades Federadas. São áreas com transmissão endêmicas que compreendem os Estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Espírito Santo e Minas Gerais, com predominância no norte e nordeste deste estado. No Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e no Distrito Federal, a transmissão é focal, não atingindo grandes áreas (Figura 1). Fonte: Sistema de Informação do Programa de Controle da Esquistossomose – ISPCE/SVS/MS. No Brasil, no período de 2009 a 2019, segundo dados do Sistema de Informação do Programa de Controle da Esquistossomose (SISPCE), o percentual de positividade para S. mansoni nas áreas endêmicas apresentou variações de positividade de 5,20% em 2009 e 2,90% em 2018. Neste período foram realizados na rotina em torno de 9.867.120 exames e detectados
423.117 casos e um percentual médio de positividade de 4,29%.
Em relação a leishmaniose tegumentar, em 2019 foram confirmados 15.484 casos novos
no Brasil, com coeficiente de detecção de 7,37 casos a cada 100 mil habitantes. Conforme a série histórica, a doença se distribui em todo o território brasileiro, com os maiores percentuais de casos registrados na região Norte (42,8%). Sendo as regiões norte e noroeste do estado do Paraná consideradas áreas de transmissão intensa.
Além disso, o Brasil ainda deve se preocupar com: malária, doença de chagas, filariose, leishmaniose visceral entre outras parasitoses negligenciadas.
Referências:
Os fragmentos de texto foram retirados e adaptados de:
BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria em Vigilância em Saúde, Doenças Tropicais Negligenciadas. Boletim Epidemiológico, Brasília, Mar. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude. Acesso em: 05 de fev. de 2022.
VALVERDE, Ricardo. Doenças negligenciadas. Agência Fiocruz de Notícias, 2021. Disponível em: https://agencia.fiocruz.br/doen%C3%A7as-negligenciadas#:~:text=As%20doen%C3%A7as%20n egligenciadas%20s%C3%A3o%20aquelas,medicamentos%20e%20em%20seu%20controle. Acesso em: 06 de fev. de 2022.
	Questões
Questão 1) Para cada figura abaixo, identifique: o nome da estrutura, o agente etiológico e a parasitose envolvida.
a)
		
Estrutura:	
Agente etiológico :
Parasitose:
b)
Estrutura:	
Agente etiológico:	
Parasitose:
c)
	
Estrutura:	
Agente etiológico
 Parasitose
d)
Estrutura:	
Agente etiológico:	
Parasitose:
Questão 2) A Doença de Chagas pode ser sintomática ou assintomática. A fase inicial aguda inicia-se através das manifestações locais quando o agente etiológico penetra no hospedeiro na sua forma infectante. No curso clínico crônico, os pacientes passam por um longo período sem sintomas (10 a 30 anos), mas podem com o correr do tempo apresentar comprometimento cardíaco (cardiopatia chagásica) ou digestivo (megaesôfago e megacólon). O vetor, agente etiológico da doença e sua forma infectante para mamíferos são, respectivamente:
	Triatoma infestans; Tripanossoma cruzi e forma amastigota
	Trypanosoma cruzi; Triatoma infestans e forma promastigota
	Triatoma infestans; Tripanossoma tripomastigota e forma amastigota
	Triatoma infestans; Trypanosoma cruzi e forma tripomastigota
	Trypanossoma cruzi; Triatoma infestans e forma tripomastigota
Questão 3) A malária é uma doença negligenciada que acomete várias áreas tropicais do mundo, incluindo o Brasil. A respeito dessa doença causada por protozoários do gênero Plasmodium, marque a alternativa incorreta.
	Essa doença é transmitida pela picada do mosquito macho Anopheles.
	Essa doença pode provocar febre alta, calafrios, dores no corpo, vômito e fraqueza.
	Os protozoários, após infectarem uma pessoa, provocam o rompimento de suas hemácias causando os picos febris.
	A gravidade está diretamente relacionada com a espécie de protozoário que provocou a doença.
	Plasmodium vivax é responsável pela forma mais branda da doença.
Questão 4) A Leishmaniose Tegumentar Americana é uma parasitose comum em países quentes, principalmente em regiões perto rios, alagados, lagoas, etc. Sendo as regiões norte e noroeste do estado do Paraná consideradas áreas de transmissão intensa. Sobre a leishmaniose tegumentar assinale a incorreta:
	É uma doença infecciosa, não contagiosa, causada por protozoário do gênero Leishmania, que acomete pele e mucosas, muitas vezes tendo o cão como reservatório.
	Após 2 a 3 meses a lesão na pele pode cicatrizar ‘sozinha’ e aparecer lesões na mucosa nasal em um prazo maior.
	A transmissão ocorre unicamente de pessoa a pessoa, por isso a alta taxa de transmissão.
	Todo indivíduo que apresentar úlcera cutânea com fundo granuloso e borda infiltrada em moldura é considerado caso suspeito de Leishmaniose tegumentar americana.
	Tratamento longo por isso muitos pacientes desistem antes de conclui-lo.
Questão 5) Toxoplasmose é uma doença provocada pela ingestão de cistos (oocistos) do Toxoplasma gondii (presentes nas fezes dos gatos), em carnes cruas ou mal cozidas. A respeito disso, assinale a alternativa incorreta.
	As mulheres grávidas que desenvolvem a doença podem transmiti-la ao feto.
	O agente etiológico causador dessa doença é um protozoário.
	Toxoplasma gondii é um organismo multicelular.
	Alguns modos de prevenção consistem em evitar o consumo de carne mal cozida, lavar as mãos depois de contato com gatos e antes das refeições.
	Toxoplasma gondii faz parte do Reino Protista.
Questão 6) Em relação a ascaridíase qual hipótese é correta em relação a uma criança que contraiu a
parasitose:
	Andou descalço sobre a terra
	Nadou em lagoa com caramujos
	Comeu carnes mal cozidas
	Levou à boca mão suja de terra
	Bebeu água filtrada
Questão 7) Jeca Tatu, personagem de Monteiro Lobato é o característico acometido por uma verminose negligenciada. Jeca é magro, pálido e preguiçoso, sendo estas características decorrentes da verminose. Monteiro Lobato afirmava que “Ele não é assim, ele está assim”. Assinale a alternativa que informa o nome do parasita, modo de transmissão e profilaxia.
	Ascaris lumbricoides;ingestão de alimentos e de água contaminados por ovos; saneamento básico, lavar os alimentos, beber água filtrada e fervida.
	Schistosoma mansoni; penetração das larvas presentes na água através da pele; tratamento dos doentes, controle da população de caramujos, saneamento ambiental.
	Necator americanus; penetração ativa de larvas através da pele humana; saneamento básico, evitar contato da pele com solos contaminados por larvas do parasita, utilização de calçados.
	Ancylostoma brasiliensis; penetração ativa através das mucosas; evitar contato da pele com as larvas do parasita.
	Taenia solium; ingestão de carne de porco contaminada; saneamento ambiental, inspeção rigorosa dos abatedouros e açougues, cozimento adequado das carnes.
Questão 8) Schistosoma mansoni é o agente etiológico da esquistossomose. Parasitose comum no Brasil em que o homem é o hospedeiro definitivo e que a profilaxia dessa doença pode ser feita tratando-se os esgotos, evitando-se o contato com águas infestadas e tentando-se eliminar os hospedeiros intermediários. O filo e a classe do agente causador da esquistossomose e seu hospedeiro intermediário são, respectivamente:
	Platyhelminthes, Trematoda e o caramujo
	Platyhelminthes, Turbellaria e o mosquito prego
	Platyhelminthes, Hidrozoa e o mosquito palha
	Cnidária, Turbellaria e o caramujo
	Cnidária, Trematoda e o mosquito prego

Outros materiais