Buscar

AV3_III.doc

Prévia do material em texto

valiação: CEL0494_AV3_201202365132 » HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA ORIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV3
	Aluno: 
	Professor:
	RODRIGO DOS SANTOS RAINHA
	Turma: 9004/AD
	Nota da Prova: 7,0 de 10,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação:        Data: 03/12/2012
	 1a Questão (Cód.: 26163)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Estão entre os problemas enfrentados por Justiniano durante o seu reinado:
		
	 
	O descontentamento permanente de várias províncias por razões econômicas e religiosas
	
	A ameaça omíada;
	 
	Uma grande rebelião liderada por Vespasiano;
	
	As migrações das tribos mongóis
	
	Os ataques pessoais a sua religiosidade monofisista.
	
	2a Questão (Cód.: 20037)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual foi a dinastia califal que substituiu a dinastia Omíada em 750?
		
	
	Seldjúcida
	
	Umayyad
	 
	Abássida
	
	Franj
	
	Córdoba
	
	 3a Questão (Cód.: 18145)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como uma das características da mudança da dinastia dos omíadas para os abássidas no século VIII, temos:
		
	
	O abandono do título de imã pelos califas abássidas.
	
	Uma desaceleração no ritmo da expansão muçulmana.
	
	A extinção da figura do califa como chefe religioso.
	
	A extinção do princípio de hereditariedade para regulamentar a sucessão dos califas.
	 
	A mudança da capital do Império muçulmano da cidade Damasco para Bagdá.
	
	 4a Questão (Cód.: 84757)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A pregação de Maomé fez-se inicialmente em Meca, e atemorizou os coraixitas, guardiões da Caaba e beneficiados com o comércio caravaneiro. A principal preocupação de Maomé foi:
		
	
	Estabelecer uma doutrina sincrética, que pudesse ser assimilada tanto pelos beduínos do deserto, como por cristãos e por judeus.
	 
	Desenvolver uma doutrina que promovesse a unificação religiosa, favorecendo a unidade política, necessária para superação das grandes dificuldades dos árabes.
	
	Criar condições para o expansionismo árabe que possibilitasse o enriquecimento dos povos beduínos, marginalizados no deserto
	
	Promover uma aliança entre as cidades árabes para combater os beduínos, que viviam na pilhagem e impediam o desenvolvimento comercial.
	
	Destruir o predomínio comercial em Meca, em benefício da cidade de Medina, que o adotou.
	
	 5a Questão (Cód.: 24850)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a dominação islâmica na Península Ibérica podemos afirmar que: I - Judeus e Cristãos foram perseguidos e massacrados II - O sistema judiciário durante o governo Omíada na Península evitava a condenação de cristãos III - Esteve constantemente inserido nas relações entre mundo Islâmico, negociando produtos provenientes da rota do saara com o restante da Europa IV- Não ocuparam de fato a Península, ficando esta em sua maior parte abandonada e isolada tanto do mundo islâmico oriental, como do cristão ocidental. Estão corretas:
		
	
	I e II
	 
	II e III
	
	II e IV
	
	I e III
	
	III e IV
	
	 6a Questão (Cód.: 18264)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Grande Cisma do Ocidente-Oriente, foi o cisma que separou definitivamente a Igreja Católica Romana e a Igreja Católica Ortodoxa. O cisma ocorreu no século XI, mais especificamente no ano de 1054, na cidade de Constantinopla. Baseado nessas informações, quais foram as causas do Cisma entre as duas Igrejas?
		
	
	O distanciamento entre as duas Igrejas cristãs justifica-se somente na disparidade religiosa de ambas, cultivadas ao longo de séculos. A oeste, uma igreja em profunda relação com o germanismo, a leste, herdeira do mundo clássico
	
	O distanciamento entre as duas Igrejas cristãs justifica-se na diversidade econômica advinda das duas partes do Império. Ela foi determinante para o aumento ou diminuição da área de influencia das duas igrejas, tendo na força econômica oriental, meios de se manter.
	
	O distanciamento entre as duas Igrejas cristãs justifica-se nas guerras travadas entre ambas, na busca de novos territórios para expansão dos valores religiosos de cada uma.
	 
	O distanciamento entre as duas Igrejas cristãs justifica-se na diversidade cultural e política muito profundas, cultivadas ao longo de séculos. A oeste, uma igreja em profunda relação com o germanismo, a leste, herdeira do mundo clássico. Existia a oposição do Ocidente em relação ao cesaropapismo bizantino e acerca da natureza do espírito Santo, bem como diferenças lingüísticas.
	
	O distanciamento entre as duas Igrejas cristãs justifica-se somente na diversidade política apresentada pelas duas igrejas. A oeste, uma igreja em profunda relação com o germanismo, a leste, herdeira do mundo clássico. Existia a oposição do Ocidente em relação ao cesaropapismo bizantino e acerca da natureza do espírito Santo, bem como diferenças lingüísticas.
	
	 7a Questão (Cód.: 19488)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Todo período histórico tem no seu cerne transformações marcadas por continuidades e rupturas, de modo que nunca os sucessores são algo realmente novo, e o antigo é o fim, ou queda de toda uma Era. Apoiado neste raciocínio apresente e explique um dos elementos que rompem com o passado e um dos que exprima continuidade na transição entre Antiguidade e Idade Média. Para construir o gabarito em um curso de Idade Média Oriental o professor deve exigir que conste as seguintes ideias, exceto:
		
	
	O norte da África, tradicional celeiro romana, foi uma das áreas em que a ruptura foi mais claro, uma vez que presenciamos o fortalecimento de grupos locais e as disputas pela dominação da região por parte de Vândalos, Bizantinos e árabes durante a expansão Omíada.
	
	Um dos grandes elementos de continuidade é o sistema de negociação e contratação de mercenários por parte de Constantinopla, assim como a preocupação em manter a cidade e o seu porto como o "centro" do mundo mediterrânico oriental.
	 
	Os "bárbaros" continuaram a chegar ao Império do oriente, estepes russas eram a estrada de húngaros, búlgaros, eslavos, mais tarde organizados como russos, gerando um cenário de ruptura pela diversas contribuições, apesar desses grupos serem claramente influenciados pelo "glamour" bizantino.
	
	O Império Romano do Oriente, mais tarde tratado como bizantino, apesar de parecer uma plena continuidade, ele se intitula assim, mas na prática é cada vez mais oriental e comprometido com as disputas no oriente.
	 
	O islamismo surge como um rompimento definitivo com a antiguidade, tanto pelo sistema político como a ascensão de uma nova força no cenário mediterrânico
	
	 8a Questão (Cód.: 57748)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As Heresias são doutrinas ou linhas de pensamento contrárias ou diferentes de um credo ou sistema de um ou mais credos religiosos que pressuponha(m) um sistema doutrinal organizado vigente e hegemônico. No caso do Império Bizantino, elas foram muito comuns e podemos citar três correntes, que divergem acerca da natureza do espírito santo, a saber:
I. Há em Jesus Cristo duas pessoas distintas, uma humana e outra divina, completas de tal forma que constituem dois entes independentes.
II. Proclama a união quase completa das duas naturezas em Cristo, praticamente negando o caráter humano do filho e, portanto, vendo-o como uma só natureza, a divina.
III. Pai e filho são da mesma substância: negava-se, assim, a sua consubstancialidade.
As características supracitadas reflerem-se especificamente as seguintes doutrinastomadas como heréticas:
		
	
	I- Arianismo, II- Monofisismo e III - Nestorianismo
	
	I -Monofisismo, II- Nestorianismo e III -Arianismo
	
	I- Arianismo, II- Nestorianismo e III - Monofisismo
	
	I-Nestorianismo, II- Arianismo e III - Monofisismo
	 
	I-Nestorianismo, II- Monofisismo e III -Arianismo
	
	 9a Questão (Cód.: 19511)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"É importante que, sem tardar, os senhores partam em socorro de vossos irmãos que moram nos países do Oriente e que já com muita frequência tem reclamado vosso auxílio. De fato, como a maioria dentre vós já tem conhecimento, um povo vindo da Pérsia, os turcos, invadiu o país deles. Avançou até o Mediterrâneo e, mais precisamente, ao que chamamosde Braço de São Jorge. Nas terras da Românica, eles aumentam seus territórios continuamente, sem detrimento das terras de cristãos, depois de terem-nos vencido em sete ocasiões fazendo-lhes guerra. Muitos tombaram sob seus golpes, muitos foram reduzidos à escravidão. Estes turcos destroem as igrejas, saqueiam o reino de Deus." Parte do discurso de Urbano II, em 1095, escrito por Foucher de Chartres. "Era o Ocidente inteiro, tudo o que existe de nações bárbaras vivendo nas regiões situadas entre a outra margem do Adriático e as Colunas de Hércules, era tudo isso que emigrava em massa, caminhavam famílias inteiras e marchavam sobre a Ásia, atravessando a Europa de uma ponta à outra. Ora, eis que em suas linhas gerais a causa de tamanho movimento de populações. Um celta, chamado Pedro e de sobrenome Pedro do Coador, tinha partido para venerar o Santo Sepulcro: depois de ter sofrido muitos maus-tratos por parte dos turcos e sarracenos." Ana Comeno, autora de Aleixíade, a história da vida de seu pai, o Imperador Bizantino Alexis Comeno. "Seu rei Balduíno havia reunido um grande exército franco. Ele era parente de Rogério, o Franco, que havia conquistado a Sicília e mandou avisá-lo que, tendo reunido grande exército, iria até seu país, para de lá fazer a travessia para Africa, conquistá-la e assim tornar-se seu vizinho. Rogério convocou seus companheiros e pediu-lhe que o aconselhassem sobre a questão. (...) Se tendes a intenção de fazer a guerra santa contra os muçulmanos, é melhor conquistar Jerusalém; assim a libertareis de suas mãos e com isso vos cobrireis de glória. No que diz respeito à Africa, existe entre mim e seus habitantes existe a palavra dada e tratados a honrar." Ibn al Athir, sobre o início das cruzadas. Pensar a interação dos séculos X ¿ XI entre Oriente e Ocidente é uma tarefa complexa, devemos observar que existem vários posicionamentos, desde o clássico isolamento, até a busca de uma influência mútua. Com o apoio dos textos podemos faar que a relação de cristãos e o mundo islâmico nos séculos XI e XII foi:
		
	
	Tensa. Se considerarmos que as diferenças religiosas e sua força junto a política davam a conotação de um clima de guerra.
	
	Pacífica. Bizantinos e árabes eram aliados de longa data e mediavam seus conflitos por relações diplomáticas sólidas.
	 
	Relativamente conflituosa. Não podemos falar em um grande conflito, mas de vários conflitos e alianças muitas vezes independente de aspectos religiosos.
	
	Profundamente conflituosa, uma vez que um via o outro como grande inimigo e polarizava o mundo.
	
	Pacífica se falarmos de cristãos bizantinos. A harmonia é rompida com a chegada dos cruzados em que estabelecem no oriente o espaço da guerra santa.
	
	 10a Questão (Cód.: 22561)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	
	
	Sobre a religião Islâmica, assinale as afirmativas abaixo:
 I - Antes da revolução maometana, os povos árabes eram politeístas.
II - A Hégira marca o início da religião islâmica.
III - A tribo dos Coraixitas apoiaram o monoteísmo.
IV - Maomé e os califas administraram as províncias invadidas na península ibérica.
Estão falsas:
		
	 
	Apenas as alternativas III e IV →resposta certa
	 
	Apenas as alternativas I e IV
	
	Apenas as alternativas I, II e IV
	
	Apenas a alternativa I
	
	Apenas as alternativas II e III

Continue navegando