Buscar

História e evolução da práxis em educação física no Brasil EXERCICIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

História e evolução da práxis em educação física no Brasil
1. 
A educação física foi inserida no contexto educacional brasileiro em meados do século XIX, momento em que houve grande resistência por parte das famílias dos alunos, que vinculavam as práticas físicas ao trabalho anteriormente desempenhado por escravos. O Decreto nº 630, de 17 de setembro de 1851, conhecido como Reforma Couto Ferraz, foi fundamental para a inserção da educação física nas escolas. Quanto à Reforma Couto Ferraz, assinale a alternativa correta:​​​​​​​
Você acertou!
A. 
A Reforma Couto Ferraz tornou obrigatória a educação física nas escolas do município da Corte, sendo a ginástica o conteúdo principal.
A Reforma Couto Ferraz indicava obrigatoriedade de participação de todos nas aulas de educação física do município da Corte. Devido à grande influência dos métodos europeus, a ginástica era o conteúdo a ser trabalhado naquele momento, e o higienismo era adotado como perspectiva pedagógica. A Reforma indicava que a educação física deveria ser disciplina obrigatória e praticada por todos os alunos, meninos e meninas.
2. 
A ginástica foi selecionada como conteúdo a ser trabalhado nas aulas da educação física higienista, que permaneceu hegemônica desde a inserção no século XIX até a década de 1930, já no século XX. Diferentes métodos ginásticos serviram de influência para a educação física brasileira, todos oriundos da Europa. Os principais métodos influenciadores foram as ginásticas alemã, sueca e francesa. Sobre os métodos citados, associe as colunas:
I — Ginástica alemã
II — Ginástica sueca
III — Ginástica francesa
(  ) Foco no nacionalismo e no patriotismo. Uso de aparelhos como barras paralela e fixa nos exercícios.
(  ) Foco na formação completa do indivíduo para defender a pátria e servir como força de trabalho.
(  ) Objetivava eliminar os vícios da sociedade, tornando os indivíduos mais saudáveis e fortes. Não utilizava aparelhos. ​​​​​​
Assinale a alternativa que indica a ordem correta:
Você acertou!
E. 
I — III — II.
A ginástica alemã tinha grande foco no nacionalismo e na preparação dos indivíduos para defender o país; além disso, utilizava aparelhos como barras fixas e paralelas para a realização dos exercícios, sendo que estes eram focados principalmente nos membros superiores e no peitoral. A ginástica sueca tinha como objetivo eliminar os vícios e as doenças da sociedade, tornando os indivíduos mais fortes e saudáveis. Os pensadores da educação brasileira do século XIX indicaram que esse método era o mais adequado para ser inserido nas escolas, pois se aproximava mais de um modelo biológico higienista e das ciências. A ginástica francesa objetivava a formação completa dos indivíduos, para prepará-los tanto para defender a pátria como para o trabalho.
3. 
Na década de 1980, a educação física brasileira passou por um movimento renovador que modificou drasticamente a formação dos professores, bem como a prática docente destes nas escolas de educação básica. Sobre as abordagens pedagógicas do movimento renovador da educação física, marque V para verdadeiro ou F para falso:
(   ) As abordagens pedagógicas do movimento renovador surgiram para fortalecer a didática que existia até então, voltada para o fortalecimento do corpo por meio do tecnicismo e da valorização do alto rendimento.
(   ) A abordagem desenvolvimentista indica que o movimento é o meio e o fim da educação física escolar, sendo que este deve ser trabalhado observando a etapa do desenvolvimento em que a criança está.
(  ) A abordagem sistêmica indica que a educação física escolar não está isolada de esferas superiores, ou seja, está subordinada ao projeto político pedagógico da escola e às legislações municipais, estaduais e federais.
(  ) A psicomotricidade surgiu em oposição aos movimentos tradicionais da educação física brasileira, sendo que essa abordagem defende que o foco de ensino deve ser totalmente direcionado para o desenvolvimento cognitivo.
Assinale a alternativa que indica a ordem correta:
Você acertou!
C. 
F — V — V — F.​​​​​​​
As abordagens pedagógicas do movimento renovador surgiram para se opor ao modelo didático adotado até então. O desenvolvimentismo é direcionado para crianças de 4 a 14 anos, de forma que as tarefas motoras devem ser compatíveis com a etapa do desenvolvimento motor que a criança se encontra. A abordagem sistêmica aponta que a educação física está inserida em um sistema hierárquico aberto, ou seja, sofre influência de muitas esferas, como a direção da escola, as secretarias municipais e estaduais de educação e até mesmo a própria sociedade. A psicomotricidade de fato surgiu em oposição aos modelos tradicionais, contudo, essa abordagem aponta que o ensino deve ser direcionado para o desenvolvimento integral dos estudantes, englobando aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais.
4. 
O papel do professor de educação física foi entendido de diferentes formas com o passar do tempo. Inicialmente, os médicos eram responsáveis pela educação física, durante o higienismo. Posteriormente, militares se responsabilizaram por ministrar as aulas com base no fortalecimento orgânico. Por fim, professores com formação acadêmica em educação física assumiram a disciplina no contexto escolar. Obviamente, a didática aplicada era distinta nos diferentes momentos. Sobre a didática da educação física, assinale a alternativa correta:
Resposta correta.
B. 
No ensino não diretivo, os estudantes ganharam espaço como agentes responsáveis por seu processo de aprendizagem.
No ensino diretivo, o professor adotava uma postura centralizadora e autoritária, de forma que os estudantes eram enxergados como receptores passivos do conteúdo. Já na didática não diretiva, se entende que o professor deve atuar como o mediador do conhecimento, um facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Ainda no ensino não diretivo, os estudantes são reconhecidos como fundamentais no seu processo de aprendizagem, de forma que suas experiências e ideias precisam ser valorizadas.
5. 
O movimento renovador da educação física brasileira surgiu em oposição às perspectivas biológicas higienista e positivista e ao método de ensino tradicional. Entretanto, entre as abordagens renovadoras, existe uma que retorna ao ponto de vista biológico e ao cuidado com a saúde, porém, utiliza métodos distintos e opostos aos tradicionais. Sobre a abordagem da saúde renovada, assinale a alternativa correta​​​​:
Você acertou!
B. 
A abordagem da saúde renovada indica que a educação física tem papel importante na conscientização quanto à manutenção de um estilo de vida saudável.
A abordagem da saúde renovada surge com a ideia de se utilizar a educação física como espaço de combate aos distúrbios orgânicos associados ao sedentarismo. Para isso, deve-se estabelecer uma relação saudável e prazerosa com a prática de exercícios na infância e na adolescência. Defende-se que o entendimento dos benefícios da manutenção dessas práticas em termos de ganhos de saúde será determinante para que esses indivíduos mantenham um estilo de vida ativo e saudável no decorrer da vida. Ministradas por professores de educação física, as aulas devem ser bastante variadas, pois, dessa forma, existe maior possibilidade de os estudantes se identificarem com algum tipo de prática.

Continue navegando