Buscar

ad1 Portugues

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD1 - 2023/1
Língua Portuguesa na Educação 1
Nome: Franco Maria Martins Lino 
Matrícula: 18116080162
Prezados alunos:
Esta é a sua primeira Avaliação a Distância de Língua Portuguesa na Educação 1. LEIA, COM ATENÇÃO, OS ITENS ABAIXO!
→ Esta AD1 é composta por questões discursivas que exigem respostas não muito extensas. Nos últimos semestres, temos observado que muitos alunos apresentam respostas muito extensas mesmo sem dominarem bem o tema das questões, o que torna nosso processo de avaliação cansativo e pouco producente. Para melhor entendermos como está o seu processo de construção dos saberes envolvidos em nossa disciplina, atente-se ao que se pede nas questões.
→ Não se esqueça de revisar seu texto, verificando se as ideias estão claras e bem apresentadas. Lembre-se que um texto acadêmico, como os solicitados nesta avaliação, deve estar pautado pela articulação entre os saberes construídos por você e os textos lidos ao longo do curso. 
→ Esta avaliação pode ser realizada em grupos de até 3 alunos. Cuidado com o plágio! Se for usar citações, use as normas adequadas para isso. Caso haja plágio em qualquer das respostas solicitadas, sua avaliação será completamente anulada, ou seja, sua nota será 0.
→ Envie sua avaliação em formato word (e semelhantes). Não faça o envio em PDF. Arquivos enviados em PDF serão desconsiderados, ou seja, sua nota será 0.
Bom trabalho!
	QUESTÃO 1: 3,0 pontos (1,5 cada)
Com base em sua leitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para os anos iniciais do ensino fundamental, explique:
a) o que significa a organização metodológica “uso – reflexão – uso”;
b) por que, dentro dessa organização metodológica, o texto deve ser a unidade básica de ensino.
Analisando o sumario, pude perceber que, a construção é toda trabalhada para atender a Língua Portuguesa, leitura, produção de escrita e jogos e brincadeiras.
   Trabalhar com a leitura é muito importante, para desenvolvimento da escrita do aluno. De acordo com PCNs de língua portuguesa “ a escola tem a responsabilidade de garantir a todos seus alunos ao acesso aos saberes linguísticos, necessário o exercício para da cidadania direito inalienável de todos” (1997, pág. 15). A necessidade que a cidadania nos cobra, saber usar a língua portuguesa adequadamente é importante, e ensinando trabalhando isso dentro de sala e fundamental para os alunos, saber ler, compreender, regras da gramaticas, para desenvolvimento da escrita e fala também. 
O sumario traz proposta fundamentais para crianças de além de aprender ler, vai ter conhecimentos e também vai aprender brincando como enigma de palavras estimulando o aluno a querer aprender. O livro didático tem muitas aulas elaboradas de grande aprendizagem para passar os alunos. 
	QUESTÃO 2: 2,0 pontos 
Com base no material da semana 3, explique como o conceito de “educação linguística” se relaciona à proposta dos PCN apresentada por você na questão anterior.
A linguagem é importante para nosso dia a dia, textos para incentivar os alunos são de grande importância para que aluno se sinta à vontade de se expressar.  A língua tem o poder, e com isso o aluno tem que saber usar ela, os sentidos das palavras dificulta muito, pois tem crianças que não sabem usa-las. 
“Expandir o uso da linguagem em instâncias privadas e utilizá-la com eficácia em instâncias públicas, sabendo assumir a palavra e produzir textos — tanto orais como escritos — coerentes, coesos, adequados a seus destinatários, aos objetivos a que se propõem e aos assuntos tratados”. A linguagem, exige muito, por isso se não ao ver pratica e incentivos, os alunos se sente desmotivados e que acontece muito, por falta de diálogo com do aluno com o professor, tende de ter dificuldades. Aula 3 mostra que a importância saber o poder que a língua tem. 
A maneira que é trabalhada nas salas de aula, explorar que o aluno escreve e com isso passar para o aluno de forma fácil, para que ele entenda e tenha o ótimo desenvolvimento, ensinar para ele as normas gramaticas, com textos ilustrativos. ”Compreender os textos orais e escritos com os quais se defrontam em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e inferindo as intenções de quem os produz”. Fazer atividades diferentes, mas sem sair do contexto.
Elaborar aulas onde os alunos possam refletir com as atividades, e deixarem curiosos para saber mais, o ambiente ajudar também, o pátio por exemplo.  Colocar cada um para ler, uma poesia entre outros. Atividades o que que eles aprenderam com a poesia. “Valorizar leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura e possibilidade de fruição estética, sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos”.  Estímulo, com literaturas brasileiras e poemas famosos.  
	QUESTÃO 3: 3,0 pontos 
Com base no material da semana 4, explique o que é o preconceito linguístico e como ele se relaciona ao tema do “fracasso escolar” apresentado na introdução dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para os anos iniciais.
Desde inicio da década de 80, o ensino da língua portuguesa nas escolas, está tendo discursão acerca da necessidade de melhorar a qualidade da educação no País.
No ensino fundamental, por exemplo, foi eixo de discursão no que se refere ao fracasso escolar, principalmente em ler e escrever. Os índices de alunos reprovados nas series iniciais, estão diretamente relacionados à dificuldade que escola tem em ensinar ler e escrever. Esse fracasso escolar existente, mostra que o ensino da língua portuguesa necessitam  de uma reestruturação, onde o objetivo e encontrar formas de garantir de fato, aprendizagem da escrita e da leitura.
Na alfabetização escolar, ao longo dos anos ocorreram transformações pioneiras, em praticas de ensino tem como de ponto de partida quanto de chegada o uso da linguagem. Praticas, quem pretendem estimular o aluno o uso da fala e da escrita é a expressão  e também a comunicação por meio de textos, tendo como objetivo levarem os alunos a compreender e utiliza-lo corretamente o uso da linguagem.
O domínio da língua está relacionado com a possibilidade plena de participação social, pois é por meio da linguagem que o ser humano se comunica, tem informações, expressa e defende um ponto de vista, produz conhecimento, partilha ou constrói visões de mundo. Assim, tendo um projeto educativo comprometido na democracia social e cultural atribui à escola a função de garantir a todos os alunos o acesso aos saberes linguísticos necessários para que saiba exercer sua plena cidadania.
Durante o período em que aluno cursa o ensino fundamental, é importante que ele se torne capaz de interpretar diferentes textos que circulam socialmente, de assumir a palavra e, como cidadão, de produzir textos nas mais variadas circunstâncias.
Produzir o uso da linguagem significa produzir discurso, no qual essa discursão não acontece no vazio, ao contrario, todo discurso se relaciona, de alguma forma, com que já foram produzidas. Nesse sentido, os textos, como resultante da atividade discursiva, estão em constante e contínua relação uns com os outros, essa relação de um texto sobre os outros textos são chamados de intertextualidade.
Portanto, o professor de língua portuguesa, deve ter como foco principal em suas aulas, o uso de texto, com variantes linguísticos, trabalhar em sala de aula com temas transversais, para que os alunos possam desenvolvem sua capacidade de compreender textos orais escritos, de assumir a palavra e produzir textos, em situações da participação social.
	QUESTÃO 4: 2,0 pontos 
Com base nas respostas anteriores, traga um exemplo de aula de Língua Portuguesa vivenciada por você nos tempos de escola e analise-a. Para isso, explique como foi essa aula e diga se e em que medida essa aula estava adequada ao que propõem os PCN, ao conceito de educação linguística e à luta contra o preconceito linguístico.
me lembro que tinha uma professora da biblioteca onde ela adorava fazer roda paraleitura, e a forma que ela trabalhava nos incentivava ó abito da leitura. Não só era histórias, era poemas e rimas! 
Desde primórdios da humanidade, o ato de contar historia está presente em todas as culturas. No espaço educacional deve ser realizadas durante todo anos, a prática de contar historia, principalmente para a educação infantil e as series iniciais do ensino fundamental, afinal toda criança gosta de ouvir historias. Uma leitura em voz alta, desperta no aluno a curiosidade, a atenção, a pratica de leituras estimula também a vontade de ser um bom leitor.
A forma que professora usava era dinâmico e fazia o uso de diferentes estratégias para contar as historia, fazer poesias e rimas, pois estes recursos foram fundamentais para que a turma desenvolvesse o prazer e o interesse pelo mundo da leitura

Continue navegando