Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação - Unidade III 20231 - Manejo e Conservação da Fauna e da Flora

User badge image
Welton

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A conservação de recursos naturais renováveis pode ser feita de duas formas diferentes: in situ, quando a conservação ocorre nas áreas naturais de ocorrência dos seres vivos – e ex situ, quando o ser vivo é retirado do ambiente natural para ser preservado.
Das opções a seguir, qual é a única estratégia de conservação in situ?
a. Bancos de Germoplasma.
b. Culturas de Tecidos.
c. Unidades de Conservação.
d. Jardins Botânicos.
e. Jardins Zoológicos.

A Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, institui o Sistema Nacional de Unidades de conservação da natureza, em seu artigo 2º define como uso indireto, direto e sustentável, respectivamente:
a. Uso indireto: aquele que não envolve consumo, coleta, dano ou destruição dos recursos naturais; uso direto: aquele que envolve coleta e uso, comercial ou não, dos recursos naturais; uso sustentável: exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável.
b. Uso indireto: aquele que envolve consumo, coleta, dano ou destruição dos recursos naturais; uso direto: aquele que não envolve coleta e uso, comercial ou não, dos recursos naturais; uso sustentável: exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável.
c. Uso indireto: aquele que não envolve consumo, coleta, dano ou destruição dos recursos naturais; uso direto: aquele que envolve coleta e uso, comercial ou não, dos recursos naturais; uso sustentável: exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável.
d. Uso indireto: aquele que envolve consumo, coleta, dano ou destruição dos recursos naturais; uso direto: aquele que envolve coleta e uso, comercial ou não, dos recursos naturais; uso sustentável: exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável.
e. Uso indireto: aquele que envolve consumo, coleta, dano ou destruição dos recursos naturais; uso direto: aquele que não envolve coleta e uso, comercial ou não, dos recursos naturais; uso sustentável: exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável.

A primeira unidade de conservação federal do Brasil foi criada no ano de 1937. A categoria de manejo escolhida mantém-se em vigor ainda hoje segundo a lei 9.985/2000, com o objetivo básico de preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. Essa categoria de manejo é denominada
A) Estação Ecológica.
B) Reserva Biológica.
C) Área de Proteção Ambiental.
D) Parque Nacional.
E) Reserva Particular do Patrimônio Natural.

As Unidades de Conservação são espaços territoriais, incluindo seus recursos ambientais, com características naturais relevantes, que têm a função de assegurar a representatividade de amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas do território nacional e das águas jurisdicionais, preservando o patrimônio ecológico existente.
Acerca das Unidades de Conservação, julgue os itens a seguir:
I. As Unidades de Conservação podem ser de Proteção Integral ou de Uso Sustentável.
II. As Unidades de Proteção Integral têm como objetivo a preservação da natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais.
III. Unidades de Uso Sustentável, como o nome sugere, permitem o uso sustentável dos recursos conciliando a presença humana nas áreas protegidas.
IV. São exemplos de Unidade de Proteção Integral: Reserva Biológica e Parque Nacional.
V. As Áreas de Proteção Ambiental (APAs) tem como um dos objetivos assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.
a. Apenas I, II, III e V.
b. Apenas I, II e III.
c. Apenas I, III, IV e V.
d. Apenas II e V.
e. Todos os itens.

As Unidades de Proteção Integral são compostas por categorias de unidade de conservação, conforme dispõe o artigo 8º da Lei nº 9.985/2000.
Assinale a alternativa que contenha uma dessas unidades de conservação.
a. Reserva Ecológica.
b. Monumento natural.
c. Estação Biológica.
d. Refúgio da Vida Campestre.
e. Floresta Nacional.

Assinale a alternativa incorreta com relação à área de proteção ambiental (APA) no Brasil.
a. Tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.
b. Pode ser estabelecida pela União, Estados ou Municípios, sendo necessária a desapropriação das terras.
c. Pode ser estabelecida em área de domínio público e/ou privado.
d. As áreas federais são administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
e. O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) é o conjunto de unidades de conservação (UC) federais, estaduais e municipais.

Durante a Convenção sobre Diversidade Biológica foram definidos três grandes objetivos: conservação da diversidade biológica, uso sustentável dos seus componentes e repartição dos benefícios derivados do uso dos recursos genéticos.
Para se atingirem as metas, pode-se trabalhar com três formas de conservação, que são complementares e que formam a base estratégica para se alcançar os objetivos. As formas de conservação são:
a. In situ, biomas e hotspot.
b. In situ, on farm e ex situ.
c. In situ, on farm e hotspot.
d. Hotspot, on farm e ex situ.
e. In situ, hotspot e ex situ.

No cenário nacional e internacional, as questões ambientais se tornam cada vez mais relevantes e preocupantes. Medidas governamentais são tomadas a todo o tempo visando ao manejo sustentável e à conservação dos recursos naturais.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
a. As Áreas de Proteção Ambiental (APA) têm exclusivamente a função ambiental de preservar os recursos hídricos e a biodiversidade.
b. A Convenção sobre a Diversidade Biológica propõe eliminar globalmente a produção e o uso de algumas das substâncias tóxicas produzidas pelo homem.
c. O Brasil não possui nenhuma Unidade de Conservação na categoria Reserva de Fauna.
d. As RPPN são áreas protegidas, administradas em conjunto pelo poder público e por particulares interessados na conservação ambiental.
e. Toda Unidade de Conservação pode gerar receita com atividades turísticas.

No município de São Paulo, em uma região vizinha a cinco cidades em expansão e próxima à rodovia Raposo Tavares, existe uma grande área de remanescentes originais da Mata Atlântica. Essa região foi recentemente (2012) protegida por lei, com a criação de uma área de preservação ambiental, o Parque Tizo.
Dentre os objetivos das políticas de preservação ambiental, indique qual deles pode ser atendido com a criação do Parque Tizo.
a. Preservar a comunidade local.
b. Diminuir as causas do efeito estufa.
c. Diminuir a contaminação ambiental.
d. Preservar a biodiversidade da região.
e. Diminuir os efeitos do aquecimento global.

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) foi instituído por meio da Lei no 9.985, de 18 de julho de 2000, apresentando, em seu capítulo III, as categorias de Unidades de Conservação brasileiras.
Uma das categorias tem como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.
• É de posse e domínio públicos, sendo que as áreas particulares incluídas em seus limites serão desapropriadas, de acordo com o que dispõe a lei.
• É proibida a visitação pública, exceto aquela com objetivo educacional, de acordo com regulamento específico.
• A pesquisa científica depende de autorização prévia do órgão responsável pela administração da unidade e está sujeita às condições e restrições por ele estabelecidas, bem como àquelas previstas em regulamento.
a. Parque Nacional.
b. Reserva Biológica.
c. Monumento Natural.
d. Refúgio da Vida Silvestre.
e. Estação Ecológica.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

A conservação de recursos naturais renováveis pode ser feita de duas formas diferentes: in situ, quando a conservação ocorre nas áreas naturais de ocorrência dos seres vivos – e ex situ, quando o ser vivo é retirado do ambiente natural para ser preservado.
Das opções a seguir, qual é a única estratégia de conservação in situ?
a. Bancos de Germoplasma.
b. Culturas de Tecidos.
c. Unidades de Conservação.
d. Jardins Botânicos.
e. Jardins Zoológicos.

A Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, institui o Sistema Nacional de Unidades de conservação da natureza, em seu artigo 2º define como uso indireto, direto e sustentável, respectivamente:
a. Uso indireto: aquele que não envolve consumo, coleta, dano ou destruição dos recursos naturais; uso direto: aquele que envolve coleta e uso, comercial ou não, dos recursos naturais; uso sustentável: exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável.
b. Uso indireto: aquele que envolve consumo, coleta, dano ou destruição dos recursos naturais; uso direto: aquele que não envolve coleta e uso, comercial ou não, dos recursos naturais; uso sustentável: exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável.
c. Uso indireto: aquele que não envolve consumo, coleta, dano ou destruição dos recursos naturais; uso direto: aquele que envolve coleta e uso, comercial ou não, dos recursos naturais; uso sustentável: exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável.
d. Uso indireto: aquele que envolve consumo, coleta, dano ou destruição dos recursos naturais; uso direto: aquele que envolve coleta e uso, comercial ou não, dos recursos naturais; uso sustentável: exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável.
e. Uso indireto: aquele que envolve consumo, coleta, dano ou destruição dos recursos naturais; uso direto: aquele que não envolve coleta e uso, comercial ou não, dos recursos naturais; uso sustentável: exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável.

A primeira unidade de conservação federal do Brasil foi criada no ano de 1937. A categoria de manejo escolhida mantém-se em vigor ainda hoje segundo a lei 9.985/2000, com o objetivo básico de preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. Essa categoria de manejo é denominada
A) Estação Ecológica.
B) Reserva Biológica.
C) Área de Proteção Ambiental.
D) Parque Nacional.
E) Reserva Particular do Patrimônio Natural.

As Unidades de Conservação são espaços territoriais, incluindo seus recursos ambientais, com características naturais relevantes, que têm a função de assegurar a representatividade de amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas do território nacional e das águas jurisdicionais, preservando o patrimônio ecológico existente.
Acerca das Unidades de Conservação, julgue os itens a seguir:
I. As Unidades de Conservação podem ser de Proteção Integral ou de Uso Sustentável.
II. As Unidades de Proteção Integral têm como objetivo a preservação da natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais.
III. Unidades de Uso Sustentável, como o nome sugere, permitem o uso sustentável dos recursos conciliando a presença humana nas áreas protegidas.
IV. São exemplos de Unidade de Proteção Integral: Reserva Biológica e Parque Nacional.
V. As Áreas de Proteção Ambiental (APAs) tem como um dos objetivos assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.
a. Apenas I, II, III e V.
b. Apenas I, II e III.
c. Apenas I, III, IV e V.
d. Apenas II e V.
e. Todos os itens.

As Unidades de Proteção Integral são compostas por categorias de unidade de conservação, conforme dispõe o artigo 8º da Lei nº 9.985/2000.
Assinale a alternativa que contenha uma dessas unidades de conservação.
a. Reserva Ecológica.
b. Monumento natural.
c. Estação Biológica.
d. Refúgio da Vida Campestre.
e. Floresta Nacional.

Assinale a alternativa incorreta com relação à área de proteção ambiental (APA) no Brasil.
a. Tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.
b. Pode ser estabelecida pela União, Estados ou Municípios, sendo necessária a desapropriação das terras.
c. Pode ser estabelecida em área de domínio público e/ou privado.
d. As áreas federais são administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
e. O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) é o conjunto de unidades de conservação (UC) federais, estaduais e municipais.

Durante a Convenção sobre Diversidade Biológica foram definidos três grandes objetivos: conservação da diversidade biológica, uso sustentável dos seus componentes e repartição dos benefícios derivados do uso dos recursos genéticos.
Para se atingirem as metas, pode-se trabalhar com três formas de conservação, que são complementares e que formam a base estratégica para se alcançar os objetivos. As formas de conservação são:
a. In situ, biomas e hotspot.
b. In situ, on farm e ex situ.
c. In situ, on farm e hotspot.
d. Hotspot, on farm e ex situ.
e. In situ, hotspot e ex situ.

No cenário nacional e internacional, as questões ambientais se tornam cada vez mais relevantes e preocupantes. Medidas governamentais são tomadas a todo o tempo visando ao manejo sustentável e à conservação dos recursos naturais.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
a. As Áreas de Proteção Ambiental (APA) têm exclusivamente a função ambiental de preservar os recursos hídricos e a biodiversidade.
b. A Convenção sobre a Diversidade Biológica propõe eliminar globalmente a produção e o uso de algumas das substâncias tóxicas produzidas pelo homem.
c. O Brasil não possui nenhuma Unidade de Conservação na categoria Reserva de Fauna.
d. As RPPN são áreas protegidas, administradas em conjunto pelo poder público e por particulares interessados na conservação ambiental.
e. Toda Unidade de Conservação pode gerar receita com atividades turísticas.

No município de São Paulo, em uma região vizinha a cinco cidades em expansão e próxima à rodovia Raposo Tavares, existe uma grande área de remanescentes originais da Mata Atlântica. Essa região foi recentemente (2012) protegida por lei, com a criação de uma área de preservação ambiental, o Parque Tizo.
Dentre os objetivos das políticas de preservação ambiental, indique qual deles pode ser atendido com a criação do Parque Tizo.
a. Preservar a comunidade local.
b. Diminuir as causas do efeito estufa.
c. Diminuir a contaminação ambiental.
d. Preservar a biodiversidade da região.
e. Diminuir os efeitos do aquecimento global.

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) foi instituído por meio da Lei no 9.985, de 18 de julho de 2000, apresentando, em seu capítulo III, as categorias de Unidades de Conservação brasileiras.
Uma das categorias tem como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.
• É de posse e domínio públicos, sendo que as áreas particulares incluídas em seus limites serão desapropriadas, de acordo com o que dispõe a lei.
• É proibida a visitação pública, exceto aquela com objetivo educacional, de acordo com regulamento específico.
• A pesquisa científica depende de autorização prévia do órgão responsável pela administração da unidade e está sujeita às condições e restrições por ele estabelecidas, bem como àquelas previstas em regulamento.
a. Parque Nacional.
b. Reserva Biológica.
c. Monumento Natural.
d. Refúgio da Vida Silvestre.
e. Estação Ecológica.

Prévia do material em texto

Deixe seu Like, muito obrigado!!! 
2023/1 - Manejo e Conservação da 
Fauna e da Flora 
1. Página inicial 
2. Minhas disciplinas 
3. 2023/1 - Manejo e Conservação da Fauna e da Flora 
4. UNIDADE III 
5. Avaliação - Unidade III 
Questão 1 
Completo 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
A conservação de recursos naturais renováveis pode ser feita de duas formas 
diferentes: in situ, quando a conservação ocorre nas áreas naturais de ocorrência 
dos seres vivos – e ex situ, quando o ser vivo é retirado do ambiente natural para 
ser preservado. Das opções a seguir, qual é a única estratégia de conservação in 
situ? 
a. 
Bancos de Germoplasma. 
b. 
Culturas de Tecidos. 
c. 
Unidades de Conservação. 
d. 
Jardins Botânicos. 
e. 
Jardins Zoológicos. 
Feedback 
A resposta correta é: Unidades de Conservação. 
Questão 2 
Completo 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
A Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, institui o Sistema Nacional de Unidades de 
conservação da natureza, em seu artigo 2º define como uso indireto, direto e 
sustentável, respectivamente: 
a. 
Uso indireto: aquele que não envolve consumo, coleta, dano ou destruição dos 
recursos naturais; uso direto: aquele que envolve coleta e uso, comercial ou não, 
dos recursos naturais; uso sustentável: exploração do ambiente de maneira a 
garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis, mantendo a 
biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e 
economicamente viável. 
b. 
Uso indireto: aquele que envolve consumo, coleta, dano ou destruição dos 
recursos naturais; uso direto: aquele que não envolve coleta e uso, comercial ou 
não, dos recursos naturais; uso sustentável: exploração do ambiente de maneira a 
garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos 
ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma 
socialmente justa e economicamente viável. 
c. 
Uso indireto: aquele que não envolve consumo, coleta, dano ou destruição dos 
recursos naturais; uso direto: aquele que envolve coleta e uso, comercial ou não, 
dos recursos naturais; uso sustentável: exploração do ambiente de maneira a 
garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos 
ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma 
socialmente justa e economicamente viável. 
d. 
Uso indireto: aquele que envolve consumo, coleta, dano ou destruição dos 
recursos naturais; uso direto: aquele que envolve coleta e uso, comercial ou não, 
dos recursos naturais; uso sustentável: exploração do ambiente de maneira a 
garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis, mantendo a 
biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e 
economicamente viável. 
e. 
Uso indireto: aquele que envolve consumo, coleta, dano ou destruição dos 
recursos naturais; uso direto: aquele que não envolve coleta e uso, comercial ou 
não, dos recursos naturais; uso sustentável: exploração do ambiente de maneira a 
garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos 
ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma 
socialmente justa e economicamente viável. 
Feedback 
A resposta correta é: Uso indireto: aquele que não envolve consumo, coleta, dano 
ou destruição dos recursos naturais; uso direto: aquele que envolve coleta e uso, 
comercial ou não, dos recursos naturais; uso sustentável: exploração do ambiente 
de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos 
processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos 
ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável. 
Questão 3 
Completo 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
A primeira unidade de conservação federal do Brasil foi criada no ano de 1937. A 
categoria de manejo escolhida mantém-se em vigor ainda hoje segundo a lei 
9.985/2000, com o objetivo básico de preservação de ecossistemas naturais de 
grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de 
pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e 
interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo 
ecológico. Essa categoria de manejo é denominada: 
a. 
Reserva Biológica. 
b. 
Reserva Particular do Patrimônio Natural. 
c. 
Estação Ecológica. 
d. 
Parque Nacional. 
e. 
Área de Proteção Ambiental. 
Feedback 
A resposta correta é: Parque Nacional. 
Questão 4 
Completo 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
As Unidades de Conservação são espaços territoriais, incluindo seus recursos 
ambientais, com características naturais relevantes, que têm a função de 
assegurar a representatividade de amostras significativas e ecologicamente viáveis 
das diferentes populações, habitats e ecossistemas do território nacional e das 
águas jurisdicionais, preservando o patrimônio ecológico existente. 
Acerca das Unidades de Conservação, julgue os itens a seguir: 
I. As Unidades de Conservação podem ser de Proteção Integral ou de Uso 
Sustentável. 
II. As Unidades de Proteção Integral têm como objetivo a preservação da natureza, 
sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais. 
III. Unidades de Uso Sustentável, como o nome sugere, permitem o uso 
sustentável dos recursos conciliando a presença humana nas áreas protegidas. 
IV. São exemplos de Unidade de Proteção Integral: Reserva Biológica e Parque 
Nacional. 
V. As Áreas de Proteção Ambiental (APAs) tem como um dos objetivos assegurar 
a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. 
Estão CORRETOS: 
a. 
Apenas I, II, III e V. 
b. 
Apenas I, II e III. 
c. 
Apenas I, III, IV e V. 
d. 
Apenas II e V. 
e. 
Todos os itens. 
Feedback 
A resposta correta é: Todos os itens. 
Questão 5 
Completo 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
As Unidades de Proteção Integral são compostas por categorias de unidade de 
conservação, conforme dispõe o artigo 8º da Lei nº 9.985/2000. Assinale a 
alternativa que contenha uma dessas unidades de conservação. 
a. 
Reserva Ecológica. 
b. 
Monumento natural. 
c. 
Estação Biológica. 
d. 
Refúgio da Vida Campestre. 
e. 
Floresta Nacional. 
Feedback 
A resposta correta é: Monumento natural. 
Questão 6 
Completo 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
Assinale a alternativa incorreta com relação à área de proteção ambiental (APA) 
no Brasil. 
a. 
Tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o 
processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos 
naturais. 
b. 
Pode ser estabelecida pela União, Estados ou Municípios, sendo necessária a 
desapropriação das terras. 
c. 
Pode ser estabelecida em área de domínio público e/ou privado. 
d. 
As áreas federais são administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação 
da Biodiversidade (ICMBio). 
e. 
O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) é o conjunto de 
unidades de conservação (UC) federais, estaduais e municipais. 
Feedback 
A resposta correta é: Pode ser estabelecida pela União, Estados ou Municípios, 
sendo necessária a desapropriação das terras. 
Questão 7 
Completo 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
Durante a Convenção sobre Diversidade Biológica foram definidos três grandes 
objetivos: conservação da diversidade biológica, uso sustentável dos seus 
componentes e repartição dos benefícios derivados do uso dos recursos 
genéticos. Para se atingirem as metas, pode-se trabalhar com três formas de 
conservação, que são complementares e que formam a base estratégica para se 
alcançar os objetivos. As formas de conservação são: 
a. 
In situ, biomas e hotspot. 
b. 
In situ, on farm e ex situ. 
c. 
In situ, on farm e hotspot. 
d. 
Hotspot, on farm e ex situ. 
e. 
In situ, hotspot e ex situ. 
Feedback 
A resposta correta é: In situ, on farm e ex situ. 
Questão 8 
Completo 
Atingiu 0,05de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
No cenário nacional e internacional, as questões ambientais se tornam cada vez 
mais relevantes e preocupantes. Medidas governamentais são tomadas a todo o 
tempo visando ao manejo sustentável e à conservação dos recursos naturais. A 
pauta sobre este tema torna-se cada vez mais extensa, com discussões sobre 
novas políticas públicas, elaboração de leis ambientais específicas, criação de 
unidades de conservação, assinaturas de acordos de convenções e tratados 
internacionais, determinação de programas ambientais, ações de fiscalização etc. 
A esse respeito, assinale a afirmativa correta. 
a. 
As Áreas de Proteção Ambiental (APA) têm exclusivamente a função ambiental de 
preservar os recursos hídricos e a biodiversidade. 
b. 
A Convenção sobre a Diversidade Biológica propõe eliminar globalmente a 
produção e o uso de algumas das substâncias tóxicas produzidas pelo homem. 
c. 
O Brasil não possui nenhuma Unidade de Conservação na categoria Reserva de 
Fauna. 
d. 
As RPPN são áreas protegidas, administradas em conjunto pelo poder público e 
por particulares interessados na conservação ambiental. 
e. 
Toda Unidade de Conservação pode gerar receita com atividades turísticas. 
Feedback 
A resposta correta é: O Brasil não possui nenhuma Unidade de Conservação na 
categoria Reserva de Fauna. 
Questão 9 
Completo 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
No município de São Paulo, em uma região vizinha a cinco cidades em expansão 
e próxima à rodovia Raposo Tavares, existe uma grande área de remanescentes 
originais da Mata Atlântica. Essa região foi recentemente (2012) protegida por lei, 
com a criação de uma área de preservação ambiental, o Parque Tizo. O parque 
abriga espécies ameaçadas de extinção, como a araponga, o pica-pau rei e muitas 
espécies de plantas. Dentre os objetivos das políticas de preservação ambiental, 
indique qual deles pode ser atendido com a criação do Parque Tizo. 
a. 
Preservar a comunidade local. 
b. 
Diminuir as causas do efeito estufa. 
c. 
Diminuir a contaminação ambiental. 
d. 
Preservar a biodiversidade da região. 
e. 
Diminuir os efeitos do aquecimento global. 
Feedback 
A resposta correta é: Preservar a biodiversidade da região. 
Questão 10 
Completo 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) foi instituído por meio 
da Lei no 9.985, de 18 de julho de 2000, apresentando, em seu capítulo III, as 
categorias de Unidades de Conservação brasileiras. Uma das categorias tem 
como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais 
existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações 
ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas 
alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o 
equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais. 
Analise as informações a seguir sobre essa categoria. 
• É de posse e domínio públicos, sendo que as áreas particulares incluídas em 
seus limites serão desapropriadas, de acordo com o que dispõe a lei. 
• É proibida a visitação pública, exceto aquela com objetivo educacional, de acordo 
com regulamento específico. 
• A pesquisa científica depende de autorização prévia do órgão responsável pela 
administração da unidade e está sujeita às condições e restrições por ele 
estabelecidas, bem como àquelas previstas em regulamento. 
De acordo com o SNUC, que categoria de Unidade de Conservação é definida 
pelo conjunto das informações acima listadas? 
a. 
Parque Nacional. 
b. 
Reserva Biológica. 
c. 
Monumento Natural. 
d. 
Refúgio da Vida Silvestre. 
e. 
Estação Ecológica. 
Feedback 
A resposta correta é: Estação Ecológica.

Mais conteúdos dessa disciplina