Buscar

SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Um dos grandes desafios de qualquer escola está no PPP ¿ projeto político pedagógico ¿ em realizar de forma coletiva e implementá-lo. O Supervisor Escolar, na elaboração do Projeto Pedagógico, deve:
Articular as participações individuais e sociais, entre a escola e a realidade circundante, entre pessoas e o conhecimento.
2. De acordo com Freire, a ação pedagógica, em qualquer instância, apresenta três dimensões. Essas dimensões também estão apresentadas à supervisão. (FREITAS, A. L. de S. Pedagogia da conscientização: um legado de Paulo Freire à formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011.),
Quais são estas dimensões descritas por Freire?
Dimensões epistemológica, política e estética
3. A supervisão escolar é, normalmente, apresentada por meio de problemas, mas é fundamental que ela seja capaz de desenhar e propor soluções. O Supervisor Escolar, para realizar um diagnóstico, deve prioritariamente:
 Ouvir todos os segmentos da escola para definir suas necessidades.
4. (Japeri - RJ / 2013 - adaptada) Em seu artigo I, a lei prevê que a orientação educacional se destina a assistir ao educando, individualmente ou em grupo, no âmbito das escolas e sistemas escolares de nível médio e primário visando ao desenvolvimento integral e harmonioso de sua personalidade, ordenando e integrando os elementos que exercem influência em sua formação e preparando-o para o exercício das opções básicas.
Neste sentido, o exercício da profissão de orientador educacional está fundamentado pela: 	 
Lei nº 5564, de 21 de dezembro de 1968
5. Segundo Grinspun, o desenvolvimento da Orientação Educacional no Brasil pode se caracterizar por um processo histórico. E subdividido em: Período Implementador (1920-1941); Período Institucional (1942-1960); Período Transformador (1961-1970); Período Disciplinador (1971-1980); Período Questionador (década de 1980); Período Orientador (a partir de 1990) GRINSPUN, M. P. S. Z. (Org.). A prática dos orientadores educacionais. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
Considerando a história da Orientação Educacional no Brasil, podemos afirmar que o Período Transformador se caracteriza
	 
Pela exigência de profissionalização dos profissionais que atuam nessa área.
6. (Mangaratiba - RJ / 2015 - adaptada) No cotidiano, as principais atividades do Orientador educacional estão relacionadas à mediação de conflitos nas relações. O orientador educacional, no dia-a-dia de uma instituição escolar, portanto, desenvolverá:
 Ligar e interligar pessoas ampliando os ambientes de aprendizagem.
7. Leia o texto:
Na perspectiva da construção de uma educação de qualidade, da consolidação da política educacional e da construção de uma cultura escolar que conhece, reconhece, valoriza e respeita a diversidade étnico-racial, as Equipes Multidisciplinares têm como prerrogativa articular os segmentos profissionais da educação, instâncias colegiadas e comunidade escolar.
Disponível em https://www.nre.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1036. Acesso em 19 nov 2021.
Sobre a atuação de uma equipe pedagógica multidisciplinar, selecione o que considera importante e marque o correto:
 	 
a equipe pedagógica vai coordenar e auxiliar a instituição escolar a desempenhar melhor o seu processo de ensino-aprendizagem.
 
8. Nos anos 80/90, aparece com força a função de coordenador pedagógico nas escolas públicas e privadas de nosso país. O intuito dessa função era permitir que um único profissional acompanhasse o processo pedagógico das escolas e auxiliasse os alunos em seu desempenho escolar. Essa função poderia ser exercida por professores com experiências em sala de aula e não apenas por especialistas em educação.
Marque a alternativa que traz a lógica da discussão nesse período que facilitou a denominação dessa função nas escolas:
A globalização e a discussão entre profissionais generalistas e especialistas na divisão social do trabalho.
9. Leia o texto, a seguir.
O Estágio Curricular Supervisionado, indispensável na formação de docentes nos cursos de licenciatura é um processo de aprendizagem necessário a um profissional que deseja realmente estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira e deve acontecer durante todo o curso de formação acadêmica, no qual os estudantes são incentivados a conhecerem espaços educativos entrando em contato com a realidade sociocultural da população e da instituição
Disponível em https://revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol7_n1_2013/3_a_importancia_da_pratica_estagio.pdf. Acesso em 23 nov 2021.
Considerando todo o contexto do Estágio Supervisionado, um dos importantes papéis do estágio e destes professores em formação é:
Dialogar com as suas observações do território.
10. Leia o texto abaixo:
É certo que eu era ingênua ao imaginar, durante o ensino médio, que recebia orientação espiritual e intelectual da parte de escritores, pensadores e acadêmicos no contexto universitário. Encontrar uma tal coisa seria o mesmo que descobrir um tesouro precioso. Aprendi, junto com os outros alunos, a me dar por contente que se encontrasse um professor interessante capaz de falar de maneira envolvente. A maioria dos meus professores não estavam nem um pouco interessados em nos esclarecer. Mais que qualquer outra coisa, pareciam fascinados pelo exercício do poder da autoridade dentro do seu reininho - a sala de aula.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo Martins Fontes, 2013.
Podemos dizer que o texto acima trata:
Dos limites presentes numa educação que não dialoga com o campo.

Continue navegando