Buscar

atividades cultura afro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. A abordagem de temas diversos, por meio das atividades culturais, cria possibilidades de debates e conversas e práticas inovadoras, facilitando o diálogo entre alunos, professores e toda a comunidade. Partindo dessa reflexão, assinale a alternativa que vem ao encontro dessa afirmação. 
Com esse trabalho, o aluno terá a aquisição de vários conhecimentos, porém, não será ampliado para a diversidade cultural da comunidade e, por isso, tornar-se-á um cidadão mais crítico e criativo.
A importância das atividades culturais na escola vai mais além. Essa atividade vai ajudar e permitir aos alunos desenvolver valores religiosos e artísticos, bem como saber se expressar melhor e recuperar os valores humanos.
A criação de atividades culturais de várias formas é possível e pode resgatar a cultura, fazendo trabalhos variados, menos com sucata, pois desqualifica a criação.
Essa é uma iniciativa importante que a escola deve ter, pois visa a complementar a formação do aluno, tendo em vista que um estudante não é feito apenas de matérias como Matemática, Química, Geografia e História. Todas as matérias são importantes, mas é preciso aprender a cultura – por isso a importância das atividades culturais. (Alternativa correta)
2. Considere o trecho a seguir: "A língua de que usam, toda pela costa, é uma [...] Carece de três letras, convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não tem Fé, nem Lei, nem Rei: e desta maneira vivem desordenadamente." Qual alternativa melhor explicita o simbolismo empregado nessa obra?                  
O autor era um linguista e a sua contribuição foi de suma importância para a valorização da cultura tupi dos povos indígenas, auxiliando os portugueses na conquista do território e posterior expulsão dos holandeses.
Ao afirmar que os indígenas não tinham essas letras no seu vocabulário, fica evidente a visão que os portugueses construíram sobre a organização social da população nativa, possibilitando o reconhecimento deles como iguais.
Esse pensamento insere os portugueses na lógica da expansão ultramarina europeia e na percepção dos nativos como grupos humanos que deveriam ser convertidos para a glória da Santa Igreja durante a Reconquista.
Ao afirmar que os indígenas não tinham essas letras no seu vocabulário, fica evidente a visão que os portugueses construíram sobre a organização social da população nativa, impossibilitando o reconhecimento deles como iguais. (Alternativa correta)
3. O conceito de perspectivismo em relação aos ameríndios dignifica a cosmovisão e a cosmologia da heterogeneidade humana e não humana. Desse modo, participam do perspectivismo todos os seres, entidades e espíritos que compõem uma cosmologia. Nesse sentido, o modo de ver da onça é tão dignificado quanto o modo de ver de um humano. A partir desses modos de conceber o mundo, é correto afirmar sobre a cosmopolítica:   
A cosmopolítica propõe uma política universal indígena.
A cosmopolítica é a ausência de política.
A cosmopolítica relaciona a cosmovisão com a política. (Alternativa correta)
A cosmopolítica é relativista em relação à política.
4. Assinale a alternativa correta sobre inclusão escolar, equidade e diversidade.                           
A inclusão escolar propõe a garantia de escolas com equidade de condições e com qualidade a todos, independente de suas diferenças. (Alternativa correta)
Inclusão escolar e diversidade são quase sinônimos, pois entendem que os diversos grupos culturais devem ser acolhidos pela escola.
A equidade escolar é enfatizada somente nas estruturas oferecidas aos alunos, que farão com que seu desempenho possa ser superior.
Inclusão escolar é sinônimo de educação inclusiva, pois focam nos alunos com deficiências, que frequentam a rede regular de ensino.
5. Buscando expressar critérios raciais de diferença entre os grupos humanos e, em certa medida, uma justificativa para o processo de colonização e extermínio das populações nativas da América, os europeus criaram dois modelos de explicação do comportamento da população indígena, as noções de "bom selvagem" e "mau selvagem". Considere as implicações presentes em tais aspectos e indique a resposta correta:             
Não existia diferença entre "bom selvagem" e "mau selvagem", pois ambos refletiam características reais da população indígena. O termo selvagem não mostra um juízo de valor, fazendo referência apenas ao ambiente em que viviam, a selva.
A diferença existente entre os indivíduos correspondia, exclusivamente, à religião, pois os nativos considerados "maus selvagens" eram aqueles que negavam os preceitos religiosos presentes no cristianismo, como o batismo, a salvação pela fé e a crença em um messias.
Foi uma definição criada pelos europeus para explicar o posicionamento dos indígenas em relação aos colonizadores europeus, em que o "bom selvagem" seria aquele que contribuiu com a colonização, aceitando a cultura exterior, e o "mau selvagem" aquele que manteve a sua prática tradicional, virando inimigo. (Alternativa correta)
Os "maus selvagens" foram os indígenas que adotaram os costumes dos europeus, como roupas ocidentais e religião de base cristã, auxiliando na colonização europeia. Devido a essa atitude, foram considerados como traidores por outras tribos, dando origem ao nome "mau selvagem".
6. No início da colonização do Brasil, os portugueses exploraram a mão de obra indígena, inclusive nos engenhos de açúcar. A partir da segunda metade do século XVI, a mão de obra indígena foi sendo gradativamente substituída pela de africanos escravizados. O que explica tal mudança? 
Com a inserção da mão de obra africana nas lavouras canavieiras, os indígenas foram realocados para trabalharem na pecuária, atividade secundária desenvolvida próxima aos engenhos e já praticada pelos indígenas antes mesmo da chegada dos portugueses.
Portugueses e indígenas não conseguiram desenvolver boa comunicação, o que dificultava entendimento entre eles. Já a opção da mão de obra africana se deu pelo fato de os africanos já estarem habituados ao plantio da cana-de-açúcar.
Os portugueses passaram a investir na exploração da mão de obra africana, pois os indígenas eram indolentes e não estavam aptos para o trabalho com a agricultura extensiva, visto que eles praticavam a agricultura de subsistência.
O tráfico de africanos escravizados mostrou-se atividade altamente lucrativa para os portugueses, uma vez que eles buscavam substituir a mão de obra indígena, cada vez mais escassa, devido a mortes causadas pelas doenças trazidas pelos portugueses e também pelas recorrentes fugas empreendidas pelos indígenas. (Alternativa correta)
7. O racismo se estabelece numa sociedade:   
quando uma etnia historicamente e/ou economicamente privilegiada, por meio de ações segregadoras e discriminatórias, reproduzem padrões de marginalização e desigualdade. (Alternativa correta)
quando uma cultura foi hermética durante todo seu processo civilizatório e a globalização traz novos elementos ao contexto.
quando as instituições privilegiam determinadas culturas em detrimento de outras em suas práticas e políticas públicas.
quando processos migratórios são plenamente aceitos e integrados pelas sociedades receptoras do fluxo.
8. As Leis n.° 10.639/2003 e n.° 11.645/2008 criaram as bases para uma educação antirracista no espaço escolar. Considerando o conteúdo dessas leis, qual alternativa se encaixa na proposta educacional dessa legislação?               
O conteúdo programático a que se referem essas leis incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira a partir desses dois grupos étnicos, tais como: o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política pertinentes à história do Brasil. (Alternativa correta)
A Lei n.° 11.645/2008 é resultado de um longo processo históricode lutas e demandas de diversos movimentos sociais, especialmente o Movimento Negro, que por décadas buscou inserir o estudo da história da África, dos africanos e dos seus descendentes no currículo escolar brasileiro. A importância simbólica da Lei é ampliada na forma de marco legal, pois essa alteração na legislação ocasionou também a substituição e a anulação do conteúdo da antiga lei, a Lei n.° 10.639/2003.
Os conteúdos referentes à história e à cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, com atividades exclusivas para os componentes curriculares de educação artística, literatura e história brasileira. O enfoque do ensino deverá ser no âmbito da produção literária e das artes, resgatando as contribuições musicais, artísticas e literárias pertinentes à contribuição multicultural dos grupos sociais que formaram o Brasil.
O conteúdo programático a que se referem as leis incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, enfatizando as contribuições igualitárias de portugueses, indígenas e africanos na formação da sociedade nacional. O enfoque do ensino deverá ser na cooperação pacífica e histórica entre esses grupos, resgatando as suas contribuições nos campos social, político e econômico pertinentes à história brasileira.
9. O educando é, ao chegar à escola, fruto de um conjunto de experiências sociais vivenciadas nos mais diferentes espaços sociais. Isso quer dizer que: 
para compreendê-los, é preciso levar em conta a dimensão da experiência vivida, apreendendo o cotidiano como espaço e tempo significativos. (Alternativa correta)
todo indivíduo nasce homem, constitui-se e se produz como tal, dentro do projeto de humanidade do grupo social.
a experiência não é matéria-prima a partir da qual os jovens articulam a própria cultura.
os alunos já chegam à escola com um acúmulo de experiências vividas em múltiplos espaços, mas não conseguem, por meio delas, elaborar uma cultura própria.
10. Práticas pedagógicas são ferramentas essenciais para a educação voltada à igualdade racial. Escolha a alternativa que, dentre as opções apresentadas, oferece a ferramenta/prática mais adequada à promoção desse conceito.​​​​​   
A não celebração de datas comemorativas pertinentes a nenhuma cultura específica, assim, a escola mantém o foco somente na produção de conhecimento.
A celebração de datas e elementos histórico-culturais importantes para as etnias e grupos sociais presentes na comunidade, além dos nacionais. (Alternativa correta)
A celebração de datas comemorativas coloniais, como aquelas baseadas nos preceitos da Igreja Católica.
A celebração de datas e elementos histórico-culturais definidas pela cultura hegemônica dominante.
  
1.
 
A abordagem de temas diversos, por meio das atividades culturais, cria possibilidades de 
debates e conversas e práticas inovadoras, facilitando o diálogo entre alunos, professores e 
toda a comunidade. Partindo dessa reflexão, assinale a alternativa que vem
 
ao encontro dessa 
afirmação. 
 
Com esse trabalho, o aluno terá a aquisição de vários conhecimentos, porém, não será 
ampliado para a diversidade cultural da comunidade e, por isso, tornar
-
se
-
á um cidadão mais 
crítico e criativo.
 
A importância das atividades culturais na escola vai mais além. Essa atividade vai ajudar e 
permitir aos alunos desenvolver valores religiosos e artísticos, bem como saber se expressar 
melhor e recuperar os va
lores humanos.
 
A criação de atividades culturais de várias formas é possível e pode resgatar a cultura, 
fazendo trabalhos variados, menos com sucata, pois desqualifica a criação.
 
Essa é uma iniciativa importante que a escola deve ter, pois visa a complementar a 
formação do aluno, tendo em vista que um estudante não é feito apenas de matérias 
como Matemática, Química
, Geografia e História. Todas as matérias são importantes, 
mas é preciso aprender a cultura
 
–
 
por isso a importância das atividades 
culturais.
 
(Alternativa correta)
 
2.
 
Considere o trecho a seguir:
 
"A língua de que usam, toda pela costa, é uma [...] Carece de 
tręs letras, convém a saber, năo se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque 
assim năo tem Fé, nem Lei, nem Rei: e
 
desta maneira
 
vivem desordenadamente."
 
Qual 
alternativa melhor
 
explicita o simbolismo empregado nessa obra?
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O autor era um linguista
 
e a sua contribuição foi de suma importância para a valorização 
da cultura tupi dos povos indíge
nas, auxiliando os portugueses na conquista do território e 
posterior expulsão dos holandeses.
 
Ao afirmar que os indígenas não tinham essas letras no seu vocabulário, fica evidente a 
v
isão que os portugueses construíram sobre a organização social da população nativa, 
possibilitando o reconhecimento deles como iguais.
 
Esse pensamento insere os portugueses na lógica da expansão ultramarina europeia e na 
percepção dos nativos como grupos humanos que deveriam ser convertidos para a glória da 
Santa Igreja durante a Reconquista.
 
Ao afirmar que os indígenas não tinham essas letras no seu vocabulário, fica 
evidente a visão que os portugueses construíram sobre a organização social da 
população nativa, impossibilitando o reconhecimento deles como iguais.
 
(Alte
rnativa 
correta)
 
3.
 
O conceito de perspectivismo em relação aos ameríndios dignifica a cosmovisão e a 
cosmologia da heterogeneidade humana e não humana. Desse modo, participam do 
perspectivismo todos os seres, entidades e espíritos que compõem uma cosmolog
ia. Nesse 
sentido, o modo de ver da onça é tão dignificado quanto o modo de ver de um humano. A 
partir desses modos de conceber o mundo, é correto afirmar sobre a cosmopolítica:
 
 
 
 
A
 
c
osmopolítica propõe uma política universal indígena.
 
A cosmopolítica é a ausência de política.
 
A
 
cosmopolítica relaciona a cosmovisão com a política.
 
(Alternativa correta)

Continue navegando