Buscar

prova - Metodologia do Ensino das Artes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. O planejamento pensado pelo professor para o ensino das Artes para os alunos com altas habilidades/superdotação precisa ser muito bem elaborado desde o início da sua construção e do seu desenvolvimento até o momento da aplicação. Dessa forma, o aluno irá: 
trabalhar mais com a razão e, em menor grau, com a sua intuição.
acreditar em seu potencial criativo e no valor de seu trabalho e esforço.   (Alternativa correta)
ser dependente da motivação oriunda de seu público.
ser um ótimo reprodutor de obras consagradas.
2. Ao longo desta UA, estudamos acerca dos conceitos fundamentais da Didática, metodologia de ensino, técnicas e diferentes caminhos metodológicos que o ensino de arte trilhou ao longo dos tempos. Acerca da didática, é correto afirmar que: 
A didática compreende a relação que se estabelece entre dois elementos imprescindíveis: professor e aluno, bem como suas problemáticas.
A Didática, enquanto campo de estudo, visa propor princípios, formas e diretrizes que são comuns ao ensino de todas as áreas de conhecimento. Não se restringe a uma prática de ensino, mas se propõe a compreender a relação que se estabelece entre os elementos: o professor, o aluno, a matéria a ser ensinada e suas formas de avaliação. (Alternativa correta)
A didática compreende a relação entre o aluno, que é instrumento primordial para a aprendizagem, e o conteúdo a ser ministrado.
Didática é o campo que trabalha exclusivamente com as dinâmicas do educador. Seu planejamento e atividades diversificadas.
3. A Arte tem como objetivo promover o desenvolvimento das habilidades, competências e conhecimentos necessários às diversas áreas de estudos. Contudo, isso não justifica a inserção desta disciplina no currículo escolar. Logo, a importância desta disciplina está ligada ao seu valor intrínseco como construção humana, como patrimônio comum a ser apropriado por todos. Nesse sentido, pode-se afirmar que a inserção do ensino de Artes no currículo escolar possibilita: 
que os alunos expressem seu entendimento sobre as coisas e o mundo, expondo e compartilhando com os demais colegas de sala, escola e comunidade civil. (Alternativa correta)
um tempo lúdico na escola, uma vez que as pressões exercidas pelas demais disciplinas têm estressado os alunos.
um aumento na carga horária dos alunos, estendendo seu horário de aula durante o dia.
uma crise no ensino, uma vez que não há número de professores de artes suficiente nas escolas.
4. Marque a alternativa correta. Por muito tempo, as aulas de artes foram destinadas à mera decoração das paredes das escolas para datas comemorativas. Talvez isso ainda aconteça em situações mais isoladas, porém sabemos que o ensino de arte na contemporaneidade não mais se caracteriza por ser acessório da aprendizagem, ao contrário: 
Aprender arte envolve, exclusivamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles.
Através das Artes, avalia-se o grau de desenvolvimento mental das crianças, suas predisposições, seus sentimentos.
A Arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dela, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a linguagem. (Alternativa correta)
As Artes abrangem apenas conhecer a história da arte, pois também é importante para conhecermos a nós mesmos.
5. Pensando nas diretrizes curriculares da BNCC, nas práticas pedagógicas que se alinham com os pressupostos contemplados no documento, é correto dizer que os professores: 
Devem propor um planejamento que privilegie o conteúdo relacionado às artes. A arte como conhecimento passa a ter destaque e, portanto, o desenvolvimento conteudista fica em primeiro plano.
Devem seguir rigidamente o planejamento prévio para que não se perca o controle dos objetos do conhecimento, tendo assim a avaliação comprometida. O professor passa, então, a ser protagonista do ensino.
Precisam fazer planejamento apenas no início do ano, dado que o pressuposto da fruição prevê que o processo de ensino de artes seja ditado pelo desenvolvimento, interesse e necessidade dos estudantes.
Devem propor um planejamento, mas sempre abrindo espaço à liberdade, pois deve contemplar o aluno como protagonista do aprendizado de artes e sujeito das experiências estéticas, buscando expressar seus sentimentos e sua criatividade por meio do processo artístico.  (Alternativa correta)
6. Na apresentação da BNCC a progressão das aprendizagens de Arte não está proposta de forma linear, rígida ou cumulativa com relação a cada linguagem ou objeto de conhecimento, sendo assim a experiência na produção do conhecimento se dá: 
Com análise critica de práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, excluindo os povos indígenas.
Através de um movimento que propõe a cada nova experiência uma relação com as anteriores e as posteriores na aprendizagem de Arte. (Alternativa correta)
De forma a garantir aos alunos o desenvolvimento de duas competências específicas: criação e crítica.
Com práticas integradas, pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, prioritariamente o cinema.
7. Um professor que consegue entrar em sintonia com as formas de vinculação de cada estudante com o saber está mais apto a instigar o aluno a atribuir significado à arte, resolver problemas no fazer artístico e propor questões com suas poéticas pessoais, desenvolvendo critérios de gosto e valor em relação as suas atividades artísticas – e de seus pares – e aos objetos de arte. (IAVELBERG, 2003)
Logo, espera-se desse professor: 
que desempenhe um papel mais efetivo sobre os alunos, exaltando o ensino de arte acima das demais áreas do conhecimento.
que ele tenha um olhar mais crítico sobre o processo de ensino e aprendizagem, exigindo, assim, melhores condições de trabalho.
que ele exija de seus alunos maior comprometimento pela arte e seus fundamentos.
que ele tenha sensibilidade e aguda observação sobre a qualidade do vínculo de cada um de seus alunos nos atos de aprendizagem em arte. (Alternativa correta)
8. Desde os anos 1920 e 1930, época em que se começa a pensar de modo efetivo no ensino das artes, há a defesa de diferentes correntes e escolas nesse campo. Indique a alternativa em que há correta relação entre a tendência pedagógica e sua explicação, respectivamente. 
Escola tecnicista: a arte era vista como conteúdo, em que os movimentos artísticos eram priorizados no ensino.
Escola nova: a arte era vista apenas como atividade, em que os exercícios de artes eram foco do ensino, desenvolvendo habilidades artísticas.
Tendência pós-moderna: a arte como conceito, em que se foca no que e como ensinar. (Alternativa correta)
Escola tradicional: a arte era vista como arte, cujos pressupostos partem do ensino da arte como arte, desenvolvendo formas de conhecimento da arte.
9. A educação em Artes Visuais requer trabalho continuamente informado sobre os conteúdos e experiências relacionados aos materiais, às técnicas e às formas visuais de diversos momentos da história, inclusive contemporâneos. Para tanto, a escola deve colaborar para que os alunos passem por um conjunto amplo de experiências de aprender e criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e grupal (PCNs, 1998, p. 42). Diante disso, podemos afirmar que o papel do aluno nesse processo educacional deve ser: 
bancário, ou seja o aluno é um receptor do conhecimento ministrado pelo professor.
repreendido pelo professor, uma vez que as crianças têm chegado com total falta de educação em sala de aula.
considerado como um obstáculo a ser superado, uma vez que há uma resistência natural dos alunos sobre a disciplina.
ativo, participativo e dinâmico, uma vez que é ele o detentor do interesse e do desejo em aprender. (Alternativa correta)
10. Tão importante quanto contemplar todas as unidades temáticas, de maneira integrada e até simultânea, é articular esses saberes com as seis dimensões do conhecimentopropostas pela Base Curricular. As dimensões que aparecem como novidade é: 
Estesia, Expressão, Fruição.
Estesia, Expressão e Reflexão. (Alternativa correta)
Criação, Crítica, Fruição. 
Expressão, Reflexão, Relação.

Continue navegando