Buscar

3 DESAFIO DE CIDADANIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio
No Bairro Mão de Deus, localizado na cidade de Salvador, Bahia, há muita prostituição durante a noite. Nesse bairro, existem mulheres com histórias de vida parecidas, vindas de regiões pobres, que trabalhavam de empregadas e ganhavam menos que um salário mensal, além de muitas relatarem maus tratos e humilhações nos locais de trabalho. Muitas são provindas de famílias desestruturadas, não terminaram o ensino médio e buscam na prostituição uma forma de suprir necessidades materiais e realizar sua vida ao encontrar um homem estrangeiro para casar.
No entanto, no mesmo bairro, há uma igreja em que o pastor enfatiza em suas pregações que a prostituição é um pecado e que as mulheres, em vez de se prostituírem, deveriam trabalhar com dignidade e formar uma família. Os hotéis e empresas da região só aceitam trabalhadoras que tenham formação técnica.
Com base no conhecimento adquirido sobre os Direitos Humanos, o que você sugeriria para o prefeito para a promoção dos Direitos Humanos no bairro? Faça pelo menos duas sugestões.
Sua resposta
As duas sugestões seriam: Criar escolas públicas de ensino fundamental, médio e técnicas. Acolher as mulheres numa casa solidária, por tempo determinado, até que as mesmas tivessem segurança e condições de terem uma vida autônoma. Na casa, as mulheres teriam atendimento de profissionais como psicólogas, a fim de que pudessem restaurar sua saúde psicológica, além de terem seus direitos básicos atendidos, como alimento e moradia.
Padrão de resposta esperado
As duas sugestões seriam: Criar escolas públicas de ensino fundamental, médio e técnicas.
Acolher as mulheres numa casa solidária, por tempo determinado, até que as mesmas tivessem segurança e condições de terem uma vida autônoma. Na casa, as mulheres teriam atendimento de profissionais como psicólogas, a fim de que pudessem restaurar sua saúde psicológica, além de terem seus direitos básicos atendidos, como alimento e moradia.

Continue navegando