Buscar

ARTE E EDUCAÇÃO - FUNDAMENTOS, METOD E PRÁTICA II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ARTE E EDUCAÇÃO - FUNDAMENTOS, METOD. E PRÁTICA 
1. (Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2018 - Assembleia Legislativa - RO - Analista Legislativo). No processo de ensino e aprendizagem, o erro possui um papel fundamental, visto que pode ser encarado como uma ferramenta de aprendizado para o aluno, que identifica onde e porque errou, e para o professor, que pode identificar eventuais lacunas e oferecer ao aluno instrumentos para superá-las. Relacione os tipos de erro listados a seguir aos seus respectivos conceitos. 1. Erro conceitual 2. Erro construtivo 3. Erro de distração
3 - 1 - 2.
2. (Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Fundação Universidade de Brasília (FUB) - Técnico em Assuntos Educacionais). Considerando a pirâmide de aprendizagem apresentada na figura precedente, em que as porcentagens indicam as taxas médias de retenção da informação com relação a cada atividade apontada, julgue os itens a seguir, acerca de aspectos pedagógicos e técnico-didáticos:
I - as atividades devem ser escolhidas conforme os objetivos educacionais.
II - as formas tradicionais que valorizam o fazer se mostram mais eficientes.
III - a adoção de recursos tecnológicos garante a melhoria da qualidade do aprendizado.
Estão corretas as afirmativas
Somente a I
3. A partir do conceito de "investigação baseada nas Artes", avalie os exemplos a seguir e, então, assinale a alternativa contendo a indicação daqueles relacionados àquele tipo específico de investigação.
I. Ensaios visuais que dialogam ou tensionam o texto.
II. Recursos visuais ou performáticos concomitantes ao tema.
III. Ilustrações que apenas representam o texto.
IV. Amostras e análises de dados.
São exemplos de elementos associados à investigação baseada nas Artes:
I e II.
4. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é:
Um documento normativo.
5. Sobre a institucionalização da pesquisa em artes no Brasil, é correto afirmar que:
Apesar de já haver tentativas de institucionalização desde a década de 1930, a pesquisa em artes só ocorreu sistematicamente a partir da década de 1970.
6. Assinale a alternativa que identifica corretamente um movimento ou situação relacionado com os prenúncios da videoarte.
Movimento Fluxus.
7. A Revolução Industrial, a 1ª Guerra Mundial e a ascensão dos regimes totalitários na Alemanha e Rússia provocaram, no campo das artes, uma sucessão de rupturas estéticas por parte de diversos movimentos de vanguarda. A partir do que foi apresentado no conteúdo, assinale a alternativa que traz a associação correta entre o movimento de vanguarda e seu respectivo objetivo.
Futurismo; exaltação da velocidade e das máquinas
8. Na Alemanha nazista, a arte se tornou instrumento privilegiado de propaganda política. Os estilos acadêmicos, neoclássico e romântico eram os mais bem-aceitos porque se inspiravam em temas caros ao regime: batalhas, heróis, cenas ou figuras mitológicas e lendárias que serviam como modelos de bravura. Assinale a alternativa incorreta sobre a política cultural nazista:
Consideravam que o papel da arte é levantar questões, ao invés de afastar a angústia existencial.
9. Em 1956, o artista Flávio de Resende Carvalho desfilou pela Avenida Paulista com o traje New Look uma proposta tropical para o guarda-roupa masculino. Suas obras mais conhecidas são relacionadas às performances. A imagem permite relacionar, como características dessa manifestação artística, o uso:
Do corpo, da provocação e da moda.
10. O grupo O Teatro Mágico apresenta composições autorais que têm referências estéticas do rock, do pop e da música folclórica brasileira. A originalidade dos seus shows tem relação com a ópera europeia do século XIX a partir da:
integração de diversas linguagens artísticas.

Outros materiais