Buscar

Avaliação II - Perpectivas Profissionais 2023

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1 - Para acompanhar o ritmo de mudanças nas organizações proporcionada pela evolução da tecnologia e preservar sua permanência e participação no mercado, as empresas estão empregando o trabalho em equipes dedicadas a produtos, projetos e clientes. Desta forma, passou-se a buscar colaboradores cujas características pessoais incluam a facilidade de trabalhar em equipe, uma vez que está sendo abandonada a ênfase na competição individual e está se privilegiando a cooperação. Sobre o trabalho em equipe, analise as afirmativas a seguir:
I- A boa comunicação está diretamente relacionada à habilidade de trabalhar em equipe.
II- As empresas optam por incentivar a competição entre colaboradores, deixando o trabalho em equipe para a gestão.
III- As empresas enxergam a capacidade de trabalhar em equipe como uma qualidade muito valiosa na hora de contratar novos funcionários.
IV- A soma das contribuições individuais em um ambiente altamente competitivo tem o mesmo resultado que uma atividade feita com trabalho em equipe.
Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: PEREIRA, M. A. A.; FREIRE, J. E.; TREVELIN, A. T. C. Uma Visão Atualizada Sobre a Importância do Trabalho em Equipe nas Organizações. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 21–28, 2006. Disponível em: https://bityli.com/HXME4. Acesso em: 9 jan. 2023 (adaptado).
 
A) As sentenças II, III e IV estão corretas.
B) As sentenças II e IV estão corretas.
C) As sentenças I e III estão corretas.
D) Somente a sentença I está correta.
---##--
2 - A empregabilidade está relacionada ao fato de adquirirmos novos conhecimentos e habilidades capazes de assegurar o emprego dentro ou fora da empresa. Portanto, perder a empregabilidade é pior do que perder o emprego. A empregabilidade agrega valor aos profissionais e às empresas e está baseada em: autoconhecimento, plano de desenvolvimento de carreira e visibilidade. Conhecer-se é ter clareza do que você possui de competências, qualidades, virtudes e necessidades a serem melhoradas e desenvolvidas; isso vale para as suas características de formação, técnicas, pessoais e comportamentais. Estabelecer um plano de desenvolvimento é uma estratégia para adquirir todas essas características e visibilidade, pois passa pelo desenvolvimento de sua marca pessoal. A respeito de empregabilidade e as formas de se manter empregável, analise as sentenças a seguir:
I- Manter-se atualizado e aprendendo coisas novas.
II- Continuar aumentando sua rede de contatos profissionais.
III- Fazer o mínimo possível no seu emprego para evitar demissão.
IV- Definir um plano para sua vida profissional e caminhar em direção a suas metas.
Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: MELO, P. et al. Marketing pessoal e empregabilidade: do planejamento de carreira ao networking. São Paulo: Érica, 2014.
A) As sentenças I e III estão corretas.
B) Somente a sentença III está correta.
C) As sentenças I, II e IV estão corretas.
D) As sentenças III e IV estão corretas.
3 - A criatividade é a capacidade de “pensar fora da caixa”, é ter a capacidade de criar novas alternativas, enxergar soluções, quebrar paradigmas; tudo isso é fruto de um comportamento que questiona, que duvida, que busca novos caminhos e possibilidades e isso vai garantir diferencial competitivo para as empresas e para os profissionais. Sobre criatividade, analise as sentenças a seguir:
 
I- O profissional criativo possui a ousadia para correr riscos.
II- A criatividade é um talento natural que poucas pessoas possuem.
III- O profissional criativo costuma ser fechado para ideias de outras pessoas.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e III estão corretas.
B) Somente a sentença II está correta.
C) Somente a sentença I está correta.
D) As sentenças II e III estão corretas. 
---##---
4 - A inovação se tornou um diferencial competitivo para empresas de todos os portes. Mas, a capacidade de inovar exige que o empreendedor saia da zona de conforto, aproveite os interesses do público-alvo e crie tendências ou soluções que sejam capazes de mudar a vida dos clientes completamente. Na prática, os profissionais que desejam se diferenciar e atrair clientes, precisam adotar uma cultura de empreendedorismo e inovação nos negócios. Nos últimos anos, temos visto diversas empresas surgindo e ganhando mercado por conta do maior diferencial: a capacidade de inovar. No entanto, é necessário lembrar que a inovação não está presente em todos os negócios e perfis profissionais, pelo contrário, é uma habilidade que precisa ser desenvolvida com capacitação, informação e muita criatividade. Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I- A inovação é a forma mais segura de conquistar ou se manter no mercado.
PORQUE 
II- A inovação possui forte relação com empreendedorismo, sendo que ambas geram um grande diferencial no produto da empresa que é utilizada. 
Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: Empreendedorismo e inovação: a moeda para o sucesso nos negócios! Sebrae. Disponível em: https://bityli.com/FyVbQ. Acesso em: 12 jan. 2023. 
A) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
C) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
---##---
5 - As habilidades sociais podem atuar como facilitadoras de desempenho. A identificação de déficits de habilidades sociais resulta em menor qualidade das relações interpessoais, dificultando o funcionamento social e a capacidade de adaptação. Por fim, essas habilidades podem ser compreendidas como o conjunto de comportamentos que o indivíduo apresenta para atender às diversas demandas de situações interpessoais. Com base nas informações apresentadas e considerando essas habilidades, analise as sentenças a seguir:
I- A demonstração de disposição e convicção nas atividades.
II- A valorização das pessoas e o reconhecimento das suas ações.
III- A interação positiva quanto às atividades realizadas por outros.
IV- A realização de críticas, ressaltando os erros para posterior correção.Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: COMARU, N. R. C. et al. Teoria do relacionamento interpessoal em enfermagem e Fenomenologia Social de Alfred Schütz: propondo um diálogo. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 9, p. 70132-70142, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3IAy82p. Acesso em: 9 jan. 2023.
A) As sentenças II e IV estão corretas.
B) Somente a sentença I está correta.
C) As sentenças III e IV estão corretas.
D) As sentenças I, II e III estão corretas.
---##--
6 - É importante procurar feedback sobre como sua mensagem foi recebida. Escolha o melhor canal de comunicação que permita essa conexão, levando em consideração a sensibilidade do conteúdo, a facilidade de comunicar detalhes, a preferência da outra pessoa e etc. Sobre o feedback, analise as sentenças a seguir:
 
I- O ato de ouvir um feedback é sempre mais difícil do que emitir um feedback.
II- O feedback visa reforçar o comportamento negativo e realizar mudanças no que for positivo.
III- O feedback deve ser objetivo e claro, mas emitido de forma sútil, para evitar constrangimento por parte do ouvinte.
IV- O feedback deve ser feito tanto nos casos em que o que se tem a dizer é positivo quanto nos casos em que é negativo.
Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: BENATTI, C. Comunicação assertiva: o que você precisa saber para melhorar suas relações pessoais e profissionais. São Paulo: Literare Books International, 2021 (adaptado).
A) As sentenças I, II e IV estão corretas.
B) As sentenças I e II estão corretas.
C) Somente a sentença III está correta.
D) As sentenças III e IV estão corretas.
---##---
7 - Leia a situação hipotética a seguir: 
A empresa do Senhor João vem enfrentando alguns problemas com respeito às relações interpessoais no ambiente de trabalho, como, por exemplo, falta de capacidade emlidar com estilos diferentes, inflexibilidade à aceitação de ideias vindas de outras pessoas etc.A partir a situação hipotética apresentada e considerando que um conjunto de habilidades podem ser empregadas a fim de melhorar os relacionamentos na empresa do Senhor João, assinale a alternativa CORRETA:
A) Críticas devem ser emitidas em locais com muitas pessoas reunidas, visando à exposição.
B) Apelidos podem ser proferidos sem moderação.
C) Novas possibilidades e novos meios de se desenvolverem as atividades devem ser encarados de forma positiva.
D) Compromissos agendados podem ser cumpridos apenas quando for conveniente.
----##----
8 - A adoção de atividades inovadoras representa uma mudança fundamental em comportamentos estratégicos das empresas. Desta forma, a empresa cresce à medida que a transformação gera aumento de eficiência, produtividade e criação de riqueza. Ademais, o processo é guiado pelo empreendedor que busca oportunidades de transformar/criar produtos e serviços que atendam novas necessidades. Com base nas informações apresentadas, analise as sentenças a seguir:
I- O indivíduo fomenta a ordem econômica existente.
II- A prática é restrita aos que nascem com essas habilidades.
IV- O profissional que a prática está em constante busca de aprendizado.
III- A atividade relaciona-se com a inovação ao trazer novidades para o meio.Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: MIGUEZ, V. B.; LEZANA, Á. G. R. Empreendedorismo e inovação: a evolução dos fatores que influenciam o empreendedorismo corporativo. Navus: Revista de Gestão e Tecnologia, v. 8, n. 2, p. 112-132, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3CzeJLB. Acesso em: 9 jan. 2023. (Adaptado).
A) Somente a sentença I está correta.
B) As sentenças I, II e III estão corretas.
C) As sentenças III e IV estão corretas.
D) As sentenças II e IV estão corretas.
----###---
9 - Cada vez mais os indivíduos são responsáveis pela gestão da própria carreira e possuir networking é uma prática que
pode contribuir para o desenvolvimento da carreira. Ele permite a criação de múltiplas relações úteis que podem
contribuir para a mobilização de recursos ou objetivos. Considerando as informações apresentadas e a prática descrita, analise as sentenças a seguir:
I- A prática se reserva a relações de mesma hierarquia.
II- A prática pode ser feita através da participação em eventos.
III- A prática é fortalecida com relacionamentos pontuais sem necessidade específica.
Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: SANTOS, M. B.; DUARTE, I. Networking e Carreira: Conceitos e interações. In: Proceedings of the III International
Meeting of Sociology (ISSOW), p. 151-161, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3ZocFQp. Acesso em: 11 jan. 2023.
(Adaptado).
A) As sentenças I e II estão corretas.
B) Somente a sentença III está correta.
C) Somente a sentença I está correta.
D) As sentenças II e III estão corretas.
---##---
10 - O trabalho em equipe vem sendo observado com uma possível solução para resolver problemas em organizações, visando a melhoria no processo de se transmitir informações, com eficiência, aprendizagem e comportamento organizacional. Desta forma, o trabalho em equipe está no cenário de transformações que as organizações estão buscando. Com base nas informações apresentadas e considerando as habilidades necessárias para participar desse grupo, analise as sentenças a seguir:
I- Saber empregar a proatividade.
II- Saber valorizar a comunicação entre os membros.
III- Saber lidar com os conflitos e conciliar as necessidades.
IV- Saber desenvolver a confiança para com os envolvidos no grupo. Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: WEGNER, R. S. et al. TRABALHO EM EQUIPE SOB A ÓTICA DA PERCEPÇÃO DOS GESTORES E FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA DE SERVIÇOS. Revista Pretexto, v. 19, n. 1, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3GSjH8M. Acesso em: 9 jan. 2023. (Adaptado).
A) Somente a sentença III está correta.
B) Somente a sentença II está correta.
C) Somente a sentença IV está correta.
D) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.

Outros materiais