Buscar

Atividade Contextualizada - Estudos Culturais em Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
PEDAGOGIA
ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO
TUTOR: HEYTOR DE QUEIROZ MARQUES
ALUNO (A): MARIA DE FÁTIMA DUARTE MOURATO
Atividade contextualizada
Por que a doutrinação é um movimento que vai na contramão dos princípios da educação intercultural? Argumente a respeito e dê exemplos que ilustrem sua resposta. 
 A doutrinação é a divulgação de ideias e opiniões para persuadir o outro lado, a doutrinação vai contra os princípios da educação. Segundo especialistas, alguns professores são associados a um determinado partido político ou ideologia de esquerda, e suas aulas podem ser maculadas por esses conceitos. Ao lidar com questões políticas, mostre os dois lados da verdade. Especialistas dizem que a academia é dominada pela esquerda, com professores exaltando o filósofo Karl Marx, que fez propaganda política para partidos de esquerda e não aceitou a reação contrária dos estudantes.
 Interculturalismo garante que a escola seja um espaço da pluralidade, da diversidade e instrumento para que através do processo de aprendizagem tente corrigir a desigualdade do nosso país. Vivemos em um país que jovens comente o suicídio, por não ser aceitos na escola, a escola deve ser lugar de diversidade e não de perseguição dos agentes de educação, não pode ser um lugar de segregação de alunos, que escola seja um lugar onde caibam todos os adolescentes e crianças, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.
 A escola é um espaço coletivo, principalmente a escola pública, e deve respeitar as escolhas individuais, todas as crenças religiosas e não religiosas, e todas as manifestações em nível individual. Este é um espaço que deve respeitar os princípios constitucionais, o Estado laico, a liberdade da cátedra, o ECA, que estabelece que nenhuma criança ou jovem pode ser segregado em ambiente escolar. Quando você usa uma religião, uma crença para imprimir o que deveria ser coletivo, você isola alguns corpos. Portanto, o lugar onde a fé se manifesta não é a escola. A fé é uma expressão do indivíduo, e todos têm o direito de escolher suas próprias crenças ou não as ter. Defender sua apreciação da diversidade cultural em suas vidas cotidianas em ambientes escolares e na base curricular ajuda a fortalecer os estudos multiculturais. Acredito que através da reflexão sobre a diversidade, que é um ponto chave de uma escola livre de preconceito e exclusão, capacitando os alunos a serem críticos, a se desafiarem, a levá-los a pensar, a refletir, a buscar, a ser a diferença.
Referências
https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/escola-sem-partido-polemica-entre-doutrinacao-e-a-liberdade-de-expressao.htm?cmpid=copiaecola

Outros materiais

Outros materiais