Buscar

Prova de Seg chamada de Neuro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU - UNINASSAU CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DISCIPLINA: FISIOPATOLOGIA NAS DISFUNÇÕES NEUROLÓGICAS 2021.1 SEGUNDA CHAMADA
Leia o caso clínico a seguir e responda as questões 1.1 a 1.5
Paciente do sexo masculino, fumante desde os 14 anos, início da doença com 55 anos. Inexistiam antecedentes familiares e exposição profissional a metais pesados. Apresentava como queixa inicial fraqueza distal dos membros inferiores (MMII) e fenômenos sensitivos como câimbras e parestesias, também nos MMII. O exame clínico era normal e o neurológico acusava pé equino bilateral, com consequente marcha escarvante. As funções superiores e nervos cranianos não mostravam alterações, mas apresentava miofasciculações nos quatros membros. Havia nítida redução da força muscular com atrofia dos flexores dorsais de ambos os pés, além de diminuição da força e atrofia do quadríceps femural. Os reflexos osteotendinosos estavam exaltados nos quatro membros com acinesia dos Aquileus, além de sinal de Babinski positivo.
As velocidades de condução motora e sensitiva estavam reduzidas e a eletromiografia (EMG) com agulha concêntrica demonstrou presença de fibrilações e fasciculações. Levando-se em conta os achados clínicos e eletrofisiológicos, ficou estabelecido o diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
1.1 Justifique o diagnóstico de ELA. (2,0)
R: É feito pelo quadro clínico de perda de força com atrofia muscular e pelo exame de eletroneuromiografia
 O diagnóstico pode ser em 3 estágios:
Inicial: Se manifesta como uma variedade de sinais e sintomas causando limitações funcionais menores e não há nenhuma deficiência. 
 Intermediário: Há a intensificação dos sinais e sintomas, as limitações funcionais variam de mínimas a moderadas e há o desenvolvimento de deficiências. 
Tardio: Surgem inúmeros comprometimentos cada vez mais graves. Ocorre a falta de controle motor voluntário e os pacientes passam a depender de facilidades de mobilidade e cuidados possíveis.
1.2 O quadro clínico apresenta características de ELA de início bulbar, cervical ou lombossacral? (2,0).
R: Lombossacral
1.3 Identifique as alterações de comprometimento do Neurônio motor superior e Neurônio motor inferior apresentadas no caso clínico. (2,0)
R: As funções superiores e nervos cranianos não mostravam alterações, mas apresentava miofasciculaçoes nos quatros membros.
As funções superiores acusavam pé́ equino bilateral, com consequente marcha escarvante. Era nítida redução da força muscular com atrofia dos flexores dorsais de ambos os pés, além de diminuição da força e atrofia do quadríceps femoral. Os reflexos osteotendinosos estavam exaltados nos quatro membros com acinesia dos Aquileus, além de sinal de Babinski positivo.
1.4 Explique a fisiopatologia da ELA. (2,0)
R: O mecanismo não é único; 
Trata-se de um conjunto de alterações celulares e bioquímicas que desencadeiam a degeneração dos neurônios motores.
Fatores Exógenos: Neuroinflamação, Stress oxidativo.
Fatores Genéticos: Disfunção mitocondrial, agregação proteica deficiente, disfunção axonal.
1.5 O fumo é um fator etiológico exógeno que pode contribuir para o desenvolvimento da ELA, explique esse fato. (2,0)
R: O Fumo dobra o risco do ELA, e a doença vem de forma mais agressiva em fumantes.

Outros materiais