Buscar

Língua portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental práticas de linguagem, objetos de conhecimento e habilidades Ferramenta externa


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Exercícios
1.A Base Nacional Comum Curricular é um documento apresentado para servir como norteador da formulação dos currículos escolares. Considerando a proposta do documento, classifique as sentenças em verdadeiras (V) e falsas (F):
( ) A BNCC apresenta o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens consideradas essenciais para o desenvolvimento de todas as crianças em cada uma das etapas de desenvolvimento.
( ) A formação, de acordo com a BNCC, é progressiva e, para cada nível de formação, há delimitações específicas que devem ser implementadas sem adaptação às necessidades locais.
( ) A BNCC está prevista na Constituição de 1988, no art. 210, em que se evidencia a necessidade de uma organização de conteúdos mínimos para o ensino fundamental.
Marque a resposta que apresenta a sequência correta:
Você acertou!
A. 
V, F, V.
A Base Nacional Comum Curricular é um documento apresentado para servir como norteador da formulação dos currículos escolares. A BNCC apresenta o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens consideradas essenciais para o desenvolvimento de todas as crianças em cada uma das etapas de desenvolvimento. Prevista na Constituição de 1988, a BNCC era emergente e tinha como objetivo fixar conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
2. De acordo com a orientação da BNCC, o texto passa a ter centralidade no processo de ensino-aprendizagem, sobretudo, na área de Linguagens.
Com relação ao texto nessa perspectiva, assinale a alternativa correta:
Você acertou!
B. 
O texto como unidade de trabalho deve sempre ser relacionado ao seu contexto de produção.
O texto, para a BNCC, assume a centralidade como unidade de trabalho e deve sempre ser trabalhado na construção de conhecimento sobre leitura e escrita e na relação dele com o seu contexto de produção. Essa ação está diretamente relacionada com o desenvolvimento de habilidades e competências de leitura e de escrita. O objetivo é o desenvolvimento integral por meio do conhecimento dos diferentes letramentos.
3. De acordo com a proposta da BNCC, o objetivo é ampliar os letramentos para que os alunos possam participar de diferentes práticas sociais constituídas pela oralidade, pela escrita e por outras linguagens. Considerando essa reflexão, quais proposições são verdadeiras?
I. No contexto das séries iniciais do Ensino Fundamental, o trabalho inicia e é contínuo com foco no processo de alfabetização e desenvolvimento gradativo de letramentos.
II. De acordo com o documento, as capacidades e habilidades envolvidas na alfabetização estão relacionadas com a capacidade de (de)codificação.
III. Conhecer o alfabeto é um dos elementos desse processo, em conjunto com a compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita da língua portuguesa.
Assinale a alternativa correta:
Você acertou!
C. 
As proposições I, II e III são verdadeiras.
De acordo com a proposta da BNCC, o objetivo é ampliar os letramentos para que os alunos possam participar de diferentes práticas sociais constituídas pela oralidade, pela escrita e por outras linguagens. Dessa forma, no contexto das séries iniciais do Ensino Fundamental, o trabalho inicia e é contínuo com foco no processo de alfabetização e desenvolvimento gradativo de letramentos. As capacidades e habilidades envolvidas na alfabetização estão relacionadas com a capacidade de (de)codificação e abrangem diferentes aspectos, tais como conhecer o alfabeto e compreender a natureza alfabética do sistema de escrita da língua portuguesa.
4. Considerando o componente de Língua Portuguesa e os delineamentos da BNCC para os anos iniciais do Ensino Fundamental, analise as seguintes proposições, verificando a relação entre as preposições. Verifique se uma depende da outra, ou se uma explica a outra.
I. Para BNCC, o texto deve ser considerado “a partir de seu pertencimento a um gênero discursivo que circula em diferentes esferas/campos sociais de atividade/comunicação/uso da linguagem” (BRASIL, 2018, p. 67).
II. A definição dos conteúdos, das habilidades e dos objetivos deve ser realizada com base nessa perspectiva. “Os conhecimentos sobre os gêneros, sobre os textos, sobre a língua, sobre a norma-padrão, sobre as diferentes linguagens (semioses) devem ser mobilizados em favor do desenvolvimento das capacidades de leitura, produção e tratamento das linguagens”, pois, estas devem “estar a serviço da ampliação das possibilidades de participação em práticas de diferentes esferas/campos de atividades humanas” (BRASIL, 2018, p. 67).
Assinale a alternativa correta:
Você acertou!
D. 
A proposição I é verdadeira e a II é falsa.
Considerando os elementos apontados até aqui e destacando a centralidade do texto, há impacto na definição dos conteúdos, habilidades e objetivos. Para a BNCC, o texto deve ser considerado “a partir de seu pertencimento a um gênero discursivo que circula em diferentes esferas/campos sociais de atividade/comunicação/uso da linguagem” (BRASIL, 2018, p. 67). Isso significa que a definição dos conteúdos, das habilidades e dos objetivos deve ser realizada com base nessa perspectiva. “Os conhecimentos sobre os gêneros, sobre os textos, sobre a língua, sobre a norma-padrão, sobre as diferentes linguagens (semioses) devem ser mobilizados em favor do desenvolvimento das capacidades de leitura, produção e tratamento das linguagens” (BNCC, 2018, p. 67), pois estas devem “estar a serviço da ampliação das possibilidades de participação em práticas de diferentes esferas/campos de atividades humanas” (BNCC, 2018, p. 67). Isso significa que o trabalho com a leitura e a produção de textos deve considerar as diferentes estratégias para produção de cada um dos gêneros textuais.
5. Para a BNCC, os componentes curriculares apresentam habilidades a serem desenvolvidas no processo de formação, mas cabe aos sistemas de ensino e escolas, de acordo com suas especificidades, tratá-las de forma contextualizada. Com base nas orientações da BNCC e na necessidade de trazer para a sala de aula alguns textos para serem estudados, podemos dizer que toda escola deve:
Você acertou!
E. 
incluir em suas formulações o trabalho com produções locais. Na área de Linguagens estão envolvidos os componentes curriculares Arte, Língua Portuguesa e Educação Física, e em cada um desses componentes devem ser valorizadas práticas contextualizadas com a realidade local dos alunos.
Para a BNCC, os componentes curriculares apresentam habilidades a serem desenvolvidas no processo de formação, mas “cabe aos sistemas de ensino e escolas, de acordo com suas especificidades, tratá-las de forma contextualizada” (BRASIL, 2018, p. 20). Sendo assim, as formulações de trabalho devem incluir produções locais. Na área de Linguagens estão envolvidos os componentes curriculares Arte, Língua Portuguesa e Educação Física, e em cada um desses componentes devem ser valorizadas práticas contextualizadas com a realidade local dos alunos.