Buscar

Caso Concreto 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá Aluna: Stéphanie Oliveira Martins. Matrícula: 201301711519. Email: stephaniemartins@r7.com Turma: 1008
Caso Concreto 3
Caso 
1)      Leia o texto abaixo e responda às questões formuladas com base nas leituras indicadas no plano de aula e pelo seu professor.
    
Instaurado inquérito policial para fins de averiguação de autoria e materialidade e, consequente responsabilização penal pela prática de tráfico ilícito de drogas, previsto no art.33, da Lei n.11343/2006, por ter, em março de 2010 sido flagrado em uma boate portando quantidade elevada dos hormônios testosterona em comprimidos e estrogênio equino, Alex Sandro Lima, impetrou Habeas Corpus com vistas ao trancamento do referido inquérito policial, sob o argumento de atipicidade da conduta por ausência de expressa previsão legal acerca das substâncias apreendidas, haja vista o fato das mesmas configurarem drogas de uso médico e veterinário, não sendo compreendidas, portanto, pelo respectivo dispositivo legal.
    Ante o exposto, com base nos estudos realizados sobre teoria da norma, sua interpretação e norma penal do mandato em branco, responda: deve a ordem ser concedida? Responda de forma objetiva e fundamentada
 R = Refere-se a norma penal em branco que requer a complementação da OMS, verificando-se que o art. 33 da Lei 11343/06 refere-se ao trafico de drogas que causam dependência física ou psíquica, daí os medicamentos apreendidos em poder de Alex Sandro não estão inclusos na relação da OMS, tornando o fato atípico para o tráfico de drogas. 
2) Fábio, funcionário de uma empresa pública, recebe de seu superior, Alexandre, a atribuição de realizar o pagamento dos empregados da referida empresa. Ao perceber a vultosa quantia à sua disposição, Fábio, auxiliado pelo bancário Luiz, decide desviar parte do valor, depositando-o em sua conta corrente. Sendo certo que o dolo de apoderar-se da referida quantia surgiu no momento em que Hélio a teve à sua disposição e, portanto, posteriormente à concessão da referida atribuição. 
Ante o exposto, surge o denominado conflito aparente de normas entre os delitos de apropriação indébita, previsto nos art. 168, caput e §1°, III e peculato, art. 312, caput, ambos do Código Penal. Com base nos estudos realizados sobre o tema, solucione o caso concreto de modo a tipificar corretamente a conduta de Fábio indicando o princípio a ser adotado. Fundamente a resposta.
 
a) consunção.
b) especialidade.
c) subsidiariedade.
d) proporcionalidade.
R = Para a solução do conflito aparente de normas é necessário que o a gente reconheça que uma só conduta poderá servir a duas leis simultaneamente. Sendo assim aplica-se o Principio da Especialidade: a regra especial prepondera sobre a regra geral, sendo assim o interprete deverá conhecer as duas faces da lei. Para optar qual delas se amolda a situação.

Outros materiais