Buscar

AV1 - HISTÓRIA DAS RELIGIÕES NO BRASIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

SE ESSE MATERIAL FOR ÚTIL PARA VOCÊ >>>> SALVE, SIGA, CURTA, COMENTE
AVALIAÇÃO VIRTUAL I – HISTÓRIA DAS RELIGIÕES NO BRASIL
1)Em 1624 a Holanda fez uma tentativa frustrada de tomar Salvador, na Bahia. Lá são contidos por negros, índios e brancos, os quais teriam sido incitados por Dom Marcos Teixeira  para que se pudesse combater os ‘’infiéis protestantes’’. Se não obtiveram sucesso então se fazia necessário partir para outro lugar onde pudesse ser rentável o comércio de açúcar e Pernambuco não fugia à regra. Em 1630 conseguiram invadir Olinda. Os objetivos maiores eram toda a costa do nordeste do Brasil.
PORTELA, Antônio Narcélio Machado. Os primeiros protestantes no Brasil Colonial: século XVI e XVII. Disponível em < https://monografias.brasilescola.uol.com.br/historia/os-primeiros-protestantes-no-brasil-colonial-seculos-xvi-xvii.htm > Acesso em 04/12/2021.
Assinale a alternativa que identifica corretamente de que maneira a invasão holandesa teve impacto para a entrada do protestantismo no Brasil.
Alternativas:
· a)A entrada do protestantismo ocorreu a partir da exigência dos ameríndios, que para apoiar os holandeses pediram para conhecer novas religiões, pois não gostaram do cristianismo.
· b)A entrada do protestantismo ocorreu a partir de um trato com os portugueses, que para reconhecerem a invasão exigiam a entrada de protestantes para causar confusão na colonização holandesa.
· c)A entrada do protestantismo ocorreu a partir da aliança estabelecida entre holandeses e comerciantes protestantes que financiaram o exército holandês, para que estes ajudassem a colonizar a terra.
· d)A entrada do protestantismo ocorreu a partir da liberdade religiosa existente nessa nação, que apesar de católico, tinha um programa de aceite de todas as religiões em seu território.
· e)A entrada do protestantismo ocorreu a partir da própria condição de protestantes dos holandeses, que instauraram um conselho religioso para administrar o território, fundou templos e catequizou os índios. CORRETA
2)Das duas uma: ou o homem das sociedades primitivas, americanas e outras, vive em economia de subsistência e passa quase todo o tempo à procura de alimento, ou não vive em economia de subsistência e pode, portanto, se proporcionar lazeres prolongados fumando em sua rede. Isso chocou claramente os primeiros observadores europeus dos índios do Brasil. Grande era a sua reprovação ao constatarem que latagões cheios de saúde preferiam se empetecar, como mulheres, de plumas e pinturas em vez de regarem com suor as suas áreas cultivadas.
ANÔNIMO. Diversidade cultural e etnocentrismo. Disponível em < http://www.projeto.unisinos.br/humanismo/antropos/etnocentrismo > Acesso em 03/12/2021.
Considerando as informações apresentadas sobre o impacto dos primeiros encontros entre portugueses e indígenas no início do século XVI, analise as afirmativas a seguir:
I. A não-compreensão por parte dos portugueses da cultura indígena recebe o nome de etnocentrismo.
II. A cultura portuguesa do trabalho regular, como do trabalho cotidiano e o uso de roupas, foi ensinada aos indígenas.
III. A imposição da cultura europeia aos indígenas os desestruturou desde o desenraizamento dos locais de moradia à desqualificação de suas religiões.
IV. A dificuldade no processo de europeização e de catequese dos indígenas levou os portugueses a cortarem relações com estes.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
1. a)II, III e IV, apenas. b)I, III e IV, apenas c) I, II e III, apenas. CORRETA
 d) I, II e IV, apenas.  e)I, II, III e IV.
3)Para as comunidades indígenas a relação com a terra não é meramente uma questão de posse e produção, mas um elemento material e espiritual do qual devem gozar plenamente, inclusive para preservar seu legado cultural e transmiti-lo às gerações futuras.
CEPAL. Os povos indígenas na América Latina: avanços na última década e desafios pendentes para a garantia de seus direitos. Chile: ONU, 2015.
Considerando as informações apresentadas sobre a relação cultural dos indígenas com seus territórios tradicionais, analise as afirmativas a seguir:
I. Os indígenas disputam a posse de suas terras com proprietários rurais interessados em usá-las para a produção agrícola ao molde capitalista.
II. Grupos assimilacionistas buscam integrar os indígenas à sociedade e cultura branca, como forma de destituí-los de suas terras.
III. A constituição de 1988 garante aos indígenas o direito de demarcação e posse de seus territórios tradicionais.
IV. Há uma crítica aos fazendeiros, que comprar a preços baixos as terras indígenas tradicionais, ocasionando a desagregação de sua cultura e religião.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)II, III e IV, apenas. b)I, III e IV, apenas.  c) I, II e III, apenas. CORRETA
 d) I, II e IV, apenas.  e)I, II, III e IV
4)As famílias que aceitaram a liderança de Jacobina haviam regredido economicamente, estes eram na sua maioria evangélicos e analfabetos. A colônia era o lugar onde viviam. Por volta de 1872 os mucker preparavam-se para o fim dos tempos e, para sua salvação deixaram de fumar, de beber, de jogar de freqüentar os acontecimentos sociais, recusavam-se a votar, retiraram seus filhos das escolas e abandonaram a Igreja de confissão Luterana.
 MILANI, Clarice. Os muckers em São Pedro do Sul: Identidade e Memória (1874-1949). Monografia (Especialização em História). Santa Maria: UFSM, 2008. Disponível em < https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/3023/Milani_Clarice.pdf?sequence=1&isAllowed=y > Acesso em 11/12/2021.
 Considerando as informações apresentadas sobre as características doutrinárias dos muckers, analise as afirmativas a seguir:
 I. O movimento mucker se distancia tanto física quanto espiritualmente das denominações cristãs tradicionais.
II. As alterações dogmáticas estabelecidas pelos muckers causaram estranheza e preconceito no restante da população da região.
III. Dentre outras características, os muckers pregavam o fim do uso do dinheiro e o enterramento dos seus mortos em roças, e não em cemitérios.
IV. Os muckers dão início a um movimento religioso que espalhou-se pelo Brasil ao longo do século XX.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
1. a)II, III e IV, apenas. b)I, III e IV, apenas. c) I, II e III, apenas. CORRETA
 d) I, II e IV, apenas.  e)I, II, III e IV.
5)É claro que seria ingênuo pensar que essa virada na Igreja tenha se dado em toda instituição. Não poderíamos pensar que o clero brasileiro todo teria mudado, optando por matrizes ideológicas menos conservadoras. Mesmo porque, a origem de muitos deles era as famílias e os sistemas oligárquicos. A Igreja era ainda nos anos 1960, sem dúvida nenhuma, bastante conservadora, ou mesmo reacionária, se avaliarmos toda a estrutura eclesiástica. Como já é bem conhecido, a Igreja também foi uma força de retração, principalmente do período do trabalhismo.
 SILVA, Sandro Ramon Ferreira. Teologia da Libertação: Revolução e reação interiorizadas na Igreja. Dissertação (Mestrado em História). Niterói: UFF, 2006. Disponível em < https://www.historia.uff.br/stricto/td/924.pdf > Acesso em 11/12/2021.
Assinale a alternativa que identifica corretamente qual a reação conservadora da Igreja Católica à Teologia da Libertação ao fim da ditadura militar brasileira.
Alternativas:
· a)Padres conservadores passaram a concorrer a cargos políticos, à diferença dos padres Libertadores.
· b)A Igreja negociou o apoio formal à ditadura desde que se pusesse o fim à perseguição aos Libertadores.
· c)A Igreja autorizou os militares a realizarem a prisão dos padres subversivos.
· d)Bispos não envolvidos com política ou conservadores passaram a ser nomeados pelo papado. CORRETA
· e)Os padres adeptos à Teologia da Libertação foram expulsos da Igreja.
Alternativa assinalada