Buscar

POLÍTICAS E PROGRAMAS DE SAÚDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

POLÍTICAS E PROGRAMAS DE SAÚDE
1. Qual é a principal finalidade da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, regulamentada em 2006?   
Manutenção e promoção da independência dos idosos, utilizando medidas coletivas de saúde para atingir esse objetivo.
Recuperação da autonomia e a promoção da independência dos idosos, utilizando medidas coletivas de saúde para esse fim.
Recuperação, manutenção e promoção da autonomia e da independência dos idosos, utilizando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim. (Alternativa correta)
Promoção da autonomia e da independência dos idosos, utilizando medidas individuais e coletivas de saúde para atingir esse objetivo.
2. O Estatuto do Idoso (2003) prevê a prioridade de acesso de idosos a programas habitacionais, governamentais ou que tenham subsídios públicos. Sendo assim, qual alternativa indica itens que dizem respeito às características físicas dessa prioridade? 
Eliminação de barreiras arquitetônicas e urbanísticas, de modo a garantir a acessibilidade e a implementação de equipamentos urbanos comunitários voltados ao idoso. (Alternativa correta)
Implementação de equipamentos urbanos voltados ao idoso, para que essa população possa ter acessibilidade aos espaços públicos de maneira plena e adequada.
Reserva de 3% das vagas em unidades habitacionais criadas pelo governo, com gestão privada e critérios de financiamento compatíveis com a renda dos idosos.
Critérios de financiamento que sejam compatíveis com os benefícios previdenciários de aposentadoria e de pensão que comumente os idosos recebem.
3. Quais foram os grandes marcos com relação à estruturação da proteção social brasileira?   
A Lei Elói Chaves, estabelecida em 1923, que versa sobre as Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs); e a Constituição Federal de 1988, que regulamentou a seguridade social composta por saúde e previdência social.
As legislações que falam sobre as relações de trabalho estabelecidas a partir dos anos 1930, as quais influenciaram diretamente nos direitos trabalhistas; e a Constituição Federal de 1988, que regulamentou a seguridade social, composta por saúde, assistência social e previdência social. (Alternativa correta)
A Lei Elói Chaves, estabelecida em 1923, que fala sobre as Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs), uma legislação pioneira em se tratando de relações entre trabalhador e empregador.
As legislações que falam sobre as relações de trabalho estabelecidas a partir dos anos 1930, as quais influenciaram diretamente nos direitos trabalhistas e se tornaram marco por terem se constituído a partir da mobilizações da população.
4. Você é assistente social em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e atende uma idosa de 72 anos, a qual está desempregada há anos, mora sozinha e não tem meios para prover sua subsistência. A Lei Orgânica de Assistência Social prevê a possibilidade de inseri-la em um benefício social. Qual das alternativas é a correta? 
Auxílio-doença.
Benefício de prestação continuada. (Alternativa correta)
Bolsa Família.
Auxílio-doença.
5. A questão do envelhecimento no mundo ora foi vista como algo particular, de responsabilidade exclusiva das famílias, ora como algo passível de caridade, passando a responsabilidade para entidades religiosas. Apesar disso, os países desenvolvidos e em desenvolvimento vivenciaram um aumento no número de idosos, o que exigiu que o Estado se reorganizasse com relação à proteção social dessa população. Diante disso, qual das alternativas a seguir se configura como um desafio à efetivação das políticas sociais públicas direcionadas aos idosos? 
Pela longevidade abranger um período heterogêneo de vida, as políticas existentes, apesar de avançadas, não abrangem todos os idosos pertencentes à categoria, assim como não atendem às necessidades crescentes dessa população. (Alternativa correta)
A priorização de apenas uma política social pública, como a saúde, em detrimento das demais, o que dificulta a operacionalização da proteção social integral ao idoso.
O Estado ainda apresenta dificuldades em buscar a recuperação e a promoção da autonomia dos idosos, por vezes constituindo serviços que exercem tutela com relação a essa população.
A dificuldade de articulação entre as ações direcionadas aos idosos por parte das várias políticas sociais públicas distintas que prestam assistência a essa população, como assistência social, saúde, cultura e lazer, etc.
6. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) foi publicada no ano de 2004, com base em diagnóstico epidemiológico da situação de saúde da população feminina no país e análise da importância de elaboração de diretrizes que orientam as políticas de saúde da mulher. Deste modo, assinale a alternativa correta sobre a PNAISM.   
A PNAISM teve como base o I Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.
Uma das finalidades da PNAISM foi reduzir a morbidade e a mortalidade feminina. (Alternativa correta)
O início da elaboração da PNAISM foi em 2002.
A política foca no planejamento familiar, mas não no abortamento inseguro.
7. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) é uma orientação de elaboração concomitante e de respeito à autonomia dos vários integrantes, evidenciando a relevância do empoderamento dos sujeitos e sua participação nas instâncias de controle social. Assinale a alternativa correta sobre as diretrizes dessa política.   
Diminuir a morbimortalidade em decorrência do câncer em mulheres
As práticas em saúde devem ser orientadas pelo princípio da humanização. (Alternativa correta)
Propiciar a atenção às mulheres e adolescentes em situações de violência sexual e doméstica
Ofertar a atenção à saúde da mulher idosa
8. A saúde da mulher foi inserida às políticas nacionais de saúde nas primeiras décadas do século XX, sendo considerada insuficiente por abranger somente questões referentes à gestação e ao parto. Assim, assinale a alternativa correta sobre a evolução das políticas de atenção à saúde da mulher.   
O foco do movimento das mulheres era somente demonstrar as desigualdades entre homens e mulheres nas questões relacionadas à sexualidade e à reprodução.
Um marco na história foi a 1ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que ocorreu em 2005.
O Mistério da Saúde modificou a Normal Operacional de Assistência à Saúde de 2001, diminuindo as atribuições dos municípios na atenção básica.
O movimento das mulheres realizava críticas com a finalidade de serem reconhecidas e sugerirem processos políticos que possibilitassem transformar as ações na sociedade. (Alternativa correta)
9. A luta pela igualdade entre homens e mulheres teve início no século XVIII, quando acreditava-se no poder masculino sobre o feminino, ou seja, hierarquia de gênero. Na cultura patriarcal, o homem era considerado superior à mulher, um ser independente e com liberdade. Neste contexto, assinale a alternativa certa sobre os aspectos históricos da mulher. 
O trabalho das mulheres do século XX era predominantemente nas fábricas.
A mulher era vista naturalmente forte, com autonomia e trabalhando fora.
No século XX, os esforços femininos voltaram-se para o surgimento de novos tipos de família e para a ruptura dos padrões familiares.
No século XIX foi concedido às mulheres um papel a mais em suas funções, o trabalho. (Alternativa correta)
10. O Ministério da Saúde desenvolveu o Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM) e divulgou para a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) a explosão demográfica em 1984. Ainda, ressalta-se que o PAISM representa um marco na história, pois incluiu um conjunto de ideias feministas para a atenção à saúde integral. Deste modo, assinale a alternativa correta sobre a PAISM.   
O debate central do PAISM era as doenças sexualmente transmissíveis.
O PAISM abrangia somente as atividades educativas e preventivas.
As ações prioritárias do PAISM foram determinadas considerando as necessidades das mulheres. (Alternativa correta)
O processo de desenvolvimento do SUS não tem relação com a implantaçãodo PAISM.

Continue navegando