Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - Individual- Geografia do Brasil (GEO13)

User badge image
Fernando Dias

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Devido à diversidade de climas, solos e relevos, o Brasil possui uma grande variedade de formações vegetais. Neste sentido, entre o corpo espacial nuclear de um domínio paisagístico e ecológico e as áreas nucleares de outros domínios vizinhos existe um interespaço de transição e de contato. Sobre este interespaços, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os referidos interespaços afetam de modo mais sensível os componentes da vegetação, os tipos de solos e sua forma de distribuição e as próprias feições de detalhe do relevo regional.
b) Cada setor das alongadas faixas de transição e contato apresenta uma combinação homogênea e idêntica de vegetação, solos e formas de relevo.
c) Cada setor das pequenas faixas de transição e contato apresentam coloração marrom e em zonas tropicais, tonalidades de avermelhados, exceto em áreas de deserto.
d) Os chamados subespaços vegetativos afetam de modo mais sensível os componentes da vegetação e da capacidade hídrica, afetando as feições de detalhe do relevo regional.

No Brasil, os deslocamentos populacionais manifestam-se em diferentes direções e escalas, sejam elas regionais, nacionais ou internacionais. No bojo das possibilidades de deslocamento das pessoas, encontra-se a emigração.
Com relação a esse conceito, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Emigração é o ato de sair de um estado com o propósito de assentar-se em outro.
b) A emigração com destino aos Estados Unidos é expressiva no Brasil.
c) Emigração é uma modalidade de movimento pendular intrarregional.
d) A emigração interfere nas economias dos países de destino e de origem.

Estudos da Geografia do Brasil nos revelam que, nas últimas décadas, acentuaram-se os movimentos populacionais e engendraram-se novas dinâmicas populacionais. A este respeito, nota-se que alguns desses movimentos ultrapassam a visão tradicional de escala geográfica (municipal, estadual e regional) usualmente adotada para estudar os deslocamentos populacionais.
Acerca dos arranjos populacionais, analise as seguintes sentenças:
I- Uma condição imprescindível para que se configure um arranjo populacional é a presença de uma capital de unidade federativa, vista a elevada força de atratividade que ela exerce.
II- Os casos mais comuns de arranjos populacionais são os metropolitanos, onde a capital costuma atrair a população de entorno.
III- A escolha dos critérios que formam um arranjo populacional está baseada na existência de relacionamentos cotidianos por grande parte da população entre dois ou mais municípios.
IV- Em virtude da formação socioespacial e histórica, alguns municípios, tradicionalmente, mantêm relações entre si.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

O território brasileiro possui como característica principal a sua grande extensão, o que o faz ser considerado como um país de dimensões continentais, ocupando 47% da América do Sul, possuindo por conseguinte uma extensa fronteira.
Com relação ao conceito de fronteira, assinale a alternativa CORRETA:
A Os povos não têm autonomia para se expandir para além do limite jurídico do Estado e desafiar a lei territorial de cada Estado limítrofe e às vezes criar uma situação de fato, potencialmente conflituosa, obrigando a revisão dos acordos diplomáticos.
B Enquanto o limite jurídico do território é uma abstração, gerada e sustentada pela ação institucional no sentido de controle efetivo do Estado territorial, portanto, um instrumento de separação entre unidades políticas soberanas, a fronteira é lugar de comunicação e troca.
C A determinação e a defesa da fronteira competem ao povo que precisa estar articulado ao Estado que irá manipular as decisões territoriais conforme a consulta e participação da camada da população envolvida no processo.
D As fronteiras são zonas naturais que caracterizam e engendram os espaços geográficos e usualmente abarcam rios e outras formações hidrológicas, como córregos, ribeirões, lagoas e açudes.

No Brasil, a delimitação do perímetro urbano é um importante instrumento que colabora para a gestão dos espaços urbanos. Considerando a relevância desse instrumento de gestão urbana, a respeito das suas principais características, assinale a alternativa INCORRETA:
A Nas áreas urbanas, é permitido o parcelamento do solo para fins urbanos, e nas áreas rurais, as glebas devem observar as normas de utilização empregadas pelo INCRA.
B O perímetro urbano é a linha que contorna e delimita as áreas urbanas e de expansão e as separa das áreas rurais.
C A legislação federal define se o município é totalmente urbano ou se ele é dividido em áreas urbanas e rurais.
D Na área urbana é cobrado o Imposto Territorial Predial Urbano (IPTU) e se aplicam as condições de edificação, uso, ocupação e parcelamento do solo em áreas urbanas.

A Geografia, ao estudar as redes de transportes, examina o movimento de pessoas, mercadorias e informações em diferentes regiões. Pode ter um foco local em uma cidade, bem como um foco regional, nacional ou global.
Em se tratando dos componentes básicos do sistema de transporte, assinale a alternativa INCORRETA:
A Os veículos são quaisquer dos meios utilizados para transportar pessoas, bens e mercadorias.
B Os terminais são os locais de saída dos condutores que circundam a área urbana da cidade.
C As vias são as superfícies por onde transitam veículos, pessoas e animais.
D Os terminais são os pontos para onde convergem as linhas de uma rede de transporte.

No Brasil, são chamadas de depressões interplanálticas as áreas mais baixas que circundam os planaltos. Acerca do domínio das depressões interplanálticas semiáridas do Nordeste, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- As drenagens intermitentes sazonais são marcantes na região.
II- Em tais regiões o ritmo das precipitações é constante.
III- Trata-se de uma região semiárida subequatorial e tropical de posição azonal.
IV- Refere-se a uma região que apresenta fraca decomposição de rochas, com mantos de alteração que variam, geralmente, de 0 a 3 m.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Para estudarmos a Geografia do Brasil, é fundamental conhecermos os conceitos que são usualmente empregados na análise do espaço geográfico. Nesse sentido, o conceito de escala geográfica oferece muitas possibilidades de análises que ultrapassam o seu uso mais comum, atrelado à ideia de local, estadual e regional.
Sobre a definição de escala geográfica, analise as sentenças a seguir:
I- A análise geográfica dos fenômenos requer a consideração da escala em que eles são percebidos.
II- A observação e a análise da escala em que ocorre determinado fenômeno geográfico são fundamentais para vários estudos e pesquisas, tendo em vista que a escala é a medida que confere visibilidade ao fenômeno.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são proposições falsas.

O Brasil é considerado um país multiétnico. Durante diferentes períodos, recebemos levas de grupos populacionais de vários lugares do mundo. No entanto, quando falamos em grandes matrizes populacionais, referimos-nos a três grandes grupos.
Sobre a formação da população brasileira, analise as afirmativas a seguir:
I- A miscigenação no Brasil se deu de maneira pacífica e gradual.
II- As principais matrizes populacionais da formação do país, entre o período colonial e pós-colonial, são: a matriz indígena, portuguesa e africana.
III- Durante o final do século XIX, importantes contingentes populacionais chegavam no Brasil, como italianos e alemães.
IV- A contribuição dos imigrantes japoneses pode ser facilmente verificada por sua espacialização na região nordeste do país.
A Somente a afirmativa IV está correta.
B As afirmativas I e II estão corretas.
C As afirmativas II e III estão corretas.
D Somente a afirmativa II está correta.

Os estudos da Geografia do Brasil englobam a análise dos espaços urbanizados e de suas interações geográficas. Nesse sentido, os geógrafos apoiam-se em diversos conceitos para nortear as análises que realizam dos espaços urbanos, entre os quais merece destaque o conceito de rede urbana.
Sobre esse conceito, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A ideia de rede urbana está relacionada a um espaço hierarquizado através de influências econômicas, sociais, políticas e culturais, uma vez que as cidades não se distinguem apenas pela concentração de população, mas também pela quantidade e pela qualidade dos serviços que oferecem, como escolas, hospitais, bancos, centros culturais, centros de abastecimento, universidades etc.
II- À medida que se desenvolvem, as cidades reduzem os fluxos sociais e econômicos que estabelecem ente si, engendrando uma rede de canais alternativos de comunicação que são orientados pelo poder do Estado e pela dinâmica inter-regional.
A A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

(ENADE, 2014) Muitas vezes, os projetos governamentais preocupam-se apenas com os impactos ambientais e esquecem os impactos sociais, os sentimentos envolvidos, as histórias e tradições interrompidas e os hábitos e costumes que formam a identidade dos povos da bacia, como indígenas e quilombolas. A respeito do tema exposto, é correto afirmar que:
A Para a legislação ambiental brasileira, é considerado impacto ambiental apenas o que afeta os meios físico e biótico, ficando desprotegidos pela lei ambiental aspectos sociais e econômicos, o que explica o problema revelado no texto.
B Apesar de a construção de barragens para a geração de energia hidrelétrica causar graves impactos sociais devido ao deslocamento de comunidades, ela não gera impactos físicos-naturais, uma vez que a energia gerada pelo sistema hidrelétrico é renovável.
C Os barramentos não afetam a vazão fluvial líquida do rio, mas apenas a vazão sólida, pois o nível de água das represas funciona como um nível de base local, favorecendo a deposição de sedimentos e diminuindo, consequentemente, a quantidade de sedimentos transportados a jusante do barramento.
D A construção de barragens para geração de energia hidrelétrica, além de deslocar comunidades, é responsável por uma redução significativa da vazão fluvial média anual do rio, afetando os habitats a jusante do barramento.

(ENADE, 2014) Comunidades tradicionais da zona rural de Manaus, mapeadas num projeto premiado nos Estados Unidos, estão ameaçadas de desaparecer. As terras foram desapropriadas pelo governo do Amazonas para a instalação de um distrito industrial naval.
A respeito do texto acima e à luz de conceitos geográficos, avalie as afirmacoes a seguir:
I- O conceito de território é uma abordagem coerente para a discussão metodológica da questão, uma vez que demonstra as relações de poder desiguais instaladas nas disputas por aquele espaço.
II- O Estado considerou o posicionamento das comunidades tradicionais e atendeu aos interesses dos especuladores imobiliários da região.
III- O conceito de lugar explica operacionalmente e didaticamente a relação de pertencimento das comunidades tradicionais, construída no espaço-tempo, mais precisamente desde o início de 1900.
IV- Na escola, em questões que envolvem a temática ambiental e de apropriação do espaço, o professor deve inserir em suas práticas pedagógicas a oportunidade de os educandos perceberem os diversos agentes envolvidos no conflito apresentado, bem como os interesses defendidos, de forma a contribuir para a compreensão dos processos que envolvem a dimensão do espaço em sua totalidade.
A II e III.
B II, III e IV.
C I, III e IV.
D II e IV.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Devido à diversidade de climas, solos e relevos, o Brasil possui uma grande variedade de formações vegetais. Neste sentido, entre o corpo espacial nuclear de um domínio paisagístico e ecológico e as áreas nucleares de outros domínios vizinhos existe um interespaço de transição e de contato. Sobre este interespaços, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os referidos interespaços afetam de modo mais sensível os componentes da vegetação, os tipos de solos e sua forma de distribuição e as próprias feições de detalhe do relevo regional.
b) Cada setor das alongadas faixas de transição e contato apresenta uma combinação homogênea e idêntica de vegetação, solos e formas de relevo.
c) Cada setor das pequenas faixas de transição e contato apresentam coloração marrom e em zonas tropicais, tonalidades de avermelhados, exceto em áreas de deserto.
d) Os chamados subespaços vegetativos afetam de modo mais sensível os componentes da vegetação e da capacidade hídrica, afetando as feições de detalhe do relevo regional.

No Brasil, os deslocamentos populacionais manifestam-se em diferentes direções e escalas, sejam elas regionais, nacionais ou internacionais. No bojo das possibilidades de deslocamento das pessoas, encontra-se a emigração.
Com relação a esse conceito, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Emigração é o ato de sair de um estado com o propósito de assentar-se em outro.
b) A emigração com destino aos Estados Unidos é expressiva no Brasil.
c) Emigração é uma modalidade de movimento pendular intrarregional.
d) A emigração interfere nas economias dos países de destino e de origem.

Estudos da Geografia do Brasil nos revelam que, nas últimas décadas, acentuaram-se os movimentos populacionais e engendraram-se novas dinâmicas populacionais. A este respeito, nota-se que alguns desses movimentos ultrapassam a visão tradicional de escala geográfica (municipal, estadual e regional) usualmente adotada para estudar os deslocamentos populacionais.
Acerca dos arranjos populacionais, analise as seguintes sentenças:
I- Uma condição imprescindível para que se configure um arranjo populacional é a presença de uma capital de unidade federativa, vista a elevada força de atratividade que ela exerce.
II- Os casos mais comuns de arranjos populacionais são os metropolitanos, onde a capital costuma atrair a população de entorno.
III- A escolha dos critérios que formam um arranjo populacional está baseada na existência de relacionamentos cotidianos por grande parte da população entre dois ou mais municípios.
IV- Em virtude da formação socioespacial e histórica, alguns municípios, tradicionalmente, mantêm relações entre si.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

O território brasileiro possui como característica principal a sua grande extensão, o que o faz ser considerado como um país de dimensões continentais, ocupando 47% da América do Sul, possuindo por conseguinte uma extensa fronteira.
Com relação ao conceito de fronteira, assinale a alternativa CORRETA:
A Os povos não têm autonomia para se expandir para além do limite jurídico do Estado e desafiar a lei territorial de cada Estado limítrofe e às vezes criar uma situação de fato, potencialmente conflituosa, obrigando a revisão dos acordos diplomáticos.
B Enquanto o limite jurídico do território é uma abstração, gerada e sustentada pela ação institucional no sentido de controle efetivo do Estado territorial, portanto, um instrumento de separação entre unidades políticas soberanas, a fronteira é lugar de comunicação e troca.
C A determinação e a defesa da fronteira competem ao povo que precisa estar articulado ao Estado que irá manipular as decisões territoriais conforme a consulta e participação da camada da população envolvida no processo.
D As fronteiras são zonas naturais que caracterizam e engendram os espaços geográficos e usualmente abarcam rios e outras formações hidrológicas, como córregos, ribeirões, lagoas e açudes.

No Brasil, a delimitação do perímetro urbano é um importante instrumento que colabora para a gestão dos espaços urbanos. Considerando a relevância desse instrumento de gestão urbana, a respeito das suas principais características, assinale a alternativa INCORRETA:
A Nas áreas urbanas, é permitido o parcelamento do solo para fins urbanos, e nas áreas rurais, as glebas devem observar as normas de utilização empregadas pelo INCRA.
B O perímetro urbano é a linha que contorna e delimita as áreas urbanas e de expansão e as separa das áreas rurais.
C A legislação federal define se o município é totalmente urbano ou se ele é dividido em áreas urbanas e rurais.
D Na área urbana é cobrado o Imposto Territorial Predial Urbano (IPTU) e se aplicam as condições de edificação, uso, ocupação e parcelamento do solo em áreas urbanas.

A Geografia, ao estudar as redes de transportes, examina o movimento de pessoas, mercadorias e informações em diferentes regiões. Pode ter um foco local em uma cidade, bem como um foco regional, nacional ou global.
Em se tratando dos componentes básicos do sistema de transporte, assinale a alternativa INCORRETA:
A Os veículos são quaisquer dos meios utilizados para transportar pessoas, bens e mercadorias.
B Os terminais são os locais de saída dos condutores que circundam a área urbana da cidade.
C As vias são as superfícies por onde transitam veículos, pessoas e animais.
D Os terminais são os pontos para onde convergem as linhas de uma rede de transporte.

No Brasil, são chamadas de depressões interplanálticas as áreas mais baixas que circundam os planaltos. Acerca do domínio das depressões interplanálticas semiáridas do Nordeste, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- As drenagens intermitentes sazonais são marcantes na região.
II- Em tais regiões o ritmo das precipitações é constante.
III- Trata-se de uma região semiárida subequatorial e tropical de posição azonal.
IV- Refere-se a uma região que apresenta fraca decomposição de rochas, com mantos de alteração que variam, geralmente, de 0 a 3 m.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Para estudarmos a Geografia do Brasil, é fundamental conhecermos os conceitos que são usualmente empregados na análise do espaço geográfico. Nesse sentido, o conceito de escala geográfica oferece muitas possibilidades de análises que ultrapassam o seu uso mais comum, atrelado à ideia de local, estadual e regional.
Sobre a definição de escala geográfica, analise as sentenças a seguir:
I- A análise geográfica dos fenômenos requer a consideração da escala em que eles são percebidos.
II- A observação e a análise da escala em que ocorre determinado fenômeno geográfico são fundamentais para vários estudos e pesquisas, tendo em vista que a escala é a medida que confere visibilidade ao fenômeno.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são proposições falsas.

O Brasil é considerado um país multiétnico. Durante diferentes períodos, recebemos levas de grupos populacionais de vários lugares do mundo. No entanto, quando falamos em grandes matrizes populacionais, referimos-nos a três grandes grupos.
Sobre a formação da população brasileira, analise as afirmativas a seguir:
I- A miscigenação no Brasil se deu de maneira pacífica e gradual.
II- As principais matrizes populacionais da formação do país, entre o período colonial e pós-colonial, são: a matriz indígena, portuguesa e africana.
III- Durante o final do século XIX, importantes contingentes populacionais chegavam no Brasil, como italianos e alemães.
IV- A contribuição dos imigrantes japoneses pode ser facilmente verificada por sua espacialização na região nordeste do país.
A Somente a afirmativa IV está correta.
B As afirmativas I e II estão corretas.
C As afirmativas II e III estão corretas.
D Somente a afirmativa II está correta.

Os estudos da Geografia do Brasil englobam a análise dos espaços urbanizados e de suas interações geográficas. Nesse sentido, os geógrafos apoiam-se em diversos conceitos para nortear as análises que realizam dos espaços urbanos, entre os quais merece destaque o conceito de rede urbana.
Sobre esse conceito, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A ideia de rede urbana está relacionada a um espaço hierarquizado através de influências econômicas, sociais, políticas e culturais, uma vez que as cidades não se distinguem apenas pela concentração de população, mas também pela quantidade e pela qualidade dos serviços que oferecem, como escolas, hospitais, bancos, centros culturais, centros de abastecimento, universidades etc.
II- À medida que se desenvolvem, as cidades reduzem os fluxos sociais e econômicos que estabelecem ente si, engendrando uma rede de canais alternativos de comunicação que são orientados pelo poder do Estado e pela dinâmica inter-regional.
A A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

(ENADE, 2014) Muitas vezes, os projetos governamentais preocupam-se apenas com os impactos ambientais e esquecem os impactos sociais, os sentimentos envolvidos, as histórias e tradições interrompidas e os hábitos e costumes que formam a identidade dos povos da bacia, como indígenas e quilombolas. A respeito do tema exposto, é correto afirmar que:
A Para a legislação ambiental brasileira, é considerado impacto ambiental apenas o que afeta os meios físico e biótico, ficando desprotegidos pela lei ambiental aspectos sociais e econômicos, o que explica o problema revelado no texto.
B Apesar de a construção de barragens para a geração de energia hidrelétrica causar graves impactos sociais devido ao deslocamento de comunidades, ela não gera impactos físicos-naturais, uma vez que a energia gerada pelo sistema hidrelétrico é renovável.
C Os barramentos não afetam a vazão fluvial líquida do rio, mas apenas a vazão sólida, pois o nível de água das represas funciona como um nível de base local, favorecendo a deposição de sedimentos e diminuindo, consequentemente, a quantidade de sedimentos transportados a jusante do barramento.
D A construção de barragens para geração de energia hidrelétrica, além de deslocar comunidades, é responsável por uma redução significativa da vazão fluvial média anual do rio, afetando os habitats a jusante do barramento.

(ENADE, 2014) Comunidades tradicionais da zona rural de Manaus, mapeadas num projeto premiado nos Estados Unidos, estão ameaçadas de desaparecer. As terras foram desapropriadas pelo governo do Amazonas para a instalação de um distrito industrial naval.
A respeito do texto acima e à luz de conceitos geográficos, avalie as afirmacoes a seguir:
I- O conceito de território é uma abordagem coerente para a discussão metodológica da questão, uma vez que demonstra as relações de poder desiguais instaladas nas disputas por aquele espaço.
II- O Estado considerou o posicionamento das comunidades tradicionais e atendeu aos interesses dos especuladores imobiliários da região.
III- O conceito de lugar explica operacionalmente e didaticamente a relação de pertencimento das comunidades tradicionais, construída no espaço-tempo, mais precisamente desde o início de 1900.
IV- Na escola, em questões que envolvem a temática ambiental e de apropriação do espaço, o professor deve inserir em suas práticas pedagógicas a oportunidade de os educandos perceberem os diversos agentes envolvidos no conflito apresentado, bem como os interesses defendidos, de forma a contribuir para a compreensão dos processos que envolvem a dimensão do espaço em sua totalidade.
A II e III.
B II, III e IV.
C I, III e IV.
D II e IV.

Prévia do material em texto

Prova Impressa
GABARITO | Avaliação Final (Objetiva) - Individual
(Cod.:765915)
Peso da Avaliação 3,00
Prova 55511184
Qtd. de Questões 12
Acertos/Erros 9/3
Nota 9,00
Devido à diversidade de climas, solos e relevos, o Brasil possui uma grande variedade de 
formações vegetais. Neste sentido, entre o corpo espacial nuclear de um domínio paisagístico e 
ecológico e as áreas nucleares de outros domínios vizinhos existe um interespaço de transição e de 
contato. Sobre este interespaços, assinale a alternativa CORRETA:
A Os chamados subespaços vegetativos afetam de modo mais sensível os componentes da
vegetação e da capacidade hídrica, afetando as feições de detalhe do relevo regional
B Cada setor das alongadas faixas de transição e contato apresenta uma combinação homogênea e
idêntica de vegetação, solos e formas de relevo.
C Os referidos interespaços afetam de modo mais sensível os componentes da vegetação, os tipos
de solos e sua forma de distribuição e as próprias feições de detalhe do relevo regional.
D Cada setor das pequenas faixas de transição e contato apresentam coloração marrom e em zonas
tropicais, tonalidades de avermelhados, exceto em áreas de deserto.
No Brasil, os deslocamentos populacionais manifestam-se em diferentes direções e escalas, 
sejam elas regionais, nacionais ou internacionais. No bojo das possibilidades de deslocamento das 
pessoas, encontra-se a emigração. Com relação a esse conceito, assinale a alternativa INCORRETA:
A A emigração com destino aos Estados Unidos é expressiva no Brasil.
B A emigração interfere nas economias dos países de destino e de origem.
C Emigração é o ato de sair de um estado com o propósito de assentar-se em outro.
D Emigração é uma modalidade de movimento pendular intrarregional.
Estudos da Geografia do Brasil nos revelam que, nas últimas décadas, acentuaram-se os 
movimentos populacionais e engendraram-se novas dinâmicas populacionais. A este respeito, nota-se 
que alguns desses movimentos ultrapassam a visão tradicional de escala geográfica (municipal, 
estadual e regional) usualmente adotada para estudar os deslocamentos populacionais. Nesse sentido, 
surgem novos conceitos adequados para estudar os fenômenos contemporâneos, tal como o conceito 
de arranjo populacional. Acerca dos arranjos populacionais, analise as seguintes sentenças:
I- Uma condição imprescindível para que se configure um arranjo populacional é a presença de uma 
capital de unidade federativa, vista a elevada força de atratividade que ela exerce. 
II- Os casos mais comuns de arranjos populacionais são os metropolitanos, onde a capital costuma 
 VOLTAR
A+
Alterar modo de visualização
1
2
3
atrair a população de entorno.
III- A escolha dos critérios que formam um arranjo populacional está baseada na existência de 
relacionamentos cotidianos por grande parte da população entre dois ou mais municípios.
IV- Em virtude da formação socioespacial e histórica, alguns municípios, tradicionalmente, mantêm 
relações entre si. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças I e IV estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.
O território brasileiro possui como característica principal a sua grande extensão, o que o faz ser 
considerado como um país de dimensões continentais, ocupando 47% da América do Sul, possuindo 
por conseguinte uma extensa fronteira. Com relação ao conceito de fronteira, assinale a alternativa 
CORRETA:
A
Os povos não têm autonomia para se expandir para além do limite jurídico do Estado e desafiar a
lei territorial de cada Estado limítrofe e às vezes criar uma situação de fato, potencialmente
conflituosa, obrigando a revisão dos acordos diplomáticos.
B
Enquanto o limite jurídico do território é uma abstração, gerada e sustentada pela ação
institucional no sentido de controle efetivo do Estado territorial, portanto, um instrumento de
separação entre unidades políticas soberanas, a fronteira é lugar de comunicação e troca.
C
A determinação e a defesa da fronteira competem ao povo que precisa estar articulado ao Estado
que irá manipular as decisões territoriais conforme a consulta e participação da camada da
população envolvida no processo.
D
As fronteiras são zonas naturais que caracterizam e engendram os espaços geográficos e
usualmente abarcam rios e outras formações hidrológicas, como córregos, ribeirões, lagoas e
açudes.
No Brasil, a delimitação do perímetro urbano é um importante instrumento que colabora para a 
gestão dos espaços urbanos. Considerando a relevância desse instrumento de gestão urbana, a 
respeito das suas principais caraterísticas, assinale a alternativa INCORRETA:
A Nas áreas urbanas, é permitido o parcelamento do solo para fins urbanos, e nas áreas rurais, as
glebas devem observar as normas de utilização empregadas pelo INCRA.
B O perímetro urbano é a linha que contorna e delimita as áreas urbanas e de expansão e as separa
das áreas rurais.
C A legislação federal define se o município é totalmente urbano ou se ele é dividido em áreas
urbanas e rurais.
D Na área urbana é cobrado o Imposto Territorial Predial Urbano (IPTU) e se aplicam as condições
de edificação, uso, ocupação e parcelamento do solo em áreas urbanas.
4
5
A Geografia, ao estudar as redes de transportes, examina o movimento de pessoas, mercadorias 
e informações em diferentes regiões. Pode ter um foco local em uma cidade, bem como um foco 
regional, nacional ou global. Ademais, a Geografia também estuda os diferentes modos de transporte, 
como rodoviário, ferroviário, aéreo e aquático e suas relações com as pessoas, o meio ambiente e as 
áreas urbanas. Em se tratando dos componentes básicos do sistema de transporte, assinale a 
alternativa INCORRETA:
A Os veículos são quaisquer dos meios utilizados para transportar pessoas, bens e mercadorias.
B Os terminais são os locais de saída dos condutores que circundam a área urbana da cidade.
C As vias são as superfícies por onde transitam veículos, pessoas e animais.
D Os terminais são os pontos para onde convergem as linhas de uma rede de transporte.
No Brasil, são chamadas de depressões interplanálticas as áreas mais baixas que circundam os 
planaltos. Acerca do domínio das depressões interplanálticas semiáridas do Nordeste, analise as 
sentenças a seguir:
I- As drenagens intermitentes sazonais são marcantes na região.
II- Em tais regiões o ritmo das precipitações é constante. 
III- Trata-se de uma região semiárida subequatorial e tropical de posição azonal.
IV- Refere-se a uma região que apresenta fraca decomposição de rochas, com mantos de alteração 
que variam, geralmente, de 0 a 3 m.
 
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C Somente a sentença IV está correta.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.
Para estudarmos a Geografia do Brasil, é fundamental conhecermos os conceitos que são 
usualmente empregados na análise do espaço geográfico. Nesse sentido, o conceito de escala 
geográfica oferece muitas possibilidades de análises que ultrapassam o seu uso mais comum, atrelado 
à ideia de local, estadual e regional. Sobre a definição de escala geográfica, analise as sentenças a 
seguir:
I- A análise geográfica dos fenômenos requer a consideração da escala em que eles são percebidos.
PORQUE
II- A observação e a análise da escala em que ocorre determinado fenômeno geográfico são 
fundamentais para vários estudos e pesquisas, tendo em vista que a escala é a medida que confere 
visibilidade ao fenômeno.
6
7
8
Assinale a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são proposições falsas.
O Brasil é considerado um país multiétnico. Durante diferentes períodos, recebemos levasde 
grupos populacionais de vários lugares do mundo. No entanto, quando falamos em grandes matrizes 
populacionais, referimos-nos a três grandes grupos. Sobre a formação da população brasileira, analise 
as afirmativas a seguir:
I- A miscigenação no Brasil se deu de maneira pacífica e gradual.
II- As principais matrizes populacionais da formação do país, entre o período colonial e pós-colonial, 
são: a matriz indígena, portuguesa e africana.
III- Durante o final do século XIX, importantes contingentes populacionais chegavam no Brasil, 
como italianos e alemães.
IV- A contribuição dos imigrantes japoneses pode ser facilmente verificada por sua espacialização na 
região nordeste do país.
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a afirmativa IV está correta.
B As afirmativas I e II estão corretas.
C As afirmativas II e III estão corretas.
D Somente a afirmativa II está correta.
Os estudos da Geografia do Brasil englobam a análise dos espaços urbanizados e de suas 
interações geográficas. Nesse sentido, os geógrafos apoiam-se em diversos conceitos para nortear as 
análises que realizam dos espaços urbanos, entre os quais merece destaque o conceito de rede urbana. 
Sobre esse conceito, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A ideia de rede urbana está relacionada a um espaço hierarquizado através de influências 
econômicas, sociais, políticas e culturais, uma vez que as cidades não se distinguem apenas pela 
concentração de população, mas também pela quantidade e pela qualidade dos serviços que oferecem, 
como escolas, hospitais, bancos, centros culturais, centros de abastecimento, universidades etc.
PORQUE
II- À medida que se desenvolvem, as cidades reduzem os fluxos sociais e econômicos que 
estabelecem ente si, engendrando uma rede de canais alternativos de comunicação que são orientados 
pelo poder do Estado e pela dinâmica inter-regional. 
Assinale a alternativa CORRETA:
9
10
A A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
(ENADE, 2014) Muitas vezes, os projetos governamentais preocupam-se apenas com os 
impactos ambientais e esquecem os impactos sociais, os sentimentos envolvidos, as histórias e 
tradições interrompidas e os hábitos e costumes que formam a identidade dos povos da bacia, como 
indígenas e quilombolas. A respeito do tema exposto, é correto afirmar que:
FONTE: http://cbhsaofrancisco.org.br. Acesso em: 19 ago. 2014 (adaptado).
A
Os barramentos não afetam a vazão fluvial líquida do rio, mas apenas a vazão sólida, pois o nível
de água das represas funciona como um nível de base local, favorecendo a deposição de
sedimentos e diminuindo, consequentemente, a quantidade de sedimentos transportados a jusante
do barramento.
B
Para a legislação ambiental brasileira, é considerado impacto ambiental apenas o que afeta os
meios físico e biótico, ficando desprotegidos pela lei ambiental aspectos sociais e econômicos, o
que explica o problema revelado no texto.
C
A construção de barragens para geração de energia hidrelétrica, além de deslocar comunidades, é
responsável por uma redução significativa da vazão fluvial média anual do rio, afetando os
habitats a jusante do barramento.
D
Apesar de a construção de barragens para a geração de energia hidrelétrica causar graves
impactos sociais devido ao deslocamento de comunidades, ela não gera impactos físicos-naturais,
uma vez que a energia gerada pelo sistema hidrelétrico é renovável.
(ENADE, 2014) Comunidades tradicionais da zona rural de Manaus, mapeadas num projeto 
premiado nos Estados Unidos, estão ameaçadas de desaparecer. As terras foram desapropriadas pelo 
governo do Amazonas para a instalação de um distrito industrial naval. Os territórios dessas 
comunidades foram mapeados de 2005 a 2011 pelo sistema de satélites do projeto "Nova Cartografia 
Social da Amazônia", premiado em 2011. As terras fazem limites com imóveis de empresários, do 
Exército e da União. Excluídos de consulta prévia sobre o megaempreendimento, líderes das 19 
comunidades afetadas dizem que vão pedir à justiça a revisão do decreto. Essas comunidades, agora 
ameaçadas, surgiram em terrenos planos e barrancos na margem esquerda do rio Amazonas, em 1900. 
Os aglomerados são formados por casas, escolas, igrejas, jardins com árvores gigantes, com 
sumaúmas, e lagos com vitórias-régias. São cerca de 5000 habitantes: pescadores, agricultores e 
extrativistas. A área contínua de floresta desapropriada pelo governo tem 10,2 mil hectares - 10 mil 
campos de futebol - e fica entre os lagos do Puraquequara e Jatuarana, onde o governo quer construir 
estaleiros com benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus. A Secretaria de Planejamento do 
Amazonas diz que as famílias serão notificadas após estudo fundiário da área e análise de impacto 
ambiental. Não há prazo para retirar e indenizar as famílias. Como se percebe, há situações 
divergentes frente a esta questão. De um lado, integrante da comunidade afirmam que "Os mapas 
confirmam a permanência da quinta geração da nossa família nesta terra" (morador local) e, de outro, 
o governo do Amazonas, por meio de seus agentes, afirma que a área desapropriada para instalação 
do distrito industrial é formada por terras da União e defende que "Se não houve consulta prévia às 
comunidades tradicionais, foi para não gerar especulação imobiliária". A respeito do texto acima e à 
luz de conceitos geográficos, avalie as afirmações a seguir:
11
12
I- O conceito de território é uma abordagem coerente para a discussão metodológica da questão, uma 
vez que demonstra as relações de poder desiguais instaladas nas disputas por aquele espaço.
II- O Estado considerou o posicionamento das comunidades tradicionais e atendeu aos interesses dos 
especuladores imobiliários da região. 
III- O conceito de lugar explica operacionalmente e didaticamente a relação de pertencimento das 
comunidades tradicionais, construída no espaço-tempo, mais precisamente desde o início de 1900.
IV- Na escola, em questões que envolvem a temática ambiental e de apropriação do espaço, o 
professor deve inserir em suas práticas pedagógicas a oportunidade de os educandos perceberem os 
diversos agentes envolvidos no conflito apresentado, bem como os interesses defendidos, de forma a 
contribuir para a compreensão dos processos que envolvem a dimensão do espaço em sua totalidade.
É correta apenas o que se afirma em:
FONTE: BRASIL, K. Comunidades do AM mapeadas por projeto premiado são ameaçadas. Folha de 
São Paulo. Caderno Ambiente, 24 mar. 2013. Disponível em: htpp://www1.folha.uol.com.br. Acesso 
em: 29 jul. 2014 (adaptado).
A II e III.
B II, III e IV.
C I, III e IV.
D II e IV.
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina