Buscar

pratique e compartilhe 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Elisandra Almeida De Andrade
Chapa:2330792
Matéria: Processos Biológicos
Pratique e Compartilhe
Unidade 2
A estrutura e a função das membranas biológicas aparecem em diversos contextos como citado no texto. Assim, o conhecimento sobre a regulação entre os meios intra e extracelular das células é importante para aprofundar o conhecimento sobre o corpo humano, suas funções e disfunções. Dessa forma, realize uma pesquisa sobre algumas funções fisiológicas ou celulares, ou ação de fármacos que podem ser explicadas por meio dos seus conhecimentos sobre membrana.
· Algumas funções celulares:
Funções desempenhadas pelas proteínas na bicamada lipídica:
Proteína que exerce a função de receptora, ou seja, uma ou mais substâncias específicas ligam-se a ela, e sinais específicos são transmitidos á célula, o que desencadeia os processos celulares.
Proteína responsável por abrir um canal que permite a livre passagem.
Proteínas carregadores, isto é, capazes de interagir com certos íons e moléculas para que a passagem aconteça.
Proteína associada ao carboidrato que trabalha como proteína de reconhecimento, conferindo identidade a célula e promovendo, assim, o reconhecimento e a adesão dos tipos celulares, visto que existem variações de um tipo celular a outro ou entre as mesmas células.
Na membrana de alguns tipos celulares são encontrados pequenos prolongamentos, os microvilos, cuja função é ampliar a superfície de absorção das células.
Nas células intestinais humanas, as microvilosidades aumentam a área de contato com o alimento ingerido, ampliando, por consequência, a área de absorção e facilitando o transporte os nutrientes da cavidade intestinal para o interior da célula.
Na região do negro, célula renal, mais precisamente no túmulo contorcido proximal, as microvilosidades promovem a reabsorção de muitas moléculas do interior da célula para o sangue.
Os desmontamos, além de serem o ponto de adesão entre as células vizinhas, atuam no meio intracelular como pontos de fixação dos filamentos intermediários a membrana celular.
A região da proteína voltada ao meio citoplasmático, por sua vez, liga- se ao citoesqueleto e a filamentos intermediários, esse tipo de especialização é encontrado em muitas células, como na epiderme humana.
Nos neurônios, as junções comunicantes estão relacionadas às sinapses elétricas ( Junqueira; Carneiro, 2000).
As membranas são as interligações, dobras da membrana de células adjacentes que se encaixam e, consequentemente, aumentam a coesão entre as membranas e a extensão da superfície celular.
A comunicação entre as células pode ter a participação de regiões especiais da membrana, denominadas junções comunicantes, cuja principal função é a comunicação entre as células de modo coordenado e eficiente.
· Funções fisiológicas:
Protege a célula contra a ação de diversos agentes;
Controla as substâncias que entram e saem da célula;
Detecta sinais do meio externo;
Em células vegetais, coordena a síntese e o agrupamento das microfibilas da parede celular;
· Ação de fármacos na membrana:
Como a membrana é lipoide, os fármacos solúveis em lipídios difundem-se de modo mais rápido. As moléculas menores tendem a penetrar pelas membranas mais rapidamente que as maiores.
Bibliografia: Foster; Clarice; Fundamentos de biologia molecular e celular; Intersaberes; 1ª edição ( 1 Julho 2020).

Continue navegando