Buscar

Simulado Atividades de Aprendizagem 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tópicos Especiais
Simulado: Atividades de Aprendizagem 3 
Questão 1
Segundo o IBGE (2013), a cidade é a parte de um lugar localizada na malha urbana, dentro do perímetro urbano. O senso comum aponta a vida urbana como uma vida por vezes estressante, conturbada, rápida, desordenada, barulhenta, em detrimento da vida rural, pacata, silenciosa, aprazível. Para melhor caracterizar a vida urbana, o IBGE, classifica as cidades pelo número de edificações/habitantes.
De acordo com o IBGE (2013), há termos empregados não necessariamente à parte urbana de um município, mas sim à malha urbana ou economia, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I Cidade global.
II Metrópole.
III Megacidade.
IV Megalópole.
(    ) Grandes centros econômicos. São divididos em alfa, beta e gama.
(    )Principal cidade dentre várias que ocupam o mesmo perímetro.
(    )Cidade ou região com mais de 10.000.000 de habitantes.
(    )Conjunto de várias metrópoles e cidades grandes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A (    ) III – II – I - IV.
B (    ) II – III – I - IV.
C (    ) I – II – IV - III.
D (    ) I – II – III - IV.
Questão 2
O transporte rodoviário é responsável pelo deslocamento de pessoas e mercadorias, acontece em motos, carros, caminhões ou ônibus. Apesar de ser o meio de transporte mais utilizado no Brasil no deslocamento de cargas, ele apresenta o preço de frete superior ao __________ e ao_____________.  
Marque a opção CORRETA que completa as lacunas:
A hidroviário e motoviário.
B aviário e ferroviário. 
C motoviário e ferroviário.
D hidroviário e ferroviário.
Questão 3
Em relação a disseminação da educação cidadã, alguns documentos foram produzidos e, dentre estes, a Declaração Mundial sobre Educação para Todos, ocorrida em Jomtien, na Tailândia.
Com base na premissa acima, assinale a alternativa INCORRETA, no que se refere as finalidades traçadas no encontro mundial que resultou a Declaração citada no enunciado da questão.
A Fortalecer a solidariedade internacional.
B Rever objetivos e refletir sobre a prática pedagógica.
C Universalizar o acesso à educação e promover a equidade.
D Fortalecer as alianças.
Questão 4
No Brasil, temos várias políticas de saúde operacionalizadas por programas presentes em todo o país para o combate de doenças e prevenção da saúde. São coordenadas pelo Ministério da Saúde e operacionalizadas em programas específicos no combate a doenças.
Relacione corretamente o programa de saúde com seus objetivos e assinale a alternativa CORRETA.
l - PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE
ll – HUMANIZASUS
lll - QualiSUS – REDE
lV – PROVAB
V - PRONTO ATENDIMENTO UPA 24h
(   ) são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde, em conjunto com estas, compõem uma rede organizada de Atenção às Urgências.
(   ) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.
(   ) são espaços físicos dotados de equipamentos, estrutura e profissionais.
(   ) programa para estimular a formação do médico para a real necessidade da população brasileira e levar esse profissional para localidades com maior carência para este serviço.
(   ) é um projeto formalizado a partir de Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial, com a finalidade de contribuir para a organização de redes regionalizadas de atenção à saúde no Brasil.
A ll, l,lV e lll.
B lll, V,lV, ll e l;
C l, ll, lll, lV e V;
D lll, lV, l, ll, e V;
Questão 5
Para a filósofa húngara Agnes Heller (1972, p. 4), “valor é tudo aquilo que faz parte do ser genérico do homem e contribui, direta ou mediatamente para a explicação desse ser genérico”. Neste sentido, observe as alternativas a seguir.
Sobre os atributos dos valores humanos, conforme a filósofa húngara Agnes Heller, marque a alternativa incorreta.
A Caráter e Afirmação
B Universalidade e Liberdade
C Consciência e Universalidade
D Objetivação e Socialidade
Questão 6
A moral é compreendida como um conjunto de regras de condutas socialmente admitidas em determinadas épocas ou por um grupo de pessoas, ou seja, “a moralidade dos homens é um reflexo direto do modo de ser e conviver em sociedade, no qual o caráter, os sentimentos e os costumes determinam o seu comportamento individual e social, que foi ou está sendo perpetuado num espaço de tempo” (PIERITZ, 2013, p. 35). A moral sugere, constantemente, a valorização de nossas ações e de nossos comportamentos em sociedade, mas é a moral que determina quais são os nossos direitos e deveres perante a sociedade em que vivemos. Neste sentido, observe as alternativas a seguir.
Sobre os deveres que são conectados ao nosso modo de ser e conviver em sociedade, gerando certas responsabilidades com relação a si próprio e aos outros, marque a alternativa incorreta.
A Sentimentos, escolhas e desejos
B Atitudes, posicionamentos diante ada realidade
C Juízo de valor, senso moral e consciência moral
D Unidade, questionamento e visão universal / sentimental
Questão 7
As ONGs adquirem poder, conseguem estabelecer pontes entre diferentes grupos. Por um lado, isso é positivo, pois elas conseguem fazer ressoar as vozes daqueles que pouco seriam ouvidos e colocar suas demandas aos governos. Por outro lado, esse poder pode ser perigoso, quando as populações apoiadas por essas ONGs passam a depender de sua atuação, ou seja, as ONGs podem desenvolver territórios de domínio, não estimulando a prática da cidadania e a busca dos direitos por si mesmo, mas uma dependência de sua atuação. O fato é que as ONGs possuem na realidade brasileira contemporânea uma atuação política real e que conseguem pressionar o governo por uma atuação mais social. O espaço significa uma atuação política potencial, mas não existem limites das ações. Elas “não podem ser vistas de maneira simplista, como substitutas de partidos políticos, do Estado ou mesmo dos movimentos sociais. Suas ações têm limites, entre eles o fato de serem fragmentadas, atingirem o conjunto da sociedade de forma limitada e dependerem de financiamentos pontuais” (PINTO, 2006, p. 667). Neste sentido, observe as alternativas a seguir.
Sobre o que se espera de uma sociedade que se vê desafiada pelos seus indivíduos, marque a alternativa incorreta.
A Vivenciar o espírito de partilha e ajuda mútua na comunidade educativa
B Praticar atividades e mobilizações individualistas e centralizadas que possibilitem garantir benefícios para a população
C Manter uma atitude crítica frente às propostas políticas vigentes e realizar campanhas comunitárias diante das situações emergentes
D Orientar as pessoas e os recursos materiais e financeiros para a promoção humana
Questão 8
A pós-modernidade ainda é complexa e a ideia não é amplamente aceita por todos os cientistas e pensadores. As dúvidas e diferenças surgiram por volta de 1970 e 1990, mas ainda assim pode-se verificar duas linhas de discursos, quando o termo é pós-modernidade: a da continuidade e a do rompimento. Neste sentido, observe as alternativas a seguir.
Sobre as principais características da Pós Modernidade, marque a alternativa correta.
A Racionalidade, pensamento científico, identidade fixa, individualismo
B Cultura, ambiente, política, crise das instituições não modernas
C Identidade fixa, individualismo, cultura, ambiente
D Redefinição de Identidade, organização territorial em rede
Questão 9
Segundo Abbagnano (2000), a relação do trabalho com a existência humana passa a ser lugar-comum na cultura contemporânea. Mesmo fora do âmbito marxista, o caráter penoso atribuído ao trabalho não é atribuído ao trabalho em si, mas às condições sociais em que ele é realizado nas sociedades industriais. O trabalho passa a ser visto como parte fundamental da natureza humana. O trabalho é ainda hoje visto como um valor social, sendo o trabalhador um personagem social merecedor de respeito, admiração e dignidade pelas obras que faz a si, a seus familiares e semelhantes.A nova concepção que foi atribuída ao trabalho combina com os valores das mudanças no interior da fabricação de produtos. O homem, reconhecendo que o trabalho não era mais motivo de sofrimento e castigo, mas sim uma atividade que o tornaria socialmente reconhecido, sentiu-se motivado e disposto a se dedicar e doar a fim de preencher as oportunidades e a demanda da manufatura e indústria nascente, bem como o campo das invenções de máquinas e técnicas e o próprio sistema capitalista, que estavam exigindo. Neste sentido, observe as alternativas a seguir.
Sobre como pode ser definido o Trabalho, marque a alternativa correta.
A Produção familiar em espaços domésticos ou pequenas oficinas, como alfaiates, ceramistas, sapatarias, na qual importa fazer um bom trabalho, um produto único, com maestria e arte de fazê-lo.
B Atividade coordenada de caráter físico ou intelectual, necessária a qualquer tarefa, serviço ou empreendimento, ocupação, ofício, exercício de profissão.
C Um fenômeno da mundialização das relações financeiras e da globalização que favorece alguns grupos regionais que buscam tanto favorecer como proteger os processos industriais.
D Estado, pratica da população que visa criar meios e políticas que favoreçam a inclusão e participação efetiva dos cidadãos.
Questão 10
O trabalho informal é o que ocorre nas experiências de trabalho artesanal e prestação de serviços, em que envolve intensa dedicação de mão de obra, de caráter temporário, geralmente apresenta pouco montante de capital envolvido e acaba apresentando acordos à parte das legislações trabalhistas; o que por sua vez acaba não concorrendo como linhas de financiamentos, seja de bancos ou governos; como exemplo, pode-se relacionar as práticas de trabalho no ramo do vestuário e alimentação. Como economia solidária, pode-se entender as atividades que ocorrem de forma coletiva e em estruturas suprafamiliares, articuladas em associações, cooperativas, empresas autogestadas, grupos de produção, clubes de trocas etc., cujos participantes tanto podem ser trabalhadores dos meios urbano e rural. Neste sentido, observe as alternativas a seguir.
Sobre o que as atividades informais solidárias exercem na economia, marque a alternativa correta.
A Forte controle e gerenciamento das atividades e dos resultados
B Independência financeira total, com grande e expressivos ganhos
C Facilidade de ganhos financeiros em todos os âmbitos e mercados
D Obrigatoriamente necessidade de parceiras com outros empreendedores autônomos

Continue navegando