Buscar

Atividade 3 Projeto de Mecanismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividade 3 Projeto de Mecanismo
A realização do projeto de mecanismos, mais especificamente de um came, utiliza metodologias com base na posição extrema crítica. Esse conceito de trabalho não leva em consideração o trajeto propriamente dito, ou seja, o percurso pelo qual o mecanismo passará para alcançar os pontos críticos necessários do projeto. Portanto, a metodologia considera apenas o tempo e as posições em que o mecanismo deverá estar nas posições extremas.
O projetista é livre para determinar o tipo de movimento com que trabalhará em seu projeto e, também, é livre para determinar a família de curvas que exercerão o trabalho que está propondo projetar. Portanto, apesar de termos certa complexidade dimensional e certas limitações de projeto para um mecanismo do tipo came, temos, ainda, certa flexibilidade na hora de projetar, buscando as melhores soluções ou as mais adequadas para a situação em que você deseja aplicar o projeto.
Imagine, agora, que você, após realizar um longo estudo a respeito do projeto de cames, resolve colocar em prática seu conhecimento. Antes de iniciar seu projeto, você deve lembrar da lei fundamental do projeto do came e das particularidades das consequências e das implicações dessa lei. Considerando as duas vertentes apresentadas, comente cada uma delas, apresentando as informações mais relevantes e fundamentais para a execução de um projeto de came.
Resposta
 A lei fundamental de projeto do came diz que a função do came precisa ser contínua por toda primeira e segunda derivada do deslocamento durante todo o intervalo de rotação do mecanismo. Desenvolver metodologias de projeto aplicando métodos de otimização com auxílio de ferramentas computacionais simplifica e agiliza o processo, consequentemente reduz o custo do projeto.
 Um projeto de mecanismo que tem a base na posição extrema crítica envolve a criação de cames, e são componentes mecânicos que serão projetados para gerar movimentos precisos, e controlados em outras partes do sistema mecânico. A parte mais complexa do projeto consiste basicamente na determinação do perfil do came, através de equações e esse perfil é obtido do diagrama de deslocamento sobreposto a uma circunferência de base.
 A primeira fase de um projeto consiste na interpretação dos requisitos para encontrar as condições de contorno, e das equações do perfil do came, o período e a velocidade uniforme de rotação do came. A segunda fase consiste na elaboração dos diagramas deslocamento, velocidade, aceleração e tranco. A terceira fase consiste na determinação das equações de deslocamento, velocidade, aceleração e tranco para as etapas de movimento alternado subida e descida ou movimento lateral.
 Para projetar um came de maneira eficaz o projetista deve levar em consideração a aplicação dos mecanismos, as restrições de espaço, as limitações de fabricação, o tipo de movimento desejado e a família de curvas que será usada para gerar esse movimento. As cames acionam eixos, e conseguintemente necessitam estar fora do centro em relação ao eixo para criar movimentos especiais.
 Na principal função deste conjunto de mecanismo é transformar o movimento circular da came em movimento não circular no seguidor, visto que o seguidor na maioria dos projetos apresenta um movimento reto, oscilante do tipo vai e vêm ou também pode apresentar movimento angular, e na grande maioria dos casos as cames são usadas como geradoras de função, para controlar diferentes movimentos nas indústrias ou em uma determinada máquina que realiza varias operações. E por fim o projetista precisa garantir que os movimentos sejam cumpridos dentro do esperado para uma perfeita eficácia do projeto.

Outros materiais