Buscar

Atividade de Pesquisa - Higiene Ocupacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade de Pesquisa: Higiene Ocupacional
HIGIENE OCUPACIONAL
Aluno (a): 
Data: / / 
Atividade de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
Esta Atividade contém 6 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
Nome / Data de entrega
Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade de Envio (nome do aluno).
Envie o arquivo pelo sistema.
Obsevação: A atividade deverá apresentar o desenvolvimento das questões!
1) Elabore um quadro comparativo entre Epidemiologia e Epidemiologia Ocupacional abordando sua definição, principal característica e objetivo.
	
	Definição
	Principal característica
	Objetivo
	Epidemiologia 
	A epidemiologia é uma ciência que se destina ao estudo das distribuições e dos determinantes das doenças que afetam uma determinada população, sugerindo medidas específicas de prevenção, de controle ou erradicação dessas doenças. 
	O alvo de um estudo epidemiológico é sempre uma população humana, que pode ser definida em termos geográficos ou outro qualquer. Por exemplo, um grupo específico de pacientes hospitalizados ou trabalhadores de uma indústria pode construir uma unidade de estudo. 
Em geral, a população utilizada em um estudo epidemiológico é aquela localizada em uma determinada área ou país em um certo momento do tempo. Isso forma a base para definir subgrupos de acordo com o sexo, grupo etário, etnia e outros aspectos. Considerando que as estruturas populacionais variam conforme a área geográfica e o tempo, isso deve ser levado em conta nas análises epidemiológicas.
	O objetivo da epidemiologia é obter, interpretar e utilizar as informações relativas da Saúde de uma determinada população com a finalidade de prevenir ou reduzir a incidência de doenças. 
	Epidemiologia Ocupacional 
	Para Sebastião Ivone Vieira a epidemiologia ocupacional é o estudo dos fatores aos quais os indivíduos estão expostos em seu ambiente de trabalho e seu efeito sobre a saúde dessa população. 
	Baseia-se nos fatores os quais os trabalhadores estão expostos em seu ambiente laboral e que o autor cita na sua definição, são os riscos ocupacionais, que conhecemos como: Risco químico; Risco físico; Risco biológico; Risco ergonômicos; Risco de acidentes. 
	Organiza e relaciona a informação de saúde com o processo de trabalho; identifica, descreve e analisa características comuns e heterogêneas das repercussões sanitárias em distintos estratos de trabalhadores; e possibilita a construção de grupos estratificados segundo características comuns relacionadas ao processo de trabalho.
2) Resumidamente descreva qual a importância da toxicologia para o mundo atual.
A toxicologia desempenhando a prevenção ou diagnosticando as intoxicações, sendo o profissional de extrema importância na identificação dos agentes tóxicos, utilizando para isso análises clínicas, laboratoriais e toxicológicas, e para a aplicação de uma medida terapêutica. 
3) Descreva a importância de aplicar o conteúdo abordado para o profissional Técnico de Segurança do Trabalho, no que se refere à prevenção de acidentes e doenças do trabalho, quando da exposição em ambiente laboral aos agentes biológicos.
Posso afirmar que o referido profissional deve intensificar alternativas a fim de evitar o surgimento de doenças decorrentes da exposição dos indivíduos a agentes químicos no ambiente de trabalho e conduzir à tomada de medidas de prevenção. Nesse contexto, desenvolver um monitoramento biológico não só para ajudar a prevenir doenças, como também identificar certas concentrações de agentes no meio laboral.
4) Quais os efeitos nocivos do Ruído, Vibração e do Calor no corpo humano? 
Posso listar alguns dos efeitos nocivos, saber: aceleração da pulsação, aumento da pressão sanguínea, sobrecarga do coração, tensões musculares, secreções anormais de hormônios, nervosismo, fadiga mental, prejuízo no desempenho no trabalho, irritabilidade, dificuldades mentais e emocionais. Como também, perturbações músculo-esqueléticas, neurológicas e vasculares, além de outras patologias.
5) Defina monitoramento ambiental. 
Entende-se por monitoramento ambiental que se trata de um processo contínuo e sistemático de coleta e análise de um conjunto de dados que permite às agências ambientais conhecer e controlar os impactos no meio ambiente, sejam eles provocados por origem humana ou natural.
6) Faça um resumo sobre o desenvolvimento da Higiene Ocupacional no Brasil.
A Higiene Ocupacional é uma ciência, que tem como finalidade antecipar, reconhecer, avaliar e controlar os riscos ocupacionais nos ambientes de trabalho. Acima de tudo, essas ações são relacionadas à redução dos riscos e prevenção de doenças ocupacionais causadas por agente ambientais.
A Higiene Ocupacional, se bem praticada, pode contribuir consideravelmente para a proteção do meio ambiente. Por exemplo, se um produto químico tóxico for eliminado de um processo de trabalho, ou utilizado com rigoroso controle, não afetará nem a saúde dos trabalhadores nem o meio ambiente e os recursos naturais.

Continue navegando