Buscar

Características da pessoa com deficiência intelectual e autismo e os benefícios do esporte e atividade física

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Características da pessoa com deficiência intelectual e autismo e os benefícios do esporte e atividade física.
1. Os alunos com Deficiência Intelectual – DI, ao se matricularem na escola regular, têm direito a uma segunda matrícula no Atendimento Educacional Especializado. Por qual motivo essa segunda matrícula é necessária?
B. O aluno com Deficiência Intelectual tem necessidades educacionais especiais.
O aluno com Deficiência Intelectual – DI tem necessidades educacionais especiais. Isto não significa que ele não aprenda, muito pelo contrário, o Atendimento Educacional Especializado irá auxiliar no processo de aprendizagem desse aluno. O aluno com DI, quando atendido de maneira adequada, tem todas as condições de frequentar o ensino regular e permanecer em sala de aula. O aluno com DI não tem QI acima da média. Isto ocorre com os alunos com altas habilidades/superdotação. A DI não está associada à doença mental, por isso é um equívoco afirmar que os professores consideram os alunos com DI como loucos.
2. Segundo Sassaki (2011), o termo “Deficiência Mental” foi substituído pelo termo “Deficiência Intelectual”. Essa substituição foi feita por duas razões. Uma das razões foi que o termo “intelectual” é mais apropriado, tendo em vista se tratar de uma deficiência no intelecto, e não na mente como um todo. A segunda razão é:
A. Para melhor distinguir entre “deficiência mental” e “doença mental”, dois termos que têm gerado muita confusão.
3. A prática de atividade física para uma pessoa com Deficiência Intelectual é muito importante, pois traz benefícios físicos e psíquicos. Dentre os benefícios psíquicos, podemos citar:
A. Melhora na autoestima e redução da agressividade.
4. Para atender às necessidades educacionais especiais dos alunos com Deficiência Intelectual, é necessária uma equipe multidisciplinar, na qual cada profissional tem as suas funções específicas. Qual desses profissionais é responsável pelas questões de coordenação motora, disfunção neuromotora e processamento sensorial?
D. Terapeuta ocupacional.
5. Na Contemporaneidade, podemos entender a Deficiência Intelectual a partir de duas perspectivas ou a partir de duas visões distintas: a visão clínica e a visão social. Essa questão é muito importante, pois a partir da visão que temos da Deficiência Intelectual será a forma como trabalharemos com esses sujeitos. A partir do enunciado supracitado, podemos afirmar que a principal diferença entre as duas visões é:
C. A visão clínica entende a pessoa com DI como uma pessoa doente que necessita ser tratada e curada. A visão social entende a pessoa com DI como um ser integral que precisa ser compreendido a partir de fatores sociais, culturais, familiares, escolares, etc.

Continue navegando