Buscar

AVA 2 FISIOLOGIA VETERINÁRIA AVANÇADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 2 (AOL 2) – Questionário – FISIOLOGIA VETERINARIA AVANÇADA
Assim como os ruminantes, os animais não ruminantes possuem características ímpares em seu sistema digestivo. Os cavalos são considerados animais herbívoros, além de apresentar segmentos ampliados que são importantes para a decomposição da celulose pelas bactérias. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as características anatomofisiológicas do sistema digestivo de não ruminantes, o órgão responsável pela fermentação é o:
ceco.
O sistema digestivo de cada ser vivo está adaptado e interligado a hábitos alimentares, qualidade do alimento e outros fatores que podem influenciar digestão, absorção e excreção de resíduos. No caso dos ruminantes, como bovinos, caprinos, ovinos e bubalinos, o rúmen desempenha um importante papel fermentativo na nutrição do animal, fornecendo ácidos graxos de cadeia curta e longa (AGCC e AGCL).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a digestão ruminal, é possível afirmar que:
o papo.
Dentro do sistema digestivo de ruminantes, ocorre uma infinidade de ações e digestões, com a absorção e eliminação dos resíduos. Nesse âmbito, os produtos da fermentação microbiana a nível de rúmen são os ácidos graxos voláteis (AGVs).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a fermentação ruminal, entre os outros produtos obtidos da fermentação, é possível afirmar que:
a proteólise tem como resultado a produção de peptídeos e aminoácidos.
O sistema digestivo de ruminantes possui várias cavidades ou segmentos. Um deles é conhecido como folho ou folhoso, localizado na terceira divisão do estômago entre o barrete e o abomaso. Tem como uma de suas principais funções a absorção de água do bolo alimentar.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre características anatomofisiológicas do sistema digestivo de ruminantes, o órgão em questão é o:
omaso.
O sistema digestivo dos ruminantes é composto por boca, faringe, esôfago, pré-estômagos (rúmen, retículo, omaso), abomaso (estômago verdadeiro ou glandular), intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Entre esses órgãos, existe um que desempenha o processo de ruminação, já que é o responsável pela contração que leva à regurgitação.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as características anatomofisiológicas do sistema digestivo de ruminantes, o órgão descrito é o:
retículo.
O sistema digestivo de ruminantes possui características bem peculiares e definidas, fazendo com que possam aproveitar os nutrientes contidos em alimentos fibrosos e grosseiros ou até mesmo na apresentação de concentrados. No rúmen, por exemplo, existem microrganismos responsáveis pela digestão de volumosos (capim) e de concentrados.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a digestão de ruminantes, os microrganismos em questão são:
bactérias celulolíticas e amilolíticas.
O sistema digestivo da cria ou filhote de um ruminante, ao nascer, é comparado ao de um animal monogástrico. Mesmo contendo rúmen, retículo, omaso e abomaso, os pré-estômagos são pequenos e sem função, mas com o passar do tempo ocorrem transformações e o aumento dos segmentos. 
Tomando como base essas informações e o conteúdo estudado sobre as características anatomofisiológicas do sistema digestivo de ruminantes, em neonatos, o órgão considera como estômago verdadeiro ou coagulador é o:
abomaso.
O sistema digestivo de ruminante é compreendido da boca até o ânus, passando por segmentos, como o rúmen, retículo, omaso e abomaso, além dos intestinos. Cada um desses segmentos desempenha uma ou várias funções, sendo que um deles é conhecido como a câmara fermentativa do ruminante. Ele desempenha o papel de reservatório, de divisão física (estratificação da digesta), e de mistura das forragens e de outras partículas ingeridas aos líquidos.
Considerando essas informações e o conteúdo sobre as características anatomofisiológicas do sistema digestivo, o segmento entendido como a câmara fermentativa do ruminante é o:
rúmen.
O sistema digestivo das aves é composto por boca, bico, esôfago, inglúvio (papo), estômago glandular (proventrículo), estômago mecânico (moela ou ventrículo), intestino delgado (formado por duodeno, jejuno e íleo), intestino grosso (cecos, cólon e reto) e cloaca. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o sistema digestivo de não ruminantes, pode-se afirmar que o segmento que desempenha as funções das vias de eliminação urinária, digestiva e reprodutiva é:a cloaca.

Outros materiais