Buscar

TRABALHO E SOCIABILIDADE ATIVIDADE 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO E SOCIABILIDADE - ATIVIDADE 1 - 
Ao longo da Unidade 1, você estudou sobre os fundamentos do trabalho e da sociabilidade, tendo a oportunidade de aprender a importância que o trabalho tem para o processo de transformação do indivíduo de ser natural para ser social.
O surgimento do ser social resulta de um processo de milhares de anos, que possibilitou aos indivíduos que participavam da natureza transformarem-se, a partir da vivência do trabalho. Isso quer dizer que
[...] foi mediante o trabalho que os membros dessa espécie se tornaram seres que, a partir de uma base natural (seu corpo, suas pulsões, seu metabolismo etc.), desenvolveram características e traços que o distinguem da natureza. Trata-se do processo no qual, mediante o trabalho, os homens produziram-se a si mesmos (isto é, se autoproduziram como resultado de sua própria atividade), tornando-se - para além de seres naturais - seres sociais (NETTO; BRAZ, 2011, p. 49).
Esse desenvolvimento do ser social, através do trabalho, fez com que o ser se constituísse diferente dos demais seres naturais, particularmente pelas seguintes questões: atividades teleologicamente orientadas com objetivação material e ideal; comunicação pela linguagem articulada; realização de atividades de modo reflexivo; escolha de alternativas concretas; universalização; sociabilização.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados na Unidade 1, escolha uma dessas capacidades do ser social, explique o que você entendeu e exemplifique.
ReferênciaNETTO, J. P.; BRAZ, M. Economia Política: uma introdução crítica. 8. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
O processo de trabalho se dá por meio da prévia ideação, que consiste na capacidade do homem em projetar sua própria existência, compreendida como capacidade teleológica. O homem aplica a sua força de trabalho numa matéria prima usando como mediação instrumentos para a transformação do objeto e, por fim, o homem se diferencia dos animais e da natureza por suas capacidades, os animais já possuem uma herança genética, por exemplo, ele não projeta antes de construir, ele só constrói aqui dentro da sua necessidade. Analisando as características teóricas de Marx em O capital, Capítulo V – Processo de Trabalho e Processo de Valorização (1867) – onde o teórico confirma a importância da práxis nas relações humanas e na relação com a natureza, como o trabalho é um processo indispensável na formação do ser social e da sociedade que o constitui como tal. O processo de trabalho resulta em valores de uso como uma finalidade de trabalho e, a transformação da natureza, como papel principal na constituição do ser social através do processo de trabalho. A constituição do conhecimento de Netto e Braz (2006) sobre implicação de novas necessidades e objeções do ser social que vem à tona devido a sua linguagem articulada, sua capacidade teleológica e a necessidade de universalização que é adquirida ao passar do tempo com sua humanização, entende-se como ser social singular e após sua universalização como ser social na coletividade, momento em que a sociedade é constituída através da transformação da natureza e do homem a partir do trabalho. Junto com essa expansão do ser social e da sociedade, um dos objetos de estudo de K. Marx, que se dá em sociedades que existe a divisão de trabalho e a propriedade privada. Os embasamentos da autora Cardoso (2013) que trabalha com o processo de desumanização do homem em relação ao trabalho na sociedade de classes, referindo-se a alienação e ao estranhamento do ser social. Tendo como condição as relações sociais que são baseadas na divisão social da sociedade. Relevância do diálogo deste conceito da categoria de trabalho para a área do Serviço Social, que consiste na observância do mundo do usuário em contraposição às relações sociais intrínsecas a ele.

Outros materiais