Buscar

Avaliação prova 02 _ Didática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. A didática é o principal ramo de estudos da pedagogia. Sobre ela, analise as afirmativas a seguir. I. Os estudos realizados pela didática referem-se aos conteúdos do ensino e aos processos inerentes à construção de conhecimentos. 
II. As teorias didáticas são universais, uma vez que podem ser utilizadas em qualquer contexto educativo. 
III. A didática busca generalizar para todos os componentes curriculares, sem prejuízo das especificidades metodológicas de cada um, o que é comum e fundamental no processo educativo escolar. 
IV. Enquanto a didática busca elencar aquilo que é comum aos processos educativos escolares, as metodologias específicas contemplam as particularidades de cada componente curricular. Estão corretas apenas as afirmativas:     
III e IV. (Alternativa correta)
I e II.
I, II e III.
I, III e IV.
2. "Desde as correntes funcionalistas até a teoria da correspondência, passando pela teoria do capital humano, do enfoque credencialista ou das diferentes posições marxistas e estruturalistas, todos, ainda que com importantes matizes diferenciais, concordam em admitir que, ao menos desde o surgimento das sociedades industriais, a escola possui uma função social específica." (SACRISTÁN; GÓMEZ, 1998). De acordo com o texto, qual é a principal função delegada à escola desde a Revolução Industrial?             
Preparação do aluno para o vestibular.
Alfabetização das primeiras palavras.
Incorporação do indivíduo no mundo do trabalho. (Alternativa correta)
Socialização de crianças da mesma idade.
3. A pedagogia se constitui como um campo de conhecimento que tem como objetivo a investigação da natureza das finalidades da educação em um determinado contexto social e dos meios mais apropriados para a formação dos indivíduos. Sendo assim, cabe a ela:   
constituir-se como um ramo de estudos que se dedica à investigação dos fundamentos, das condições e dos modos de realização da instrução e do ensino.
contemplar os conteúdos e as metodologias que são próprios de cada disciplina curricular na sua relação com os objetivos educativos pretendidos.
assegurar aos indivíduos de uma determinada sociedade os conhecimentos e as experiências necessárias para sua efetiva inserção em seu meio. (Alternativa correta)
determinar, de maneira pormenorizada, as ações que devem ser implementadas pelos professores dos diferentes níveis de ensino para que a aprendizagem ocorra.
4. Os saberes docentes não se reduzem à transmissão do conhecimento, são plurais e perpassam por alguns elementos distintos. Entre esses saberes docentes, estão:     
saberes advindos da formação profissional, saberes disciplinares, curriculares e experienciais. (Alternativa correta)
saberes curriculares, técnicos e teóricos.
saberes didáticos, metodológicos e disciplinares.
saberes experienciais, saberes advindos da formação continuada e das áreas do conhecimento.
5. Por que é possível dizer que a didática é um dos principais instrumentos para a formação dos professores?   
Porque ela fornece os caminhos que os professores deverão seguir e as formas para se alcançarem melhores técnicas, práticas e metodologias de ensino.
Porque ela se preocupa com os conteúdos curriculares, tendo seu foco na instrução em detrimento da aprendizagem.
Porque ela está relacionada à arte de transmitir conhecimento por meio do ensino.
Porque ela estuda o processo de ensino-aprendizagem numa contínua inter-relação entre teoria e prática. (Alternativa correta)
6. "[...] a correspondência da socialização escolar com as exigências do mundo do trabalho dificultam a compatibilidade com as demandas de outras esferas da vida social, como a esfera política, a esfera do consumo e a esfera das relações de convivência familiar nas sociedades formalmente democráticas" (SACRISTÁN; GÓMEZ, 1998, p. 20). Assinale a alternativa que explica por que a correspondência citada acima pode dificultar a compatibilidade entre as demandas das diferentes esferas da sociedade:               
O que dificulta a compatibilidade entre as demandas dos diferentes setores da sociedade é a ausência de consensos para a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
O que dificulta a compatibilidade entre as demandas dos diferentes setores da sociedade é uma grande contradição presente na sociedade. (Alternativa correta)
O que dificulta a compatibilidade entre as demandas dos diferentes setores da sociedade é o fato de alunos e alunas pertencerem a culturas diferentes.
O que dificulta a compatibilidade entre as demandas dos diferentes setores da sociedade é a existência de espaços de relativa autonomia.
7. A formação de professores é indispensável para a prática da escola, pois permite que o educador se desacomode, assuma novas posturas, pesquise, busque e introduza diferentes assuntos e discussões em sala de aula. Pensando nisso, marque a alternativa que apresenta um dos princípios básicos, apresentados por Paulo Freire, que orientam o exercício docente:           
O educador é o sujeito de sua prática, competindo a ele estudar as áreas do conhecimento humano.
O programa de formação de educadores é condição para o processo de elaboração de teorias e tendências pedagógicas.
Com a contribuição do coordenador pedagógico, a formação do educador deve ser proporcionada de maneira sistematizada, a fim de levantar estudos acerca das formas mais eficazes de ensino-aprendizagem.
A prática pedagógica requer a compreensão da própria gênese do conhecimento, ou seja, de como se dá o processo de conhecer. (Alternativa correta)
8. No trabalho acadêmico escolar existe a organização das relações sociais e da participação dos indivíduos e dos grupos na sociedade. Os modos de organização e participação são escolhidos e, de certa forma, arbitrários, no sentido de que privilegiam um e não outro modo de organização, um e não outro modo de participação. As diretrizes curriculares apresentam as bases para a elaboração dos currículos, ou seja, deve-se considerar que foram realizadas escolhas do que é ou não relevante ou importante de ser trabalhado no universo escolar. Assim, assinale a alternativa que indica um dos mecanismos de socialização utilizados pela escola:             
A seleção e a organização dos conteúdos do currículo. (Alternativa correta)
Os modos de organizar a participação dos alunos na formulação, no estabelecimento e no controle das formas e normas mundiais.
O clima de relações sociais estabelecido dentro da escola isento das influências da sociedade.
A não ordenação do espaço e do tempo na aula e na escola.
9. De acordo com Libâneo (1994), a formação profissional é um processo pedagógico, intencional e organizado que abrange as formações teórico-científica e técnico-prática. Para o autor, o que significa a formação técnico-prática?         
Inclui a formação acadêmica específica das disciplinas teóricas e práticas.
Envolve conhecimentos de Filosofia, Sociologia e História da Educação.
Contribui para o esclarecimento dos fenômenos educativos estudados no campo da Pedagogia.
Visa à preparação profissional para a docência, incluindo as metodologias específicas e as pesquisas educacionais. (Alternativa correta)
10. O termo "didática" está relacionado à maneira como se concebe a forma de transmissão de conteúdos acadêmicos. Gradualmente, o aluno, mais ou menos consciente, aprende e assimila um conteúdo, condicionando o seu pensamento e a sua conduta em médio e longo prazo. A assimilação se encontra além e aquém dos conteúdos explícitos nesse currículo. Assinale a alternativa que melhor explica o enunciado acima:             
A forma de planejar a atividade acadêmica requer um olhar holístico sobre o sistema educacional e as diretrizes curriculares.
A forma de estruturar as atividades acadêmicas privilegia os parâmetros nacionais para a educação básica.
A forma de conceber a atividade acadêmica requer uma estrutura de relações sociais compatíveis e convergentes, ou seja, a atividade acadêmica é permeada por ideologias. (Alternativa correta)
A forma de ensinar presente na escola nos remete ao modelo deeducação não formal realizado também em organizações não governamentais.

Continue navegando