Buscar

AULA 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – AULA 08 – PEDAGOGIA
· Quem são os três autores que produziram críticas referentes às questões associadas à distribuição de conhecimento e à criação de desigualdade?
Bourdieu, Bernstein, Young.
· Identifique três fatores que afetam o desempenho escolar (EAGLETON, 1997):
A condição social originária dos estudantes (poder aquisitivo, raça/etnia, sexo/gênero e etc.); a dificuldade em propiciar um conjunto de recursos necessários ao bom desempenho escolar; e um sistema de ensino que beneficia quem tem mais recursos e prejudica quem tem menos recursos.
· Michel Apple, no livro Ideologia e currículos, questiona por que as escolas fazem o que fazem, isto é, por que continuam reproduzindo ideologicamente um sistema econômico, social e político desigualitário e voltado essencialmente para a formação qualificada e potente da técnica. Marque a alternativa correta.
De acordo com o autor, é devido às formas políticas e econômicas que agora estão estabelecidos os princípios sobre os quais nossa vida diária é organizada. Esse processo reprodutivo se tornou uma necessidade “lógica” para a manutenção de uma ordem social desigual.
· As regras sociais e econômicas constitutivas ou subjacentes fazem ser essencial que os currículos centrados em disciplinas sejam ensinados e que o status de alto nível seja dado ao conhecimento técnico. Isso ocorre em grande parte pela função seletiva do ensino. Desse modo, é mais fácil estratificar os indivíduos de acordo com “critérios acadêmicos” quando se usa o conhecimento técnico. Tal estratificação ou agrupamento é, em parte, importante, pois nem todos os indivíduos são vistos como detentores da capacidade de contribuir para a geração da forma exigida de conhecimento. Assim, segundo Michel Apple, o conteúdo cultural (conhecimento legítimo ou de alto status) é utilizado como:
Um mecanismo ou filtro para a estratificação econômica.
· “Quem está na posição de poder tentará definir o que é admitido como conhecimento, o quanto qualquer conhecimento é acessível para grupos diferentes, e quais são as relações aceitas entre diferentes áreas de conhecimento e entre aqueles que têm acesso a elas e as tornam disponíveis.” Quem é o autor desta afirmação?
Michael F. D. Young.

Continue navegando