Buscar

ATIV 01 - QUADRO COMPARATIVO - TEORIA DE PIAGET E PROPOSTA PEDAGÓGICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2ª LICENCIATURA EM PEDAGOGIA:
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO – ATIVIDADE 01
ALISON RAMOS GOUVEA
· Pesquise e faça um quadro comparativo dos principais aspectos da teoria cognitivo-desenvolvimental de Piaget e a proposta construtivista que fundamenta a prática pedagógica em muitas escolas.
	Teoria cognitivo-desenvolvimental de Piaget
	
Piaget se baseou em dois princípios básicos e complementares em sua teoria, o primeiro afirma que o que o conhecimento acontece de forma sistematizada a partir de estruturas cognitivas. O segundo princípio atesta que as estruturas não são inatas ou pré-formadas desde o nascimento, pois podem ser transformadas, e isto favorece sua construção. 
Segundo Piaget, estes princípios apresentam três características fundamentais: são totalidades; são passíveis de transformação; e apresentam a capacidade de auto regulação. 
	Proposta Construtivista
	
O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio.
As aulas se tornam vivas e significativas, onde o aluno passa a interagir, e o professor também ganha mais espaço para desenvolver sua criatividade com aulas mais dinâmicas e produtivas, favorecendo o desenvolvimento das potencialidades das crianças.

Outros materiais