Buscar

Os Sofistas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios
Respostas enviadas em: 26/03/2023 13:08
1. 
A propósito da famosa frase "o homem é a medida de todas as coisas", é possível afirmar:
Você acertou!
D. 
É de autoria do sofista Protágoras e encapsula a ideia de que a verdade é relativa e depende de como pensamos as coisas.
A frase "o homem é a medida de todas as coisas" é atribuída ao sofista Protágoras. Com base nela, é possível perceber o compromisso sofístico com a ideia segundo a qual a verdade é relativa e depende de como pensamos as coisas.
2. 
É sabido que Sócrates foi um grande opositor das ideias dos sofistas. Com relação às críticas de Sócrates aos sofistas, marque a alternativa correta.
Resposta correta.
E. 
Sócrates alegava que os sofistas eram meros vendedores de aparências e cobravam altos valores pelos seus ensinamentos.
É parte acessória da crítica de Sócrates aos sofistas o fato de eles cobrarem por seus ensinamentos. Mas não é possível concluir que eles eram farsantes apenas pelo fato de que eles cobravam por seus ensinamentos (em função disso, a alternativa "d" é descartada).
3. 
Embora os sofistas tenham sido alvo de diversas críticas pelos grandes filósofos da antiguidade, isso não significa que não possamos atribuir-lhes alguns méritos. A propósito dos méritos dos sofistas, é correto afirmar.
Você acertou!
B. 
O mérito dos sofistas consiste em direcionar a filosofia para o estudo do homem.
Conforme Maria Helena Pereira, “o grande serviço dos sofistas foi voltar a filosofia para o estudo do homem, considerado, quer como ser individual, quer como ser social (donde o seu interesse pelas questões da justiça), alcançar os alicerces da educação sistemática dos jovens” (Pereira, p. 441).
4. 
No diálogo platônico Górgias, o sofista afirma que a retórica é "a arte universal e autônoma de produção de convicção por intermédio do discurso”. Contra tal definição, Sócrates alega que, se essa é a definição de retórica, então ela sequer pode ser considerada uma arte. A propósito das ideias veiculadas por Sócrates no diálogo platônico em questão, marque a alternativa correta.
Você acertou!
B. 
A retórica é contraposta com a dialética. Enquanto a retórica é irracional e incapaz de produzir conhecimento, a dialética é capaz de produzir conhecimento por meio do discurso argumentativo.
A retórica é contraposta com a dialética. A retórica é irracional e, por não ter estrutura lógica, é incapaz de produzir conhecimento. A dialética é capaz de produzir conhecimento por meio de argumentos que têm uma estrutura lógica.
5. 
Aristóteles abre a obra intitulada Retórica com a seguinte afirmação: “a retórica é a outra face da dialética" (1354a). Tomando como referência as ideias de Aristóteles e o debate com seus antecessores acerca da retórica e da dialética, marque a alternativa correta.
C. 
Aristóteles defendia que a retórica e a dialética são contrapartes, pois são mais ou menos relacionadas ao conhecimento e correspondem a uma ciência em particular.
Segundo Aristóteles, a retórica e a dialética são contrapartes, "pois ambas ocupam-se de questões mais ou menos ligadas ao conhecimento comum e não correspondem a nenhuma ciência em particular". Diferentemente disso, os sofistas não propuseram o método dialético - que era o defendido por Platão em seus diálogos. Quanto a isso, encontramos no diálogo platônico Górgias a ideia de que a retórica é irracional.
Você acertou!

Outros materiais