Buscar

ADMINISTRACAO BANCARIA N2 Anhembi Morumbi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO BANCÁRIA
1 - Atua no recolhimento compulsório e nos depósitos das instituições financeiras. É o agente responsável por retirar ou aumentar a circulação da moeda na economia do país. O compulsório irá sinalizar aos mercados as taxas de juros às quais as novas transações serão submetidas.
 
O compulsório é responsabilidade de qual agente do Sistema Financeiro Nacional?
Resposta: Banco Central do Brasil.
2 - Debêntures são títulos de dívida de longo prazo voltados para desenvolver projetos de investimento ou para alongar o perfil de endividamento. Nesse tipo de operação, quem capta os recursos paga ao aplicador o capital investido mais juros, em data acordada. É um investimento rentável, porém, possui o risco de crédito.
 
Nesse tipo de aplicação, o investidor irá emprestar seus recursos para alavancar a operação de qual setor? Assinale a alternativa correta.
Resposta: De empresas anônimas de capital aberto ou fechado.
3 - São típicas aplicações de título de renda fixa pré-fixado, com valor de resgate líquido conhecido a priori. Possuem fluxos de caixa simples, constando apenas de uma saída monetária (valor líquido investido) na data da compra e de uma única entrada de recursos (valor de resgate líquido) na data de vencimento do título.
 
A definição acima se refere a qual investimento? Assinale a alternativa correta.
Resposta: Letras do Tesouro Nacional.
4- O Sistema Financeiro Nacional é formado por vários agentes, cada um com sua devida importância ao sistema. Um desses agentes é responsável por controlar a quantidade de moeda junto aos bancos por meio do compulsório e exerce a função de liberar novas instituições financeiras a funcionar, instalar ou até mesmo transferir a sede.
 
A qual agente estamos nos referindo? Assinale a alternativa correta.
R: Banco Central do Brasil.
5- O mercado financeiro é composto de vários agentes. Estes possuem como objetivos a manutenção e a execução do mercado financeiro, além de proporcionarem confiabilidade e a devida segurança para que o mercado possa operar de forma eficiente.
 
Com base no apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. O Banco Central do Brasil (BACEN), um dos principais agentes financeiros, controla a quantidade de dinheiro disponível para empréstimo pelos bancos, por meio dos depósitos compulsórios, e, dessa maneira, tem o poder de limitar o efeito multiplicador bancário.
Pois:
II. Quanto maior o depósito compulsório, menos dinheiro sobra para o banco emprestar e menores serão o efeito multiplicador bancário e a criação de moeda escritural.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
R: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
6 - Leia o excerto a seguir:
“[...] pode ser entendido como a probabilidade de perda em razão de uma exposição ao mercado. As perdas neste mercado podem decorrer de diversos eventos, principalmente aqueles relacionados às variações nas taxas de juros e nos preços de mercado [...]. [...] uma eficiente gestão de risco é essencial para a competitividade dos bancos e estabelecimento de suas estratégias de atuação [...]”.
 
ASSAF, A. N. Mercado financeiro. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2018. p. 147.
 
O excerto anterior descreve qual tipo de risco? Assinale a alternativa correta.
R: Risco financeiro.
7: O risco pode ser entendido como a incerteza a respeito dos resultados esperados. Tanto o risco como a incerteza estão associados à existência de um conhecimento incompleto; entretanto, há uma diferença conceitual entre eles. Um deles é o risco que a empresa está disposta a assumir para criar vantagens competitivas e agregar valor aos acionistas.
 
Essa é a definição e a classificação de qual tipo de risco? Assinale a alternativa correta.
R: Risco de negócio.
8 - A incerteza é uma dúvida; isso implica situações nas quais se tem conhecimento antecipado dos eventos futuros, podendo ou não se conhecer a sua dimensão, mas que não se sabe, com antecedência, a probabilidade de acontecerem. Definimos tais incertezas como riscos.
 
Um desses riscos é resultante de mudanças fundamentais na economia ou no ambiente político. Qual é a classificação desses riscos? Assinale a alternativa correta.
R: Risco estratégico.
9- Leia o trecho a seguir:
“[...] Os fundos de renda fixa apresentam uma carteira composta, como o próprio nome diz, basicamente por títulos de renda fixa, como CDB, letras de câmbio, títulos públicos etc., registrados na Selic. Um determinado percentual deve ser aplicado em títulos do governo ou papéis de baixo risco. O restante pode ser aplicado no mercado futuro apenas para proteger a carteira [...]”.
 
TOLEDO, J. R. de. Mercado de capitais brasileiro: uma introdução. São Paulo: Cengage Learning, 2006. p. 83.
 
Para se caracterizar uma carteira de renda fixa, qual percentual deve ser aplicado em títulos do governo e em papéis de baixo risco? Assinale a alternativa correta.
R; 80%.
10 - Leia o excerto a seguir:
“Para uma gestão eficiente, é importante conhecer o funcionamento do mercado financeiro e as suas principais operações. Neste sistema, o mercado financeiro tem um papel indispensável, pois promove a interação de agentes superavitários e deficitários [...]. No Brasil, são quatro os segmentos do mercado financeiro [...]”.
 
MACHADO, L. H. M. Sistema Financeiro Nacional. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. p. 23.
 
A respeito dos quatro segmentos do mercado financeiro, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) Mercado monetário - segmento no qual são realizadas as operações de longo prazo; aqui, os papéis mais negociados têm emissão pelo Banco Central, obedecendo à execução política monetária do Governo Federal com respaldo do Tesouro Nacional, que tem o propósito de financiar o déficit público.
II. ( ) Mercado de crédito - segmento que assiste as necessidades de crédito no curto, médio e longo prazos. Negocia, principalmente, o financiamento de bens duráveis, investimentos e capital de giro das empresas, além do consumo.
III. ( ) Mercado de capitais - segmento que atende às necessidades de crédito no médio e longo prazos. Abrange, em especial, investimentos em ativos imobilizados. As operações são realizadas entre investidores e emissores (devedores) e negociadas em bolsa de valores.
IV. ( ) Mercado cambial - responsável pelas operações de venda de moedas (divisas) e instrumentos de fomento estrangeiros. Aqui, os agentes voltados ao comércio internacional são os principais atuantes.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
R: F, V, V, V.

Outros materiais