Buscar

Av1 - Engenharia, Ciência e Tecnologia

Prévia do material em texto

Av1 - Engenharia, Ciência e Tecnologia
1) É objetivo da Engenharia preservar e melhorar as condições de vida da Humanidade. Para tal, o Engenheiro recorre a conhecimentos científicos e tecnológicos de elevadas complexidade e especialização que, pela sua natureza, não são acessíveis à generalidade das partes interessadas na sua atividade profissional, isto é, aqueles que são ou poderão vir a ser afetados – positiva ou negativamente - pelos resultados dos atos de engenharia praticados.
É, também, sabido que o uso imponderado ou indevido das tecnologias, bem como a deficiente qualidade de processos, produtos ou serviços concebidos e produzidos por Engenheiros, podem ter consequências trágicas, por vezes difíceis de antecipar, e comprometer direitos fundamentais das Pessoas e do Ambiente.
 
Tendo este texto em vista, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmativas à seguir:
 
(    ) O exercício da Engenharia, como profissão de confiança pública, implica que a valorização científica e técnica seja acompanhada pelo compromisso com princípios éticos e deveres inerentes ao exercício livre e responsável da profissão.
(    ) A sustentabilidade na atividade de engenharia deve ser sempre considerada enquanto a relação de custo benefício apresente resultado positivo.
(    ) O engenheiro, por dever de ofício, deve submeter-se as normas e práticas adotadas pela empresa onde atua, independente de normas e legislações locais específicas.
(    ) Os engenheiros devem usar de prudência, tanto nas soluções técnicas, como no desenvolvimento tecnológico e na inovação, responsabilizando-se pela qualidade, confiabilidade e segurança dos produtos e processos técnicos concebidos ou executados, promovendo a criação de valor econômico e social de forma sustentável.
(    ) Os Engenheiros devem interiorizar e assumir sólidos princípios de sustentabilidade econômica, social e ambiental, com a perfeita noção do caráter finito dos recursos que nos foram legados e da sua defesa e proteção.
 
Ordem dos Engenheiros. Código de Ética e Deontologia e Guia. Disponível em: https://www.ordemengenheiros.pt/fotos/editor2/regulamentos/codigo_ed.pdf. Acesso em: 07 jan. 2020.
Assinale a alternativa com a sequencia correta de preenchimento.
Alternativas:
· a) V - V - V - F - F.
· b) F - V - F - V - V.
· c) V - F - V - V - F.
· d) V - F - F - F - V.
· e) V - F - F - V - V.
2) Se perguntarmos para um índio, um indivíduo da cidade e um biólogo o que é uma árvore, possivelmente teremos respostas certas, porém completamente diferentes. Isso dá-se porque o conhecimento sobre a árvore foi adquirido de maneira distinta.
Existem 3 tipos de conhecimento, que são
Alternativas:
· a) conhecimento tácito, filosófico e científico.
· b) conhecimento prático, teórico e científico.
· c) conhecimento filosófico, teórico e científico.
· d) senso comum, filosófico e científico.
· e) senso comum, prático e científico.
3) Responsabilidade social é um conceito que está relacionado à forma com que as corporações e os profissionais devem se portar e conduzir seus negócios, focando no desenvolvimento social, ou seja, no bem-estar dos indivíduos que compõem a sociedade, afetados direta ou indiretamente pelas atividades, e no meio ambiente.
Assinale a alternativa com a principal premissa de trabalho do engenheiro.
Alternativas:
· a) O desenvolvimento técnico de soluções inovadoras que usem de modo eficiente os recursos naturais não renováveis.
· b) O desenvolvimento teórico e prático voltado para o desenvolvimento social e humano.
· c) Desenvolver soluções inovadoras e lucrativas que facilitem o bem-comum da sociedade em geral.
· d) Prover solução econômica viável para os problemas cotidianos do ser humano.
· e) Promover a igualdade de oportunidades através do uso inovador da ciência.
4) Líderes de empresas têm defendido a ideia de que as pessoas éticas profissionalmente tem mais comprometimento com o trabalho e contribuem para o aumento do nível de confiança, o que resulta em mais produção e desenvolvimento da organização.
 
Considerando-se o conceito de ética profissional, analise o texto a seguir, completando as lacunas.
 
A ____________ é uma extensão dos valores, normas e condutas de um indivíduo, mas concentradas dentro dos padrões, regras e hierarquia da empresa. Assim, os códigos de ética servem para ____________ as condutas de comportamento e procedimentos operacionais. Dessa maneira, será garantida a segurança dos ____________ envolvidos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
· a) moral / padronizar / usuários.
· b) ética profissional / limitar / profissionais.
· c) ética profissional / limitar / usuários e profissionais.
· d) moral / padronizar / usuários e profissionais.
· e) ética profissional / padronizar / usuários e profissionais.
5) Ler nos faz mais felizes. É um caminho para o autoconhecimento, e o exercício constante de autoconhecimento é um caminho para a felicidade.
 
Neste argumento, é formulada uma premissa ____________ e uma premissa ____________, para relacioná-las ____________. Essa estrutura caracteriza o argumento ____________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
· a) geral / particular / na conclusão / indutivo.
· b) geral / particular / na conclusão / dedutivo.
· c) particular / geral / na conclusão / dedutivo.
· d) geral / particular / entre si / dedutivo.
· e) geral / particular / entre si / indutivo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes