Logo Passei Direto
Buscar

Responsabilidade Social nas Organizações

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O marketing para causas sociais (MCS) pode ser definido como uma ferramenta estratégica de marketing de posicionamento, que associa uma empresa ou marca a uma questão ou causa social relevante, em benefício mútuo.
Sobre o tema, apenas uma alternativa não está correta, qual?
a) Marketing social é conceituado como um intercâmbio de valores não necessariamente físicos nem econômicos, mas que podem ser sociais, morais ou políticos, sendo utilizado para vender ideias ou propósitos que proporcionem bem-estar à comunidade.
b) O marketing social é hoje, certamente, uma das mais eficazes formas de se relacionar com um consumidor fora do universo previsível da comunicação da marca.
c) Criar ferramentas de marketing social é possibilitar a criação de um canal de comunicação em outro momento psicológico do consumidor, diferente daquele em que ele sabe que se alguém está falando com ele, é porque há algum interesse imediato.
d) O MCS também pode estabelecer relacionamentos valiosos com uma série de outras partes importantes envolvidas numa empresa, como funcionários, fornecedores e órgãos do governo.
e) Do ponto de vista organizacional, pode-se inferir que o marketing social é uma causa que leva à responsabilidade social. A empresa é socialmente responsável para poder divulgar essas atitudes.

Sobre responsabilidade social com o governo e a sociedade é correto afirmar que:
a) Um dos aspectos mais importantes da relação das empresas com a sociedade é seu posicionamento político, especialmente nos momentos de campanhas eleitorais. A transparência na destinação dos recursos é imprescindível nas sociedades democráticas.
b) As empresas devem evitar situações que envolvam o favorecimento de agentes do poder público, possuir normas escritas e divulgadas amplamente sobre o tema e manter procedimentos formais de controle, punição e auditoria.
c) A ética deve se fazer presente não apenas nos momentos de campanha. O envolvimento com o poder público deve refletir os princípios éticos que regem a organização e é fundamental cobrar das empresas essa coerência, principalmente no que se refere à proibição de práticas corruptas.
d) Eleitores e sociedade devem estar cientes de interesses e propostas de ação política que estão em jogo. A transparência começa com o público interno, com a divulgação das regras, critérios e valores doados às campanhas políticas, permitindo o acesso a essas informações pelo público externo.
e) Todas as alternativas estão corretas.

Leia as frases abaixo e escolha a alternativa correta:
I. A realização de ações de caráter social não é uma prática tão recente no meio empresarial.
II. O despertar da responsabilidade social das empresas não tem um histórico cronologicamente definido. Há, na verdade, uma evolução da postura das organizações em face da questão social, provocada por uma série de acontecimentos sociopolíticos determinantes e, também, por aqueles que foram consequência da inovação tecnológica.
III. No Brasil, os indícios de que uma mudança de mentalidade empresarial estava acontecendo eram percebidos desde meados da década de 1960, quando novas ideias começaram a ser discutidas e foi criada a Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), sendo publicada a “Carta de Princípios do Dirigente Cristão de Empresas”, em 1965.
IV. Somente no final dos anos 1960 e início da década de 1970, tanto nos Estados Unidos da América (EUA) quanto em parte da Europa, que uma atuação voltada para o social ganhou destaque, basicamente com a resposta às novas reivindicações de alguns setores da sociedade, que levaram para o universo das empresas diversas demandas por transformação na atuação corporativa tradicional voltada estritamente para o econômico.
a) Todas as frases estão corretas
b) Somente as alternativas III e IV não estão corretas
c) Somente as alternativas I e II não estão corretas
d) Somente as alternativas I e III estão corretas
e) Somente a alternativa III não está correta

Na busca pela garantia de espaço no mercado globalizado e na potencialização do seu desenvolvimento, as empresas inteligentes, incansáveis na redefinição de seus valores como forma de adequá-los às necessidades mercadológicas vigentes, desenvolvem um novo comportamento voltado para o seu estabelecimento no mundo competitivo: Responsabilidade Social de Empresas (RSE) é a nova forma de “como fazer” adotada pelas empresas modernas.
a) Para ser socialmente responsável, a empresa precisa praticar a filantropia, ou seja, fazer doações. Esse é o primeiro passo e o caminho mais fácil para enquadra-se na RSE.
b) A empresa deve atentar entre outros fatores, que ela precisa ser socialmente responsável com os seus fornecedores e também com os seus funcionários.
c) A empresa deve atentar entre outros fatores, que ela precisa ser socialmente responsável com os seus clientes.
d) A empresa deve atentar entre outros fatores, que para ser socialmente responsável, ela precisa agir de forma ética e transparente com o governo e sociedade.
e) A empresa socialmente responsável, deve desenvolver a sua responsabilidade social também (entre outros) com a comunidade local.

Leia as frases a seguir e depois escolha a opção correta.
I. As empresas estão inseridas em um ambiente de incerteza e de muitas pressões das partes interessadas, que exigem cada vez mais um desempenho global que promova a eficiência, a eficácia, a efetividade e a economicidade, além de operações “limpas” e ações transparentes e socialmente responsáveis.
II. Essa tendência para RSO decorre da maior conscientização do consumidor e a consequente procura de produtos e práticas que gerem melhoria para o meio ambiente ou comunidade, valorizando aspectos ligados à cidadania.
III. A realidade hoje, deixa claro que deve haver um desenvolvimento de estratégias empresariais competitivas por meio de soluções socialmente corretas, ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis.
a) A frase I não está correta no que afirma.
b) A frase II não está correta no que afirma.
c) A frase III não está correta no que afirma.
d) Nenhum a das afirmacoes está correta.
e) Todas as frases estão corretas.

Sobre o histórico da implantação do balanço social no Brasil, apenas uma das opções abaixo não está correta, identifique-a.
a) A estratégia adotada por Herbert de Souza foi a de criar um modelo básico, mínimo e inicial, construído à base do consenso e que pudesse ser lançado rapidamente.
b) A partir de 1993, a Campanha contra a Fome e a Miséria, criada por Betinho e desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), fez com que a participação dos empresários transformasse as práticas e os princípios das empresas e das organizações envolvidas.
c) Na polêmica questão racial, o formulário do balanço social seguiu para a gráfica com o item nº de negros que trabalham na empresa e % de cargos de chefia ocupados por negros. Quando alguns empresários envolvidos no processo declararam que não realizariam balanço social com essas informações e retirariam o apoio à campanha, Betinho convenceu o grupo a retirar, ainda que provisoriamente, este item.
d) O lançamento da campanha pela publicação do balanço social deu-se no Centro Cultural Banco eu do Brasil (CC BB), no Rio de Janeiro, e contou com o apoio de diversas lideranças empresariais, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autarquia do Ministério da Fazenda responsável pela fiscalização das atividades das empresas nas bolsas de valores e do jornal Gazeta Mercantil.
e) A questão da responsabilidade social das empresas e da publicação anual do balanço social ganhou destaque na mídia e uma intensa visibilidade nacional quando o sociólogo Herbert de Souza escreveu o artigo “Empresa pública e cidadã”, em março de 1997. Esse artigo desencadeou um amplo debate, durante aquele e outros períodos, nos jornais do país.

Sobre o marketing social, leia as duas afirmativas abaixo:
I. Do ponto de vista organizacional, pode-se inferir que o marketing social é uma consequência da Responsabilidade Social. A empresa deve se utilizar das estratégias de marketing social, observando o modo de fazer, por que fazer e quando fazer. Muitas empresas utilizam o marketing para divulgar suas ações relacionadas ao social, principalmente se ela é responsável socialmente.
II. Assim, pode-se dizer que a Responsabilidade Social e o marketing social dependem intrinsecamente um do outro. O social inicia-se como uma verdadeira forma de exercício de Responsabilidade Social, podendo chegar a construir, a longo prazo, um valor diferencial para a marca, agregação de valor ao produto, aquisição de clientes e possibilitar uma vantagem competitiva para as empresas.
a) As duas afirmativas são verdadeiras, se completam e justificam a necessidade de uma empresa ser socialmente responsável.
b) As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda dá exemplos do dito na primeira.
c) A afirmativa I não é verdadeira.
d) Somente a afirmativa II é verdadeira e justifica a necessidade de ser socialmente responsável com o meio ambiente.
e) As duas afirmativas são verdadeiras e se complementam.

Sobre as certificações sócio ambientais, não é correto afirmar que:
a) No intuito de estimular a responsabilidade social empresarial, uma série de instrumentos de certificação foi criada nos últimos anos.
b) O apelo relacionado a esses selos ou certificados é de fácil compreensão. Num mundo cada vez mais competitivo, empresas veem vantagens comparativas em adquirir certificações que atestem sua boa prática empresarial.
c) As empresas que não possuem nenhum desses certificados, não podem apresentar seu balanço social.
d) Entre algumas das certificações mais cobiçadas atualmente, enumeramos as seguintes: Selo Empresa Amiga da Criança, ISO 14000, AA1000 e AS 8000.
e) A pressão por produtos e serviços socialmente corretos faz com que empresas adotem processos de reformulação interna, para se adequarem às normas impostas pelas entidades certificadoras.

Melo e Froes (2001) falam que são sete as áreas de avaliação dos exercícios da responsabilidade social com o público interno:
a) Gestão do trabalho, gestão do ambiente de trabalho, gestão do trabalho e espaço total de vida, gestão da relevância social da vida no trabalho, gestão do crescimento e desenvolvimento pessoal dos empregados, gestão dos direitos dos empregados e gestão de benefícios e remuneração.
b) Gestão do meio ambiente, gestão do trabalho e espaço total de vida na comunidade, gestão da relevância social da vida no trabalho, gestão do crescimento e desenvolvimento pessoal dos empregados, gestão dos direitos dos empregados, gestão dos estudos dos empregados e gestão de benefícios e remuneração.
c) Gestão do meio ambiente, gestão das relações com o governo, gestão da comunidade, gestão dos fornecedores, gestão do cliente interno, gestão do cliente externo e gestão da sociedade.
d) Gestão do trabalho, gestão do lugar onde o funcionário trabalha, gestão dos momentos de intervalo do funcionário, gestão psicológica, gestão de treinamento e desenvolvimento, gestão de empréstimo para os funcionários e gestão da liderança.
e) Gestão do trabalho que o funcionário exerce, gestão do espaço físico onde o funcionário trabalha, gestão do melhor aproveitamento dos momentos de intervalo do funcionário, auxílio médico e psicológico, gestão de treinamento e desenvolvimento, gestão de empréstimo consignado em folha de pagamento e gestão da liderança.

Esta norma é o primeiro padrão global que pode ser implementado em qualquer país. Também é multisetorial, diferentemente de alguns outros padrões que foram desenhados para ser aplicados apenas para um setor. Nesta norma está prevista a regularização da jornada de trabalho que limita as horas ao que é estipulado pelas convenções da OIT. Mesmo aplicando as leis e os acordos coletivos locais, a jornada de trabalho não pode passar de 48h semanais, acrescida de um máximo de 12 horas extras por semana.
O trecho se refere a qual norma da responsabilidade social?
a) Marine Stewardship Council – MSC.
b) Global Reporting Initiative – GRI.
c) Ethics Compliance Standard 2000 – ECS2000.
d) Social Accountability 8000 – SA8000.
e) AccountAbility 1000 – AA1000.

A Contabilidade Ambiental passou a ter status de novo no ramo da Ciência Contábil em fevereiro de 1998, com a finalização do “Relatório financeiro e contábil sobre o passivo e custos ambientais”, pelo Grupo de Trabalho Intergovernamental das Nações Unidas de Especialistas em Padrões Internacionais de Contabilidade e Relatórios (Isar – United Nations Intergovernamental Working Group of Experts on International of Accounting and Reporting).
O desempenho de RES. Foi uma das bases para o desenvolvimento da ISO 26000, porém, na prática, o BS8900 não é considerado uma norma de gestão, por quê?
a) Porque não contém processos de certificação.
b) Porque ela segue padrões europeus de responsabilidade social.
c) Porque seu foco é o equilíbrio entre o capital econômico/financeiro com o capital ambiental da empresa.
d) Porque ela só tem valor legal no Reino Unido.
e) Porque ela é cara, de difícil implantação e baixo retorno econômico.

Souza (2006) afirma que a interação entre agentes sociais molda a sociedade. Esses agentes sociais são as empresas, investidores, funcionários, clientes e governo, entre outros. Cada um, a seu modo e com seus objetivos, consegue contribuir para o desenvolvimento.
Quando uma empresa pratica responsabilidade social com o governo, esta empresa:
a) Entende que para ser bem-sucedida nas estratégias de sustentabilidade precisa envolver seus funcionários. O trabalho com o público interno é fundamental na gestão socialmente responsável. Antes de realizar projetos externos, é necessário um trabalho interno.
b) Apresenta duas vertentes: um bem estabelecido, que é a questão legal de leis e normas de qualidade e segurança de produtos, e outra bastante fluida, que é a questão da expectativa deste público quanto à razão qualidade/preço do produto.
c) Estabelece parcerias que visam desenvolvimento tecnológico voltado à energia limpa, mobilidade, controle de resíduos e outros temas correlatos.
d) Desenvolve ação de desenvolvimento local, incentivando a especialização de mão de obra dos arredores, preservando praças e espaços comunitários.
e) Pondera que não se trata de simplesmente deixar de fazer negócios com fornecedores sem RSE, e sim de incentivá-los e auxiliá-los a se adequar e assumir políticas alinhadas com os conceitos de sustentabilidade. Assim, a mudança positiva é incentivada.

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma Oscip cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável. Criado em 1998 por um grupo de empresários e executivos da iniciativa privada, o Instituto Ethos é um polo de organização de conhecimento, troca de experiências e desenvolvimento de ferramentas para auxiliar as empresas a analisarem suas práticas de gestão e aprofundarem seu compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.
Sobre o Instituto Ethos, analise as afirmacoes a seguir.
I. O Instituto Ethos ajuda as organizações a compreender e incorporar de forma progressiva o conceito do comportamento empresarial socialmente responsável.
II. O Instituto Ethos intermedeia projetos entre as empresas associadas, mesmo que sejam de cunho social ou ambiental.
III. O Instituto é uma entidade certificadora e existe um selo de certificação de responsabilidade social ou de conduta ética emitido por ele.
a) Apenas I e II estão corretas.
b) Apenas II e III estão corretas.
c) Estão corretas I, II e III.
d) Apenas a I está correta.
e) Apenas a III está correta.

Melo Neto e Froes (1999) discutem os papéis de determinados públicos como agentes sociais além dos muros das empresas, os quais são promotores da responsabilidade social corporativa ao trabalharem como voluntários em programas sociais, ao difundirem valores éticos em suas relações com os diversos públicos da empresa e ao assumirem comportamentos sociais responsáveis em seu cotidiano de vida e de trabalho.
O trecho acima diz respeito à prática de responsabilidade social com:
a . Responsabilidade social com clientes.
b. Responsabilidade social com comunidades.
c. Responsabilidade social com governo.
d. Responsabilidade social com fornecedores.
e. Responsabilidade social com funcionários.

A evolução da tecnologia e das teorias de gestão empresarial alteraram a lógica dos meios de produção. Uma das alterações envolveu a conclusão inequívoca acerca da finitude dos recursos naturais, o que ampliou a percepção do conceito de responsabilidade social empresarial. Se, por um lado, o liberalismo econômico da época professado por Friedman contribuiu para o aumento da produção e para o acúmulo de capital; por outro lado, evidenciou os efeitos negativos da atividade empresarial: poluição, degradação, disparidade social, relações de trabalho precárias etc. Nesse ponto, há agentes sociais diversos que iniciaram o processo de mobilização.
Pode-se afirmar que o que caracteriza esse processo de mobilização é:
I. Passaram a pressionar as instâncias de poder (como governos e organizações multilaterais) para buscarem soluções dos problemas gerados pela atividade empresarial.
II. As ONGs exerceram um papel fundamental na difusão dos conceitos de responsabilidade social no Brasil e no mundo.
III. Aumentaram o preço dos combustíveis, das matérias-primas e, consequentemente, dos produtos finais, o que desestimularia o consumo enfrearia a produção de rejeitos.
a) III está correta.
b) I e II estão corretas.
c) I, II e III estão corretas.
d) I está correta.
e) II e III estão corretas.

As ações de responsabilidade social que uma organização realiza têm efeitos diretos sobre:
a. O posicionamento de sua marca como um diferencial competitivo.
b. O valor da marca, aumentando seu ativo financeiro imaterial.
c. A percepção da qualidade de sua marca, isto é, a impressão acerca do posicionamento da marca.
d. As impressões dos clientes sobre a organização, portanto, sobre a imagem corporativa.
e. A estruturação de seu discurso organizacional e a definição dos benefícios de sua marca.

Todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em você mesmo. Ao ter consciência desses impactos na hora de escolher o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar e como descartar o que não serve mais, o consumidor pode buscar maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos, contribuindo com seu poder de consumo para construir um mundo melhor. Isso é consumo consciente. Em poucas palavras, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade.
Qual afirmação está correta?
a) O descarte do produto não é responsabilidade da empresa.
b) O consumo não causa impacto na economia.
c) A empresa não tem responsabilidade sobre a forma de consumo de seu cliente.
d) A empresa deve ser responsável pela conscientização do cliente em relação ao impacto que seu consumo causa na economia.
e) O cliente não tem responsabilidade sobre o descarte do produto.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

O marketing para causas sociais (MCS) pode ser definido como uma ferramenta estratégica de marketing de posicionamento, que associa uma empresa ou marca a uma questão ou causa social relevante, em benefício mútuo.
Sobre o tema, apenas uma alternativa não está correta, qual?
a) Marketing social é conceituado como um intercâmbio de valores não necessariamente físicos nem econômicos, mas que podem ser sociais, morais ou políticos, sendo utilizado para vender ideias ou propósitos que proporcionem bem-estar à comunidade.
b) O marketing social é hoje, certamente, uma das mais eficazes formas de se relacionar com um consumidor fora do universo previsível da comunicação da marca.
c) Criar ferramentas de marketing social é possibilitar a criação de um canal de comunicação em outro momento psicológico do consumidor, diferente daquele em que ele sabe que se alguém está falando com ele, é porque há algum interesse imediato.
d) O MCS também pode estabelecer relacionamentos valiosos com uma série de outras partes importantes envolvidas numa empresa, como funcionários, fornecedores e órgãos do governo.
e) Do ponto de vista organizacional, pode-se inferir que o marketing social é uma causa que leva à responsabilidade social. A empresa é socialmente responsável para poder divulgar essas atitudes.

Sobre responsabilidade social com o governo e a sociedade é correto afirmar que:
a) Um dos aspectos mais importantes da relação das empresas com a sociedade é seu posicionamento político, especialmente nos momentos de campanhas eleitorais. A transparência na destinação dos recursos é imprescindível nas sociedades democráticas.
b) As empresas devem evitar situações que envolvam o favorecimento de agentes do poder público, possuir normas escritas e divulgadas amplamente sobre o tema e manter procedimentos formais de controle, punição e auditoria.
c) A ética deve se fazer presente não apenas nos momentos de campanha. O envolvimento com o poder público deve refletir os princípios éticos que regem a organização e é fundamental cobrar das empresas essa coerência, principalmente no que se refere à proibição de práticas corruptas.
d) Eleitores e sociedade devem estar cientes de interesses e propostas de ação política que estão em jogo. A transparência começa com o público interno, com a divulgação das regras, critérios e valores doados às campanhas políticas, permitindo o acesso a essas informações pelo público externo.
e) Todas as alternativas estão corretas.

Leia as frases abaixo e escolha a alternativa correta:
I. A realização de ações de caráter social não é uma prática tão recente no meio empresarial.
II. O despertar da responsabilidade social das empresas não tem um histórico cronologicamente definido. Há, na verdade, uma evolução da postura das organizações em face da questão social, provocada por uma série de acontecimentos sociopolíticos determinantes e, também, por aqueles que foram consequência da inovação tecnológica.
III. No Brasil, os indícios de que uma mudança de mentalidade empresarial estava acontecendo eram percebidos desde meados da década de 1960, quando novas ideias começaram a ser discutidas e foi criada a Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), sendo publicada a “Carta de Princípios do Dirigente Cristão de Empresas”, em 1965.
IV. Somente no final dos anos 1960 e início da década de 1970, tanto nos Estados Unidos da América (EUA) quanto em parte da Europa, que uma atuação voltada para o social ganhou destaque, basicamente com a resposta às novas reivindicações de alguns setores da sociedade, que levaram para o universo das empresas diversas demandas por transformação na atuação corporativa tradicional voltada estritamente para o econômico.
a) Todas as frases estão corretas
b) Somente as alternativas III e IV não estão corretas
c) Somente as alternativas I e II não estão corretas
d) Somente as alternativas I e III estão corretas
e) Somente a alternativa III não está correta

Na busca pela garantia de espaço no mercado globalizado e na potencialização do seu desenvolvimento, as empresas inteligentes, incansáveis na redefinição de seus valores como forma de adequá-los às necessidades mercadológicas vigentes, desenvolvem um novo comportamento voltado para o seu estabelecimento no mundo competitivo: Responsabilidade Social de Empresas (RSE) é a nova forma de “como fazer” adotada pelas empresas modernas.
a) Para ser socialmente responsável, a empresa precisa praticar a filantropia, ou seja, fazer doações. Esse é o primeiro passo e o caminho mais fácil para enquadra-se na RSE.
b) A empresa deve atentar entre outros fatores, que ela precisa ser socialmente responsável com os seus fornecedores e também com os seus funcionários.
c) A empresa deve atentar entre outros fatores, que ela precisa ser socialmente responsável com os seus clientes.
d) A empresa deve atentar entre outros fatores, que para ser socialmente responsável, ela precisa agir de forma ética e transparente com o governo e sociedade.
e) A empresa socialmente responsável, deve desenvolver a sua responsabilidade social também (entre outros) com a comunidade local.

Leia as frases a seguir e depois escolha a opção correta.
I. As empresas estão inseridas em um ambiente de incerteza e de muitas pressões das partes interessadas, que exigem cada vez mais um desempenho global que promova a eficiência, a eficácia, a efetividade e a economicidade, além de operações “limpas” e ações transparentes e socialmente responsáveis.
II. Essa tendência para RSO decorre da maior conscientização do consumidor e a consequente procura de produtos e práticas que gerem melhoria para o meio ambiente ou comunidade, valorizando aspectos ligados à cidadania.
III. A realidade hoje, deixa claro que deve haver um desenvolvimento de estratégias empresariais competitivas por meio de soluções socialmente corretas, ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis.
a) A frase I não está correta no que afirma.
b) A frase II não está correta no que afirma.
c) A frase III não está correta no que afirma.
d) Nenhum a das afirmacoes está correta.
e) Todas as frases estão corretas.

Sobre o histórico da implantação do balanço social no Brasil, apenas uma das opções abaixo não está correta, identifique-a.
a) A estratégia adotada por Herbert de Souza foi a de criar um modelo básico, mínimo e inicial, construído à base do consenso e que pudesse ser lançado rapidamente.
b) A partir de 1993, a Campanha contra a Fome e a Miséria, criada por Betinho e desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), fez com que a participação dos empresários transformasse as práticas e os princípios das empresas e das organizações envolvidas.
c) Na polêmica questão racial, o formulário do balanço social seguiu para a gráfica com o item nº de negros que trabalham na empresa e % de cargos de chefia ocupados por negros. Quando alguns empresários envolvidos no processo declararam que não realizariam balanço social com essas informações e retirariam o apoio à campanha, Betinho convenceu o grupo a retirar, ainda que provisoriamente, este item.
d) O lançamento da campanha pela publicação do balanço social deu-se no Centro Cultural Banco eu do Brasil (CC BB), no Rio de Janeiro, e contou com o apoio de diversas lideranças empresariais, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autarquia do Ministério da Fazenda responsável pela fiscalização das atividades das empresas nas bolsas de valores e do jornal Gazeta Mercantil.
e) A questão da responsabilidade social das empresas e da publicação anual do balanço social ganhou destaque na mídia e uma intensa visibilidade nacional quando o sociólogo Herbert de Souza escreveu o artigo “Empresa pública e cidadã”, em março de 1997. Esse artigo desencadeou um amplo debate, durante aquele e outros períodos, nos jornais do país.

Sobre o marketing social, leia as duas afirmativas abaixo:
I. Do ponto de vista organizacional, pode-se inferir que o marketing social é uma consequência da Responsabilidade Social. A empresa deve se utilizar das estratégias de marketing social, observando o modo de fazer, por que fazer e quando fazer. Muitas empresas utilizam o marketing para divulgar suas ações relacionadas ao social, principalmente se ela é responsável socialmente.
II. Assim, pode-se dizer que a Responsabilidade Social e o marketing social dependem intrinsecamente um do outro. O social inicia-se como uma verdadeira forma de exercício de Responsabilidade Social, podendo chegar a construir, a longo prazo, um valor diferencial para a marca, agregação de valor ao produto, aquisição de clientes e possibilitar uma vantagem competitiva para as empresas.
a) As duas afirmativas são verdadeiras, se completam e justificam a necessidade de uma empresa ser socialmente responsável.
b) As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda dá exemplos do dito na primeira.
c) A afirmativa I não é verdadeira.
d) Somente a afirmativa II é verdadeira e justifica a necessidade de ser socialmente responsável com o meio ambiente.
e) As duas afirmativas são verdadeiras e se complementam.

Sobre as certificações sócio ambientais, não é correto afirmar que:
a) No intuito de estimular a responsabilidade social empresarial, uma série de instrumentos de certificação foi criada nos últimos anos.
b) O apelo relacionado a esses selos ou certificados é de fácil compreensão. Num mundo cada vez mais competitivo, empresas veem vantagens comparativas em adquirir certificações que atestem sua boa prática empresarial.
c) As empresas que não possuem nenhum desses certificados, não podem apresentar seu balanço social.
d) Entre algumas das certificações mais cobiçadas atualmente, enumeramos as seguintes: Selo Empresa Amiga da Criança, ISO 14000, AA1000 e AS 8000.
e) A pressão por produtos e serviços socialmente corretos faz com que empresas adotem processos de reformulação interna, para se adequarem às normas impostas pelas entidades certificadoras.

Melo e Froes (2001) falam que são sete as áreas de avaliação dos exercícios da responsabilidade social com o público interno:
a) Gestão do trabalho, gestão do ambiente de trabalho, gestão do trabalho e espaço total de vida, gestão da relevância social da vida no trabalho, gestão do crescimento e desenvolvimento pessoal dos empregados, gestão dos direitos dos empregados e gestão de benefícios e remuneração.
b) Gestão do meio ambiente, gestão do trabalho e espaço total de vida na comunidade, gestão da relevância social da vida no trabalho, gestão do crescimento e desenvolvimento pessoal dos empregados, gestão dos direitos dos empregados, gestão dos estudos dos empregados e gestão de benefícios e remuneração.
c) Gestão do meio ambiente, gestão das relações com o governo, gestão da comunidade, gestão dos fornecedores, gestão do cliente interno, gestão do cliente externo e gestão da sociedade.
d) Gestão do trabalho, gestão do lugar onde o funcionário trabalha, gestão dos momentos de intervalo do funcionário, gestão psicológica, gestão de treinamento e desenvolvimento, gestão de empréstimo para os funcionários e gestão da liderança.
e) Gestão do trabalho que o funcionário exerce, gestão do espaço físico onde o funcionário trabalha, gestão do melhor aproveitamento dos momentos de intervalo do funcionário, auxílio médico e psicológico, gestão de treinamento e desenvolvimento, gestão de empréstimo consignado em folha de pagamento e gestão da liderança.

Esta norma é o primeiro padrão global que pode ser implementado em qualquer país. Também é multisetorial, diferentemente de alguns outros padrões que foram desenhados para ser aplicados apenas para um setor. Nesta norma está prevista a regularização da jornada de trabalho que limita as horas ao que é estipulado pelas convenções da OIT. Mesmo aplicando as leis e os acordos coletivos locais, a jornada de trabalho não pode passar de 48h semanais, acrescida de um máximo de 12 horas extras por semana.
O trecho se refere a qual norma da responsabilidade social?
a) Marine Stewardship Council – MSC.
b) Global Reporting Initiative – GRI.
c) Ethics Compliance Standard 2000 – ECS2000.
d) Social Accountability 8000 – SA8000.
e) AccountAbility 1000 – AA1000.

A Contabilidade Ambiental passou a ter status de novo no ramo da Ciência Contábil em fevereiro de 1998, com a finalização do “Relatório financeiro e contábil sobre o passivo e custos ambientais”, pelo Grupo de Trabalho Intergovernamental das Nações Unidas de Especialistas em Padrões Internacionais de Contabilidade e Relatórios (Isar – United Nations Intergovernamental Working Group of Experts on International of Accounting and Reporting).
O desempenho de RES. Foi uma das bases para o desenvolvimento da ISO 26000, porém, na prática, o BS8900 não é considerado uma norma de gestão, por quê?
a) Porque não contém processos de certificação.
b) Porque ela segue padrões europeus de responsabilidade social.
c) Porque seu foco é o equilíbrio entre o capital econômico/financeiro com o capital ambiental da empresa.
d) Porque ela só tem valor legal no Reino Unido.
e) Porque ela é cara, de difícil implantação e baixo retorno econômico.

Souza (2006) afirma que a interação entre agentes sociais molda a sociedade. Esses agentes sociais são as empresas, investidores, funcionários, clientes e governo, entre outros. Cada um, a seu modo e com seus objetivos, consegue contribuir para o desenvolvimento.
Quando uma empresa pratica responsabilidade social com o governo, esta empresa:
a) Entende que para ser bem-sucedida nas estratégias de sustentabilidade precisa envolver seus funcionários. O trabalho com o público interno é fundamental na gestão socialmente responsável. Antes de realizar projetos externos, é necessário um trabalho interno.
b) Apresenta duas vertentes: um bem estabelecido, que é a questão legal de leis e normas de qualidade e segurança de produtos, e outra bastante fluida, que é a questão da expectativa deste público quanto à razão qualidade/preço do produto.
c) Estabelece parcerias que visam desenvolvimento tecnológico voltado à energia limpa, mobilidade, controle de resíduos e outros temas correlatos.
d) Desenvolve ação de desenvolvimento local, incentivando a especialização de mão de obra dos arredores, preservando praças e espaços comunitários.
e) Pondera que não se trata de simplesmente deixar de fazer negócios com fornecedores sem RSE, e sim de incentivá-los e auxiliá-los a se adequar e assumir políticas alinhadas com os conceitos de sustentabilidade. Assim, a mudança positiva é incentivada.

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma Oscip cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável. Criado em 1998 por um grupo de empresários e executivos da iniciativa privada, o Instituto Ethos é um polo de organização de conhecimento, troca de experiências e desenvolvimento de ferramentas para auxiliar as empresas a analisarem suas práticas de gestão e aprofundarem seu compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.
Sobre o Instituto Ethos, analise as afirmacoes a seguir.
I. O Instituto Ethos ajuda as organizações a compreender e incorporar de forma progressiva o conceito do comportamento empresarial socialmente responsável.
II. O Instituto Ethos intermedeia projetos entre as empresas associadas, mesmo que sejam de cunho social ou ambiental.
III. O Instituto é uma entidade certificadora e existe um selo de certificação de responsabilidade social ou de conduta ética emitido por ele.
a) Apenas I e II estão corretas.
b) Apenas II e III estão corretas.
c) Estão corretas I, II e III.
d) Apenas a I está correta.
e) Apenas a III está correta.

Melo Neto e Froes (1999) discutem os papéis de determinados públicos como agentes sociais além dos muros das empresas, os quais são promotores da responsabilidade social corporativa ao trabalharem como voluntários em programas sociais, ao difundirem valores éticos em suas relações com os diversos públicos da empresa e ao assumirem comportamentos sociais responsáveis em seu cotidiano de vida e de trabalho.
O trecho acima diz respeito à prática de responsabilidade social com:
a . Responsabilidade social com clientes.
b. Responsabilidade social com comunidades.
c. Responsabilidade social com governo.
d. Responsabilidade social com fornecedores.
e. Responsabilidade social com funcionários.

A evolução da tecnologia e das teorias de gestão empresarial alteraram a lógica dos meios de produção. Uma das alterações envolveu a conclusão inequívoca acerca da finitude dos recursos naturais, o que ampliou a percepção do conceito de responsabilidade social empresarial. Se, por um lado, o liberalismo econômico da época professado por Friedman contribuiu para o aumento da produção e para o acúmulo de capital; por outro lado, evidenciou os efeitos negativos da atividade empresarial: poluição, degradação, disparidade social, relações de trabalho precárias etc. Nesse ponto, há agentes sociais diversos que iniciaram o processo de mobilização.
Pode-se afirmar que o que caracteriza esse processo de mobilização é:
I. Passaram a pressionar as instâncias de poder (como governos e organizações multilaterais) para buscarem soluções dos problemas gerados pela atividade empresarial.
II. As ONGs exerceram um papel fundamental na difusão dos conceitos de responsabilidade social no Brasil e no mundo.
III. Aumentaram o preço dos combustíveis, das matérias-primas e, consequentemente, dos produtos finais, o que desestimularia o consumo enfrearia a produção de rejeitos.
a) III está correta.
b) I e II estão corretas.
c) I, II e III estão corretas.
d) I está correta.
e) II e III estão corretas.

As ações de responsabilidade social que uma organização realiza têm efeitos diretos sobre:
a. O posicionamento de sua marca como um diferencial competitivo.
b. O valor da marca, aumentando seu ativo financeiro imaterial.
c. A percepção da qualidade de sua marca, isto é, a impressão acerca do posicionamento da marca.
d. As impressões dos clientes sobre a organização, portanto, sobre a imagem corporativa.
e. A estruturação de seu discurso organizacional e a definição dos benefícios de sua marca.

Todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em você mesmo. Ao ter consciência desses impactos na hora de escolher o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar e como descartar o que não serve mais, o consumidor pode buscar maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos, contribuindo com seu poder de consumo para construir um mundo melhor. Isso é consumo consciente. Em poucas palavras, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade.
Qual afirmação está correta?
a) O descarte do produto não é responsabilidade da empresa.
b) O consumo não causa impacto na economia.
c) A empresa não tem responsabilidade sobre a forma de consumo de seu cliente.
d) A empresa deve ser responsável pela conscientização do cliente em relação ao impacto que seu consumo causa na economia.
e) O cliente não tem responsabilidade sobre o descarte do produto.

Prévia do material em texto

RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES 
1. O marketing para causas sociais (MCS) pode ser definido como uma 
ferramenta estratégica de marketing de posicionamento, que associa uma 
empresa ou marca a uma questão ou causa social relevante, em benefício 
mútuo. 
Sobre o tema, apenas uma alternativa não está correta, qual? 
 
a) Marketing social é conceituado como um intercâmbio de valores não 
necessariamente físicos nem econômicos, mas que podem ser sociais, 
morais ou políticos, sendo utilizado para vender ideias ou propósitos 
que proporcionem bem-estar à comunidade. 
b) O marketing social é hoje, certamente, uma das mais eficazes formas 
de se relacionar com um consumidor fora do universo previsível da 
comunicação da marca. 
c) Criar ferramentas de marketing social é possibilitar a criação de um 
canal de comunicação em outro momento psicológico do consumidor, 
diferente daquele em que ele sabe que se alguém está falando com ele, 
é porque há algum interesse imediato. 
d) O MCS também pode estabelecer relacionamentos valiosos com uma 
série de outras partes importantes envolvidas numa empresa, como 
funcionários, fornecedores e órgãos do governo. 
e) Do ponto de vista organizacional, pode-se inferir que o marketing social 
é uma causa que leva à responsabilidade social. A empresa é 
socialmente responsável para poder divulgar essas atitudes. 
 
2. Criado em 1998 por um grupo de empresários e executivos oriundos da 
iniciativa privada, o Instituto Ethos é um polo de organização de conhecimento, 
troca de experiências e desenvolvimento de ferramentas para auxiliar as 
empresas a analisar suas práticas de gestão e aprofundar seu compromisso 
com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável. 
 
Sobre o Instituo Ethos, marque a alternativa correta. 
a) O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma 
organização particular e que tem também fins lucrativos. 
b) Sua missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus 
negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na 
construção de uma sociedade justa e sustentável. Para isso eles 
prestam consultoria na área e fornecem certificações. 
c) O Instituto Ethos é também uma referência internacional nesses 
assuntos, desenvolvendo projetos em parceria com diversas entidades 
no mundo todo. 
d) O Instituto Ethos criou os Indicadores Ethos de ser – que não incluem 
versões para micro e pequenas empresas e para alguns setores da 
economia. Conferência internacional anual para mais de 1.000 
participantes, constituição de redes de interesse, promoção da 
RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES 
publicação de balanços sociais e de relatórios de sustentabilidade e 
produção de publicações e manuais práticos. 
e) O Instituto Ethos trabalha em cinco linhas de atuação, uma delas é a de 
ampliação do movimento de responsabilidade social empresarial, que 
se trata da sensibilização e engajamento de empresas em todo o Brasil, 
articulação de parcerias, sensibilização da mídia para o tema da RSE, 
coordenação da criação do comitê brasileiro do pacto global da ONU 
etc. Mas o Instituto não tem nenhum a parceria com nenhum outro 
país e seus trabalhos são exclusivamente no Brasil. 
 
3. Sobre responsabilidade social com o governo e a sociedade é correto afirmar 
que: 
a) Um dos aspectos mais importantes da relação das empresas com a 
sociedade é seu posicionamento político, especialmente nos momentos 
de campanhas eleitorais. A transparência na destinação dos recursos é 
imprescindível nas sociedades democráticas. 
b) As empresas devem evitar situações que envolvam o favorecimento de 
agentes do poder público, possuir normas escritas e divulgadas 
amplamente sobre o tema e manter procedimentos formais de 
controle, punição e auditoria. 
c) A ética deve se fazer presente não apenas nos momentos de 
campanha. O envolvimento com o poder público deve refletir os 
princípios éticos que regem a organização e é fundamental cobrar das 
empresas essa coerência, principalmente no que se refere à proibição 
de práticas corruptas. 
d) Eleitores e sociedade devem estar cientes de interesses e propostas de 
ação política que estão em jogo. A transparência começa com o público 
interno, com a divulgação das regras, critérios e valores doados às 
campanhas políticas, permitindo o acesso a essas informações pelo 
público externo. 
e) Todas as alternativas estão corretas. 
 
4. Leia as frases abaixo e escolha a alternativa correta: 
I. A realização de ações de caráter social não é uma prática tão recente 
no meio empresarial. 
II. O despertar da responsabilidade social das empresas não tem um 
histórico cronologicamente definido. Há, na verdade, uma evolução da 
postura das organizações em face da questão social, provocada por 
uma série de acontecimentos sociopolíticos determinantes e, também, 
por aqueles que foram consequência da inovação tecnológica. 
III. No Brasil, os indícios de que uma mudança de mentalidade 
empresarial estava acontecendo eram percebidos desde meados da 
década de 1960, quando novas ideias começaram a ser discutidas e foi 
criada a Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), 
RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES 
sendo publicada a “Carta de Princípios do Dirigente Cristão de 
Empresas ”, em 1965. 
IV. Somente no final dos anos 1960 e início da década de 1970, tanto nos 
Estados Unidos da América (EUA) quanto em parte da Europa, que 
uma atuação voltada para o social ganhou destaque, basicamente com 
a resposta às novas reivindicações de alguns setores da sociedade, que 
levaram para o universo das empresas diversas demandas por 
transformação na atuação corporativa tradicional voltada estritamente 
para o econômico. 
 
a) Todas as frases estão corretas 
b) Somente as alternativas III e IV não estão corretas 
c) Somente as alternativas I e II não estão corretas 
d) Somente as alternativas I e III estão corretas 
e) Somente a alternativa III não está correta 
 
5. Na busca pela garantia de espaço no mercado globalizado e na potencialização 
do seu desenvolvimento, as empresas inteligentes, incansáveis na redefinição 
de seus valores como forma de adequá-los às necessidades mercadológicas 
vigentes, desenvolvem um novo comportamento voltado para o seu 
estabelecimento no mundo competitivo: Responsabilidade Social de Empresas 
(RSE) é a nova forma de “como fazer” adotada pelas empresas modernas. 
 
Sobre RSE não é correto afirmar: 
a) Para ser socialmente responsável, a empresa precisa praticar a 
filantropia, ou seja, fazer doações. Esse é o primeiro passo e o caminho 
mais fácil para enquadra-se na RSE. 
b) A empresa deve atentar entre outros fatores, que ela precisa ser 
socialmente responsável com os seus fornecedores e também com os 
seus funcionários. 
c) A empresa deve atentar entre outros fatores, que ela precisa ser 
socialmente responsável com os seus clientes. 
d) A empresa deve atentar entre outros fatores, que para ser socialmente 
responsável, ela precisa agir de forma ética e transparente com o 
governo e sociedade. 
e) A empresa socialmente responsável, deve desenvolver a sua 
responsabilidade social também (entre outros) com a comunidade 
local. 
 
6. Leia as frases a seguir e depois escolha a opção correta. 
I. As empresas estão inseridas em um ambiente de incerteza e de muitas 
pressões das partes interessadas, que exigem cada vez mais um 
desempenho global que promova a eficiência, a eficácia, a efetividade e 
RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES 
a economicidade, além de operações “limpas” e ações transparentes e 
socialmente responsáveis. 
II. Essa tendência para RSO decorre da maior conscientização do 
consumidor e a consequente procura de produtos e práticas que gerem 
melhoria para o meio ambiente ou comunidade, valorizando aspectos 
ligados à cidadania. 
III. A realidade hoje, deixa claro quedeve haver um desenvolvimento de 
estratégias empresariais competitivas por meio de soluções 
socialmente corretas, ambientalmente sustentáveis e economicamente 
viáveis. 
a) A frase I não está correta no que afirma. 
b) A frase II não está correta no que afirma. 
c) A frase III não está correta no que afirma. 
d) Nenhum a das afirmações está correta. 
e) Todas as frases estão corretas. 
 
7. Sobre o histórico da implantação do balanço social no Brasil, apenas uma das 
opções abaixo não está correta, identifique-a. 
a) A estratégia adotada por Herbert de Souza foi a de criar um modelo 
básico, mínimo e inicial, construído à base do consenso e que pudesse 
ser lançado rapidamente. 
b) A partir de 1993, a Campanha contra a Fome e a Miséria, criada por 
Betinho e desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e 
Econômicas (Ibase), fez com que a participação dos empresários 
transformasse as práticas e os princípios das empresas e das 
organizações envolvidas. 
c) Na polêmica questão racial, o formulário do balanço social seguiu para 
a gráfica com o item nº de negros que trabalham na empresa e % de 
cargos de chefia ocupados por negros. Quando alguns empresários 
envolvidos no processo declararam que não realizariam balanço social 
com essas informações e retirariam o apoio à campanha, Betinho 
convenceu o grupo a retirar, ainda que provisoriamente, este item. 
d) O lançamento da campanha pela publicação do balanço social deu-se 
no Centro Cultural Banco eu do Brasil (CC BB), no Rio de Janeiro, e 
contou com o apoio de diversas lideranças empresariais, da Comissão 
de Valores Mobiliários (CVM) autarquia do Ministério da Fazenda 
responsável pela fiscalização das atividades das empresas nas bolsas de 
valores e do jornal Gazeta Mercantil. 
e) A questão da responsabilidade social das empresas e da publicação 
anual do balanço social ganhou destaque na mídia e uma intensa 
visibilidade nacional quando o sociólogo Herbert de Souza escreveu o 
artigo “Empresa pública e cidadã”, em março de 1997. Esse artigo 
desencadeou um amplo debate, durante aquele e outros períodos, nos 
jornais do país. 
RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES 
8. Sobre o marketing social, leia as duas afirmativas abaixo: 
I. Do ponto de vista organizacional, pode-se inferir que o marketing social 
é uma consequência da Responsabilidade Social. A empresa deve se 
utilizar das estratégias de marketing social, observando o modo de 
fazer, por que fazer e quando fazer. Muitas empresas utilizam o 
marketing para divulgar suas ações relacionadas ao social, 
principalmente se ela é responsável socialmente. 
II. Assim, pode- se dizer que a Responsabilidade Social e o marketing 
social dependem intrinsecamente um do outro. O social inicia-se como 
uma verdadeira forma de exercício de Responsabilidade Social, 
podendo chegar a construir, a longo prazo, um valor diferencial para a 
marca, agregação de valor ao produto, aquisição de clientes e 
possibilitar uma vantagem competitiva para as empresas. 
a) As duas afirmativas são verdadeiras, se completam e justificam 
a necessidade de uma empresa ser socialmente responsável. 
b) As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda dá exemplos 
do dito na primeira. 
c) A afirmativa I não é verdadeira. 
d) Somente a afirmativa II é verdadeira e justifica a necessidade 
de ser socialmente responsável com o meio ambiente. 
e) As duas afirmativas são verdadeiras e se complementam. 
 
9. Sobre as certificações sócio ambientais, não é correto afirmar que: 
 
a) No intuito de estimular a responsabilidade social empresarial, uma 
série de instrumentos de certificação foi criada nos últimos anos. 
b) O apelo relacionado a esses selos ou certificados é de fácil 
compreensão. Num mundo cada vez mais competitivo, empresas 
veem vantagens comparativas em adquirir certificações que atestem 
sua boa prática empresarial. 
c) As empresas que não possuem nenhum desses certificados, não podem 
apresentar seu balanço social. 
d) Entre algumas das certificações mais cobiçadas atualmente, 
enumeramos as seguintes: Selo Empresa Amiga da Criança, ISO 14000, 
AA1000 e AS 8000. 
e) A pressão por produtos e serviços socialmente corretos faz com que 
empresas adotem processos de reformulação interna, para se 
adequarem às normas impostas pelas entidades certificadoras. 
 
10. Melo e Froes (2001) falam que são sete as áreas de avaliação dos exercícios da 
responsabilidade social com o público interno: 
 
a) Gestão do trabalho, gestão do ambiente de trabalho, gestão do 
trabalho e espaço total de vida, gestão da relevância social da vida no 
RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES 
trabalho, gestão do crescimento e desenvolvimento pessoal dos 
empregados, gestão dos direitos dos empregados e gestão de 
benefícios e remuneração. 
b) Gestão do meio ambiente, gestão do trabalho e espaço total de vida na 
comunidade, gestão da relevância social da vida no trabalho, gestão do 
crescimento e desenvolvimento pessoal dos empregados, gestão dos 
direitos dos empregados, gestão dos estudos dos empregados e gestão 
de benefícios e remuneração. 
c) Gestão do meio ambiente, gestão das relações com o governo, gestão 
da comunidade, gestão dos fornecedores, gestão do cliente interno, 
gestão do cliente externo e gestão da sociedade. 
d) Gestão do trabalho, gestão do lugar onde o funcionário trabalha, 
gestão dos momentos de intervalo do funcionário, gestão psicológica, 
gestão de treinamento e desenvolvimento, gestão de empréstimo para 
os funcionários e gestão da liderança. 
e) Gestão do trabalho que o funcionário exerce, gestão do espaço físico 
onde o funcionário trabalha, gestão do melhor aproveitamento dos 
momentos de intervalo do funcionário, auxílio médico e psicológico, 
gestão de treinamento e desenvolvimento, gestão de empréstimo 
consignado em folha de pagamento e gestão da liderança. 
 
11. Esta norma é o primeiro padrão global que pode ser implementado em 
qualquer país. Também é multisetorial, diferentemente de alguns outros 
padrões que foram desenhados para ser aplicados apenas para um setor. Nesta 
norma está prevista a regularização da jornada de trabalho que limita as horas 
ao que é estipulado pelas convenções da OIT. Mesmo aplicando as leis e os 
acordos coletivos locais, a jornada de trabalho não pode passar de 48h 
semanais, acrescida de um máximo de 12 horas extras por semana. 
 
O trecho se refere a qual norma da responsabilidade social? 
a) Marine Stewardship Council – MSC. 
b) Global Reporting Initiative – GRI. 
c) Ethics Compliance Standard 2000 – ECS2000. 
d) Social Accountability 8000 – SA8000. 
e) AccountAbility 1000 – AA1000. 
 
12. A Contabilidade Ambiental passou a ter status de novo no ramo da Ciência 
Contábil em fevereiro de 1998, com a finalização do “Relatório financeiro e 
contábil sobre o passivo e custos ambientais”, pelo Grupo de Trabalho 
Intergovernamental das Nações Unidas de Especialistas em Padrões 
Internacionais de Contabilidade e Relatórios (Isar – United Nations 
Intergovernamental Working Group of Experts on International ofAccounting 
and Reporting). 
 
RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES 
Sobre a contabilidade ambiental, assinale a única alternativa correta: 
a) É a contabilidade ambiental que registra os eventos econômicos da 
relação da empresa com o meio ambiente. 
a) Nenhuma das alternativas. 
b) Organizações com estratégia alinhada com conceitos de RSE 
idealmente não devem incluir em meio ao plano de contas contábil o 
ativo e o passivo ambiental, a receita ambiental, os custos e as 
despesas ambientais, isso quem faz é a contabilidade ambiental. 
c) Custos e despesas ambientais se referem a bens e direitos com origem 
nas ações de gestão ambiental. 
d) Os relatórios de contabilidade ambiental não devem, obrigatoriamente, 
estar assinados por um profissional de contabilidade. 
 
13. British Standard8900 é uma norma britânica cujo objetivo é a melhoria 
contínua do desempenho de RES. Foi uma das bases para o desenvolvimento 
da ISO 26000, porém, na prática, o BS8900 não é considerado uma norma de 
gestão, por quê? 
a) Porque não contém processos de certificação. 
b) Porque ela segue padrões europeus de responsabilidade social. 
c) Porque seu foco é o equilíbrio entre o capital econômico/financeiro 
com o capital ambiental da empresa. 
d) Porque ela só tem valor legal no Reino Unido. 
e) Porque ela é cara, de difícil implantação e baixo retorno econômico. 
 
14. A série de normas que determina diretrizes para garantir que determinada 
empresa (pública ou privada) pratique a gestão ambiental e cujas normas são 
conhecidas pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que é definido pela ISO 
(International Organization for Standardization), é a série: 
a) ISO 14000. 
b) NBR ISO 9003. 
c) OHSAS 18001. 
d) ISO 18000. 
e) ISO 26000 
 
15. A responsabilidade social é uma atividade empresarial importante para a 
administração. Dessa forma, quando um gerente precisa monitorar e avaliar o 
desempenho da responsabilidade social da empresa, ele lança mão de: 
a) Contabilidade social. 
b) Auditoria social. 
c) Balanço social. 
d) Gestão social. 
e) Estratégia social. 
 
RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES 
16. Segundo Dotto e Bianchi (2017), a série de normas ISO 9000 é um sistema 
preparado para gerenciar as organizações com foco no atendimento das 
expectativas e foi criado pela ISO (Organização Internacional para a 
Padronização) para regulamentar padrões. 
 
As certificações da série ISO 9000 se referem à: 
a) Ergonomia laboral. 
b) Sustentabilidade. 
c) Segurança. 
d) Gestão de pessoas. 
e) Qualidade. 
 
17. Souza (2006) afirma que a interação entre agentes sociais molda a sociedade. 
Esses agentes sociais são as empresas, investidores, funcionários, clientes e 
governo, entre outros. Cada um, a seu modo e com seus objetivos, consegue 
contribuir para o desenvolvimento. 
 
Quando uma empresa pratica responsabilidade social com o governo, esta 
empresa: 
a) Entende que para ser bem-sucedida nas estratégias de sustentabilidade 
precisa envolver seus funcionários. O trabalho com o público interno é 
fundamental na gestão socialmente responsável. Antes de realizar 
projetos externos, é necessário um trabalho interno. 
b) Apresenta duas vertentes: um bem estabelecido, que é a questão legal 
de leis e normas de qualidade e segurança de produtos, e outra 
bastante fluida, que é a questão da expectativa deste público quanto à 
razão qualidade/preço do produto. 
c) Estabelece parcerias que visam desenvolvimento tecnológico voltado à 
energia limpa, mobilidade, controle de resíduos e outros temas 
correlatos. 
d) Desenvolve ação de desenvolvimento local, incentivando a 
especialização de mão de obra dos arredores, preservando praças e 
espaços comunitários. 
e) Pondera que não se trata de simplesmente deixar de fazer negócios 
com fornecedores sem RSE, e sim de incentivá-los e auxiliá-los a se 
adequar e assumir políticas alinhadas com os conceitos de 
sustentabilidade. Assim, a mudança positiva é incentivada 
 
18. O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma Oscip cuja 
missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de 
forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma 
sociedade justa e sustentável. Criado em 1998 por um grupo de empresários e 
executivos da iniciativa privada, o Instituto Ethos é um polo de organização de 
conhecimento, troca de experiências e desenvolvimento de ferramentas para 
RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES 
auxiliar as empresas a analisarem suas práticas de gestão e aprofundarem seu 
compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável. 
 
Sobre o Instituto Ethos, analise as afirmações a seguir. 
I. O Instituto Ethos ajuda as organizações a compreender e incorporar de 
forma progressiva o conceito do comportamento empresarial 
socialmente responsável. 
II. O Instituto Ethos intermedeia projetos entre as empresas associadas, 
mesmo que sejam de cunho social ou ambiental. 
III. O Instituto é uma entidade certificadora e existe um selo de 
certificação de responsabilidade social ou de conduta ética emitido por 
ele. 
Das afirmações acima pode-se afirmar que: 
a) Apenas I e II estão corretas. 
b) Apenas II e III estão corretas. 
c) Estão corretas I, II e III. 
d) Apenas a I está correta. 
e) Apenas a III está correta 
 
19. Melo Neto e Froes (1999) discutem os papéis de determinados públicos como 
agentes sociais além dos muros das empresas, os quais são promotores da 
responsabilidade social corporativa ao trabalharem como voluntários em 
programas sociais, ao difundirem valores éticos em suas relações com os 
diversos públicos da empresa e ao assumirem comportamentos sociais 
responsáveis em seu cotidiano de vida e de trabalho. 
 
O trecho acima diz respeito à prática de responsabilidade social com: 
a) Responsabilidade social com governo. 
b) Responsabilidade social com funcionários. 
c) Responsabilidade social com comunidades. 
d) Responsabilidade social com fornecedores. 
e) Responsabilidade social com clientes. 
 
20. A evolução da tecnologia e das teorias de gestão empresarial alteraram a 
lógica dos meios de produção. Uma das alterações envolveu a conclusão 
inequívoca acerca da finitude dos recursos naturais, o que ampliou a percepção 
do conceito de responsabilidade social empresarial. Se, por um lado, o 
liberalismo econômico da época professado por Friedman contribuiu para o 
aumento da produção e para o acúmulo de capital; por outro lado, evidenciou 
os efeitos negativos da atividade empresarial: poluição, degradação, 
disparidade social, relações de trabalho precárias etc. Nesse ponto, há agentes 
sociais diversos que iniciaram o processo de mobilização. 
 
Pode-se afirmar que o que caracteriza esse processo de mobilização é: 
RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES 
I. Passaram a pressionar as instâncias de poder (como governos e 
organizações multilaterais) para buscarem soluções dos problemas 
gerados pela atividade empresarial. 
II. As ONGs exerceram um papel fundamental na difusão dos conceitos de 
responsabilidade social no Brasil e no mundo. 
III. Aumentaram o preço dos combustíveis, das matérias-primas e, 
consequentemente, dos produtos finais, o que desestimularia o 
consumo enfrearia a produção de rejeitos. 
 
Das afirmações pode-se afirmar que: 
a) III está correta. 
b) I e II estão corretas. 
c) I, II e III estão corretas. 
d) I está correta. 
e) II e III estão corretas. 
21. As ações de responsabilidade social que uma organização realiza têm efeitos 
diretos sobre: 
a) O posicionamento de sua marca como um diferencial competitivo. 
b) A estruturação de seu discurso organizacional e a definição dos 
benefícios de sua marca. 
c) As impressões dos clientes sobre a organização, portanto, sobre a 
imagem corporativa. 
d) O valor da marca, aumentando seu ativo financeiro imaterial. 
e) A percepção da qualidade de sua marca, isto é, a impressão acerca do 
posicionamento da marca. 
 
22. Todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações 
sociais, na natureza e em você mesmo. Ao ter consciência desses impactos na 
hora de escolher o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar 
e como descartar o que não serve mais, o consumidor pode buscar maximizar 
os impactos positivos e minimizar os negativos, contribuindo com seu poder de 
consumo para construir um mundo melhor. Isso é consumo consciente. Em 
poucas palavras, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à 
sustentabilidade. 
 
Qual afirmação está correta? 
a) O descarte do produto não é responsabilidade da empresa. 
b) O consumo não causa impacto na economia. 
c) A empresa não tem responsabilidade sobrea forma de consumo de seu 
cliente. 
d) A empresa deve ser responsável pela conscientização do cliente em 
relação ao impacto que seu consumo causa na economia. 
e) O cliente não tem responsabilidade sobre o descarte do produto. 
RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES 
23. Sustentabilidade e responsabilidade social, ainda que usados como conceitos 
similares, são distintos e apresentam práticas distintas. Não necessariamente 
uma empresa socialmente responsável é sustentável. O conceito de 
sustentabilidade é bem mais amplo e está pautado em três grandes pilares. 
 
Quais são esses pilares? 
a) Social, ambiental e político. 
b) Econômico, político e social. 
c) Ambiental, econômico e político. 
d) Econômico, social e ambiental. 
e) Econômico, social e político. 
 
24. As organizações, além de enfrentarem desafios constantes de competitividade 
e gestão de custos, sofrem cada vez mais pressões de todos os lados, exigindo 
desempenho impecável, operações “limpas” e ações transparentes e 
socialmente responsáveis. Essas práticas estão alinhadas com a maior 
conscientização dos consumidores que valorizam produtos e serviços que 
sejam responsáveis com o meio ambiente e que respeitem ações de cidadania. 
 
Sobre a responsabilidade social nas organizações, analise as afirmações a 
seguir: 
I. Caridade também é uma forma de responsabilidade social nas 
organizações com ações pontuais, com um objetivo único, que gerem 
algum benefício local, são consideradas práticas de RSO. 
II. As responsabilidades filantrópicas (ser uma boa cidadã corporativa e 
melhorar a qualidade de vida) dentro das organizações devem vir antes 
das responsabilidades econômicas (ser economicamente viável), uma 
vez que a filantropia caracteriza a responsabilidade social. 
III. A responsabilidade social compreende o dever de pessoas, grupos e 
instituições em relação à sociedade como um todo, ou seja, em relação 
a todas as pessoas, grupos e instituições. 
 
Das afirmações pode-se afirmar que: 
a) II e III estão corretas. 
b) I e II estão corretas. 
c) I, II e III estão corretas. 
d) I está correta. 
e) III está correta 
 
25. Organização internacional independente, atuante em questões relacionadas à 
preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Realiza 
campanhas voltadas a florestas, clima, energia nuclear, oceanos, engenharia 
genética, substâncias tóxicas, transgênicos agrotóxicos e energia renovável. 
 
RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES 
O texto acima refere-se a qual ONG Internacional? 
a) Greenpeace. 
b) Instituto Ayrton Senna. 
c) Unesco. 
d) SOS Mata Atlântica. 
e) World Wildlife Fund (WWF) 
 
26. Prêmio Eco Valor Econômico e Amcham, criado em 1982 pela Câmara 
Americana de Comércio (Amcham, ou American Chamber ofCommerce), foi um 
dos primeiros prêmios voltados para organizações que adotam práticas 
socialmente responsáveis. Até 2017, teve participação de mais de 2.000 
empresas brasileiras e multinacionais, que inscreveram mais de 2.500 projetos, 
sendo 225 premiados. 
 
Essa premiação está dividida em duas categorias, que são: 
a) Sustentabilidade em processos e sustentabilidade em produtos ou 
serviço. 
b) Sustentabilidade em atendimento corporativo e sustentabilidade em 
produtos ou serviço. 
c) Sustentabilidade em processos parciais e sustentabilidade em processos 
integrais. 
d) Sustentabilidade econômica e sustentabilidade de processos parciais. 
e) Sustentabilidade em processos e sustentabilidade em atendimento 
corporativo 
 
27. Balanço social é um instrumento de gestão e de informação que visa a 
evidenciar, da forma mais transparente possível, informações econômicas e 
sociais do desempenho das entidades aos mais diferenciados usuários. 
 
Sobre o balanço social, analise as afirmações a seguir: 
I. O balanço social pode ser considerado uma demonstração técnico-
gerencial que engloba um conjunto de informações sociais da empresa. 
II. O balanço social é o levantamento dos principais indicadores de 
desempenho ambiental, econômico e político da empresa. 
III. A divulgação do balanço social é obrigatória para todas as empresas e 
de qualquer porte e segmento. 
 
Das afirmações, é (são) correta(s): 
a) Apenas II. 
b) Apenas III. 
c) I e III. 
d) Apenas I. 
e) I e II. 
 
RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES 
28. A atuação das grandes empresas em termos de responsabilidade corporativa 
apresenta as seguintes características, à exceção de uma. Assinale-a. 
a) Predomínio de relações indiretas com a comunidade. 
b) Desenvolvimento de projetos sociais próprios. 
c) Foco na educação, na saúde, na empregabilidade e no 
empreendedorismo. 
d) Adoção do paradigma do fomento ao desenvolvimento social. 
e) Desenvolvimento de ações de marketing social. 
 
29. Desenvolvimento sustentável significa atender às necessidades das gerações 
presentes sem impedir que as gerações futuras também o façam. O princípio 
ético é de que as futuras gerações tenham acesso, pelo menos, ao mesmo nível 
de capital natural que as gerações predecessoras. Nesse contexto, surge o 
conceito de produção mais limpa, que busca a eficiência pelo não desperdício, 
minimização ou não geração de resíduos, eficiência energética e eliminação de 
impactos à saúde humana e ao ambiente, na obtenção de produtos atóxicos, 
no uso de reciclagem primária atóxica e na responsabilidade continuada do 
produtor. Na produção mais limpa, bens são produzidos de forma compatível 
com o que um ecossistema pode suportar, garantindo sustentabilidade e 
conservação de recursos, com respeito aos padrões de qualidade ambiental. 
Para que isso ocorra, é imperativo o envolvimento de toda a cadeia produtiva. 
 
Considerando o texto apresentado, avalie as seguintes asserções a respeito 
da produção de bens e serviços sustentáveis e a relação proposta entre elas. 
 
I. Tornar os sistemas de produção em uma economia sustentável limpos 
depende, exclusivamente, de certificações do tipo produção mais 
limpa. 
Porque 
II. Uma economia sustentável depende não apenas de processos 
industriais mais limpos, mas também de produtos sustentáveis, ou seja, 
o foco da produção deve ser ampliado do gerenciamento de processos 
para o gerenciamento de produtos ao longo da cadeia produtiva. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma 
justificativa da I. 
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é 
uma justificativa da I. 
c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma 
proposição falsa. 
d) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição 
verdadeira. 
e) As asserções I e II são proposições falsas. 
RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES 
30. Pequenas atitudes sustentáveis podem fazer uma enorme diferença para o 
meio ambiente e para a qualidade de vida dos “consumidores verdes”. Uma 
nova geração de consumidores está surgindo, preocupados com os danos 
ambientais causados pelos modos de produção dos alimentos e dos produtos 
consumidos no dia a dia. Esses consumidores ecológicos estão movimentando a 
economia e motivando as indústrias a entrarem no mercado de produtos 
sustentáveis. 
 
Entende-se por produtos sustentáveis aqueles que: 
a) Não utilizam materiais reciclados e de baixa qualidade. 
b) Procuram respeitar a preservação ambiental em sua produção. 
c) Indicam sua nacionalidade, sua fórmula e sua composição. 
d) Não se preocupam com a moda ou com modismos consumistas. 
e) Priorizam matérias-primas oriundas de países alinhados ao Brasil. 
 
31. Desenvolvimento sustentável significa obter crescimento econômico 
necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento 
social para o presente e as gerações futuras. Portanto, para que ocorra o 
desenvolvimento sustentável é necessário que haja uma harmonização entre 
cinco pilares. 
 
Esses pilares são: 
a) Social,ambiental, territorial, econômico e político. 
b) Social, territorial, legal, econômico e político. 
c) Político, legal, territorial, geográfico e humanístico. 
d) Humanístico, político, legal, social e ambiental. 
e) Ambiental, político, geográfico, social e legal. 
 
32. Alguns acontecimentos históricos foram fundamentais para que o conceito de 
desenvolvimento sustentável passasse a fazer parte das discussões estratégicas 
das organizações. 
 
De todos os acontecimentos a seguir, o mais marcante para o fortalecimento 
das práticas de desenvolvimento sustentável foi: 
a) As crises do petróleo de 1973 e 1979 demonstraram a excessiva 
dependência de recursos naturais finitos. 
b) A eleição de Donald Trump para presidente dos EUA. 
c) A consolidação do governo militar no Brasil em 1964. 
d) A crise da Bolsa de Nova Iorque que levou vários países ao colapso 
econômico em 1929. 
e) A descoberta de reservas de petróleo na Venezuela, em 1981, um país 
que sempre colocou a preservação ambiental acima dos interesses 
econômicos. 
RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES 
33. Uma organização desejou agregar à sua produção e à sua imagem o conceito 
de lucro ambiental, que está relacionado à: 
 
a) Possibilidade de a empresa obter ganhos de escala sem agredir o meio 
ambiente. 
b) Capacidade de gerar resultados econômicos positivos, respeitando o 
meio ambiente, isto é, sem causar poluição. 
c) Obtenção de resultado positivo de forma simultânea ao aumento do 
valor do ambiente econômico no entorno da entidade. 
d) Conquista de resultado financeiro favorável, aliado a um valor obtido 
pela melhoria das condições ambientais na região em que está 
localizada a entidade. 
e) Garantia de ganhos crescentes de valores econômicos por meio de 
aperfeiçoamento de práticas de produção que reduzam os efeitos de 
poluição na atmosfera. 
 
34. A contabilidade deverá preocupar-se não só com os aspectos patrimoniais, 
financeiros e econômicos da empresa, mas também com o que ela tem feito à 
sociedade e ao meio ambiente onde se encontra inserida, pois há mecanismos 
que lhe permitem apresentar tais evidenciações. 
 
Nesse contexto, o balanço social deve ter como objetivo principal evidenciar 
a: 
I. Concessão de benefícios atuais e futuros à sua força, visando ao 
desenvolvimento social. 
II. Destinação de gastos e investimentos correlacionados aos 
recursos naturais. 
III. Participação da empresa no desenvolvimento socioambiental de 
sua força de trabalho. 
Das afirmações acima, está correto o que se afirma em: 
a) Apenas I. 
b) Apenas II. 
c) Apenas I e III. 
d) Apenas II e III. 
e) I, II e III. 
 
35. Diretrizes básicas de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Para a maior 
parte das empresas, obter esta certificação é suficiente para demonstrar o 
comprometimento com práticas sustentáveis e mesmo exportar seus produtos 
para o exterior. Ao permitir o estabelecimento de um SGA, torna-se uma 
importante ferramenta em busca do desenvolvimento sustentável na empresa, 
além de ser um excelente auxiliar no cumprimento de legislações ambientais. 
 
RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES 
A afirmação anterior se refere à: 
a) ISO 14.001. 
b) Logística reversa. 
c) ABNT NBR 16.001. 
d) Lei n. 12.651/2012 Política Nacional do Meio Ambiente. 
e) EMAS. 
 
36. Acerca da certificação SA 8000 – Responsabilidade Social, assinale a alternativa 
correta. 
a) É uma norma de certificação nacional que auxilia as organizações na 
aplicação de práticas socialmente aceitáveis no local de trabalho. 
b) Aborda questões tais como o trabalho escravo infantil, a discriminação 
e os sistemas de gerenciamento. 
c) Não define normas de trabalho, mas sim de práticas sustentáveis de 
proteção ao meio ambiente. 
d) Define normas de trabalho, mas não contempla o que se caracteriza 
como uma falha ao processo de certificação de acordos internacionais 
existentes. 
e) Não aborda questões ligadas à jornada de trabalho, remuneração e 
práticas disciplinares. 
 
37. Segundo a ISO 26000, a responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo 
propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais 
em seus processos decisórios e a se responsabilizar pelos impactos de suas 
decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. Isso implica um 
comportamento ético e transparente que contribui para o desenvolvimento 
sustentável, que esteja em conformidade com as leis aplicáveis e seja 
consistente com as normas internacionais de comportamento. Também implica 
que a responsabilidade social esteja integrada em toda a organização, seja 
praticada em suas relações e leve em conta os interesses das partes 
interessadas. 
I. A ISO 26000 é uma ferramenta de direcionamento das ações de 
responsabilidade social de uma empresa; 
Por isso 
II. É uma ISO de caráter certificatório, tal como a ISO 9001. 
 
Sobre as afirmativas, pode-se inferir: 
a) As afirmativas I e II são verdadeiras e a I justifica a II. 
b) As afirmativas I e II são verdadeiras, mas não estabelece 
relação entre elas. 
c) A afirmativa I é verdadeira e a afirmativa II é falsa. 
d) A afirmativa I é falsa e a afirmativa II é verdadeira. 
e) As duas afirmativas são falsas. 
RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES 
38. A responsabilidade social e a sustentabilidade deixaram de ser uma opção 
politicamente correta: é uma questão de visão estratégica e, muitas vezes, de 
sobrevivência. A empresa é socialmente responsável e sustentável quando vai 
além da obrigação legal de pagar impostos e observar as condições adequadas 
de segurança e saúde para os trabalhadores ou preservar o meio ambiente. É 
preciso adotar nova postura: a organização que não adequar suas atividades a 
esses novos conceitos está destinada a perder competitividade em médio 
prazo. 
A única alternativa que apresenta uma certificação/norma/iniciativa, 
exclusiva, da sustentabilidade e da reponsabilidade social é: 
a) ISO 9001. 
b) ISO 14001. 
c) OHSAS 18001. 
d) AS 8000. 
e) Padrão Emas. 
 
39. O balanço social, na sua definição mais ampla, inclui, ainda, informações sobre 
o meio ambiente e sobre a formação e a distribuição da riqueza gerada pelas 
empresas (valor adicionado). Quando apresentado em conjunto com as 
demonstrações financeiras tradicionais, é efetivamente o instrumento mais 
eficaz e completo de divulgação e avaliação das atividades empresariais. O 
balanço social deriva utilidade junto a diversos usuários. 
 
Considerando os usuários do balanço social, assinale a segunda coluna de 
acordo com a primeira. 
I. Acionistas minoritários 
II. Governo 
III. Gestores 
IV. Vizinhos 
 
 ( ) Retorno sobre o patrimônio líquido; continuidade; valor patrimonial da 
ação; qualidade; produtividade; valor adicionado. 
 ( ) Fluxo regular de dividendos; valorização da ação; liquidez. 
 ( ) Contribuição social; preservação do meio ambiente; segurança; qualidade. 
 ( ) Lucro tributável; valor adicionado; produtividade. 
 
A numeração correta da segunda coluna de acordo com a primeira é: 
a) IV – II – I – III. 
b) III – II – IV – I. 
c) III – I – IV – II. 
d) I – II – III – IV. 
e) IV – III – II – I. 
 
RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES 
40. A perspectiva da sustentabilidade põe em discussão nosso atual modelo de 
desenvolvimento. Nos próximos decênios, deveremos ser capazes de passar de 
uma sociedade em que o bem-estar e a saúde econômica, que hoje são 
medidos em termos de crescimento da produção e do consumo de matéria-
prima, para uma sociedade em que seja possível viver melhor consumindo 
(muito) menos e desenvolver a economia reduzindo a produção de produtos 
materiais. É muito difícil prever como essa passagem de um estado para outro 
poderá acontecer. É certo, porém, que será verificada uma descontinuidade 
que atingirá todas as dimensões do sistema: a dimensão física (os fluxos de 
matéria e energia), mas também a econômica einstitucional (as relações entre 
os atores sociais), além da dimensão ética, estética e cultural (os critérios de 
valor e os juízos de qualidade que socialmente legitimam o sistema). Também é 
certo, portanto, que o que nos aguarda é uma longa fase de transição. Aliás, 
podemos dizer que a transição já começou e que se trata de promover a sua 
gestão, procurando minimizar os riscos e aumentar as oportunidades. As 
características das sociedades sustentáveis vão emergir de um processo que vai 
depender de como vão se mover os diferentes atores sociais, das novas 
culturas que vão surgir, das relações de força que serão estabelecidas e das 
novas instituições que vão ser criadas. 
 
Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir. 
 
I. Entre os atores sociais referenciados, as empresas ocupam papel 
secundário, pois sua função primordial é socioeconômica e não 
sociopolítica ou institucional, esta tipicamente exercida por governos e 
organizações multilaterais. 
II. Em processos de transição como o mencionado no texto, inovação e 
mudança tendem a ser incentivadas, enquanto valores e práticas 
institucionalizados tendem a ser questionados e substituídos por novas 
instituições, as quais podem conservar certos aspectos tradicionais. 
III. O cenário apresentado é repleto de oportunidades que podem ser alvo 
de estratégias empresariais para transformar ou até eliminar a 
produção de certos bens e gerar novos serviços, por exemplo, de 
reciclagem e reutilização de insumos e produtos, e de locação ou 
compartilhamento de eletrodomésticos, bicicletas e automóveis. 
IV. Práticas como a logística reversa de bens pós-consumo, já adotadas por 
muitas empresas, tendem a ser parte integrante dos planos e 
estratégias empresariais em diversos segmentos, seja por determinação 
legal seja por incentivos de mercado. 
 
São adequadas ao contexto apresentado apenas as afirmações: 
a) I e II 
b) I e IV 
c) II e III 
RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES 
d) I, III e IV 
e) II, III e IV 
 
41. O consumo consciente visa transformar o ato de consumir em um ato de 
cidadania. Em adição ao bem-estar pessoal, o consumidor consciente 
considera, em suas escolhas de consumo, as possibilidades ambientais e as 
necessidades sociais. 
 
Como está sendo a percepção dos consumidores sobre o papel das empresas 
na sociedade? 
a) As empresas não devem se envolver em questões sociais. 
b) Que as empresas, para realizar plenamente seu papel na sociedade, 
devem ir além do que é determinado pela lei, estabelecendo padrões 
éticos mais elevados. 
c) As empresas devem cumprir somente as leis. 
d) As empresas não fazem parte da sociedade. 
e) Os consumidores não estão sensíveis às ações de responsabilidade 
social que as empresas desenvolvem. 
 
42. Em economia, a distinção entre primeiro e segundo setor sempre foi clara. 
Segundo Tenório (1998), o primeiro setor é o setor público, ou seja, o conjunto 
das organizações e propriedades urbanas e rurais pertencentes ao Estado, e o 
segundo setor é o setor privado, ou seja, o conjunto das empresas particulares 
e propriedades urbanas e rurais pertencentes a pessoas físicas ou jurídicas e 
fora do controle do Estado. 
 
Sobre o terceiro setor, analise as afirmações a seguir: 
I. O terceiro setor é composto de escolas, centros de pesquisa e de 
profissionalização, museus, grupos literários, orquestras sinfônicas, 
hospitais, asilos, creches, associações de bairro, sindicatos, associações 
profissionais e mutualistas, clubes de lazer, muitas vezes legalmente 
constituídos como ONGs ou Oscips. 
PORQUE 
II. O terceiro setor deve ser composto por instituições sem fins lucrativos. 
 
Escolha a alternativa correta. 
a) A afirmativa I é verdadeira, a afirmativa II é verdadeira e a II 
justifica a I. 
b) A afirmativa I é verdadeira, a afirmativa II é verdadeira, mas não 
há relação entre elas. 
c) A afirmativa I é verdadeira e a afirmativa II é falsa. 
d) A afirmativa I é falsa e a afirmativa II é verdadeira. 
e) As duas afirmativas são falsas. 
 
RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES 
43. Relacione corretamente a segunda coluna de acordo com a primeira. 
I. FSC e FSC Brasil 
II. MSC – Marine Stewardship Council 
III. AA1000 da AccountAbility 
IV. GRI – Global Reporting Initiative 
V. SA 8000 
VI. NBR 16001 
 
( ) Organização internacional independente que ajuda empresas e 
outras organizações a assumirem a responsabilidade por seus 
impactos, fornecendo-lhes a linguagem global comum para 
comunicá-los. 
 
( ) Foi desenvolvida em 2004 pela ABNT e tem como objetivo 
estabelecer padrões para a implantação de um sistema de gestão de 
responsabilidade social nas organizações. Ela adota uma definição 
ampla de responsabilidade social, em que são incorporadas as 
dimensões ambientais, econômicas e sociais da sustentabilidade, 
bem como o engajamento das partes interessadas e a participação 
delas em todo o processo. 
 
( ) Principal catalisador e força definidora para uma melhor gestão 
florestal e transformação do mercado, mudando a tendência global 
das florestas para o uso sustentável, conservação, restauração e 
respeito por todos. Tornar-se certificado por este mostra que você 
atende aos mais altos padrões sociais e ambientais do mercado. 
 
( ) Padrão de certificação internacional que incentiva as 
organizações a desenvolver, manter e aplicar práticas socialmente 
aceitáveis no local de trabalho. Seus critérios foram desenvolvidos a 
partir de vários códigos da indústria e corporativos para criar um 
padrão de conformidade com o bem-estar social. 
 
 ( ) Formada por estruturas baseadas em princípios usadas por 
empresas globais, empresas privadas, governos e outras 
organizações públicas e privadas para demonstrar liderança e 
desempenho em prestação de contas, responsabilidade e 
sustentabilidade. Ela pode ser definida como o conjunto de 
princípios e padrões de prestação de contas que contribuem para o 
sucesso da implementação de políticas de sustentabilidade. 
 
( ) Organização internacional sem fins lucrativos. Ele reconhece e 
recompensa os esforços para proteger os oceanos e salvaguardar 
os suprimentos de frutos do mar para o futuro. 
RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES 
 
Escolha a alternativa com a sequência correta: 
a) I, II, IV, III, VI, V 
b) IV, III, I, II, V, VI 
c) I, II, III, VI, V, IV 
d) IV, VI, I, V, III, II 
e) IV, V, VI, III, II, I 
 
44. Relacione corretamente a segunda coluna de acordo com a primeira. 
 
I. Família ISO 9000 
II. ISO 14001 
III. SA 8000 
IV. Emas 
 
( ) Padrão de responsabilidade social e prestação de contas com foco na 
verificação da cadeia produtiva da inexistência de trabalho infantil, 
trabalho escravo e ações discriminatórias. 
( ) Norma voltada para aspectos ambientais e descreve os requisitos 
básicos de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). 
( ) Aborda diferentes aspectos da gestão da qualidade, fornece 
orientação e ferramentas para empresas garantirem que seus produtos 
e serviços atendam às necessidades do público-alvo. 
( ) Padrão voltado para as indústrias europeias e trata de sistemas de 
gerenciamento ambientais. 
 
Escolha a opção coma sequência correta: 
a) I, II, III, IV 
b) II, III, IV, I 
c) IV, II, III, I 
d) III, II, I, IV 
e) II, I, IV, III 
 
 
 
RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES 
 
GABARITO 
1. E 
2. C 
3. E 
4. A 
5. A 
6. E 
7. B 
8. E 
9. C 
10. A 
11. D 
12. A 
13. A 
14. A 
15. C 
16. E 
17. C 
18. D 
19. B 
20. B 
21. A 
22. D 
23. D 
24. E 
25. A 
26. A 
27. D 
28. A 
29. D 
30. B 
31. A 
32. A 
33. A 
34. E 
35. A 
36. B 
37. C 
38. B 
39. C 
40. E 
41. B 
42. D 
43. D 
44. D 
RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES 
 
 
PRATICANDO COM DISCURSIVAS 
1. Cite algumas práticas de responsabilidade social corporativa: 
R. As práticas de responsabilidade socialcorporativa incluem autoria de 
projetos sociais, foco no desenvolvimento, contribuição de políticas públicas, 
contribuição para o desenvolvimento social e ações de marketing social. 
 
2. Por quê uma organização deve adotar práticas de responsabilidade social 
corporativa? 
R. As práticas de responsabilidade social corporativa visam, principalmente, 
posicionar a empresa no mercado como socialmente responsável, ou seja, 
como uma empresa que se preocupa com a sociedade, e não apenas com 
vendas e lucros. Desta maneira, ao se posicionar como uma empresa 
socialmente responsável, a organização gera boa impressão nos clientes, 
valorizando sua imagem e fortalecendo suas relações. 
 
3. O que são produtos sustentáveis? 
R. São aqueles que utilizam recursos renováveis na cadeia produtiva, que 
dispensam o uso de matéria-prima tóxica, para diminuir ao máximo o impacto 
ambiental gerado pelo consumo deles. Reutilizam ou reciclam materiais em sua 
produção. Usam os recursos locais, evitando as longas distâncias no transporte, 
reduzindo as emissões de gases de efeito estufa. Demoram menos tempo para 
se decompor na natureza. 
 
4. O conceito de sustentabilidade está dividido em três principais pilares: social, 
econômico e ambiental. Para se desenvolver de forma sustentável, uma 
empresa deve atuar de forma que esses três pilares coexistam e interajam 
entre si de forma plenamente harmoniosa. Defina cada um desses pilares: 
R. Pilar social: engloba o capital humano; 
Pilar econômico: se pauta em produzir, distribuir e oferecer seus 
produtos ou serviços de forma que estabeleça uma relação de 
competitividade justa em relação aos demais concorrentes do mercado; 
Pilar ambiental: refere-se a todas as condutas que possuam, direta ou 
indiretamente, algum impacto no meio ambiente, seja a curto, médio 
ou longo prazos. 
 
5. Qual foi o primeiro passo adotado pelos agentes sociais diversos ao iniciaram o 
processo de mobilização para pressionar as organizações a implementarem 
práticas de RSC? 
RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES 
R. Pressionar o governo a legislar sobre o assunto, cobrando legalmente 
uma posição das organizações. Ainda, as ONGs passaram a difundir o 
conceito de RSC pelo Brasil e pelo mundo, apresentando as práticas e os 
benefícios. 
6. As crises do petróleo de 1973 e 1979 demonstraram a excessiva dependência 
de recursos naturais finitos e isso gerou: 
R. Uma demanda por tecnologias focadas em reduzir a dependência 
desses recursos, seja pela racionalização do uso de insumos de 
produção, seja pela busca de alternativas não finitas (sustentáveis) para 
substituí-los. 
 
7. O que significa Balanço Social? 
R. Balanço Social é um instrumento de gestão e de informação que visa a 
evidenciar, da forma mais transparente possível, informações 
econômicas e sociais do desempenho das entidades aos mais 
diferenciados usuários. 
 
8. Qual é o objetivo do balanço social quando se trata dos agentes externos e 
internos? 
R. Agente externo: dar conhecimento daquelas ações institucionais que têm 
impacto não apenas no desempenho financeiro, mas também na relação 
capital-trabalho e na geração ou não de riqueza e bem-estar para a 
sociedade. 
Agente interno: motivá-lo e obter um desempenho ótimo dele, criando um 
ambiente agradável de trabalho e contribuindo para seu bem-estar. Com 
isso, a organização ganha dedicação, empenho, lealdade e melhor 
produtividade de seus colaboradores. 
 
9. Na gestão da qualidade, a ISO 9000 é o conjunto composto pelas normas ISO 
9000, 9001, 9004 e 19011. Elas se referem apenas à qualidade dos processos 
da organização. Esse grupo de normas descreve regras relacionadas a: 
R. Implantação, desenvolvimento, avaliação e continuidade do Sistema de 
Gestão da Qualidade. 
 
10. Por quê a norma BS 8900 não é considerada uma prática de gestão? 
R. Porque ela não tem caráter certificatório, ou seja, ela funciona apenas 
como uma diretriz para os processos de melhoria da responsabilidade social 
empresarial. 
 
11. Explique o termo terceiro setor: 
R. O termo terceiro setor é utilizado para definir associações e fundações que 
geram bens e serviços públicos, mas sem fins lucrativos, que suprem as 
falhas deixadas pelo Estado. É uma junção do setor público com o setor 
privado, ou seja, dinheiro privado para fins públicos.

Mais conteúdos dessa disciplina