Buscar

Planejamento Urbano e Ambiental - Prática II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Planejamento Urbano e Ambiental – prática II
 
 
Data: 13/02/2023
Aluno (a): Jéssica Nascimento de Sousa
Avaliação Pratica 
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 1 (uma) questão, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade Pratica;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Quando solicitado 
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
Você foi convidado para opinar sobre uma mudança de um determinado planejamento, que para trazer uma quantidade de água até a cidade, será obrigado abrir uma clareira na floresta, com a consequente retirada de árvores para que se dê lugar as construções relativas ao envio e deslocamento da água. 
1) Qual tipo de estudo deverá ser realizado para que o impacto seja mínimo?
Deverá ser realizado o EIA (Estudo de Impacto Ambiental ), que trata-se de um estudo profundo e interdisciplinar que caracteriza ambientalmente a região de construção do empreendimento, além de quantificar os impactos que possivelmente ocorrerão no local e no entorno.
Ele é sempre colocado ao lado do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), que sintetiza o EIA em uma estrutura mais clara e acessível, sendo divulgado de forma pública no site do INEA (Instituto Nacional do Ambiente) para o conhecimento da sociedade.
O EIA/RIMA é obrigatório para empresas de médio a grande porte que possam causar degradação ambiental através da construção e/ou produção. Essa necessidade está vinculada à segurança jurídica da empresa, dado que ele serve como um documento avaliativo do empreendimento nas fases do Licenciamento Ambiental. Ele é requerido na Licença Prévia, uma das fases do Licenciamento Ambiental, para compor a caracterização do empreendimento e suas consequências oferecendo uma base sólida para autorização da Licença de Instalação e de Operação.
2) Qual plano deverá ser implementado para recuperar as árvores que sejam retiradas, a fim de que o urbanismo e o planejamento não sejam afetados?
Um Plano de Arborização Urbana, que deve levar em conta as seguintes questões: o quê, como, onde e quando plantar. É preciso considerar fatores básicos como: condições locais, espaço físico disponível e características das espécies a utilizar. O Plantio deve ser feito, preferencialmente, em calçadas com largura mínima de 1,50 m, com espécies arbustivas. Ao redor das árvores das calçadas devem ser deixadas áreas permeáveis em tamanhos adequados, seja na forma de canteiro, faixa ou piso drenante, permitindo a infiltração de água e aeração do solo.
3) O que caracteriza o planejamento urbano de ambiental em poucas palavras?
É o processo pelo qual as cidades buscam organizar seu espaço, controlando e coordenando o desenvolvimento do ambiente urbano.
Planejamento Urbano e Ambiental

Continue navegando