Buscar

ATIVIDADE 3 PRATICAS EM SERVIÇO SOCIAL III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRATICAS EM SERVIÇO SOCIAL III – ATIVIDADE 3
Sem dúvida o conhecimento é o principal instrumento de trabalho em qualquer área, pois permite que o profissional tenha uma real dimensão das diversas possibilidades de intervenção. 
Com base na prática profissional do assistente social na Política de Saúde é importante considerar que o serviço social é uma profissão que durante o processo histórico alcançou sua legitimação e reconhecimento. De acordo com cada momento histórico foram diversos instrumentos e técnicas para atender as demandas como, a busca de garantir direitos sociais e civis. Conforme a sociedade vai se modificando as demandas colocadas da profissão também vão se transformando e exigindo desses profissionais que busquem o aperfeiçoamento e aprimoramentos das suas técnicas para atendê-las. Por ser uma profissão inserida na divisão social do trabalho, o assistente social se vê dentro deste contexto com o dilema de intervir de forma eficaz nas diversas expressões da questão social sem ir contra as instituições a qual trabalha, assim no momento de utilizar os instrumentos e as técnicas e fazer seus aprimoramentos esses profissionais através de sua instrumentalidade conseguem atender aos interesses da população usuária dos serviços.
Em relação aos instrumentos técnico-operativos que permitem a aproximação com o usuário e a construção do vínculo entre o usuário, a equipe e a instituição é possível considerar que a entrevista, possibilita realizar uma escuta qualificada, a entrevista por meio do processo de diálogo, visa estabelecer uma relação com o usuário, com objetivo de conhecer e intervir em sua realidade social, econômica, cultural e política. Pode ser individual ou grupal, pode-se afirmar que a entrevista possui dois objetivos principais: 
- Promover o conhecimento da realidade dos usuários; 
- Realizar os encaminhamentos e orientações necessários para a garantia de direitos.
 O diálogo propicia uma análise crítica da situação, pois a partir da fala do usuário é que o assistente social consegue identificar as questões que permeiam a sua realidade, utilizando-se da mediação como um referencial teórico para sua intervenção.
Pensando no bem estar do usuário observa-se que a principio a entrevista permite levantar dados e informações que possibilitam o reconhecimento de uma realidade social que talvez profissionais de outras áreas não tenham a sensibilidade de perceber, e dentro desta perspectiva buscar realizar uma intervenção. Com a técnica da entrevista o profissional ao opinar por realiza-la, precisa primeiro decidir que tipo de entrevista será necessário realizar compreendendo cada caso, observando que existem diversas formas de entrevistas como é o caso da estruturada que são perguntas elaboradas antecipadamente, formuladas mediante questionário, com a atenção para não fugir das perguntas. A semi-estruturada que são feitas perguntas abertas e fechadas, havendo a possibilidade de descrever e apresentar o tema em questão. É importante ressaltar que independente do modelo adotado o profissional deve ter em vista seu foco de interesse ao realizá-la. A materialização deste instrumental na prática ocorre desde o inicio da entrevista até a conclusão do processo, pois, a entrevista aproxima o usuário do profissional Assistente Social, permitindo conforto emocional para o caso que está sendo cuidado.

Continue navegando