Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação II - Individual Eletrônica Digital

User badge image
FGV

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Com os circuitos digitais são desenvolvidos e construídos uma infinidade de sistemas que nos ajudam a resolver situações do dia a dia, além de proporcionar lazer também. Nesse universo de circuitos digitais existem duas classificações básicas, que são os circuitos combinacionais e os circuitos sequenciais, sendo que cada um deles possui suas características próprias.
Com relação ao conceito de circuitos lógicos combinacionais, assinale a alternativa CORRETA:
A Circuitos lógicos combinacionais são aqueles nos quais a(s) saída(s) depende(m) tão somente das combinações das variáveis de entrada.
B Circuitos lógicos combinacionais são aqueles nos quais a(s) saída(s) não depende(m) das combinações das variáveis de entrada, mas somente da saída.
C Circuitos lógicos combinacionais são aqueles nos quais a(s) saída(s) não depende(m) somente das combinações das variáveis de entrada, mas também da saída.
D Circuitos lógicos combinacionais são aqueles nos quais a(s) saída(s) depende(m) tão somente das combinações das variáveis de saída.

Para o projeto de circuitos lógicos digitais, são muito utilizados os mapas de Karnaugh, cujo objetivo é fazer a simplificação de expressões Booleanas de uma forma simples, rápida e confiável. Os valores da tabela verdade do circuito são inseridos no mapa de Karnaugh específico, definido conforme a quantidade de variáveis de entrada do circuito. Num projeto de circuito lógico digital, pode existir uma situação chamada de condições irrelevantes.
Sobre o tema condições irrelevantes, analise as seguintes sentenças:
I- Quando alguma condição de valores das entradas não gera uma condição específica da saída (1 ou 0), o valor da saída é considerado como X (irrelevante).
II- As condições de entrada que geram saída com valor X (irrelevante) não devem ser transportadas para o mapa de Karnaugh, porque não servem para nada.
III- Quando existir no mapa de Karnaugh valores X, eles podem ser agrupados com os valores 1 (um) para obter agrupamentos maiores no mapa.
IV- Os valores X que estejam no mapa de Karnaugh precisam, todos, serem agrupados, porque não pode sobrar nenhum valor X sem agrupamento.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

O funcionamento de circuito digital pode ser representado por uma tabela verdade, que mostra como a saída se comporta com relação aos valores aplicados nas entradas. É muito importante que a expressão booleana obtida a partir de uma tabela verdade seja a mais simplificada possível, e para isso podem ser utilizados os conceitos, postulados e teoremas da álgebra Booleana. Outra forma simples, rápida e confiável para conseguirmos simplificar expressões booleanas é utilizar o procedimento dos mapas de Karnaugh.
Acerca da sequência necessária para obter uma expressão booleana simplificada utilizando o mapa de Karnaugh, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O primeiro passo é verificar a quantidade de variáveis de entrada da tabela verdade e escolher o mapa de Karnaugh correspondente.
( ) O segundo passo é obter os termos, escritos como operação E, relativos a cada agrupamento, então efetuar uma operação OU entre todos os termos.
( ) O terceiro passo é efetuar no mapa de Karnaugh os agrupamentos dos valores 1 (um) e X (irrelevantes) considerando as regras para tal.
( ) O quarto passo é transferir para as células correspondentes no mapa de Karnaugh os valores de saída 1 (um) e X (irrelevantes) da tabela verdade.
A F - F - V - F.
B V - V - F - F.
C V - F - V - F.
D F - V - F - V.

A tabela verdade representa o funcionamento de um circuito digital em função das variáveis de entrada. As mesmas informações de uma tabela verdade podem ser apresentadas de forma diferente, utilizando os mapas de Karnaugh. O objetivo dos mapas de Karnaugh é fazer a simplificação de expressões Booleanas de forma simples e rápida.
Considerando a figura apresentada que mostra um mapa de Karnaugh para 4 (quatro) variáveis, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A célula identificada como 15 (quinze) é aquela cujas variáveis de entrada valem ABCD = 1110 respectivamente.
( ) A célula identificada como 15 (quinze) é aquela cujas variáveis de entrada valem ABCD = 1011 respectivamente.
( ) A célula identificada como 12 (doze) é aquela cujas variáveis de entrada valem ABCD = 1011 respectivamente.
( ) A célula identificada como 12 (doze) é aquela cujas variáveis de entrada valem ABCD = 1110 respectivamente.
A V - V - F - F.
B F - F - V - V.
C F - V - V - F.
D V - F - V - F.

Os circuitos lógicos digitais podem ser classificados em circuitos combinacionais e em circuitos sequenciais. Para o seu projeto são muito utilizados os mapas de Karnaugh, cujo objetivo é fazer a simplificação de expressões booleanas de forma simples e rápida. Os valores da tabela verdade do circuito são inseridos no mapa de Karnaugh, específico para cada quantidade de variáveis de entrada do circuito. Num projeto de circuito lógico digital, pode existir uma situação chamada de condições irrelevantes.
Sobre o conceito de condições irrelevantes, assinale a alternativa CORRETA:
A Condições irrelevantes são aquelas condições de valores de entrada para as quais os valores de saída são especificados no nível 1 (valor alto), podendo então a saída ser considerada 1 para qualquer condição das entradas.
B Condições irrelevantes são aquelas condições de valores de entrada para as quais os valores de saída são especificados no nível 0 (valor baixo), podendo então a saída ser considerada 0 para qualquer condição das entradas.
C Condições irrelevantes são aquelas condições de valores de entrada para as quais os valores de saída são especificados no nível 0 (valor baixo), podendo então a saída ser considerada 1 para qualquer condição das entradas.
D Condições irrelevantes são aquelas condições de valores de entrada para as quais os valores de saída não são especificados (valor X), podendo então a saída ser considerada 0 ou 1 conforme a conveniência do projeto.

Os circuitos combinacionais possuem uma utilidade muito grande na eletrônica digital. Existem tipos de circuitos combinacionais, como codificadores, decodificadores, somadores, multiplexadores e demultiplexadores. Cada um desses circuitos possui funções e objetivos específicos, que servem para solucionar determinadas necessidades.
Com relação à função do circuito Multiplexador, assinale a alternativa CORRETA:
A O circuito multiplexador têm a função de enviar, através de uma única linha (ou canal) de saída, os sinais digitais recebidos por várias linhas (ou canais) de entrada, através de uma seleção de entrada.
B O circuito multiplexador têm a função de enviar, através de várias linhas (ou canais) de saída, os sinais digitais recebidos por várias linhas (ou canais) de entrada, através de uma seleção de entrada.
C O circuito multiplexador têm a função de enviar, através de várias linhas (ou canais) de saída, os sinais digitais recebidos por somente uma linha (ou canal) de entrada, através de uma seleção de entrada.
D O circuito multiplexador têm a função de enviar, através de uma única linha (ou canal) de saída, os sinais digitais recebidos por somente uma linha (ou canal) de saída, através de uma seleção de saída.

Os mapas de Karnaugh apresentam as mesmas informações de uma tabela verdade, mas dispostas de uma maneira diferente. O objetivo dos mapas de Karnaugh é viabilizar a simplificação de expressões Booleanas de uma forma simples e rápida. Uma das etapas do procedimento para utilização dos mapas de Karnaugh é a criação dos agrupamentos, que deve seguir algumas regras.
Com relação às regras para criação dos agrupamentos, analise as seguintes sentenças:
I- Todas as células contendo o valor 1 precisam ser agrupadas, mesmo que o agrupamento seja de somente uma célula.
II- Cada agrupamento deve ter a maior quantidade de células possível, para que o número de agrupamentos seja o menor.
III- O número de células que estão no agrupamento pode ser um número par qualquer, como 2, 4, 6, 8 ou 10 por exemplo.
IV- Uma mesma célula não pode pertencer a mais de um agrupamento, porque cada agrupamento deve ser independente.
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças III e IV estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

Muitos sistemas que nos ajudam a resolver problemas do cotidiano são construídos utilizando circuitos digitais. Nesse universo de circuitos digitais, uma das famílias existentes é a dos circuitos combinacionais. Nestes circuitos, a saída depende exclusivamente dos estados lógicos existentes nas entradas. Para fazer projetos usando circuitos combinacionais, existe um procedimento composto por 4 (quatro) etapas, que devem ser seguidas visando um resultado mais confiável.
Considerando esse procedimento para projetos, ordene os itens a seguir:
I- Gerar a tabela verdade correspondente.
II- Desenhar o circuito lógico conforme expressão obtida.
III- Conhecer a situação, ou problema, a ser resolvido.
IV- Obter a expressão booleana simplificada.
a) IV - III - I - II.
b) II - I - IV - III.
c) I - III - II - IV.
d) III - I - IV - II.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Com os circuitos digitais são desenvolvidos e construídos uma infinidade de sistemas que nos ajudam a resolver situações do dia a dia, além de proporcionar lazer também. Nesse universo de circuitos digitais existem duas classificações básicas, que são os circuitos combinacionais e os circuitos sequenciais, sendo que cada um deles possui suas características próprias.
Com relação ao conceito de circuitos lógicos combinacionais, assinale a alternativa CORRETA:
A Circuitos lógicos combinacionais são aqueles nos quais a(s) saída(s) depende(m) tão somente das combinações das variáveis de entrada.
B Circuitos lógicos combinacionais são aqueles nos quais a(s) saída(s) não depende(m) das combinações das variáveis de entrada, mas somente da saída.
C Circuitos lógicos combinacionais são aqueles nos quais a(s) saída(s) não depende(m) somente das combinações das variáveis de entrada, mas também da saída.
D Circuitos lógicos combinacionais são aqueles nos quais a(s) saída(s) depende(m) tão somente das combinações das variáveis de saída.

Para o projeto de circuitos lógicos digitais, são muito utilizados os mapas de Karnaugh, cujo objetivo é fazer a simplificação de expressões Booleanas de uma forma simples, rápida e confiável. Os valores da tabela verdade do circuito são inseridos no mapa de Karnaugh específico, definido conforme a quantidade de variáveis de entrada do circuito. Num projeto de circuito lógico digital, pode existir uma situação chamada de condições irrelevantes.
Sobre o tema condições irrelevantes, analise as seguintes sentenças:
I- Quando alguma condição de valores das entradas não gera uma condição específica da saída (1 ou 0), o valor da saída é considerado como X (irrelevante).
II- As condições de entrada que geram saída com valor X (irrelevante) não devem ser transportadas para o mapa de Karnaugh, porque não servem para nada.
III- Quando existir no mapa de Karnaugh valores X, eles podem ser agrupados com os valores 1 (um) para obter agrupamentos maiores no mapa.
IV- Os valores X que estejam no mapa de Karnaugh precisam, todos, serem agrupados, porque não pode sobrar nenhum valor X sem agrupamento.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

O funcionamento de circuito digital pode ser representado por uma tabela verdade, que mostra como a saída se comporta com relação aos valores aplicados nas entradas. É muito importante que a expressão booleana obtida a partir de uma tabela verdade seja a mais simplificada possível, e para isso podem ser utilizados os conceitos, postulados e teoremas da álgebra Booleana. Outra forma simples, rápida e confiável para conseguirmos simplificar expressões booleanas é utilizar o procedimento dos mapas de Karnaugh.
Acerca da sequência necessária para obter uma expressão booleana simplificada utilizando o mapa de Karnaugh, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O primeiro passo é verificar a quantidade de variáveis de entrada da tabela verdade e escolher o mapa de Karnaugh correspondente.
( ) O segundo passo é obter os termos, escritos como operação E, relativos a cada agrupamento, então efetuar uma operação OU entre todos os termos.
( ) O terceiro passo é efetuar no mapa de Karnaugh os agrupamentos dos valores 1 (um) e X (irrelevantes) considerando as regras para tal.
( ) O quarto passo é transferir para as células correspondentes no mapa de Karnaugh os valores de saída 1 (um) e X (irrelevantes) da tabela verdade.
A F - F - V - F.
B V - V - F - F.
C V - F - V - F.
D F - V - F - V.

A tabela verdade representa o funcionamento de um circuito digital em função das variáveis de entrada. As mesmas informações de uma tabela verdade podem ser apresentadas de forma diferente, utilizando os mapas de Karnaugh. O objetivo dos mapas de Karnaugh é fazer a simplificação de expressões Booleanas de forma simples e rápida.
Considerando a figura apresentada que mostra um mapa de Karnaugh para 4 (quatro) variáveis, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A célula identificada como 15 (quinze) é aquela cujas variáveis de entrada valem ABCD = 1110 respectivamente.
( ) A célula identificada como 15 (quinze) é aquela cujas variáveis de entrada valem ABCD = 1011 respectivamente.
( ) A célula identificada como 12 (doze) é aquela cujas variáveis de entrada valem ABCD = 1011 respectivamente.
( ) A célula identificada como 12 (doze) é aquela cujas variáveis de entrada valem ABCD = 1110 respectivamente.
A V - V - F - F.
B F - F - V - V.
C F - V - V - F.
D V - F - V - F.

Os circuitos lógicos digitais podem ser classificados em circuitos combinacionais e em circuitos sequenciais. Para o seu projeto são muito utilizados os mapas de Karnaugh, cujo objetivo é fazer a simplificação de expressões booleanas de forma simples e rápida. Os valores da tabela verdade do circuito são inseridos no mapa de Karnaugh, específico para cada quantidade de variáveis de entrada do circuito. Num projeto de circuito lógico digital, pode existir uma situação chamada de condições irrelevantes.
Sobre o conceito de condições irrelevantes, assinale a alternativa CORRETA:
A Condições irrelevantes são aquelas condições de valores de entrada para as quais os valores de saída são especificados no nível 1 (valor alto), podendo então a saída ser considerada 1 para qualquer condição das entradas.
B Condições irrelevantes são aquelas condições de valores de entrada para as quais os valores de saída são especificados no nível 0 (valor baixo), podendo então a saída ser considerada 0 para qualquer condição das entradas.
C Condições irrelevantes são aquelas condições de valores de entrada para as quais os valores de saída são especificados no nível 0 (valor baixo), podendo então a saída ser considerada 1 para qualquer condição das entradas.
D Condições irrelevantes são aquelas condições de valores de entrada para as quais os valores de saída não são especificados (valor X), podendo então a saída ser considerada 0 ou 1 conforme a conveniência do projeto.

Os circuitos combinacionais possuem uma utilidade muito grande na eletrônica digital. Existem tipos de circuitos combinacionais, como codificadores, decodificadores, somadores, multiplexadores e demultiplexadores. Cada um desses circuitos possui funções e objetivos específicos, que servem para solucionar determinadas necessidades.
Com relação à função do circuito Multiplexador, assinale a alternativa CORRETA:
A O circuito multiplexador têm a função de enviar, através de uma única linha (ou canal) de saída, os sinais digitais recebidos por várias linhas (ou canais) de entrada, através de uma seleção de entrada.
B O circuito multiplexador têm a função de enviar, através de várias linhas (ou canais) de saída, os sinais digitais recebidos por várias linhas (ou canais) de entrada, através de uma seleção de entrada.
C O circuito multiplexador têm a função de enviar, através de várias linhas (ou canais) de saída, os sinais digitais recebidos por somente uma linha (ou canal) de entrada, através de uma seleção de entrada.
D O circuito multiplexador têm a função de enviar, através de uma única linha (ou canal) de saída, os sinais digitais recebidos por somente uma linha (ou canal) de saída, através de uma seleção de saída.

Os mapas de Karnaugh apresentam as mesmas informações de uma tabela verdade, mas dispostas de uma maneira diferente. O objetivo dos mapas de Karnaugh é viabilizar a simplificação de expressões Booleanas de uma forma simples e rápida. Uma das etapas do procedimento para utilização dos mapas de Karnaugh é a criação dos agrupamentos, que deve seguir algumas regras.
Com relação às regras para criação dos agrupamentos, analise as seguintes sentenças:
I- Todas as células contendo o valor 1 precisam ser agrupadas, mesmo que o agrupamento seja de somente uma célula.
II- Cada agrupamento deve ter a maior quantidade de células possível, para que o número de agrupamentos seja o menor.
III- O número de células que estão no agrupamento pode ser um número par qualquer, como 2, 4, 6, 8 ou 10 por exemplo.
IV- Uma mesma célula não pode pertencer a mais de um agrupamento, porque cada agrupamento deve ser independente.
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças III e IV estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

Muitos sistemas que nos ajudam a resolver problemas do cotidiano são construídos utilizando circuitos digitais. Nesse universo de circuitos digitais, uma das famílias existentes é a dos circuitos combinacionais. Nestes circuitos, a saída depende exclusivamente dos estados lógicos existentes nas entradas. Para fazer projetos usando circuitos combinacionais, existe um procedimento composto por 4 (quatro) etapas, que devem ser seguidas visando um resultado mais confiável.
Considerando esse procedimento para projetos, ordene os itens a seguir:
I- Gerar a tabela verdade correspondente.
II- Desenhar o circuito lógico conforme expressão obtida.
III- Conhecer a situação, ou problema, a ser resolvido.
IV- Obter a expressão booleana simplificada.
a) IV - III - I - II.
b) II - I - IV - III.
c) I - III - II - IV.
d) III - I - IV - II.

Prévia do material em texto

Prova Impressa
GABARITO | Avaliação II - Individual (Cod.:768588)
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 10/0
Nota 10,00
Com os circuitos digitais são desenvolvidos e construídos uma infinidade de sistemas que nos ajudam a resolver situações 
do dia a dia, além de proporcionar lazer também. Nesse universo de circuitos digitais existem duas classificações básicas, que são 
os circuitos combinacionais e os circuitos sequenciais, sendo que cada um deles possui suas características próprias. Com relação 
ao conceito de circuitos lógicos combinacionais, assinale a alternativa CORRETA:
A Circuitos lógicos combinacionais são aqueles nos quais a(s) saída(s) não depende(m) somente das combinações das
variáveis de entrada, mas também da saída.
B Circuitos lógicos combinacionais são aqueles nos quais a(s) saída(s) não depende(m) das combinações das variáveis de
entrada, mas somente da saída.
C Circuitos lógicos combinacionais são aqueles nos quais a(s) saída(s) depende(m) tão somente das combinações das variáveis
de entrada.
D Circuitos lógicos combinacionais são aqueles nos quais a(s) saída(s) depende(m) tão somente das combinações das variáveis
de saída.
Para o projeto de circuitos lógicos digitais, são muito utilizados os mapas de Karnaugh, cujo objetivo é fazer a simplificação 
de expressões Booleanas de uma forma simples, rápida e confiável. Os valores da tabela verdade do circuito são inseridos no 
mapa de Karnaugh específico, definido conforme a quantidade de variáveis de entrada do circuito. Num projeto de circuito lógico 
digital, pode existir uma situação chamada de condições irrelevantes. Sobre o tema condições irrelevantes, analise as seguintes 
sentenças:
I- Quando alguma condição de valores das entradas não gera uma condição específica da saída (1 ou 0), o valor da saída é 
considerado como X (irrelevante).
II- As condições de entrada que geram saída com valor X (irrelevante) não devem ser transportadas para o mapa de Karnaugh, 
porque não servem para nada.
III- Quando existir no mapa de Karnaugh valores X, eles podem ser agrupados com os valores 1 (um) para obter agrupamentos 
maiores no mapa.
IV- Os valores X que estejam no mapa de Karnaugh precisam, todos, serem agrupados, porque não pode sobrar nenhum valor X 
sem agrupamento.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.
O mapa de Karnaugh apresenta as informações da tabela verdade do sistema lógico, porém dispostas de outra forma. É um 
método muito eficiente para simplificação de expressões booleanas. Existem mapas específicos conforme a quantidade de 
variáveis de entrada do sistema. 
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
3
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V - F.
B F - F - F - V.
C V - F - F - F.
D F - V - F - F.
q 967951-EEA121-PREENCHIMENTO MAPA KARNAUGH(V ou F)
Clique para baixar o anexo da questão
O funcionamento de circuito digital pode ser representado por uma tabela verdade, que mostra como a saída se comporta 
com relação aos valores aplicados nas entradas. É muito importante que a expressão booleana obtida a partir de uma tabela 
verdade seja a mais simplificada possível, e para isso podem ser utilizados os conceitos, postulados e teoremas da álgebra 
Booleana. Outra forma simples, rápida e confiável para conseguirmos simplificar expressões booleanas é utilizar o procedimento 
dos mapas de Karnaugh. Acerca da sequência necessária para obter uma expressão booleana simplificada utilizando o mapa de 
Karnaugh, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O primeiro passo é verificar a quantidade de variáveis de entrada da tabela verdade e escolher o mapa de Karnaugh 
correspondente.
( ) O segundo passo é obter os termos, escritos como operação E, relativos a cada agrupamento, então efetuar uma operação OU 
entre todos os termos.
4
( ) O terceiro passo é efetuar no mapa de Karnaugh os agrupamentos dos valores 1 (um) e X (irrelevantes) considerando as 
regras para tal.
( ) O quarto passo é transferir para as células correspondentes no mapa de Karnaugh os valores de saída 1 (um) e X 
(irrelevantes) da tabela verdade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F - F.
B V - F - V - F.
C F - F - V - F.
D F - V - F - V.
A tabela verdade representa o funcionamento de um circuito digital em função das variáveis de entrada. As mesmas 
informações de uma tabela verdade podem ser apresentadas de forma diferente, utilizando os mapas de Karnaugh. O objetivo dos 
mapas de Karnaugh é fazer a simplificação de expressões Booleanas de forma simples e rápida. Considerando a figura 
apresentada que mostra um mapa de Karnaugh para 4 (quatro) variáveis, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as 
falsas:
( ) A célula identificada como 15 (quinze) é aquela cujas variáveis de entrada valem ABCD = 1110 respectivamente.
( ) A célula identificada como 15 (quinze) é aquela cujas variáveis de entrada valem ABCD = 1011 respectivamente.
( ) A célula identificada como 12 (doze) é aquela cujas variáveis de entrada valem ABCD = 1011 respectivamente.
( ) A célula identificada como 12 (doze) é aquela cujas variáveis de entrada valem ABCD = 1110 respectivamente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V - F.
B V - F - V - F.
C V - V - F - F.
D F - F - V - V.
Os circuitos lógicos digitais podem ser classificados em circuitos combinacionais e em circuitos sequenciais. Para o seu 
projeto são muito utilizados os mapas de Karnaugh, cujo objetivo é fazer a simplificação de expressões booleanas de forma 
simples e rápida. Os valores da tabela verdade do circuito são inseridos no mapa de Karnaugh, específico para cada quantidade de 
variáveis de entrada do circuito. Num projeto de circuito lógico digital, pode existir uma situação chamada de condições 
irrelevantes. Sobre o conceito de condições irrelevantes, assinale a alternativa CORRETA:
A Condições irrelevantes são aquelas condições de valores de entrada para as quais os valores de saída são especificados no
nível 0 (valor baixo), podendo então a saída ser considerada 0 para qualquer condição das entradas.
B Condições irrelevantes são aquelas condições de valores de entrada para as quais os valores de saída não são especificados
(valor X), podendo então a saída ser considerada 0 ou 1 conforme a conveniência do projeto.
C Condições irrelevantes são aquelas condições de valores de entrada para as quais os valores de saída são especificados no
nível 1 (valor alto), podendo então a saída ser considerada 1 para qualquer condição das entradas.
D Condições irrelevantes são aquelas condições de valores de entrada para as quais os valores de saída são especificados no
nível 0 (valor baixo), podendo então a saída ser considerada 1 para qualquer condição das entradas.
Os circuitos combinacionais possuem uma utilidade muito grande na eletrônica digital. Existem tipos de circuitos 
combinacionais, como codificadores, decodificadores, somadores, multiplexadores e demultiplexadores. Cada um desses 
5
6
7
circuitos possui funções e objetivos específicos, que servem para solucionar determinadas necessidades. Com relação à função do 
circuito Multiplexador, assinale a alternativa CORRETA:
A O circuito multiplexador têm a função de enviar, através de uma única linha (ou canal) de saída, os sinais digitais recebidos
por somente uma linha (ou canal) de saída, através de uma seleção de saída.
B O circuito multiplexador têm a função de enviar, através de várias linhas (ou canais) de saída, os sinais digitais recebidos por
várias linhas (ou canais) de entrada, através de uma seleção de entrada.
C O circuito multiplexador têm a função de enviar, através de uma única linha (ou canal) de saída, os sinais digitais recebidos
por várias linhas (ou canais) de entrada, através de uma seleção de entrada.D O circuito multiplexador têm a função de enviar, através de várias linhas (ou canais) de saída, os sinais digitais recebidos por
somente uma linha (ou canal) de entrada, através de uma seleção de entrada.
Os mapas de Karnaugh apresentam as mesmas informações de uma tabela verdade, mas dispostas de uma maneira diferente. 
O objetivo dos mapas de Karnaugh é viabilizar a simplificação de expressões Booleanas de uma forma simples e rápida. Uma das 
etapas do procedimento para utilização dos mapas de Karnaugh é a criação dos agrupamentos, que deve seguir algumas regras. 
Com relação às regras para criação dos agrupamentos, analise as seguintes sentenças:
I- Todas as células contendo o valor 1 precisam ser agrupadas, mesmo que o agrupamento seja de somente uma célula.
II- Cada agrupamento deve ter a maior quantidade de células possível, para que o número de agrupamentos seja o menor.
III- O número de células que estão no agrupamento pode ser um número par qualquer, como 2, 4, 6, 8 ou 10 por exemplo.
IV- Uma mesma célula não pode pertencer a mais de um agrupamento, porque cada agrupamento deve ser independente.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças III e IV estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.
Muitos sistemas que nos ajudam a resolver problemas do cotidiano são construídos utilizando circuitos digitais. Nesse 
universo de circuitos digitais, uma das famílias existentes é a dos circuitos combinacionais. Nestes circuitos, a saída depende 
exclusivamente dos estados lógicos existentes nas entradas. Para fazer projetos usando circuitos combinacionais, existe um 
procedimento composto por 4 (quatro) etapas, que devem ser seguidas visando um resultado mais confiável. Considerando esse 
procedimento para projetos, ordene os itens a seguir:
I- Gerar a tabela verdade correspondente.
II- Desenhar o circuito lógico conforme expressão obtida.
III- Conhecer a situação, ou problema, a ser resolvido.
IV- Obter a expressão booleana simplificada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A II - I - IV - III.
B III - I - IV - II.
C IV - III - I - II.
D I - III - II - IV.
Muito utilizados na eletrônica digital, os circuitos combinacionais resolvem inúmeras situações e necessidades do ser humano. 
Existem vários tipos de circuitos combinacionais, como codificadores, decodificadores, somadores, multiplexadores e 
demultiplexadores. Cada um desses circuitos possui funções, características e objetivos específicos. 
8
9
10
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V - F.
B V - V - F - F.
C V - F - F - V.
D F - F - V - V.
Anexo q 1025237-EEA121-SOMADOR COMPLETO(Vou F)
Clique para baixar o anexo da questão
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina