Buscar

N2 DIREITOS HUMANO E SERVIÇOS SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIREITOS HUMANOS E SERVIÇO SOCIAL – PROVA N2
1-No que se refere aos direitos de primeira geração, civis e políticos, oriundos como marcos da evolução dos Direitos Humanos, frutos da concepção liberal, trazem como desdobramentos os direitos legitimados na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Considerando as características dos direitos recorrentes à primeira geração, relacione os itens e, em seguida, marque a alternativa que apresenta a correlação correta.    
1. Igualdade
2. Liberdade
3. Integridade
4. Propriedade
 
 ( ) Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado.
 ( ) Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
 ( ) Nenhuma pessoa pode ser privada de forma arbitrária de sua propriedade.
   ( ) Todo ser humano pode gozar os direitos e as liberdades, sem distinção de raça, cor,  sexo, idioma, religião, opinião política.
2-O Estado brasileiro é signatário da Organização das Nações Unidas ratificando, assim, os tratados e as convenções firmados por essa organização. A Constituição Federal de 1988 é o documento maior que inspirou outras normas regulamentadoras após ela, contribuindo, assim, para elaboração de políticas públicas e ações afirmativas de grupos minoritários.
Considerando as convenções, marque a alternativa que apresenta o documento que orientou a elaboração, no Brasil, do Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990.
3-O artigo XVII da Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU, 2009, p. 10) afirma que: “Todo ser humano tem direito à propriedade, só ou em sociedade com outros.  Ninguém será arbitrariamente privado de sua propriedade”.
ONU. Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Centro de Informação da ONU para o Brasil, UNIC, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf. Acesso em: 9 dez. 2019.
 A Constituição Federal de 1988, inspirada na Declaração Universal de 1948, expressa que é garantido o direito à propriedade que atenderá a uma função social. É relevante conhecer os artigos e o conteúdo da carta maior brasileira, pois ela expressa os direitos e deveres do povo brasileiro. Sobre o direito à propriedade como um direito humano, ele está garantido em qual artigo da Constituição Federal?
4-Os Direitos Humanos são valiosos, pois asseguram a vida e a dignidade para todos os seres humanos e são fruto de construção histórica. As transformações socio-históricas nos revelam que os Direitos Humanos possuem três gerações ou dimensões, que não foram construídas de forma linear, porém, conhecer aevolução dessas gerações é imprescindível para o conhecimento sobre esses direitos.
No que se refere às gerações, marque a alternativa com a ordem correta de construção.
5-No Brasil, a noção de cidadania é entendida como fruto da democracia e da instituição dos direitos A Constituição Federal de 1988 foi um marco para a noção de cidadania, por isso é considerada como Constituição Cidadã. Porém, por muito tempo no Brasil, eram reconhecidos cidadãos aqueles que estavam vinculados ao mercado de trabalho através da carteira de trabalho. A noção de cidadania era reconhecida nesta época como ______________.
Marque a alternativa que completa corretamente o espaço.
6-Torna-se recorrente, no âmbito dos Direitos Humanos, a classificação em gerações, observando as transformações históricas decorrentes pelos séculos. As afirmações pelo tempo foram legitimadas em normas, leis, tratados e pactos capitalizados em várias constituições.
No que se refere à primeira e segunda geração dos Direitos Humanos, assinale a alternativa que apresenta respectivamente esses direitos.
7-O artigo XVIII da Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU, 2009, p. 10) traz que “todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, em público ou em particular”.
ONU. Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Centro de Informação da ONU para o Brasil, UNIC, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf. Acesso em: 25 dez. 2019.
Frequentemente os jornais destacam situações de intolerância a religiões de origem afrodescendente. O direito de manifestar a fé é um direito humano assegurado na Declaração Universal dos Direitos Humanos. No Brasil, esse direito é assegurado no instrumento normativo maior do Estado.
Marque a alternativa que apresenta corretamente o instrumento legal.
8-Os Direitos Humanos são um tema sempre atual, pois se referem às necessidades e à proteção dos seres humanos, principalmente ao direito à vida. No Brasil, desde a Constituição Federal de 1988, esses direitos ganharam relevância e estão expressos em várias políticas públicas. A depender do contexto social, político e econômico, esses direitos avançam ou sofrem tentativas de desmonte.
No que se refere aos Direitos Humanos na atualidade, marque a alternativa que expressa um dos maiores desafios desses direitos.
9-Além das normas e leis, outras ferramentas são utilizadas pelo assistente social para a garantia dos Direitos Humanos. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir em (V) verdadeiras ou (F) falsas.
I. ( ) Mediações e correlação de forças institucionais são estratégias utilizadas para garantia do Direitos Humanos.
II. ( ) Livros, cartilhas e resoluções também são utilizados como materiais para educação em Direitos Humanos.
III. ( ) Reuniões em grupo e atendimentos individuais devem ser dispensados no trabalho do assistente social para educação em Direitos Humanos.
IV. ( ) Grupos, redes, reuniões também são ferramentas utilizadas pelo assistente social para educação em Direitos Humanos.
 
Agora, marque a alternativa com a sequência correta.
10-A Declaração das Nações Unidas foi promulgada em 10 de dezembro de 1948. Ela versa sobre direitos coletivos e individuais decorrentes das três gerações dos Direitos Humanos. Com base em seus conhecimentos sobre esse documento, julgue as seguintes afirmativas.
I. Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
II. Ninguém será arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade.
III. A família é o núcleo natural e fundamental da sociedade e tem direito à proteção da sociedade e do Estado.
IV. Todo ser humano tem igual direito de acesso ao serviço público do seu país. No Brasil quem possui plano de saúde privado não pode acessar o SUS.
 
São corretas apenas as afirmativas:

Outros materiais