Buscar

N2 ÉTICA E PROFISSIONALISMO EM SERVIÇO SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ÉTICA E PROFISSIONALISMO EM SERVIÇO SOCIAL – PROVA N2
1-No cotidiano profissional, os(as) assistentes sociais devem promover estratégias que visem a ampliação de estratégias técnico-políticas em todos espaços sócio-ocupacionais.   Estas estratégias, para serem lançadas, necessitam de criatividade e proatividade do profissional, que deve estar sempre atento às transformações sociais.
Considerando o tema, julgue os itens abaixo com V para os verdadeiros e F para os falsos.
( ) A liberdade e a autonomia favorecem o desenvolvimento da educação para os direitos junto aos usuários.
( ) A autonomia e a emancipação estão dissociadas do principio ético central da liberdade.
( ) A defesa dos direitos humanos é relativa, a depender do tipo de pessoa e de sua história de vida.
( ) A defesa da justiça social e a equidade são fundamentais no exercício profissional.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
2-Leia o trecho a seguir.
“[...] essa formulação do aprofundamento democrático por meio da extensão da participação, orientada para uma maior publicização do Estado que pudesse garantir os direitos de cidadania, encontrou sua expressão mais elaborada no Brasil. A partir dos anos de 1980, movimentos sociais, sindicatos, intelectuais, ONGs e outras organizações da sociedade civil, bem como participaram do esforço de elaborar e difundir esse conjunto de ideias (Teixeira, Dagnino e Almeida, 2002). Ao longo desse período, esta concepção de participação obteve ganhos culturais e políticos significativos. Além disso, ela se concretizou institucionalmente na Constituição de 1988 que, ao consagrar o princípio da participação no exercício do poder no seu artigo 1º, abriu caminho para a implementação de instâncias participativas de vários tipos, tais como os Conselhos Gestores e os Orçamentos Participativos [...]”.
DAGNINO, E.; OLVERA A. J.; PANFICHI, A. A disputa pela construção democrática na América Latina. São Paulo: Paz e Terra, 2006, p. 49.
Sobre o projeto democrático-participante, assinale a alternativa correta.
3-Leia o trecho a seguir.
“Em meados de 1960, surge um momento importante no desenvolvimento do Serviço Social como profissão. É a primeira crise ideológica em algumas escolas de Serviço Social, com o aparecimento, na América Latina, da proposta de transformação da sociedade, em substituição à desenvolvimentista adotada até o momento”.
PIANA, M. C. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. p. 93. Disponível em:
http://books.scielo.org/id/vwc8g/pdf/piana-9788579830389-04.pdf. Acesso em: 24/01/2020.
Como se denomina o processo sócio histórico do Serviço Social que permeou a elaboração do Código de Ética de 1965?
4-O exercício profissional deve ser referenciado no projeto ético-político da categoria dos assistentes sociais. Este projeto revela a visão política da categoria dos assistentes sociais e é permeado por princípios e valores em defesa dos direitos sociais e dos seres humanos. A prática profissional embasada pelo projeto ético-político contemporâneo do Serviço Social exige do profissional certas competências.
Com base no texto, assinale a alternativa correta.
5-Democracia não passa apenas pelo voto. Como exemplo, podemos citar a Constituição Federal de 1988, que traz em seu arcabouço jurídico-social a importância da participação popular, através de emendas e ações populares e da livre manifestação de reivindicações inerentes às necessidades de determinados grupos e organizações coletivas. Um bom exemplo é a intervenção político-social dos movimentos sociais, que desempenham papel estrutural na luta pela ampliação da democracia. O desmonte das políticas sociais, como resposta pragmática do projeto neoconservador, traz consigo a precarização, a privatização e a (des)responsabilização do Estado do seu papel instituído no pacto social.
A partir do exposto, assinale a alternativa correta.
6-A questão do racismo infelizmente não é um problema isolado, ultrapassando fronteiras nacionais. Wacquant (2001) cita casos no continente europeu, onde, nos anos 1980, forças sociais francesas se voltaram com grande hostilidade contra árabes e negros.
Segundo o autor, “[...]os debates sobre a criminalidade e o policiamento nas ruas foram “racializados” a ponto de a inquietação e a violência pública serem cada vez mais percebidas como problemas essencialmente ‘negros’. Enquanto isso, nos Estados Unidos, uma reação de ampla escala contra os avanços conquistados pelas chamadas minorias (principalmente os afro-norte-americanos, mas também os grupos latinos e asiáticos), na esteira do movimento dos Direitos Civis dos anos 1960, levou a uma notável deterioração das relações raciais, registrada  pela escalada dos crimes racialmente motivados ou ‘de ódio’, pelo medo generalizado dos homens negros na rua [...] (WACQUANT, 2001, p. 26).
WACQUANT, L. Os condenados da cidade: estudos sobre marginalidade avançada. Rio de Janeiro: Revan, 2001.
Com base no exposto, assinale a alternativa correta.
7-Leia o trecho a seguir.
“A vinculação entre o ético e o político é reconhecida como um marco na história do Serviço Social brasileiro, pós-Movimento de Reconceituação - ocorrido nos anos de 1960 - que renovou a profissão e influenciou novos caminhos ao Serviço Social na perspectiva da superação do conservadorismo e na luta em defesa dos interesses dos trabalhadores, oprimidos e excluídos da sociedade. Nesse contexto a ética e a política estão intimamente relacionados (...)”.
GUIMARÃES, S. J.; NEIVA, A. K. F. L. O Projeto Ético-Político do Serviço Social e suas implicações na contemporaneidade. Revista FSA, Teresina, v. 12, n. 1, art. 13, jan./fev. 2015, p. 209. Disponível em:
http://dx.doi.org/10.12819/2015.12.1.13. Acesso em: 26/01/2020.
Assinale a alternativa que demonstra o espectro político do projeto ético-político do Serviço Social.
8-O filme Crianças invisíveis revela um projeto mundial de desumanização do ser humano que se expressa pela tortura, em diversos âmbitos e em diferentes lugares, das crianças contemporâneas: o abandono por seus familiares; o preconceito como forma perversa de sociabilidade; a situação de rua como realidade dura; o encarceramento de milhares; o trabalho infantil enquanto forma de sobreviver em uma sociedade que se traduz pelo aprofundamento da desigualdade social e pela concentração de renda - o que gera uma crueldade brutal contra a humanidade das crianças.
Com base no exposto, assinale a alternativa correta.
9-A democracia se realiza de acordo com determinadas concepções políticas e muitas vezes escamoteia a construção histórica. Um exemplo é o legado dos negros no Brasil, que, a partir de sua organização político-social, lutou por consciência de classe e condição étnico-racial. Essa negação dos negros está atrelada ao mito da democracia racial - contraposta pelo sociólogo Florestan Fernandes na obra “O negro no mundo dos brancos”.
FERNANDES, F. O negro no mundo dos brancos. 2. ed. São Paulo: Global, 2007.
Assinale a alternativa correta.
10-Os impactos provenientes do modo de ser neoconservador, junção ferrenha de projetos políticos, têm em sua origem a desarticulação da organização dos trabalhadores. Maria Lúcia Barroco afirma que esse processo bloqueia “[...] o campo da ação intersubjetiva e sociopolítica, se oculta a luta de classes e fecha-se o espaço público, que se recolhe diante da ampliação do espaço privado”.
BARROCO, M. L. S. Barbárie e neoconservadorismo: os desafios do projeto ético-político. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 106, p. 205-218, abr./jun. 2011, p. 207.
Assinale a alternativa correta sobre o capitalismo contemporâneo.

Continue navegando