Buscar

O MUNDO DOS SÍMBOLOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Símbolos 
	Significados
	
	
	Pão trançado (chalá)
	Um dos 613 mandamentos é consumir no Shabat três refeições. Segundo a religião judaica, a refeição deve conter pão.
	Keará
	A Keará é uma bandeja especial usada na noite do Sêder (jantar cerimonial em que recordamos a história do Êxodo) de Pessach (Páscoa judaica). Geralmente tem seis entalhes circulares, onde os alimentos simbólicos são colocados para serem exibidos. Enquanto a Hagadá é lida (um livro de orações para Pessach), os alimentos são apontados para que o simbolismo de cada um deles seja explicado. Os alimentos simbólicos são: Marór (ervas amargas), Carpás (uma verdura), Chazéret (uma verdura, mais amarga), Charósset (uma mistura de maçã com nozes), Zerôa (pé ou pescoço de uma ave, assado) e Betsá (ovo duro queimado na casca). 
	Shofar
	Em tempos bíblicos, seu uso mais importante era para intimidar o inimigo, declarar guerra e convocar a população para se reunir. Originalmente, o Shofar era tocado para anunciar o começo de cada mês (a lua nova). A partir da passagem de Moisés, o Shofar, que até então era tocado somente no primeiro dia de Elul, passou a ser tocado durante todo o mês, para lembrar a todos que os Dias de Reverência estão chegando, e que se deve fazer um exame de consciência e aperfeiçoar o comportamento.
	Kós Eliahu Hanavi
	O cálice de Elias, que se coloca na mesa do Sêder (jantar cerimonial em que recordamos a história do Êxodo) de Pessach (Páscoa judaica), simboliza que Elias será uma visita bem vinda. Conforme a tradição, na noite do Sêder , Elias visita todos os lares judaicos, com mensagens de fé, esperança, paz e harmonia. Em determinado momento da cerimônia, os judeus enchem a taça e abrem a porta da casa, para que Elias possa entrar. Esse ato representa a abertura para a volta da era messiânica.
	Torá
	A palavra “Torá” refere-se, originalmente, a uma instrução particular transmitida ao povo por um porta-voz de Deus, como um profeta ou sacerdote.A palavra “Torá” é conhecida como“os cinco livros de Moisés
	Mezuzá (Caixa que protege o pergaminho)
	é o nome da lei da Torá que ordena que seja fixado no umbral das portas um pequeno pergaminho com as passagens da Torá
	Chai
	O Chai (que significa “vivo, vivente, vida”) é um amuleto muito popular, considerado uma expressão da identidade judaica por aqueles que o usam.
	Menorá (Candelabro de 7 braços)
	O fato do candelabro ser de 7 braços é que o número 7 é o número da plenitude, da perfeição
	Kipá (Solidéu)
	Pequeno chapéu em forma de circunferência, utilizado pelos judeus como símbolo da religião e do "temor a Deus".
Segundo o Judaísmo, o homem foi criado "à imagem de Deus". Portanto, ele deve vestir-se com dignidade. A cabeça, como fonte da moral, representa a parte mais importante do corpo humano. Cobrindo a cabeça, somos lembrados da onipresença divina e nos conscientizamos de que a humildade é a essência da religião.
	Maguen David (Estrela de David)
	A estrela de davi possui seis pontas na qual a ponta superior representa D-us, a ponta inferior representa a redenção, as pontas nordeste e sudeste representam revelação e povo respectivamente e as pontas noroeste e sudoeste representam a criação e o homem respectivamente
	Talit (Xale de Orações)
	Acessório religioso em forma de um xale feito de seda, lã ou linho. Tem franjas em suas extremidades ("tsitsiot" ) . É usado na hora das preces judaicas, principalmente no momento da oração de Shacharit (primeiras orações feitas pela manhã). O Talit é usado por homens quando rezam, nos serviços religiosos matutinos, isto é, quando há luz suficiente para que as franjas sejam vistas com facilidade. De todas as vestimentas associadas com a vida judaica, nenhuma é mais importante que o Talit e os Tefilin (filactérios).
	Kidush ("santificação")
	é a bênção recitada sobre o vinho ou suco de uva, para santificar o Shabat (dia santo de descanso semanal) ou as festas judaicas
	Chamsa
	Talismã em formato de mão, com cinco dedos estendidos, como proteção contra a inveja e mau-olhado. O símbolo da mão era usado desde a antiguidade pelos fenícios, gregos e romanos, como um meio de afastar energias negativas.
	Velas de Havdalá
	São velas usadas em Havdalá (cerimônia realizada sempre no final do Shabat e das festas. Marca a passagem de um dia sagrado para um dia de rotina).
	O muro das lamentações
	É o que resta do templo de Herodes. Aqui os hebreus vêm rezar. É o único lugar sagrado de todo o judaísmo
O MUNDO DOS SÍMBOLOS
Sinagoga
rabinos, 
o muro das lamentações, 
o candelabro de sete braços (menorah)
a estrela de davi e o sábado
o candelabro de 9 braços
chanucia

Outros materiais