Buscar

ATIVIDADE 4 - lei do efeito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE ESTUDO
2ª LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – FACULDADE UNINA
QUESTÃO 01
A partir do que estudamos sobre a Teoria da Motivação de Maslow, faça um pequeno texto argumentativo explicando as possíveis razões de alguns alunos não se sentirem motivados para a tarefa proposta pelo professor. Lembre-se: o comportamento humano é sempre um comportamento motivado e sempre está orientado e dirigido para algum objetivo.
Segundo Perghier (2019, p.20 apud  Almeida 2012, p.32)  a palavra motivação refere-se ao motivo, àquilo que move a pessoa, que a faz entrar em ação e a impulsiona para algum objetivo. A motivação para determinada atividade depende do significado que cada qual atribui a essa, sendo necessária não apenas para que a aprendizagem ocorra, mas também para que sejam colocados em ação os comportamentos e habilidades aprendidos. 
Maslow considera que as diferentes necessidades contribuem para direcionar o comportamento, porém as mais básicas, quando não satisfeitas, têm predomínio sobre as mais elevadas. Tais necessidades podem ser satisfeitas de modo indireto ou simbólico. Assim, tomar um sorvete pode expressar a satisfação de uma necessidade fisiológica de sede, mas também pode ser uma forma de suprir uma necessidade de afeto, por exemplo. Outro exemplo claro de um comportamento motivado é o estudo, pois o estudante executa o comportamento de ler um livro pelo prazer de adquirir o conhecimento nele contigo. 
É importante destacar que existe uma grande variação na maneira como diferentes pessoas interpretam uma mesma situação, de acordo com as informações que selecionam e com a forma pessoal de processá-las. As diferentes maneiras de como os indivíduos interpretam os acontecimentos, independentemente de corresponderem ou não à realidade, têm consequências emocionais e comportamentais importantes. Por exemplo, se um aluno pensa que foi mal na prova por que não tem capacidade intelectual suficiente, vai se sentir desanimado para estudar para a próxima avaliação, ao posso que, se pensa que fracassou, porque não havia estudado nada, tentará estudar mais para o teste seguinte. 
As consequências emocionais e comportamentais do indivíduo resultantes das diferentes dimensões da atribuição causal podem interferir de forma significativa nos níveis de realização ou desempenho acadêmico, profissional e mesmo no domínio das relações interpessoais. 
QUESTÃO 02
Descreva a pesquisa de Thorndike com a caixa-problema e a lei de aprendizagem dela resultante: Lei do Efeito.
Ele colocava um gato faminto na caixa fita de ripas de madeira, deixava a comida do lado de fora da caixa como um prêmio por ele conseguir escapar, e o gato tinha que puxar a alavanca ou uma corrente, repetia a manobra ate conseguir abrir a caixa. Nessas situações, chamou a tendência em apagar ou gravar por aprendizagem por tentativa e erro, ou seja, aprendizagem baseada na repetição das tendências de respostas que levam ao êxito. 
Thorndike apresentou formalmente essa ideia sobre gravar ou o apagar de uma tendência de resposta, definindo como a Lei do efeito, onde os atos que produzem satisfação em determinada situação, tornam-se associadas a ela; quando a situação se repete, o ato tende a ocorrer. Qualquer ato que executado em determinada situação produza satisfação, fica associado a ela de tal modo que quando ela se repete, a probabilidade de o ato se repetir é maior do que antes.

Outros materiais