Buscar

questão ferramentas tecnológicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Para começar, análise com atenção o texto e, em seguida, elabore sua resposta!
Bates (2016), reflete que a tecnologia contribui para grandes mudanças na economia, na forma como nos comunicamos e nos relacionamos com os outros e de forma cada vez mais intensa no modo como aprendemos, porém, “[...] nossas instituições educacionais foram construídas em grande parte para outra era, baseadas em uma era industrial, em vez da digital”. 
2. Com base na interpretação do texto acima, juntamente com seus conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, elabore o seu texto argumentativo-dissertativo, respondendo aos questionamentos abaixo:
Considerando os estudos da nossa disciplina e o conteúdo do e-book, elabore um texto argumentativo-dissertativo sobre Habilidades necessárias na Era Digital
A partir do desenvolvimento tecnológico e das novas maneiras de pensar sobre o processo pedagógico e o saber, professores e outros agentes escolares acabam diante de um cenário de dificuldades e inseguranças, que comprometem o processo de ensino-aprendizagem.
Deste modo, a educação se encontra frente ao grande desafio, de constituir um espaço de mediação entre o aluno e o mundo tecnológico. Para isso, é necessário que o professor domine as novas tecnologias, que tenha uma nova qualificação, atendendo às expectativas requeridas por este novo cenário. Assim, é necessário dominar o conhecimento na prática diária, buscando novos conhecimentos através de uma formação continuada no decorrer de toda a sua carreira profissional. O professor é responsável pelo diálogo da relação entre ele e o aluno e o saber de formação ali posta em intenção. Porém, é fundamental o trabalho com os professores que atuam na educação básica, no sentido de contribuir com um novo olhar para essa realidade educacional, pelo processo da formação e diálogo, principalmente no contexto atual, em que as ferramentas tecnológicas predominam no campo da comunicação e aprendizado. É importante lembrar que essa ação deve ser pautada por fundamentos esclarecedores dos benefícios e malefícios do uso da tecnologia, cabendo ao profissional desenvolver planejamento e ação em favor da aprendizagem significativa dos alunos.
Logo, para que essa proposta esteja em prática no dia a dia, o professor precisa ter consciência de que as tecnologias educacionais exigem novas formas de aplicabilidade de sua metodologia, para que o aluno possa apresentar resultados diferenciados, além da compreensão das implicações do uso das novas tecnologias como ferramenta didática. Dessa forma, vemos objetivos específicos, como mediar minicursos com os professores afim de instruir adequadamente o uso das novas ferramentas educacionais, realização de oficinas em laboratório de informática para conhecimento dos recursos tecnológicos, desenvolvimento de formas metodológicas corretas para ministrar práticas pedagógicas claras e seguras, com formação coerente sobre o tema estudado, trabalhar o uso básico da tecnologia em sala com situações envolvidas com o conhecimento em pauta e desenvolver com os professores uma reflexão sobre o uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, visando à superação de dificuldades relacionadas a técnicas; uma vez que bem aplicadas, estas ações podem resultar em grandes avanços no tocante ao processo de ensino-aprendizagem, garantindo sucesso acerca do uso da tecnologia nos processos formativos escolares.

Continue navegando