Buscar

GERENCIAMENTO DE ENFERMAGEM DEVIDO A CONFLITOS NO AMBIENTE DE TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GERENCIAMENTO DE ENFERMAGEM DEVIDO A CONFLITOS NO AMBIENTE DE TRABALHO
Nome Completo: Larissa Ellen da Silva
Curso: Enfermagem
A situação apresentada no caso, nos mostra que na equipe da enfermeira em questão, estão formados alguns grupos, citado no texto como “panelinhas” também observado pela enfermeira que o mesmo se refere a profissionais do outro grupo com adjetivos pejorativos, assim nos dando a conclusão que seja um conflito intergrupais.
Pode-se observar que a grande causa dos conflitos, foi dado pelos próprios profissionais, que segundo eles são: por haver um grande índice de absenteísmo, falta de materiais, alta carga de trabalho e a falta de comprometimento da equipe. Gerando um alto nível de estresse.
A enfermeira estará na linha de frente da resolução desses conflitos, que podem influenciar diretamente na assistência dos pacientes. Então primeiramente é imprescindível que o mesmo tenha como habilidade a capacidade de comunicação, observação, escuta, senso crítico e a empatia para vislumbrar todas as faces de um conflito. O gerenciamento de conflito feito pelo enfermeiro gestor deve ter aplicação de quatro estratégias: dominação, acomodação, compromisso e solução interativa dos problemas, de acordo com cada situação.
Então deverá ser feita uma reunião em particular com cada um dos profissionais levando em consideração suas críticas, porém com racionalidade, equidade, sendo imparcial e levando em consideração as normas da instituição. Concluindo com uma resolução em que todos tenham vantagens sobre a proposta fornecida. Também levando em consideração aos problemas de abastecimento de materiais, para que saiba onde se encontra o problema, seja ele por partes financeiras do hospital, má distribuição do almoxarifado ou pela pessoa responsável pela solicitação dos mesmos. Afim de resolver o problema em questão. Tendo em vista que com uma boa liderança e demonstração de resolubilidade de problemas de maneira pacífica, trará boa impressão do enfermeiro gestor e assim levará o aprendizado para os profissionais de maturidade em relacionamentos de trabalho em equipe, promovendo-a.
Referência: http://cqh.org.br/ojs-2.4.8/index.php/ras/article/view/138/191

Outros materiais