Buscar

Atividade 2 APARELHO LOCOMOTOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 2 – Aparelho locomotor
1. A articulação temporomandibular é a articulação entre a mandíbula e o osso temporal, também é conhecida como ATM. Sua disfunção é frequentemente atribuída a um mau hábito denominado "bruxismo", no qual o indivíduo comprime e atrita os dentes uns contra os outros, principalmente durante o sono. Entre a mandíbula e o osso temporal encontra-se uma estrutura anatômica responsável pela absorção dos impactos na região e que pode ser lesada em pacientes que apresentam bruxismo.
A estrutura anatômica a qual o texto se refere é:
R: Disco articular.
2. A articulação da coluna vertebral caracteriza-se por ser um segmento complexo, responsável por executar funções indispensáveis para o desempenho das atividades de vida diária. A avaliação dos movimentos realizados pela coluna vertebral é útil na detecção de limitações. Para que essa avaliação seja realizada, utiliza-se planos e eixos imaginários, por meio dos quais é possível mensurar todos os movimentos executados, bem como possíveis limitações. Esses planos são úteis tanto para mensurar desajustes quanto para verificar a progressão de condutas utilizadas.
A partir do exposto, relacione o conteúdo apresentado nas alternativas com a teoria, e assinale aquela que representa de maneira correta os planos de movimentos realizados pela coluna vertebral.
R: Articulação triaxial, realiza movimentos em três planos anatômicos.
3. A coluna vertebral é constituída por 33 vértebras dispostas verticalmente, entre as quais são verificadas estruturas denominadas discos intervertebrais. O disco intervertebral é constituído por fibrocartilagem e caracteriza importante elemento da coluna vertebral, sendo responsável por desempenhar importantes funções relacionadas principalmente à absorção de impacto e aumento da congruência articular entre as vértebras. Entretanto, esse disco possui características específicas influenciadas por posturas e padrões de movimentos utilizados ao longo da vida.
No que se refere ao texto apresentado, analise as asserções que seguem.
I. Considerando-se um indivíduo de meia idade, que trabalha em pé por muitas horas, é comum que à noite sua estatura diminua em alguns poucos centímetros em decorrência da pressão exercida sobre o eixo da coluna vertebral por influências externas.
PORQUE
II. Sempre que o eixo central da coluna vertebral está submetido à pressão de cargas externas, a água do núcleo pulposo é utilizada pelo organismo para hidratar as articulações, sendo útil para evitar lesões por compressão. Essa água é produzida diariamente de modo constante ao longo de toda vida, atuando como agente protetor.
A respeito das proposições apresentadas, assinale a alternativa correta.
R: A asserção I é verdadeira, e a II é falsa.
4. A coluna vertebral é formada por 33 vértebras. Todas as vértebras apresentam corpo vertebral, arco e processo espinhoso. Esses acidentes anatômicos variam de formato e tamanho de acordo com a região da coluna vertebral. Por exemplo: quanto maior o peso sustentado, maior será o tamanho do corpo vertebral; quanto maior a mobilidade d região, maior será o tamanho do forame vertebra para acomodar a medula espinal e assim por diante. As vértebras da coluna cervical sustentam pouco peso e apresentam adaptações para permitir a mobilidade da região.
São características da vértebra cervical típica:
R: Processo espinhoso curto e bífido.
5. O estudo da anatomia e fisiologia dos segmentos corporais é fundamental para a prática do educador físico, uma vez que tão importante quanto conhecer a estrutura é entender quais as características de seu funcionamento normal. A partir de então, faz-se possível a interpretação e verificação de anormalidades e disfunções e serem tratadas e corrigidas. O tórax localiza-se anatomicamente entre o pescoço e o diafragma, sendo delimitado lateralmente pelas costelas. Além disso, possui funções indispensáveis, como a proteção de órgãos vitais (coração e pulmões). Também realiza movimentos diversos, desencadeados por ritmos respiratórios.
Leia atentamente as asserções listadas abaixo, referentes à anatomia e à fisiologia do tórax, e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As costelas se articulam posteriormente com as vértebras da coluna torácica e anteriormente com o osso esterno.
( ) Superiormente o tórax se delimita com o processo xifoide, inferiormente com o peritônio e lateralmente com as costelas.
( ) Durante a fase de inspiração, o diafragma relaxa e sobe, ao passo que durante a fase de expiração, o diafragma contrai e desce.
( ) Os movimentos do tórax observados durante as fases da respiração são possíveis graças à ação das articulações e músculos do diafragma e intercostais.
Assinale, agora, a alternativa que contemple a sequência correta das respostas.
R: V, F, F, V.
6. No recém-nascido encontra-se grande quantidade de tecido conjuntivo fibroso entre os ossos do crânio, facilitando o parto natural e permitindo o crescimento ósseo do crânio. O excesso de tecido conjuntivo na região permite que haja sobreposição dos ossos ao passar no canal do parto, diminuindo o diâmetro da cabeça do feto e facilitando o nascimento. Além disso, o grande afastamento entre os ossos permite que eles cresçam com o encéfalo.
O nome científico do excesso de tecido conjuntivo entre os ossos do crânio é:
R: Fontículo.
7. O crânio é formado por diversas articulações fibrosas, ou seja, que não realizam movimentos, exceto pela articulação temporomandibular (ATM). A ATM representa a ligação articulada entre a mandíbula e o osso temporal. Este, por sua vez, apresenta conexões musculares e ligamentares com a região cervical que, juntos, formam um sistema funcional complexo e o mais movimentado do corpo humano, por desempenhar funções diversas e importantes para nosso dia a dia.
Em relação à ATM, podemos dizer que:
I. É formada pelos côndilos convexos da mandíbula e pela fossa temporal.
II. A mandíbula e a maxila são separadas por um disco fibrocartilaginoso (disco articular).
III. O disco articular absorve impactos e confere congruência à articulação.
IV. A articulação da ATM é responsável por realizar movimentos de retração, protusão e retrusão.
V. A ação mecânica é desempenhada pelos músculos masseter, temporal, pterigoideo medial e orbicular da boca.
VI. O deslocamento do disco articular do local anatômico provoca dor, desconforto e limitação de movimento.
Está correto o que se afirma em:
R: II, III, VI.
8. O disco intervertebral é constituído por fibrocartilagem. Trata-se de um tecido pouco vascularizado, o que acarreta baixo poder de cicatrização. A ocorrência de lesões crônicas nesse tecido é comum, tendo em vista que se trata de uma região que sofre grande impacto ao longo da vida, o que fica evidente com o levantamento de pesos, principalmente de maneira inadequada.
No que se refere às lesões do disco intervertebral, a hérnia de disco é a doença que mais provoca dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé. Sobre tal condição, analise as asserções a seguir.
I. A falência do tecido ocorre devido às cargas que estão sendo impostas e aos estresses gerados de tensão, compressão e cisalhamento, que excedem a resistência do tecido.
PORQUE
II. Eles podem degenerar o disco intervertebral, rompê-lo e fazer com que fragmentos de disco migrem, causando a hérnia.
A respeito das asserções I e II, assinale a alternativa correta.
R: As asserções I e II são verdadeiras, e a II é justificativa correta da I.
9. A respiração humana é um processo complexo e indispensável para manutenção da vida. O corpo necessita de oxigênio para gerar energia necessária para a manutenção das diversas funções desempenhadas pelos sistemas corporais. Desse modo, o processo de respiração caracteriza-se pela entrada de ar em nossos pulmões e sua posterior eliminação. Tal processo é indispensável, uma vez que garante suprimento de oxigênio para todas as células. Além disso, a respiração permite que o gás carbônico produzido pelas células comoproduto final de reações metabólicas seja eliminado do organismo. Para que a respiração ocorra, é necessária a realização de movimentos específicos, que são a inspiração e expiração, possíveis graças à ação de músculos específicos.
Quais músculos são responsáveis pelos movimentos do tórax durante as fases da respiração?
R: Intercostais e diafragma.

Continue navegando