Buscar

QUESTÃO DISSERTATIVA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Marcos Bagno, em seu livro Preconceito linguístico, nos apresenta como subtítulo de um de seus capítulos a seguinte frase: “O certo é falar assim, porque se escreve assim” (BAGNO, 2007, p. 52).
BAGNO, M. Preconceito linguístico. São Paulo: Loyola, 2007.
 
A partir dos conteúdos estudados até o momento, podemos entender que essa afirmação está correta ou incorreta?
O mito que o autor desconstrói foi o de que o correto é falar da forma que escreve, sem regras que envolvem as variações linguísticas.
Qual é a percepção que o autor transmite relacionado à língua, ortografia e variação linguística?
Produza um texto dissertativo de até 10 linhas, em que você justifique sua resposta, analisando a afirmação mencionada anteriormente.
Quando Bagno afirma que o certo é falar da maneira que se escreve, vemos que o preconceito linguístico começa a partir da supervalorização da língua escrita. A aversão que traz sobre a língua falada sem levar em consideração as variações da língua, forma o preconceito linguístico.
Apesar de sabermos que o ensino das regras gramaticais é fundamental para a compreensão da língua tanto falada quando escrita. Ao forçar um falante nativo, com suas variações linguísticas, torna a língua um instrumento artificial e que tira toda a naturalidade da fala.
A escrita é uma representação da fala, mas não dita as regras da comunicação, de qualquer modo se não for levada em consideração a ortografia de qualquer língua não consegue reproduzir o sentimento de uma fala.

Continue navegando